VEGETARIANISMO, SIM ou NÃO?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 05, 2002 12:27 pm

Caro Balão,
Se houve algum membro que utilizou o politicamente correcto, na sua curta, mas valiosa, intervenção, foi o Speaker.
Sinceramente gostava de saber onde é que eu o ofendi. :o
Será que considera ofensa sempre que alguem não aceita os seus pontos de vista??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 05, 2002 12:54 pm

O homem, por ser um animal HERBÍVORO, não estaré correndo nenhum risco de deficiência protêica ao eliminar a carne da sua alimentação. Muito pelo contrário, ele estará prestes a encarar a vida de um modo mais saudável e livre de doenças provenientes do consumo de animais assassinados.
Acha sinceramente que esta fonte é fidedigna?? O homem ser um animal herbivoro??
Será que teremos que mudar toda a sistemática?
Que eu saiba a biologia ainda é uma ciência credivel.
Que eu saiba os verdadeiros herbivoros tem caracteristicas muito próprias tais como a dentição e complexos aparelhos digestivos.

Bom mas o que eu gostaria de saber ( sem ofensa ) ainda não foi referido.
Uma vez que este é um forum de CÃES (ordem carnivora) e é isso que mais me interessa neste forum, gostaria que comentassem isto:
Pelo que percebo, a principal razão do vegetarianismo é a descarga de consciencia de não contribuir para o abate de animais. OK.

Pelo que percebo, tambem os vegetarianos tem pets carnívoros, os quais adoram.

O que não percebo é como ficam de consciencia tranquila quando acabam por fomentar o abate de animais, não para si, mas para os seus pets.

Por favor não me venham outra vez com a conversa de proteina vegetal para cães.
Já tivemos opiniões de criadores, de veterinários e de biólogos acerca disso. Os carnívoros não estão preparados para digerir uma alimentação vegetariana!!

Saudações caninas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta set 05, 2002 12:54 pm

Balão, também não sei onde foi que eu não fui politicamente correcta, quando até lhe expliquei que a carne não apodrece no estomago, como sugeriu, mas sim que se digere...embora o aspecto seja semelhante.. o mesmo acontece de resto com os cereais... também eles 'apodrecem' no estomago, pela mesma definição... demoram é mais tempo a fazê-lo... ( lembro-me bem dos enfartamentos que duravam toda a tarde depois de comer na cantina macro-biótica da Universidade de Lisboa...)

Parece-me que a speacker mereceu-lhe mais a simpatia porque disse que admirava quem era capaz de fazer sacrifícios pelos animais.... não terá sido mais isso? ;)

De qualquer forma, quero agradecer-lhe o seu contributo e argumentos e serve este post para lhe dizer que os aceito a todos menos os que seguem, porque os considero incoerentes.... passo a explicar porquê...
balao Escreveu: Já que as pessoas acham que as proteínas de origem animal são indispensáveis, de onde será que uma vaca tira suas proteínas?

E um elefante? Talvez esses animais comam carne durante a noite sem ninguém ver...afinal a carne é indispensável, não é mesmo?

Os carnívoros diferenciam-se dos herbívoros pelo simples fato de não necessitarem dos aminoácidos essenciais em grande quantidade.
Se faz diferenciação entre herbivoros e carniveros ( como na última frase ) assume que eles são diferentes... como a questão da proteina animal é relativa a pessoas ( omniveros ) e não herbivoros como a vaca ou o elefante, parece-me que esta conjunção não tem qualquer lógica já que obviamente a vaca ou o elefante não têm carne nos seus hábitos alimentares naturais ( ao contrário do homem...). Será que a vaca e o elefante também precisam de comer 2 yogurtes e 1 copo de leite por dia para obter as doses necessárias de vit B12? Ou será que as suas necessidades são simplesmente diferentes das nossas e as conseguem processar de outra forma?
balao Escreveu:
O QUE ACONTECE COM OS ANIMAIS CARNÍVOROS?

O fato de um leão ser carnívoro, não quer dizer que ele não necessite dos 20 tipos de aminoácidos. Assim como todos os animais, o leão também necessita dos aminoácidos essenciais. Mas como ele obtém estes aminoácidos, encontrados somente nos vegetais, se ele é um animal que só se alimenta de outros animais?

Os carnívoros diferenciam-se dos herbívoros pelo simples fato de não necessitarem dos aminoácidos essenciais em grande quantidade.

