Ataque Fatal de um Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

sexta abr 23, 2004 9:49 am

Olá a todos,

Venho hoje partilhar convosco uma situação que se passou ontem e que tive conhecimento que me deixou chocada.
A minha sogra trabalha numa casa onde entre outros animais existe um dálmata, uma rafeirita, uma caniche e um pastor alemão.
Ora os patrões da minha sogra têm umas pessoas conhecidas que andaram a amamentar 3 ovelhinhas desde bébés e por não terem espaço para elas agora, e por também não as conseguirem matar, deram-nas aos patrões da minha sogra, pois estes têm bastante quintal onde elas poderiam andar á vontade.
Devido a esta situação, o Pastor alemão (por ser um pouco dominante e por não se saber qual a reacção dele) ficou preso(sem ser acorrentado) numa espécie de canil, que tem por sinal bastante espaço, só impedia a passagem dele para o tal quintal; isto já há uma semana.
Ora a minha sogra já tinha reparado que quando as ovelhitas iam espreitar o canil o cão ficava muito violento.
Ontem e porque para ir para o quintal tem que se passar pelo tal canil, a minha sogra quando ia a passar o cão empurrou-a, quase fazendo-a cair e foi furiosamente direito a uma ovelha, agarrando-a pelo cachaço e matando-a furiosamente, enquanto a minha sogra em panico gritava por ele na tentativa de o fazer voltar. Não contente virou-se a outra fazndo-lhe também muito prejuízo, foi necessário atirarem-se para cima dele para o fazerem parar, resumindo um autentico filme de terror.
Valeu ao cão uma tareia, duas ovelhas mortas e a minha sogra em choque por ter assistido a tudo sem saber como o podia fazer parar.
Gostava de saber a vossa opinião quanto ao que pensam que pode ter provocado esta reacção tão violenta, fazendo com que não obedecesse a nada nem a ninguém tendo por único objectivo matar a pobre ovelhas indefesas.
Eu pessoalmente penso que ficou revoltado por ter ficado preso devido á chegada das ovelhas.
Desculpem o testamento.

Sue
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 9:55 am

Instinto, puro e simples.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MariaFaustino
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm

sexta abr 23, 2004 10:02 am

Lamento imenso o que aconteceu. Especialmente para a sua sogra que deve estar chocada com tudo aquilo a que assistiu.
Eu não percebo muito sobre o assunto mas, do pouco que percebo, parece que o cão deve ter-se sentido incomodado com a situação, ao ver o seu espaço ocupado. Viu a sua vida alterada e os seus hábitos também.
Ele aproveitou uma oportunidade para que a vida dele voltasse ao que era.
Bugita
Membro Veterano

sexta abr 23, 2004 10:16 am

Olá,
Eu no fundo entendo a atitude do cão, , mas não sei muito bem qual vai ser o fututo dele daqui em diante, pois todos ficaram em choque com o sucedido.
E imaginem que a minha sogra fazia anos ontem, que rico presente...
Podem-me recriminar mas tenho pena do pastor alemão, mas nem quero pensar no sofrimento das pobres ovelhas, eram tão meiguinhas, vinham ter com as pessoas e comias da mão delas.

Bjs, Sue
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta abr 23, 2004 10:24 am

A meu ver,não agradou minimamente ao cão o facto de ficar preso ,quando estava habituado a ter liberdade; e daí a reacçao violenta...:roll:
O cão,no fundo, reagiu institivamente;só espero que agora não o mandem abater :(
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
wolfman
Membro Júnior
Registado: domingo set 07, 2003 6:09 pm

