Exposições...A quanto obrigam?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça fev 26, 2002 12:52 pm

Viva,

Concordo e aconselho as pessoas a participarem em exposições. Pelo menos, uma duas vezes. Não é uma questão de vaidade ou capricho, mas uma forma de validar se o exemplar se encontra de acordo, e a que nivel, com o estalão da respectiva raça.

Embora sujeitos a critérios que poderão ser sempre subjectivos, estes de alguma forma servirão como linha de orientação.

Outra vantagem, é nós proprios, fazermos uma “avaliação” e comparação com os restantes exemplares apresentados. Muitos daqueles que vimos na rua, estão “longe” de serem uma referência.

Contudo, existe um aspecto que me faz pensar. Um cão de exposição, muitas vezes é sacrificado. Vive num canil, afastado dos outros, afim de evitar estragos na sua aparencia. Sai do canil, vai para o atrelado, é apresentado (após umas horas de espera), volta para o atrelado e termina novamente no canil. Se trouxer uma taça até leva umas festas e tem direito a uma foto. Esta tem que ser “naquela” posição.

Penso que deve haver um meio termo em tudo isto. Caso contrario, utilizamos o cão como um mero objecto. Este tipo de utilização, a par de uma criação menos cuidada, pode estar na origem de comportamentos menos adequados em ringue. É frequente ver cães a ladrar uns para os outros, mostrando pouca tolerancia. Chegando mesmo a criar situações embaraçosas. Existem juizes, na minha opinião muito bem, que não toleram estas situações.

Como disse inicialmente, concordo com as exposições mas gostava que as mesmas não sacrificassem os cães e não pusessem em causa a sua diginidade.

A beleza é importante e o temperamento muito importante.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 26, 2002 1:03 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 5:16 pm, editado 1 vez no total.
Elsa
Membro Veterano

terça fev 26, 2002 1:34 pm

Não me parece que isso seja verdade. Sinceramente eu já fui a exposições e participei nelas e quem eu via com cães mal comportados eram exactamente os novatos!! Os dos habitués, eram um espetáculo. Uns profissionais! Sabem pousar, sabem esperar, não mordem o juiz, etc..

A vida num canil não é compatível com exposições, pelo menos bem sucedidas. O cão têm que se exercitar regularmente, têm que mostrar vivacidade e alegria no ring e boa socialização. Nada disso é possivel conseguir de um cão de canil. Os grandes criadores, que felizmente também são os mais bem sucedidos nas exposições, não descuidam esses promenores. Geralmente até fazem questão de ter a reputação que os seus cães são cães de família, muito bem socializados e mimados. É claro que se o cão anda a chafurdar na lama, têm que se ter mais cuidados com o pêlo, têm que se proteger o pêlo se o cão for preto e andar muito ao sol, mas isso é tudo coisas que dão muito trabalho para quem só é um papa-concursos ou um produtor de cães em massa.

Acredito que existam esses cães de canil nas exposições, mas acho que não são de criadores responsáveis. São os OUTROS. ;)
SeaLords
Membro Veterano

terça fev 26, 2002 2:44 pm

Olá Elsa,

Permita-me discordar da sua opinião de que vida em canil é incompatível com cão de exposição. Pode crer que conheço muitos cães que vivem exclusivamente em canil e que, no entanto, são "papa-concursos". Claro que depende um bocado das raças, há raças que precisam de ser "trabalhadas" para terem condição física e atitude em ringue, outras há que se contentam com um passeiozito à volta do canil.

Quanto a "vivacidade e alegria no ringue" - há cães que, precisamente por só sairem de casa para exposições, ficam tão contentes com a alteração da rotina que, em ringue, se mostram as tais "bombas" de alegria. Outros são drogados para mostrarem atitude e/ou não começarem a morder toda a gente. Cão que leva uma vida normal preferiria estar noutro sítio, embora, sendo bem educado, acabe por se conformar com a coisa e portar-se convenientemente.

Já agora, qual a sua definição para "criador responsável"?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 26, 2002 2:58 pm

Olá,

Para um criador que se preze sem duvida que tem necessidade de levar o seu cao a várias exposiçóes, tanto para saber as virtudes e defeitos morfologicos deste como para termo de comparação e convivio (seja este bom ou mau).