Quando os carnívoros alimentam-se de um outro animal , estarão ingerindo, é óbvio, os doze aminoácidos sintetizados por este animal, e os outros oito por tabela, já que o animal que morreu alimentava-se de vegetais, apesar da quantidade de aminoácidos ser muito pequena em relação aos vegetais.

O mesmo se passa com o homem quando come a vaca....também ingere o que a vaca ingeriu... é por isto que é importante manter os hábitos alimentares de cada espécie...porque o organismo tem as suas formas muito próprias de conseguir o que precisa...

Para mim andar com um conta gotas a medir os miligramas de vit que vou ingerir hoje e como é um método anti-natural de alimentação... parece artificial.
balao Escreveu:
O homem, por ser um animal HERBÍVORO, não estaré correndo nenhum risco de deficiência protêica ao eliminar a carne da sua alimentação. Muito pelo contrário, ele estará prestes a encarar a vida de um modo mais saudável e livre de doenças provenientes do consumo de animais assassinados.
O homem não é nem nunca foi um animal HERBÍVORO e torná-lo um agora é alterar-lhe a natureza... isto não quer dizer que condene a sua forma de alimentação, respeito-a porque foi a escolha que fez. O que condeno à dizer que a sua é melhor que a minha....para mim são simplesmente diferentes e opcionais de acordo com a escolha de cada um.

Os melhores cumprimentos.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta set 05, 2002 1:04 pm

Madonna Escreveu: Parabéns pelo esforço, Aragão, mas.... pensei que este, fosse um Fórum português o
Obrigado, eu tambem pensei que era um forum de cães! ;)
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta set 05, 2002 1:52 pm

Vou-vos explicar o significado de "esforço inglório", anteriormente deturpado por alguns forenses:

Esforço inglório, é o esforço do pateta do balao (claro! porque ele não passa de um pateta), perdendo o seu valioso tempo a escrever, aquilo que muitos de vocês, nem vão perder tempo a ler... pouco tempo - menos do que o outro, pelo menos, porque não vão precisar de o traduzir (penso eu).

Um dia, eu escrevi para este fórum, a dizer que me sentia em casa. Foi um sentimento ingénuo, dada a minha natureza.
Com o tempo, fui percebendo que éramos todos iguais, mas todos diferentes.

Pessoas que dizem gostar dos seus cães, pensam de forma diferente da minha, isto é, amam os seus cães, de diferente maneira da minha.
Com o tempo, fui ficando a conhecer melhor as pessoas e consequentemente, as suas posturas em relação a outros animais e até mesmo à Natureza.

Eu pensei, que as pessoas que gostavam de cães, também gostavam dos outros animais.
Eu pensei, que quem gostava de cães, gostava, como eu gostava.
E eu pensei também, que gostar de cães, fosse gostar da Natureza!

Mas à medida que fui navegando, fui-me revoltando cada vez mais, tendo inclusivamente sofrido de falta de motivação para trabalhar, pois andava triste e muito enervada.
São os sintomas da decepção!

Este tópico, foi apenas o colmatar de todo este processo, que serviu apenas, para nos conhecermos.
Somos de facto, todos iguais, mas somos todos diferentes.
Eu não sou como muitos de vocês - em muita coisa, não só na alimentação, mas em muitas coisas mais!
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

quinta set 05, 2002 1:55 pm

Bom, vamos lá esclarecer de uma vez por todas as histórias das ofensas...

Não estou aqui para ofender ninguém, nem para convencer ninguém à força, estou sim, para dialogar.
Obviamente se me atacarem como aconteceu, tambem dou as minhas "tacadinhas".

Depois há a contextualização das coisas e, peço-lhes para terem atenção a isso, o que desvanece muitas suspeitas de ofensa. Percebam também a ironia de certas palavras ou frases,destinadas a certas pessoas.

Fang:

Não me ofendeu. o politicamente correcto veio no seguimento de uma mensagem ofensiva.Contextualize-a.
Chamar-me de Nazi não é discordar do meu ponto de vista, é insulto prepositado.

Quanto à parte do Homem ser um animal herbívoro:
Nas suas fontes, é denominado por omnivero, nestas fontes é denominado por Herbívoro.
É preciso saber descernir certas coisas. Outros há que o chamam de carnívoro. Como você disse, omnivero é poder viver das duas vertentes, combinadas ou separadas. Nunca "puxou a brasa à sua sardinha"?

Os Herbivoros têem caracteristicas muito proprias, mas esquece-se que eles também não cozinham propriamente os alimentos, daí que o seu organismo se tenha desenvolvido noutra vertente.