sexta abr 23, 2004 10:38 am

olá, eu tenho um pastor alemão e certo dia trouxe uma gatinha para casa , acontece que se ele pudesse lhe deitar a boca nem pensava duas vezes. Só que eu ao principio pegava na gatinha ao colo e chamava-o para lhe dar festas, assim que ele mostrava intenções de ir á gata eu ralhava-lhe e isto várias vezes até hoje ele já estar habituado.... Quando outro animal principalmente de outra espécie começa a coabitar no mesmo território de um cão é fácil de ele agir com violencia , para o protejer e principalmente se for posto de parte, mas assim que ele se aperceber que o animal é aceite pelo dono e que ele mantem o mesmo lugar hierarquico deixa de haver problema. Claro que há excepções e há cães que aceitam qualquer animal, mas qundo se trata de cães como o pastor alemão, que é um cão de gurda e defesa nato é fácil acontecerem estes incidentes... cumprimentos e boa sorte
ps: O dono ao qual o cão tem o máximo respeito e que deve tentar a aproximação do cão ao animal...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 11:13 am

Eu pessoalmente penso que ficou revoltado por ter ficado preso devido á chegada das ovelhas
.
Olá,
Tudo isto tem uma explicação psicológica razoável e é algo que pode ser tratado por um psicologo experiente. No entanto, o caso não deve ser descurado pois o cão pode desenvolver sentimentos de culpa e facilmente enverdar pelo caminho da depressão e do suicidio, ou, nalguns casos, meter-se em drogas ou enverdar pela marginalidade. Sabe-se de casos de Pastores Alemães, e alguns Boxers, que formaram bandos de marginais que assaltam velhinhas e maltratam gatos e passarinhos..chegando mesmo a roubar rebuçados aos meninos do parque.

Desculpe lá a brincadeira, mas ela serve apenas para mostrar como, às vezes sem nos apercebermos, transmitimos sentimentos e atitudes humanas para os cães....e eles merecem mais do que isso. Merecem ser tratados e avaliados por aquilo que são....cães. Animais simples e comandados pelo instinto, que os leva a tomar atitudes que por vezes nem eles próprios conseguem controlar. Este instinto está presente em tudo o que fazem, desde a alimentação à reprodução e mesmo nas brincadeiras mais simples de cachorro.
É certo que podemos contrariar este instinto ou direccioná-lo em nosso favor, mas isso requer treino e ensinamentos que não se adquirem ficando permanentemente fechado numa jaula ou canil. Aproveitar o instinto de caça e a ancestralidade do Lobo para ensinar um cão a guardar rebanhos não 'nasce' do dia para a noite! Requer habituação, sociabilização e treino! Caso contrário, o instinto será atacar e não proteger!

Deixemos o cão ser cão ;)
Paulo C.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 23, 2004 11:44 am

PauloC Escreveu:
Eu pessoalmente penso que ficou revoltado por ter ficado preso devido á chegada das ovelhas
.
Olá,
Tudo isto tem uma explicação psicológica razoável e é algo que pode ser tratado por um psicologo experiente. No entanto, o caso não deve ser descurado pois o cão pode desenvolver sentimentos de culpa e facilmente enverdar pelo caminho da depressão e do suicidio, ou, nalguns casos, meter-se em drogas ou enverdar pela marginalidade. Sabe-se de casos de Pastores Alemães, e alguns Boxers, que formaram bandos de marginais que assaltam velhinhas e maltratam gatos e passarinhos..chegando mesmo a roubar rebuçados aos meninos do parque.
.....
:D :lol:
Ainda veremos este caso no "Eu confesso", com a Julia Pinheiro aos gritos.
:D

O Diamantino foi curto e conciso ......Instinto, puro e simples
Acrescento ......... e donos a precisarem de um bocadinho de psicologia (canina) porque eles é que aprontaram a situação
... e o cão é que sofreu (e espero não venha a sofrer ainda +)
:evil:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Bugita
Membro Veterano

sexta abr 23, 2004 1:10 pm

Boa tarde, estive a ler com atenção as vossas respostas e também acabo por ser da opinião que os donos poderiam e deveriam ter evitado o sucedido, o próprio dono foi o 1º a dizer que deveria ter cercado o local onde estavam as ovelhinhas, e no fundo acho que eles entenderam a reacção do cão.
Hoje já vou saber como está asituação por lá.

