Acerca das Aves Nativas e da sua apanha

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Galendil
Membro Veterano
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta abr 22, 2004 8:54 pm

Boas Noites

Pelo que tenho visto, anda aqui pelo outrora pacífico forum das aves muita balburdia acerca da apanha de aves indígenas. Na minha opinião é o resultado de leis e regulamentos demasiado inflexíveis, os quais não são depois fiscalizados. Eu concordaria com a apanha controlada de aves indígenas a curto prazo. Isto é, concordaria que fossem apanhadas quantidades muito reduzidas de determinadas aves indígenas em determinadas zonas, numa parceria entre o ICN ou qualquer que seja o instituto encarregue destes assuntos e criadores de aves profissionais e competentes. Seria feito um estudo de modo a averiguar que número de aves se poderiam apanhar sem prejudicar a população. Seriam apanhadas aves jovens, uma vez que seriam mais adaptáveis, talvez ao longo de vários anos, para evitar um envelhecimento da população. Estas aves seriam entregues aos tais criadores, que se encarregariam primeiramente de as manter vivas e de boa saúde, para depois se dedicarem à sua criação. Assim que estivesse estabelecido um plantel de criação suficientemente grande, seria de novo proibida qualquer tipo de apanha. Mais: esses criadores comprometer-se-iam a vender as aves a preços moderadamente baixos, tal que esse dinheiro desse para cobrir os custos de manutenção mas não muito mais, de modo a evitar a compra por parte de compradores menos informados de aves apanhadas ilegalmente, por serem mais baratas. Estas aves, criadas em cativeiro, seriam anilhadas com anilhas "fechadas", que uma vez postas, em tenra idade, não saem. Não é possivel colocar estas anilhas em aves adultas, o que tornaria possivel identificar as aves apanhadas. Deste modo, poderíamos disfrutar da companhia, beleza e voz das magníficas aves que habitam o nosso território sem estar a por em causa o seu futuro nem a causar mortes desnecessárias, abolindo quase por completo este comércio ilegal. Aproveito para dizer que abomino as pessoas que apanham grandes quantidades de aves indígenas para venda, deixando morrer metade e a outra metade em péssimo estado, sem sequer se preocuparem se essas talvez não sejam as últimas 15 aves dessa espécie num raio de muitos quilómetros.

Bem, este "testamento" é apenas a minha opinião. Digam-me o que acham ;)
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quinta abr 22, 2004 9:08 pm

Oi, tas bém???

concordo "prái" com 70%
mas tb se fosse dizer com o que não concordo e pq, tava aqui até amanhã coisa que a esta hora juro que não me apetece.

O pitchi tá bom? diz qualquer coisa.

PJ
Galendil
Membro Veterano
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

quinta abr 22, 2004 9:59 pm

"Muitos" é muito relativo e só com estudos realizados é que se +pode saber se realmente tem um impacto grande sobre a população ou não. Não sei se sabes, mas ao libertares aves exóticas, se é que o fazes, estás a por em perigo as aves de cá, incluindo os pintassilgos, à custa dos quais infelizmente vais fazendo uns trocos. Peço-te que nunca mais o faças. E talvez fosse boa ideia aproveitares os que apanhaste para criar em cativeiro e não voltar a apanhar.
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 11:05 am

só digo que nas aldeias de Portugal, casa sim casa não existe uma ave protegida em cativeiro.

Isso é uma realidade. :|
boliveira
Membro Júnior
Registado: domingo fev 01, 2004 3:10 pm

sexta abr 23, 2004 1:17 pm

Ola a todos!!!
Ola Galendil eu concordo com tigo 100% nao acho mal nenhum em apanhar passaros como pintassilgos, verdelhos etc... eu moro numa aldeia e a centenas de pintassilgos, verdelhoes, bicos de lacre, e muitos mais eu as vezes fora da epoca da criaçao gosto sempre de apanhar uns pintassilgos ou uns verdelhoes eu ate ja apanhei uma caturra.
Xau
Galendil
Membro Veterano

sexta abr 23, 2004 10:08 pm

Não sei se me expliquei bem...eu não gosto muito da apanha de aves selvagens como base para ter aves...apenas concordo com ela como pontapé de saída para criação em cativeiro...logo que esta esteja estabelecida sou da opinião de que não se devem realizar mais apanhas. E agora que me pus a pensar melhor nisto, nem seria necessário realizar as tais primeiras apanhas, uma vez que no estrangeiro há aves destas criadas em cativeiro, poder-se-ia legalizar a posse de aves indígenas criadas em cativeiro e importar algumas.
Miguel_Alambre
Membro
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

sexta abr 23, 2004 10:19 pm

Eu ñ concordo c essa do "apanhar alguns pássaros"!
Por mim, ñ apanhavam era nenhum... na minha zona tb existem mtos pintassilgos, bicos d lacre, verdilhões, melros, etc. etc. mas são SELVAGENS e é assim q devem permaneçer!! Ñ é pelo facto d existirem mtos q temos o direito d os capturar...