Clowdia:

Tambem não ofendeu. Leia o que escrevi ao Fang, acima, para perceber melhor.
Volto a dizer que apontei a intervenção do Speaker primeiro porque me pareceu neutra.Mais interessada em falar e discutir saudavelmente do que propriamente em arranjar atritos. Volto a salientar: Contexto e ironia.

"Ou será que as suas necessidades são simplesmente diferentes das nossas e as conseguem processar de outra forma? "

Clowdie......pense um bocadinho.....e leia!!
Eu referi a B12, como a vitamina que é mais preocupante, para os humanos. Agora repare, alguém defendeu (e é muito comum) que sem carne nem peixe, não temos a B12. Eu apontei de um livro de nutricionismo, onde ela se encontra, as dosagens necessárias e onde encontrá-las. Só prova o cair por terra de quem diz que se tem de comer carne e peixe porque se não isto, aquilo, anemia...etc....
Também referi que esta vitamina quando sujeita a altas temperaturas desvanece-se.
Agora pergunto:
A tão necessária carne e peixe, comem-na crua?
Então onde está a vantagem de a comerem? Proteina?
Essa, e de melhor qualidade, é encontrada também nos lacticinios, ovos, leguminosas(lentilhas, feijões, ervilhas, grão, amendoim...etc...

Volto ao insultuoso Bife com batata frita da Sealords:
A B12, foi-se ao cozinhar. Só resta a proteina. Essa podia ser encontrada por exemplo em ervilhas, ou soja (52% proteina).
De seguida a combinação proteina (bife), com amidos(batatas ainda por cima fritas) não é benéfica do ponto de vista nutricional.

De que serviu essa refeição?...de pouco, nutricionalmente e, contribuiu sim, demasiado, para o contiuo e cruel abate de animais, com o qual vocês se têem mostrado tão horrorizados.

E não querem que eu chame de Gula?
Ou é Gula ou então insuficiência de conhecimentos.

Se ao menos não estão dispostos a abdicar do cosumo de animais, pelo menos, conjugem melhor os alimentos de forma a não permitir que a morte dos animais seja tão "desperdiçada", enquanto o vosso organismo continua carente. Acho que é o minimo para quem se diz "amigo dos animais".

Acho que ainda não conseguiram perceber que esta viragem para Vegetariano, tem uma base muito sólida, a do respeito pela vida(toda a vida) e uma ambição de harmonia entre espécies.

Clowdie:

"O mesmo se passa com o homem quando come a vaca....também ingere o que a vaca ingeriu..."

Não me diga que também é adepta da expressão " A vaca come relva...eu como a vaca....logo não preciso de comer relva(aqui relva assume-se ironicamente como salada)"

Olhe que isso não é muito inteligente de se dizer....

"Para mim andar com um conta gotas a medir os miligramas de vit que vou ingerir hoje e como é um método anti-natural de alimentação... parece artificial. "

Desculpe lá, mas eu estou-me a dar ao trabalho de escrever para quê?
Trancrevi a dose necessária de B12, diária, e dei um exemplo, com o intuito ilustrativo. Mais técnico, porém, mas com a finalidade de aprofundar. Se não foi apreciado......o meu esforço foi em vão. Preferia uma explicação do "boca a boca"?

Acha mesmo que saber o que o corpo precisa, em que quantidades e onde se encontram, um método anti - natural?..artificial?

Desculpem , mas esta CHOCOU-ME!!!...prefere comer à toa?...como lhe der na cabeça?

Volto a salientar....GULA?....acho que sim....
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quinta set 05, 2002 3:08 pm

Caro Balão:

Parece que compará-lo com monstros de outros tempos foi talvez um bocado pesadinho.
Se o ofendi assim tanto peço desde já as minhas sentidas desculpas.
Chamemos-lhe apenas um título sensacionalista. Uma forma de captar a sua atenção para o facto de V. Exa. ter tido a bela ideia de chamar burros àqueles que não concordam com os seus pontos de vista.

Só mais umas questões:

Qual foi o verdadeiro motivo que o levou a lançar um tópico tão despropositado para um fórum sobre cães?
O seu cão também é vegetariano?
É sócio de alguma quinta de agricultura biológica?
Os seus amigos já não o suportam ouvir falar de vegetais e tem que procurar assistência noutro lugar?

