Os vossos cães têm uma função específica?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta abr 23, 2004 8:08 am

fl1pp3rpt Escreveu: O cão do lixo é sempre uma incógnita. Tanto pode dar para um lado... como para outro. Mas normalmente, no meio de tanta mistura, alguma fica para trás e no fim o cão apenas consegue dar aquilo que todos dão amor e companhia.
Não sei se reparou, este tópico é para falar da função especifica desempenhada pelos nossos cães.

Assim, ou o seu cão é um cão de lixo (embora não imagine o que entende por cão de lixo) ou não tem qualquer função e a sua intervenção neste tópico era desnecessária.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sexta abr 23, 2004 4:44 pm

olá a todos ;
a função dos meus bichinhos é : comer , dormir , brincar e desarrumar a casa ! , agora digam lá de quem é a vida de cão , não será a minha? , que tenho que trabalhar que nem uma cadela para não lhes faltar nada ?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 23, 2004 5:19 pm

[quote:e5192a59b7=fl1pp3rpt]
Cada raça tem realmente aptidões especificas mas certamente que o Serra da Estrela não terá o instinto de guarda de um território como um Doberman ou como um Mastim... O serra da estrela guardará sim, com todo o gosto, manadas de vacas, rebanhos de ovelhas... etc. E em liberdade... porque preso a uma corrente só guarda mesmo a pequena casota onde tristemente mora...
[/quote:e5192a59b7]

Não ?

E onde é que leu isso ?

Garanto-lhe que os Serras são tão capazes de guardar bens moveis (rebanhos) ou casas e quintas.

Diferem sim dos dobermanns e dos PAs porque são muito mais independentes e autonomos no desempenho das suas funções.

igualmente convem separar o tipo de guarda de um mastim de um dober ou de PA, já que são estilos completamente diferente.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 9:41 pm

CindelP Escreveu:
E onde é que leu isso ?

Garanto-lhe que os Serras são tão capazes de guardar bens moveis (rebanhos) ou casas e quintas.

Diferem sim dos dobermanns e dos PAs porque são muito mais independentes e autonomos no desempenho das suas funções.

igualmente convem separar o tipo de guarda de um mastim de um dober ou de PA, já que são estilos completamente diferente.
E pensa que se safa assim?? Dê lá umas "luzes" aqui à malta; eu também pensava que o Serra como guarda de propriedades poderia não ser muito eficiente... :oops: o que quer dizer com estilos diferentes? (fala-se em dobermann e eu tenho que meter a colher, desculpe lá qquer coisinha ;) )
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 23, 2004 10:01 pm

fl1pp3rpt Escreveu: O cão do lixo é sempre uma incógnita. Tanto pode dar para um lado... como para outro.
Ai sim ? :D Quem diria, realmente estas coisas da libertação sexual, depois do 25 de Abril...até os cães :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 23, 2004 10:15 pm

Nrc Escreveu: E pensa que se safa assim?? Dê lá umas "luzes" aqui à malta; eu também pensava que o Serra como guarda de propriedades poderia não ser muito eficiente... :oops: o que quer dizer com estilos diferentes? (fala-se em dobermann e eu tenho que meter a colher, desculpe lá qquer coisinha ;) )
Boas,

Antes demais convem separar os mastins em dois grupos distintos: os mastins que funcionam como livestock guardian dogs - que guardam rebanhos, como é o caso do mastim dos pirineus, mastim espanhol, montanho dos pirineus, dos antigos molossos de "combate", como o mastim napolitano.

Os primeiros, que podem ser agrupados com o nosso Serra, afinal são todos LGDs - livestock guardian dogs, guardam tanto bens moveis como propriedades. Ou seja, desde que algo seja deixado à sua responsabilidade fica bem entregue.

O que se passa, é que como os rebanhos mudam de pastos quase diariamente os cães acabam se fixando unicamente no rebanho e desprezando os pastos, afinal, acabam não criando relação nenhuma com os pastos. Agora, desde que se apercebam que a quinta, quintal, carro é deles, aí garanto que ninguem entra!