E, sinceramente, nao percebo como é que alguém que várias dezenas de cães consegue dar atençao devida a cada um deles. Pode ser que alguém perceba, eu não ..... :?:

Um ponto que focou e bem, é como os cães de exposição vivem. Em geral um criador é "obrigado" a ter vários cães, e para segurança destes proprios a passarem algum tempo preso, mas á que ter o cuidado de compensar este tempo preso.
Na minha opinião, concorra ou não em exposição, seja ou não campeão, um cão é um cão. Tem necessidade de convivio, de correr, de se sujar, enfim de ser um cão ! Não vejo com que direito é que certos criadores procedem da forma que o Claudio conta. Todos nós sabemos que muitos cães, apenas saem dos canis para serem penteados e treinados, e digam-me uma coisa, será que vale a pena sacrificar um cao a uma vida desta só para exposições ??
É claro, que se ambicionamos a conquistar algo em exposições, há que ter devidos cuidados, mas não exageremos. Até pq penso que um cão que tenha uma vida feliz, convivendo com a familia e fazendo algo (guarda, caça, trabalho ...) será mais alegre, mais facilmente controlavel, e consequentemente comportando-se melhor em ringue.

A beleza é importante e o temperamento muito importante

Sem dúvida, basta pensar que iremos viver é mais com o caracter do cão, do que propriamente com a sua beleza ! Seguramente um criador responsável e preocupado com a raça (preocupado com a raça, e nao com qts compradores consegue arranjar), prefere ter um cão com caracter 100% tipico e com uns ligeiros defeitos de morfologia do que ao contrario !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

terça fev 26, 2002 9:25 pm

Ola a todos.
Concordo com as opinioes dadas sobre este assunto e especialmente a CindelP
"um cão é um cão. Tem necessidade de convivio, de correr, de se sujar, enfim de ser um cão !"
Enfim em alguns casos de caes tenho pena que sejam tratados como "estrelas" a nao podendo viver a sua propria felicidade.[/quote]
wreckless
Membro Veterano

terça fev 26, 2002 9:33 pm

Ah e outra coisa
quando algumas pessoas vao para as exposiçoes ficam completamente em stress e eskecem-se do cao por exemplo os caes fazendo qualquer coisa mal os donos ficam em esteria....por experiencia propria
Ah e por falar em exposiçoes eu ei-de levar o meu cao a santarem :)
Elsa
Membro Veterano

quarta fev 27, 2002 12:21 am

Olá sealords,

Eu também acho que existem cães de canil a concorrer e até a ganhar, mais numas raças que outras, claro, mas a impressão com que fiquei das exposições é de que os papa-concursos, fazem de tudo para ganhar, doa a quem doer, e os seus cães são vitimas disso mesmo. Se for necessário manter um groenedael á sombra o resto da sua vida, um yorkshire ou um afegão numa redoma de vidro fazem-no sem pestanejar. Mas o que eu reparava é que esses cães não têm nenhuma motivação. São mecânicos. Fazem tudo correcto mas para mim falta-lhes o brilho. Acho muito dificil um cão destes ter um carácter estável. Ou vai drogado, ou muito reprimido. Mas como em tudo na vida dos papaconcursos, tudo é uma ilusão. A beleza é retocada, os defeitos fisicos são dissimulados...e o caracter também!! Como não existe uma verdadeira apreciação do carácter do cão, este é proclamado campeão sem se saber de facto o que está por detrás da máscara. Por isso é que hoje se têm as chamadas linhas de beleza e as linhas de trabalho, com carácters por vezes muito diferentes. Alguma coisa falha no meio disto tudo. Eu acho que se nota a diferença, mesmo no ring. Só não vê quem não quer.

Mas prontos eu admito que não tenho a mesma experiência que a sealords, por isso admito que possa estar enganada.

