Ontem já não consegui escrever
Vamos por partes...para o fim, a mais dramática
Primeiro que tudo,
o Jaguito é afinal uma Jaguita 
como muito bem disse a Tchinho, menos uma a ser mamã heheheh vai ser esterilizada hoje e se tudo correr bem no Sábado é devolvida á colónia! A fera só deixou ver que não tinha tintins depois de ser anestesiada na jaula de contenção

pois.... quem toca naquela fera sem anestesia??? Assim ontem já não deu para esterilizar.
Fui á colónia ao fim do dia, a boa notícia é que uma das gatas prenhas da minha colónia,
a Estrela (tartaruga linda), já deixa fazer festas - não a apanhei porque a Vet já estava fechada áquela hora. Mas também estou num dilema e preciso da vossa opinião, visto que ela está quase a ter os bébés:
- apanha-se e corre-se o risco do aborto e esterilização? Ela pode morrer!
- apanha-se e tenta-se encontrar uma casa que a recolha durante os 2 meses do desmame?
- não se apanha, deixa-se a gata ter os bébés, e depois logo se vê?

Para mim a hipótese melhor seria se ela pudesse ter os bébés em segurança, desmamá-los e então dar os gatinhos e esterilizar a mãe. Mas quem pode receber uma gata assim? Despesas pagas claro!
Agora a parte negra do dia. Assisti a uma coisa que me tocou e deprimiu muito
Ontem
vi a nossa Sarnenta, e confirmei a minha suspeita que ela já tinha tido a ninhada. Mas não ouvi o miar dos bébés

ela saiu das pedras para ir comer a ração - estava esfomeada- , e depois começou a olhar para mim de uma forma muito aflita e a miar

... vi-a percorrer as pedras todas, os buracos, imaginei-a a percorrer o lambirinto por baixo das pedras acertando com os sítios onde ela reaparecia á superficie...
Vi-a ir ter com os outros gatos da colónia miando aflitivamente, vi-a regressar pelas ervas, vi-a cheirar o ar, vi-a seguir o seu caminho em busca dos seus bébés em sítios que eles nunca estiveram...
Vi-a chorar. E eu chorei
A ninhada morreu

ou de causas naturais, ou morta pelos gatos dominantes... mas os bébés não sobreviveram
Agora temos mesmo que apanhar a Sarnenta. Tratar do problema de pelo, secar o leite, esterilizar e pô-la bonita. Isto demora cerca de 1 mês, e ela deve amansar e habituar-se ás pessoas entetanto. Se tudo correr bem, irá para adopção e nunca mais regressará ás pedras.
Foi um fim de dia muito triste.