De salientar igualmente um aspecto curioso deste tipo de cães - são mais activos à noite, não sao rotineiros e têm por habito passar revista aos limites das propriedades, tal como ladrar volta e meia para anunciar a sua presença. Também, são muito autonomos na sua função, ou seja, pouco lhes interessa se o dono está lá ou não ... e têm uma extrema capacidade de resoluçaõ de problemas neste aspecto, embora completamente independente dos donos - o que acaba os separando dos restantes.

Os mastins de combate, penso que até certo ponto se podem comparar aos dobermans. Diferem dos anteriormente especialmente pelo facto de serem mais rotineiros e não têm o habito de patrulharem os terrenos (fixam-se mais), da mesma maneira que o habito dos latidos é inexistente.

Ainda dentro desta categoria, os mastins de "combate" (não gosto nada deste termo ..), como o napolitano, o ingles ... diferem dos dobermanns e dos pastores pela sua ligação ao dono. Os mastins são muito mais autonomos, mecanicos (mecanicos - coisa que os LGDs não o são), enquanto os dober e os PAs acabam dependendo mt mais da influencia do dono - olham para o dono antes de avançarem para ferrar ;)

Nada disto para dizer que uns melhores que outros, mas sim que uns são diferentes dos outros. Os LGDs são sem duvida os melhores para guardarem quintas, os mastins de combate (e tb os LGDs nisto) para casas e vivendas de familia que queiram um cão para companhia e guarda, e os pastores, os dober e rotts para familias ou singulares que para alem de quererem um cão de guarda, pretendem tambem um companheiro a todas as alturas ou um cão para trabalhar - aqui se salienta a tal "dependencia" do dono

Espero ter ajudado
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta abr 23, 2004 10:34 pm

fl1pp3rpt Escreveu:O cão do lixo é sempre uma incógnita. Tanto pode dar para um lado... como para outro. Mas normalmente, no meio de tanta mistura, alguma fica para trás e no fim o cão apenas consegue dar aquilo que todos dão: amor e companhia.

A mim parece-me é que por aqui começam a aparecer pessoas do lixo :evil: :evil: :evil:
Remeta-se à sua insignificância de ser ignóbil :evil: :evil: :evil:

Eheu!Nullum infortunium venit solum
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sábado abr 24, 2004 1:16 am

Cindelp:

Sim senhora assim é que é.

Eu estou cá há muito pouco tempo porque gosto de animais em geral e de cães (todos) em particular (mais ainda da m/ cão d'água, mas gostos não se discutem).

O que quero dizer é que estava a ficar bastante desiludida com este forúm, porque em vez de estar a aprender alguma coisa, tenho verificado que muita gente só vem para aqui fazer-nos perder tempo.

Adorei a sua intervenção e vou ficar atenta a outras com que nos queira brindar.

Já agora aproveito para informar que os cães escolhidos para guardarem as instalações da empresa onde trabalho, foram precisamente: 2 Serra da Estrela.

Cumprimentos,
Ana
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

sábado abr 24, 2004 4:50 am

[quote=Rainbow]
[quote=fl1pp3rpt][b]O cão do lixo[/b] é sempre uma incógnita. Tanto pode dar para um lado... como para outro. Mas normalmente, no meio de tanta mistura, alguma fica para trás e no fim o cão apenas consegue dar aquilo que todos dão: amor e companhia.
[/quote]
A mim parece-me é que por aqui começam a aparecer [b]pessoas do lixo[/b] :evil: :evil: :evil:
Remeta-se à sua insignificância de ser ignóbil :evil: :evil: :evil:

[b]Eheu!Nullum infortunium venit solum[/b]
[/quote]

Lógicamente que ao pé de si, que sabe falar latim, não posso ser grande coisa.
Mas apesar de não dominar linguistica como sua excelência, fique descansada que no que diz respeito a canicultura, em relação a si, eu falo grego hebraico e até sanscrito...

Pessoas do lixo, por aqui, só mesmo as que falam latim, porque as que falam portugues são claras e demonstram uma opinião lógica. Ao contrário de si, sua pessoa do lixo, que de canicultura pouco sabe e vem aqui para passar o seu solitário e infeliz tempo...

