Longevidade dos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta abr 22, 2004 10:43 am

Olá a todos ;)
Acho que toda as pessoas que possuem e gostam de cães tem este mesmo pensamento:
"Quem me dera que o meu cão fosse eterno e nunca me faltasse..."

Ora ,o que eu gostaria de saber ,e faço esta pergunta porque neste forúm existem pessoas que já lidam com cães há vários anos e já tiveram vários,é quanto tempo viveram os vossos cães(referindo a respectiva raça ,é claro..) :roll:
Já ouvi falar de cães que viveram 16/17 anos...Claro que existem raças que tem uma esperança de vida menor...
O que eu gostaria de saber realmente, era as vossas experiências pessoais ;)
Desde já agradeço as vossas respostas:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta abr 22, 2004 10:45 am

Os cães de caça do meu pai...

Há um deles (o Kaiser) que já está com o meu pai é 19 anos :o

É um Perdigueiro.

Mas tb não sei se tem alguma coisa a ver com a raça ou não.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta abr 22, 2004 10:51 am

Até agora só posso falar do Pantufa, um Cocker que tive que durou 12 anos...Apesar da idade, creio que se não tivesse sido o cancro, ele tinha aguentado mais um ou dois aninhos!!!! Nunca se saberá!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta abr 22, 2004 11:00 am

No meu caso tive uma cadelinha rafeira de porte pequeno, a Conchita, que viveu 13 anos, teve que ser eutanasiada devido a um tumor maligno no cérebro que lhe provocava muito sofrimento.
Depois tive o Joy, um Boxer, morreu também de cancro a uma semana de fazer 8 anos.
No entanto sei de cães que viveram 16 e 19 anos, com certa medida de saude.
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta abr 22, 2004 11:04 am

jujubele Escreveu: No meu caso tive uma cadelinha rafeira de porte pequeno, a Conchita, que viveu 13 anos, teve que ser eutanasiada devido a um tumor maligno no cérebro que lhe provocava muito sofrimento.
Depois tive o Joy, um Boxer, morreu também de cancro a uma semana de fazer 8 anos.
No entanto sei de cães que viveram 16 e 19 anos, com certa medida de saude.

O Kaiser tem 19 anos, mas está no monte, deitada quase todo o dia e só se mexe quando o meu pai o chama, mas não tem problemas graves de sáude.

Está mesmo velhote :cry:
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 22, 2004 11:15 am

Bom dia

Existe alguma forma de prever a média de vida de um cão SRD

Obg.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta abr 22, 2004 11:20 am

Oskarina,

Que pena que todos os cães não sejam como o Kaiser....e vivam 19 – 20 anos.
Mas é como nos humanos muito poucos chegam ao 100 anos de idade.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta abr 22, 2004 11:33 am

lecas Escreveu:Existe alguma forma de prever a média de vida de um cão SRD
Acho que não existe modo de prever,mas já ouvi dizer que os rafeiros tem uma esperança de vida maior,porque resultam de cruzamentos de sangue diferente e são menos propensos a doenças genéticas...
O meu também Rugas também é rafeirinho...Mas acho que mesmo nos rafeiros varia de caso para caso :roll:

Abraços a todos :
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 22, 2004 11:34 am

Bom dia

Existe alguma forma de prever a média de vida de um cão SRD

Obg.
Não. Eventualmente os cães de pequeno porte duram mais anos que os de maior porte, mas estabvelecer propriamente uma esperança média de vida num SRD é impossível. Mesmo nos cães de raça nada garante que um cão não possa durar mais ou durar menos do que é a esperança média de vida da raça, porque muito depende da vida que o cão leve ( alimentação, cuidados de saúde, exercicio, ambiente). No entanto, havendo a homogeneidade característica da raça, existe pelo menos alguma credibilidade nas estatísticas e médias apuradas. Já no caso dos SRD temos diferenças consideráveis entre exemplares ( grandes e pequenos, mais energicos e menos energicos, mas resistentes e menos resistentesm, etc.), que tornariam o apuramento de qualquer média uma mera ilusão. Por exemplo se estivessemos a fazer essa média ( hipoteticamente) entre um SRD de 60 Kilos e 70 Cm de altura ( tipo Serra) e um SRD de 4 Kilos e 20 Cm de altura (Tipo Pinscher), em que o primeiro durou 10 anos e o segundo durou 20 anos, a média de vida seriam de 15 anos. Ora nem um nem outro duraram esta idade! Um morreu 5 anos antes e outro 5 anos depois! De que serviria uma média então nestas circunstâncias? É a estatística das duas pessoas em que uma comeu 2 frangos e a outra não comeu nenhum! A média é de que cada pessoa come 1 frango, mas na realidade um comeu como o caraças ;) e o outro ficou de estômago vazio :lol:

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”