Porquinhos da índia de várias raças.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

terça abr 20, 2004 3:14 pm

Devia fazer-se um e-mail e mandar para todas as pessoas com porquinhos. Podia ser que a adesão aumentasse! A ideia de poder fazer alguma coisa contra algumas lojas de animais é muito animadora! E uma associação tem sempre mais força que uma pessoa que vai à loja e diz que algo está errado.
Ainda me lembro, no inverno passado estava um cartaz com a Cinha Jardim de casaco de peles e cães numa trela e a APA chamou a tv e disse que tinha avisado o centro q se n tirassem o cartaz eles iam lá fazer uma manif. E não é que tiraram mesmo, que eu passei lá no dia a seguir e já lá n estava! Faz pensar naquilo que tb poderemos fazer por lojas (como já vi) que nem água tinham.... só aparas!!!!
E há uma loja grande tipo armazém na zona de leiria (acho que se chama Rino e Rino) em que os porquinhos n tinham água e o comer era SÓ sementes de girassol!!! Tem de se fazer alguma coisa!!! Pobres animais.... e se calhar é o que os donos depois lhes dão... :cry:
Jinhos, Joana
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

quarta abr 21, 2004 9:51 am

Bem, esta conversa já está fora do tópico inicial, mas aqui vai a minha opinião.

Eu acho que o Rui e a Verena já fizeram esse contacto com as pessoas que tinham porquinhos e não obtiveram resposta de ninguém. Estamos agora a dar um novo fôlego ao Clube.

No entanto o clube só terá força depois de estar legalizado e as coisas deverão ser feitas com tacto e cuidado. Muitas das lojas fazem as coisas por ignorância. O projecto é bom mas acho que a primeira abordagem deverá ser feita de maneira amistosa e de maneira educacional. Se depois não se verificarem melhorias, poderemos agir de outra maneira e fazer uma queixa, mas tem tudo que ser feito com cuidado.

Esse assunto será para ser discutido numa reunião próxima do Clube.

Cumprimentos,

José Santos
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

sexta abr 23, 2004 5:24 pm

Uma boa educação para o futuro dono começa na loja onde ele adquire o animal, e nem sempre isso aconteçe, para além da desinformação que existe na maioria dos empregados das lojas sobre os animais que vendem, estes muitas vezes estão em sitios com falta de limpeza e não recebem a comida adequada. Penso que existe muita a fazer sobre esta matéria e devia ser punido por lei as lojas apresentarem animais em más condições, por vezes mesmo mortos como presenciei com um coelho numa loja de um centro comercial ou uma chinchila noutra loja. Para além disso deveria ser obrigatorio o minimo de formação dos empregados em relação ao alojamento e alimentação dos animais, de forma a poder responder às dúvidas das pessoas. A pessoa comum compra o animal na loja e se lhe disserem que o porquinho come ração de coelho então a pessoa não se vai preocupar mais em dar outra coisa, e daí o animal fica com deficit de vitamina C. Ou não dá feno porque nunca lhe disseram que era necessário. Nesta área ainda há muito por fazer.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

sábado abr 24, 2004 12:19 am

Concordo com o José. Sou 100% a favor do tacto, bom senso, moderação e calma no que toca a qualquer assunto com que lide. É a melhor maneira de manter as pessoas interessadas porque sei que qualquer atitude tipo "tu não sabes nada disto" afasta as pessoas e acaba com qualquer hipótese de ouvirem o que temos a dizer.
Mas acho realmente que essa deveria ser uma das principais primeiras preocupações do clube. E desculpem estar a dar a opinião aqui, sei que havemos de nos reunir para estas coisas mas acho que n tem mal partilhar isto aqui, enquanto tal n acontece. Em última análise basta pensar, para quê um foco nas raças e apuramento de bons exemplares se as pessoas nem sabem os cuidados básicos? E afinal, o clube chama-se "os amigos dos porquinhos da índia", não é?
Uma ideia interessante seria, por exemplo com o patrocínio de uma gráfica, imprimir umas boas doses de panfletos que reunissem um resumo dos principais tópcos de tratamento dos porquinhos e deixá-los em lojas para os novos donos os levarem. Ou mesmo tentar alguma forma de chegar aos próprios donos e sensibilizá-los para aspectos básico que nem nos dias em q os porquinhos ficam nas lojas (à espera de dono) podem ser descuidados (por amor de Deus, sementes de girassol??!! e depois de nessa loja pedir para encher, eu própria, as taças de água nojentas e sujas dos animais eles disseram que n, que o responsável da secção só chegava à tarde.... isso para mim é estupidez e não ignorância).
Claro que haverá outras questões mas acho sinceramente que esta é a mais grave. E tentar direccionar mais pessoas para os stes que já existem em português tb me parece boa ideia. Mas sei q nem todos usam a net como, por exemplo, nós, e que, por isso, a info tem de ser espalhada de outra forma. É essa a nossa batalha, não é?, os porquinhos-da-índia? (e eu sei que há aqui quem tenha outras mas pronto, como eu de momento só tenho esta.... como dizia a Moya um dia «tu só tens a "luta" dos porquinhos mas eu tenho outras dez»).
Jinhos, Joana

P.S.: E claro que só dei aquele exemplo como extremo de que se pode mudar algo. Era triste se não conseguíssemos mudar nada sem ser desse tipo de formas....
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado abr 24, 2004 5:01 pm

Abstime de responder porque concordo com a maioria das coisas que aqui se disse. de qualquer modo, quanto ao fugir ao tópico inicial... quando valores mais altos se levantam, o melhor é discuti-los.
de qualquer modo, quanto à tipologia das raças dos porquinhos, outros tópicos surgirão.
não vale a pena estar a repetir o que se disse, mas claro que em primeiro lugar estão eles, os animais.
Contudo, hoje estou muito triste e não me apetece falar de porquinhos. uma das minhas porquinhas morreu ontem, não houve nada a fazer. a minha jô (jocasta) era a porquinha mais velha do meu "rebanho", um dos meus porquinhos sheltie também esteve doent, mas graças ao antibiotico do vet, está muito bom. tive um desgosto dos grandes. até me apeteceu não ter porquinhos, pois quando partem a dor é grande. mas os outros que tenho não têm a culpa.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado abr 24, 2004 5:03 pm

Desculpem ter desabafado aqui, é que realmente eu adoro-os e quando tenho alguma coisa destas tenho de dizer a alguém. :(
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda abr 26, 2004 6:56 am

Olá a todos,
Oh Buzio como te entendo! Ainda temos uma luta muito grande até chegarmos a algo parecido com o Reino Unido onde os porquinhos vivem 7 anos e pesam mais de 2 kgs.
Não desanimes... Estamos a aprender todos os dias.
Cumprimentos,
Moya
yasmin08
Registado: sexta mar 20, 2009 5:15 pm

sexta mar 20, 2009 5:37 pm

olá a todos...
sou nova nestas andanças mas já estou bem informada sobre estes animais lindos.
tenho uma peruana com 2 meses e meio e ando á procura de um macho para acasalar com ela, pois senão passa o tempo aconselhavel para ela engravidar e eu não gostaria nada que isso acontecesse.
SERÁ QUE ALGUÉM ME PODE AJUDAR?
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça mar 31, 2009 3:12 pm

1. Este tópico é de 2004 e não tem nada a ver com a sua pergunta.

2. Desista da ideia, pois as porquinhas não são mais ou menos felizes ou saudáveis se engravidarem ou não. Para além disso, os animais não são brinquedos e não se deve fazer uma ninhada só por que queremos ver bébés. O meu conselho é arranjar uma segunda fêmea para fazer companhia à sua.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”