Nrc Escreveu:
E pensa que se safa assim?? Dê lá umas "luzes" aqui à malta; eu também pensava que o Serra como guarda de propriedades poderia não ser muito eficiente...

o que quer dizer com estilos diferentes? (fala-se em dobermann e eu tenho que meter a colher, desculpe lá qquer coisinha

)
Boas,
Antes demais convem separar os mastins em dois grupos distintos: os mastins que funcionam como
livestock guardian dogs - que guardam rebanhos, como é o caso do mastim dos pirineus, mastim espanhol, montanho dos pirineus, dos antigos molossos de "combate", como o mastim napolitano.
Os primeiros, que podem ser agrupados com o nosso Serra, afinal são todos LGDs - livestock guardian dogs, guardam tanto bens moveis como propriedades. Ou seja, desde que algo seja deixado à sua responsabilidade fica bem entregue.
O que se passa, é que como os rebanhos mudam de pastos quase diariamente os cães acabam se fixando unicamente no rebanho e desprezando os pastos, afinal, acabam não criando relação nenhuma com os pastos. Agora, desde que se apercebam que a quinta, quintal, carro é deles, aí garanto que ninguem entra!
De salientar igualmente um aspecto curioso deste tipo de cães - são mais activos à noite, não sao rotineiros e têm por habito passar revista aos limites das propriedades, tal como ladrar volta e meia para anunciar a sua presença. Também, são muito autonomos na sua função, ou seja, pouco lhes interessa se o dono está lá ou não ... e têm uma extrema capacidade de resoluçaõ de problemas neste aspecto, embora completamente independente dos donos - o que acaba os separando dos restantes.
Os mastins de combate, penso que até certo ponto se podem comparar aos dobermans. Diferem dos anteriormente especialmente pelo facto de serem mais rotineiros e não têm o habito de patrulharem os terrenos (fixam-se mais), da mesma maneira que o habito dos latidos é inexistente.
Ainda dentro desta categoria, os mastins de "combate" (não gosto nada deste termo ..), como o napolitano, o ingles ... diferem dos dobermanns e dos pastores pela sua ligação ao dono. Os mastins são muito mais autonomos, mecanicos (mecanicos - coisa que os LGDs não o são), enquanto os dober e os PAs acabam dependendo mt mais da influencia do dono - olham para o dono antes de avançarem para ferrar
Nada disto para dizer que uns melhores que outros, mas sim que uns são diferentes dos outros. Os LGDs são sem duvida os melhores para guardarem quintas, os mastins de combate (e tb os LGDs nisto) para casas e vivendas de familia que queiram um cão para companhia e guarda, e os pastores, os dober e rotts para familias ou singulares que para alem de quererem um cão de guarda, pretendem tambem um companheiro a todas as alturas ou um cão para trabalhar - aqui se salienta a tal "dependencia" do dono
Espero ter ajudado
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!