Parabéns pela sua escolha de estilo de vida mas deixe os outros seguirem a deles
balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

quinta set 05, 2002 3:15 pm

Cadworx:

Desculpas aceites.
Se ler o tópico desde o inicio perceberá porque foi criado.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta set 05, 2002 3:41 pm

QUOTE (Sérgio)
"Qual foi o verdadeiro motivo que o levou a lançar um tópico tão despropositado para um fórum sobre cães?
O seu cão também é vegetariano?
É sócio de alguma quinta de agricultura biológica?
Os seus amigos já não o suportam ouvir falar de vegetais e tem que procurar assistência noutro lugar?"

Porque é que, em vez de estar a fazer essa perguntinha irónica, repetidíssima, por sinal, não lê o que para trás foi dito?! A isso, já foi dada a resposta.
Sabe porque é que não lê?! Porque está a salivar por uma picardia e nesse estado, o raciocínio fica para trás!

Você não se sabe resumir ao assunto em questão, sem pegar em campos pessoais da pessoa, para a atacar?!
O que é que você sabe dos amigos, ou das conversas com os amigos, em relação ao balao, ou mais quem seja?! Você tem telhados de vidro e daqui, ainda não surgiu nenhuma pedra.
Sinceramente! Seu mal educado... até ao fim!

Mas olhe, o meu cão também come cócó. Acha que isso é um incentivo, para eu também comer cócó?!

Mas já que você é tão engraçadinho e tão original, porque não promove um talk show?!

Repare, não aguardo resposta, nem sua, nem de ninguém. Já esgotei!
Vou pensar nas minhas cadelas... é mais saudável!
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

quinta set 05, 2002 4:19 pm

Onde isto já vai....
Não estaremos a fugir ao tópico deste fórum que é "Caes"?
Neste tópico leio "vegetarianismo, sim ou nao"
e depois li umas pessoas a mandarem outras se informarem melhor sobre isto e aquilo.
Afinal, cada um que faça as suas pesquisas e tire as suas conclusões pois que adianta colocar um tópico destes se cada um já tem a sua opinião formada.
Alguém mudará a sua alimentação lendo estas mensagens?
Conseguem chegar a algum lado?
Terão todas as respostas e sabedoria a todos os argumentos ? (ex: possiveis inconvenientes de uma mulher grávida ser vegetariana)
A única forma que posso ajudar é se precisarem de ajuda em como pesquisar na internet sobre este assunto pelo qual estou ao dispôr via email [email protected]
Sejamos unidos e mais compreensiveis uns com os outros e devemos nos lembrar que o que escrevemos pode ter interpretações diferentes por cada um.
Cumprimentos a todos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 05, 2002 4:32 pm

Esforço inglório, é o esforço do pateta do balao (claro! porque ele não passa de um pateta), perdendo o seu valioso tempo a escrever, aquilo que muitos de vocês, nem vão perder tempo a ler...
Desculpe lá, mas eu estou-me a dar ao trabalho de escrever para quê?
Face ao exposto.......talvez seja melhor voltarmos a falar sobre cães! Até porque estou cheio de saudades dos meus, que já não vejo há uma semana e só vou voltar a ver no dia 17 :(

Abraços
Paulo C.
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

quinta set 05, 2002 4:53 pm

Caro amigo, realmente essa disculsão a muito se afastou do centro desse forum: os Cães.
Tudo o que foi dito não mudou o que aprendí na faculdade.
Vou continuar a seguir a nomenclatura científica dos meus livros de zoologia, e as informações do meus livros de anatomia, fisilogia e ecologia a seguir "pseudo" artigos científicos tirados da internet ou de livros de gurus.
Aliás recentemente esteve no Brasil uma mulher que tinha provas científicas que não existe a nescessidade de agredir de qualquer forma a natureza para nos nutrirmos; ela mesmo afirma estar a mais de 1 (um...UM) ano sem comer absolutamente nada e bebendo apenas meio copo d'agua por dia (espera superar a dependência da água em breve).
Por mim esta disculsão já foi a muito encerrada pois está mais para os "argumentos" dos testemunhas de Jeová a que se referiu anteriormente.
Saudações brasileiras do teu amigo de foruns.
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

quinta set 05, 2002 6:29 pm

A todos a quem ofendi com as minhas mal interpretadas "picardias"

Não sou maquiavélico ao ponto de atirar pedras aos telhados de vidro dos outros, ainda para mais não os conhecendo de lado nenhum como já aqui foi citado.

Bem sei que algumas pessoas são demasiado sérias para entenderem as minhas alegadas piadas, ou cretinices como alguns poderão julgar.

Não foi nunca a minha intenção mexer nas feridas que alguns poderão ter.