Em relação á definição de criador responsável aqui vai:

1) Tem como principal preocupação o bem estar dos seus cães e dos cachorros que vende ( seja nas instalações, na alimentação, no tempo dispensado a cada um, nos cuidados médicos, etc......)
2) O seu objectivo é unicamente melhorar a raça que escolheu para criar
3) Preocupa-se muitíssimo com o destino dos seus cachorros, fazendo uma selecção rigorosa dos futuros compradores
4) As suas directivas de criação são: Morfologia, saúde, carácter. Levando o mais longe possivel as suas exigências de qualidade nestes 3 campos, custe o que custar ( em termos monetários e não só)
5) Encara a criação como um estilo de vida, um hobbie, uma paixão.
6) É uma pessoa muito bem informada sobre a raça e geralmente bem acompanhada por outros criadores e clubes de raça, colaborando com estes activamente e se possivel também com os proprietários dos seus cachorros.
7) É uma pessoa 100% acessível, sem segredos para ninguém. Tem muito prazer em transmitir a sua experiência aos interessados no mundo da cinofilia, porque encara isso como um benefício para a raça.
8) Cria os seus cães num ambiente familiar, procedendo a uma socialização dos cachorros, séria, metódica e planeada.
9) Está disposto a investir o que for preciso para levar mais longe a qualidade da sua criação e a reputação do seu canil.
10) Trabalha metódicamente, sem pressas, olhando o futuro, tendo em mente atingir uma qualidade melhor do que quando começou.
11) O seu objectivo é obter a sua própria linha de sangue, marcar o seu afixo na qualidade dos seus exemplares de forma a que sejam uma referência dentro da raça.
12) Ter transparência perante os compradores dos seus cães, de dar garantias sanitárias, genéticas e de correspondência ao standard. Propôr uma coopropriedade para fazer dos compradores seus aliados na criação.
13) Ter um plano de actuação, de forma a prevenir a reprodução dos cachorros que não correspondam ao standard ou com defeitos fisicos menores ( contracto de estrelização, não emissão do LOP, coopropriedade, entre outros...)

Bem poderia me lembrar de mais uma dúzia de qualidades de um criador responsável, mas acho que estas são suficientes. :)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta fev 27, 2002 1:59 am

Olá a todos!!
Embora a Sealords já tivesse dito tudo, já agora tambem dou a minha "achega".
Claro que isso seria difícil de fazer se tivesse 20 ou 30 cães, como muitos "papa-concursos" e vendedores de cães têm.

Os papa-concursos pelo menos no que se refere á "minha" raça, geralmente têm muitos poucos cães e não "papam" concursos com cães com o seu afixo. Importam cães e fazem um "show" pra impressionar e " cagar postas de pescada"(desculpem a expressão!!). Depois cruzam esses cães com o maior "charuto" e gabam-se de ter os melhores cachorros. Mas isso dos "papa concursos" é efemero e geralmente dura pouco tempo. Aliás, isso vê-se pelo Nº de campeões que têm. Quem bate recordes em campeões com o seu afixo, normalmente passa despercebido á maioria dos portugueses e não está interessado em grandes "peixeiradas".
A beleza é importante e o temperamento muito importante.
Ora aí está uma grande verdade!!!
Muitas "bombas" campeões de beleza tem um carácter que é uma "nódoa". Mas como pelo menos não morde no juiz, vai ganhando e somando...
Pessoalmente prefiro um cão completo, ou seja, mesmo que não seja a maior bomba em beleza, tenha o carácter típico da raça e um bom temperamento. Entre escolher uma grande "bomba" de beleza com mau carácter e um cão com boa tipicidade, sem defeitos, que obtenha sempre boa classificação (EXCELENTES por vários juizes internacionais), e com um excelente temperamento, não tenho dùvidas: opto pelo 2º!!... Talvez por isso eu não tenha ainda nenhum campeão, pois não é apenas o cão "lindo de morrer" que me interessa seleccionar!!

Em relação ao tratamento dado a cães de exposição: Embora seja necessário um pouco mais de cuidado, trato os meus cães de exposição de modo identico aos que não o são. Já várias vezes levo cães a exposição com o pêlo um pouco queimado do sol, ás vezes um pouco "encardidos" porque andaram a "chafurdar" na lama e não consegui po-los a "brilhar".
Já me tem dito que isso não é de profissional. Quero lá saber!! Até gosto de ser amador!! ;) Como disse a Cindel, um cão é um cão e tem que ter a dignidade de vida inerente á sua espécie.
O abuso do grooming para disfarçar defeitos e realçar qualidades, por vezes deixa-me irritado, sobretudo quando se trata de raças onde não é permitida tosquia.