Beijinhos, Sue
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 23, 2004 1:12 pm

O meu cão se eu deixasse matava ovelhas e galinhas todos os dias.
Atenção, é um Husky muito dócil, não faz mal a uma mosca.
Quando há ovelhas perto de minha casa o Uhly fica passado.
Tinha o Uhly à cerca de 1 mês +/-, apanhou 2 ou 3 galinhas, quando eu não estava em casa, quando cheguei deparei-me com um cenário horrível, galinhas semi-comidas vivas, o Uhly cheio de sengue, mas todo contente em direcção a mim, à espera que eu o recompensasse.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta abr 23, 2004 2:18 pm

a mim o que me parece é que é um problema de sociabilização dos canitos !
um cão de cidade provavelmente nunca vai estar em contacto com gado logo ñ adianta muito a habituação da deste parte deste , agora alguem que viva numa cidade mais pequena em que haja o risco de contacto entre especies e os cães acho que deve haver um correcto contacto desde a mais tenra idade entre eles !

os meus sempre foram habituados desde pequenos até porque todos os dias um vizinho que tem um rebanho de cerca de duzentas ovelhas solta-as elas dirigem-se sósinhas para o pasto atravessando inclusivé um estrada nacional sem levar pastor ou sequer cão de guarda e quando passam pela minha casa os meus canitos ficam eufóricos ñ com o instinto de atacar mas simplesmente porque desde pequenos foram habituados a elas e todos os dias é uma festa para eles ficarem sentados junto ao caminho enquanto elas passam ( embora seja verdade que tb ñ deixam nenhuma passar o risco da propriedade) !
e quando falo de ovelhas falo de todas as outras espécies as unicas que por norma elas tentam apanhar são as perdizes por outro lado quando é veados ficam extasiados a olhar deitados como se estivessem apaixonados ! ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta abr 23, 2004 2:31 pm

Ó Nelson, o meu cão vê galinhas e ovelhas desde pequenino, mas deve ter a ver com a raça pelo menos das pessoas que conheço que tem Huskys, dizem o mesmo
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta abr 23, 2004 3:45 pm

PauloC Escreveu: ...Desculpe lá a brincadeira, mas ela serve apenas para mostrar como, às vezes sem nos apercebermos, transmitimos sentimentos e atitudes humanas para os cães....e eles merecem mais do que isso. Merecem ser tratados e avaliados por aquilo que são....cães...

Paulo C.
Olá

E como diz o nosso amigo Fang; " os cães são apenas lobos domésticos "!

Mas cuidado com os enunciados! até me assustei!
Um abra&ccedil;o
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

sexta abr 23, 2004 4:18 pm

Olá a todos,

Acho que se o cão já mostrava sinais de agressividade quando se via confrontado com as ovelhas esta era uma situação previsível. Um simples erro ou desleixe por parte de quem trata o cão, seria o suficiente para desencadear uma reacção.

Penso que o que levou ao ataque foi o carácter dominate do cão, que ficou mais acentuado ainda por se ver privado do espaço a que estava habituado tendo sido confinado a um canil.

Parece-me normal que esta situação, nos termos em que a põe, tenha acontecido.

Abraços,
Nokio.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta abr 23, 2004 10:25 pm

Um cão dominante não habituado a ovelhas vê o seu território invadido e reage. Perfeitamente normal é o seu instinto a funcionar. Tanto mais que já tinha avisado pelo que não sei onde está o espanto desse comportamento . Era bom que os donos percebessem um pouco de psicologia canina e aprendessem a " ler " os sinais que os cães transmitem.Talvez algumas desta supostas surpresas se evitassem.

Apesar de tudo houve sorte em a caniche não se juntar á festança senão teria sido uma carnificina :):):)

Saudações
Responder

Voltar para “Cães”