Quanto ao assunto em questão, ser ou não ser vegetariano, a minha opinião é meramente de ordem pessoal. Não sou nenhum nutricionista nem tenho conhecimentos de ordem técnica sobre a especialidade para expressar outro tipo de opinião que não desta ordem.
Gosto de carne de uma forma conscienciosa e equilibrada. Aceito que me digam que o meu tipo de alimentação poderá não ser o mais correcto mas não aceito ser insultado por isso.

Obrigado pela vossa atenção mas eu tenho de ir porque sou o artista convidado para o próximo programa do "masterpet" ;)
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

quinta set 05, 2002 8:42 pm

Que grande confusão! :o

Existe uma grande ignorância, e o mal é que existe pouca vontade de se deixar de sê-lo...é pena!

É muito confortável é prático; para muitos o regime do "bifito" em "bitoquito" mas dizer que é o "formato nutricional ideal"; é grave.

A carne não é mais nutricional, na tabela nutricional.
Quem não incluir carne na alimentação terá de complementar com outros "alimentos" que contenham proteínas vitais para o organismo; mas de "carne e batata frita" terá por certo de recorrer a muitos outros alimentos para colmatar as faltas nutricionais.

Um outro aspecto é o facto de que um Homem de 50 anos, consumidor típico de carne com falhas a nível da ingestão de fibras. Quando morre e têm 2Kg de carne podre no intestino...é ridículo. Isto foi dado por um relatório médico, precisamente para alertar para o rumo da má alimentação em Portugal.

Comam os bifinhos, mas mais pequeninos e as batatinhas em menor quantidade e mais quantidade de vegetais a acompanhar.

Hidratos de carbono (açúcar), as pessoas numa vida sedentária, ao não gastarem esses mesmos hidratos iram acumulá-los que mais tarde se irá transformar em gordura.

Se não devorarem carne em excesso, ajuda todos.
O bom senso ajuda.

As pessoas que praticam alimentação vegetariana, macrobiótica, etc. têm actualmente uma alimentação mais saudável, precisamente porque só a carne é suprimida e consomem uma alimentação variada e mais responsável.

Em relação à ração dos animais, existem as gamas de alimentação de várias marcas( royal canin, hill's e uma outra) que contém ração sem carne, apenas ovos e cereais e vegetais indicado para cães com problemas alérgicos; em que ficamos?!...

Aceito sugestões... o meu cão teve um problema deste tipo e ao ser administrado este tipo de ração, eu fiquei um pouco confusa em relação ao tema.

Quem não experimento um petisco sem carne... é falta de sorte...
Mas os pastéis de nata...não têm carne.

Carne cozida sem sal ou outro condimento é horrível o cheiro e o paladar em fim... se ao comer os outros alimentos não os preparam, é claro que o resultado não será animador. Mas cozinhar bem não é para todos.

Passo bem melhor sem carne que sem todo o resto... mas não sou vegetariana. Admito que passo muito tempo sem a comer e fico muito bem.
Em suma, sei que quem muda está mais correcto. A sua alimentação é mais saudável. Seja qual for a razão.

Balão e Paula e etc sigam a paparoca boa, blá, blá, blá!... o resultado é que importa. Aos 50 anos não temos 2kg de carne podre na tripa... que nojo!
Viva a fibra!

Um abraço,
susana
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 05, 2002 10:55 pm

Madonna Escreveu:
Eu pensei, que as pessoas que gostavam de cães, também gostavam dos outros animais.
Eu pensei, que quem gostava de cães, gostava, como eu gostava.
E eu pensei também, que gostar de cães, fosse gostar da Natureza!
Cara Paula,

Nesta questão não vejo qualquer diferença entre nós os dois.
Mas será que tem a noção exacta da NATUREZA ?
Do conjunto de interligações e interdependencias entre seres vivos num ecossistema?

Gostar da Natureza é observá-la em todas as suas vertentes, estudá-la e compreende-la.
A morte faz parte da Natureza. A morte desnecessária NÂO!

Nós humanos enquanto predadores (que neste momento criam as suas presas) com raciocinio superior a todos os outros animais, deveríamos sim empenharmo-nos para o bem estar animal, incluindo o das nossas "presas domésticas".
Todo o animal deveria ter o direito a uma vida e a uma morte DIGNA.

Viu no que deu a Cimeira da Terra??
Quando nos países sub-desnvolvidos comem tudo o que mexe por uma questão de sobrevivencia e não há vontade politica dos países "poderosos" para contrariar tal facto.

Não será mesmo inglória a vossa filosofia? Com o devido respeito!
<p>Francisco Barros</p>
Responder

Voltar para “Cães”