Outra coisa: O "show off" dado por certos apresentadores deixa-me de "rastos". Posso nunca vir a ter campeões, mas entrar nesses "jogos" é completamente incompatível com a minha personalidade.
Afinal, quem está a ser julgado? O cão ou o handler??

Fiquem bem!! :D

PS: Sealords=> Sempre há monográfica de pastores britanicos no dia 23 junto com os nórdicos??
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta fev 27, 2002 10:01 am

Já estive várias vezes para me inscrever numa exposição com a Duda, pois todos me dizem que ela é um bom exemplar da raça e gostava de confirmar isso mesmo num evento destes. Eu também acho o mesmo, aliás, acho que é O melhor exemplar de todos, mas sou suspeito!! :lol:

Mas acabo por perder a vontade, já que muitas das pessoas que conheço e que entraram/assistiram a exposições, disseram-me que o ambiente que se sente é quase de cortar à faca, tanta é a competitividade, além de que o grau de conhecimento ou amizade entre os juízes e os canis é muito determinante no resultado final, se é que me entendem... :?

Já deu para ver que há por aqui muitos participantes que entram em exposições, por isso eu também gostava de perguntar se a coisa é mesmo assim. Quem convida um juíz para ir lá mais vezes a casa jantar tem mais hipóteses do que os outros ?? Ou o processo é completamente transparente e na realidade quem tem o melhor cão ganha, independentemente de ser um criador profissional ou um particular que resolveu ir avaliar o seu cão a uma exposição ??
SeaLords
Membro Veterano

quarta fev 27, 2002 12:17 pm

Para a Elsa: concordo com a sua definição de "criador responsável" e, como vê, é compatível com ter 20 ou 30 cães (excepto a parte de criar os cachorros em ambiente familiar ...). E como diz, há Campeões e Campeões e, também como diz, só é enganado quem quer ou quem é suficientemente ignorante para o ser.

Para o Fang: concordo que os verdadeiros criadores têm pouquíssimos cães. Na minha raça, a melhor criadora do MUNDO tem apenas 6 cães em casa e faz 1 a 2 ninhadas por ano (e em 30 ninhadas apenas repetiu 2 ou 3 cruzamentos) e, no entanto, qualquer bom cão em qualquer parte do mundo tem um destes cães algures no pedigree.
Os verdadeiros "papa-concursos" têm que ter muitos cães porque, precisamente, como não têm um plano de criação nem se preocupam em criar bons cães, o seu objectivo é apenas ganhar, custe o que custar, estão sempre a comprar cães lá fora, aos realmente bons criadores. Todos os anos "saem" pelo menos com um cão acabadinho de importar, as mais das vezes já adulto, claro.

Para o Duda: as pessoas queixam-se muitas vezes que só os criadores é que ganham e que os particulares ficam sempre para trás. O que é verdade é que cada raça tem a sua maneira própria de ser apresentada e há que dominar isso, bem como o desenrolar dos próprios julgamentos. É super fácil descobrir quem é que é habitué e quem é que cai de pára-quedas: às vezes basta olhar para o tipo de trela que o cão leva. As técnicas de handling servem para valorizar o cão, fazer ressaltar os seus pontos bons e tentar esconder os pontos maus (claro que um bom juiz não será enganado por truques de handling, mas isso é outra conversa ...). Se um particular nem sequer consegue pôr o cão em estação para o juiz avaliar o perfil do cão, as angulações, etc, se não é capaz de trotar com uma cadência regular em linha recta não pode estar à espera de milagres. É certo que alguns juizes assumem a sua função de educadores e até corrigem a posição do cão ou dizem ao dono como deve apresentar o cão mas a maioria não tem paciência para isso (tanto mais que há um tempo a respeitar) e, claro, vira-se para os cães "dos criadores". Por isso, o meu conselho é: contacte o criador da sua cadela e peça-lhe ajuda; estude os regulamentos das exposições; vá a meia dúzia delas para "entrar" na coisa; fale com os outros expositores e peça-lhes ajuda (mas só depois dos julgamentos acabarem, senão leva uma resposta torta). Quanto aos ambientes de cortar à faca: quando se leva um cão a exposição, claro que não é para o fazer apanhar ar. O desejo de qualquer expositor é ganhar (claro que há sempre aqueles masoquistas que não se importam de ficar em último, mas são poucos). Só que há alguns que jogam limpo e outros que não, daí que surjam inimizades.