É só a minha opinião!
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

sábado abr 24, 2004 8:26 pm

Não seria necessário capturar aves, bastava as entidades competentes irem a alguns locais onde essa prática é corrente por parte de alguns furtivos (como exemplo Ponta da Erva, ás vezes são ao 3 e 4 à vista de toda gente), apreender essas aves, fazer uma selecção, libertar as que tivessem em condições para tal e seleccionar alguns exemplares aptos para a reprodução em cativeiro ate se conseguirem o um numero de efectivos sufecientes.

De resto acho que a medida ate seria boa, embora no meu entender não resolvesse totalmente o problema, pois é facilmente viciada e contornada.

O problema só será resolvido quando houver uma revolução dentro das cabeças de algumas pessoas…
ticoforpus
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 4:45 pm

[quote=Miguel_Alambre]
Eu ñ concordo c essa do "apanhar alguns pássaros"!
Por mim, ñ apanhavam era nenhum... na minha zona tb existem mtos pintassilgos, bicos d lacre, verdilhões, melros, etc. etc. mas são SELVAGENS e é assim q devem permaneçer!! Ñ é pelo facto d existirem mtos q temos o direito d os capturar...

É só a minha opinião!
[/quote]

Olá
Concordo plenamente contigo, o facto de haverem muitos (que é relativo) não quer dizer que os deva-mos capturar, mal comparado é quase o mesmo que dizer que podemos manter um chinês em cativeiro pq há muitos :lol:

PJ
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

quinta abr 29, 2004 2:30 pm

Boas a todos.
Sou novo por aqui e gostava de dar a minha opinião sobre o tema.
Há alguns anos, os pintassilgos abundavam de tal forma que era um pássaro que se apanhava constantemente e aparecia à venda em tudo o que era canto. Todo o bicho careto tinha pintassilgos e os ia vender p'ra entrada de casa ou p'ra praça.
Actualmente, pintassilgos: nem vê-los. Só depois de muito procurar, é que na semana passada, junto à veiga, encontrei um exemplar. Quantos terão morrido nas gaiolas sem sequer terem a possibilidade de procriar? "Escravizados" pelos donos, que se delambiam com o seu canto em troca de nada. Será justo? Naquelas gaiolas minúsculas, sem parceiro... :(
Aquelas corujas embalsamadas (ou lá como se diz) é... :evil: P'ra meu espanto, havendo tanta caça, tive a oportunidade de observar, à noitinha, duas corujas das torres à procura de alimento.
E um aparte. Os melros também cantam de noite? É que tenho ouvido um canto espectacular, ligeiramente aflautado, durante a noite que se assemelha ao do melro. Mas de noite :? :o :roll: ...
Galendil
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 5:52 pm

Será um rouxinol? Em inglês chamam-lhe nightingale...
ticoforpus
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 8:59 pm

Olá

Sim, pode ser um melro, nesta altura do ano esses "rapazotes" cantam de noite, eu moro junto de um pequeno jardim e durante a noite (nas mais amenas) somos prendados com o magnifico canto dos melros ao despique, e quando isso acontece, tenho tb a minha caturra a entrar no jogo coisa que já não é tão agradavel :D

PJ
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

quinta abr 29, 2004 9:11 pm

A dúvida é precisamente essa: melro ou rouxinol-comum?
Pelas 7 da manhã lá está o passareco a cantar. Ao fim do dia começa com uns trinados tímidos e depois é pela noite a dentro a cantar.
Mas o que interessa é que o seu canto é mesmo bonito; pena não se mostrar... :roll:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 13, 2004 1:55 am

migas50 Escreveu:
Por isso não há problema apanhar melros, bicos de lacre e claro muitos pintassilgos.
Vai muita vez com o cantaro á fonte e depois diz que se parte!

O ultimo que levei a tribunal até sem o carro ficou. Apreendido a favor do estado. ;)

Tenham vergonha na cara!!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

terça jul 13, 2004 10:04 am

Olá...

Apesar da ilegalidade deste negócio, a venda de espécies protegidas é um negócio que continua a proliferar, na maior parte dos casos por ignorância dos compradores... nisto pelo menos falo por mim, que há uns 5 anos comprei 2 pintassilgos sem fazer a mínima idéia que era ilegal... estes ainda tiveram sorte pois foram soltos ao fim de 15 dias, mas na loja onde os comprei existiam pelo menos mais uns 20, guardados na parte de dentro da loja ( qd perguntei o motivo de não estarem á vista o vendedor disse que era por estarem assustados )...

O que queria perguntar é a quem ou aonde se pode dar parte destas situações, não há uma linha para este tipo de coisas?

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Aves”