Quanto aos juizes: são pessoas normais como as outras e, portanto, como em todos os outros ramos, há os que são objectivos e justos e julgam os cães que estão à sua frente e há os outros, de carácter duvidoso. Todo o expositor acaba por ter uma lista negra de juizes. Eu tenho a minha.

P.S. para o Fang: Acho que sim, mas como sempre ainda não recebi qualquer informação (é sempre tudoà última hora). De acordo com a tradição, deverá ser da parte da tarde. Lá nos encontraremos, pois. Idem para o Wreckless (?)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
wreckless
Membro Veterano

quarta fev 27, 2002 1:57 pm

Ola a todos!
Sealords: desculpe nao percebi bem:
Idem para o Wreckless (?)[/code]

Desculpe a minha ignorancia nao percebi mesmo :oops: [/code]
wreckless
Membro Veterano

quarta fev 27, 2002 2:05 pm

Ola a todos
Desculpem pelo o mal entendido que agora ja percebi
Eu estarei na exposiçao com um welsh corgi e espero-vos tambem encontrar na exposiçao!!!
Mais uma vez desculpem :)
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta fev 27, 2002 5:44 pm

Gracias pelas informações, Sealords... ;)

Até tenho na família quem já tenha criado Boxers e Grand Danois e entrava com eles em exposições que me podiam dar umas dicas, mas mesmo assim acho que é muito trabalho para concorrer em uma ou duas por curiosidade. Já estou a imaginar eu a tentar colocar a Duda em estação e o juíz a levar uma valente lambidela do queixo até à testa mal se aproximasse dela !!! :lol:
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta mar 01, 2002 1:08 am

Viva,

Quando fiz este meu comentário, não foi para colocar toda a gente no mesmo saco. Apenas quis criar algum “ruído”, no bom sentido, focando o que bem sabem ser uma triste realidade.

Porque tinha a certeza que não era tudo farinha do mesmo saco, leiam ou releiam:

Sealords

EU vou a exposição e considero que é fundamental um criador que se preze ir a exposição e os meus cães, alguns deles campeões, são, fundamentalmente, cães de família e vivem como qualquer cão normal. Não vivem em canis, comem torradinhas de manhã, brincam uns com os outros e passeiam de carro. Claro que isso seria difícil de fazer se tivesse 20 ou 30 cães, como muitos "papa-concursos" e vendedores de cães têm.

-- // --

Quanto aos juizes: são pessoas normais como as outras e, portanto, como em todos os outros ramos, há os que são objectivos e justos e julgam os cães que estão à sua frente e há os outros, de carácter duvidoso. Todo o expositor acaba por ter uma lista negra de juizes. Eu tenho a minha.

Elsa

Acredito que existam esses cães de canil nas exposições, mas acho que não são de criadores responsáveis. São os OUTROS.

Cindel P.

Todos nós sabemos que muitos cães, apenas saem dos canis para serem penteados e treinados, e digam-me uma coisa, será que vale a pena sacrificar um cao a uma vida desta só para exposições ??

Fang
Muitas "bombas" campeões de beleza tem um carácter que é uma "nódoa". Mas como pelo menos não morde no juiz, vai ganhando e somando... Pessoalmente prefiro um cão completo, ou seja, mesmo que não seja a maior bomba em beleza, tenha o carácter típico da raça e um bom temperamento. Entre escolher uma grande "bomba" de beleza com mau carácter e um cão com boa tipicidade, sem defeitos, que obtenha sempre boa classificação (EXCELENTES por vários juizes internacionais), e com um excelente temperamento, não tenho dùvidas: opto pelo 2º!!... Talvez por isso eu não tenha ainda nenhum campeão...

Tomaz Gil
Enfim em alguns casos de caes tenho pena que sejam tratados como "estrelas" nao podendo viver a sua propria felicidade.

Obs – Confesso: Quando coloquei este Post, fiz uma aposta comigo mesmo: Sealords vai ser a primeira a comentar. Pessoalmente, ganhei na aposta...No comentário, ganhamos todos.;)
Responder

Voltar para “Cães”