Por fim, quantas vezes já desejou nunca ter nascido?!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado abr 24, 2004 10:42 am

fl1pp3rpt Escreveu: O cão do lixo é sempre uma incógnita. Tanto pode dar para um lado... como para outro. Mas normalmente, no meio de tanta mistura, alguma fica para trás e no fim o cão apenas consegue dar aquilo que todos dão amor e companhia.

Cada raça tem realmente aptidões especificas mas certamente que o Serra da Estrela não terá o instinto de guarda de um território como um Doberman ou como um Mastim... O serra da estrela guardará sim, com todo o gosto, manadas de vacas, rebanhos de ovelhas... etc. E em liberdade... porque preso a uma corrente só guarda mesmo a pequena casota onde tristemente mora...
cães do lixo só se forem os seus!
como sabe que o meu cão guarda a sua pequena (nem é pequena, e serve para abrigar do frio) casota, e é triste?
ele passa o dia refastelado no chão ao sol, ou á sombra, sem fazer nenhum, e quando eu me aproximo põe a barriga para cima para eu dar festinhas... se ele não fosse feliz não o fazia! não abanava a cauda quando chego! não me saudava com latidos meigos quando volto para casa de carro!
você tem cães? eles fazem isso? como sabe se são felizes, se, pelo que disse, são cães do lixo?

todos os dias vou dar um grande passeio ao fim da tarde com ele, corremos os dois lado a lado, e garanto que ele fica com um sorriso nas dentuças cada vez que eu lhe dirijo a palavra

tenho pena que pessoas como você venham estragar um tópico tão engraçado, e que nos fazem pensar porque temos os nossos amigos de 4 patas conosco. o meu cão tem uma função, e cumpre-a muito bem! só não anda solto porque salta o muro e foge! vou vedar o quintal, e aí ele poderá andar solto, mas até lá cumpre a função de assustar. se alguém desconhecido tiver o azar de chegar perto dele em casa, fica com um ou dois buracos, isso é certo.

repense a sua intervenção.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado abr 24, 2004 10:54 am

Bem isto está animado ! :D

Por uma vez tenho que concodar com a Cindel na maioria das coisas que escreveu ! o seu a seu dono ( por muito que isso me custe ) !

em pelação ao sr fl1 ñ sei das quantas ( isto é só clones ) se calhar é melhor repensar um pouco as suas tristes intervenções porque em tão pouco tempo já conseguiu arranjar bastantes anticorpos e assim é chato !já pensou bem ? tem que andar sempre a mudar de nick ! e isso dá bastante trabalho !
em termo de conhecimentos de canicultura se você fala assim tantas linguas olhe que ainda ñ o conseguiu demonstrar em nenhum do seus posts muito pelo contrário !

ñ é que ñ me divirta a ler as suas idiotices mas o dinheiro e estomago para as pipocas é que já começam a faltar !

Nelson
:) :) :)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado abr 24, 2004 11:58 am

fl1pp3rpt Escreveu: O cão do lixo é sempre uma incógnita.
Sem dúvida, uma excelente afirmação! Parabéns!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado abr 24, 2004 1:03 pm

Por favor, esclarecia os menos afortunados , dos seus pergaminhos. Eu também sei grego e latim. Sânscrito ( com acento) não sei, mas só me impressionaria se soubesse aramaico.

Mas tem piada que não estamos num fórum sobre a antiguidade e sim sobre animais.
Ainda não percebi onde quer chega, donde veio a história dos "cães do lixo", o ataque às pessoas que falavam sobre os contituinets das rações e por aí além.

Quer alguma coisa ? Podemos ajudá-lo ? pode ajudar-.nos ?

Pense nisso e na razão de aqui estar...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sábado abr 24, 2004 2:05 pm

CindelP Escreveu: Nada disto para dizer que uns melhores que outros, mas sim que uns são diferentes dos outros. Os LGDs são sem duvida os melhores para guardarem quintas, os mastins de combate (e tb os LGDs nisto) para casas e vivendas de familia que queiram um cão para companhia e guarda, e os pastores, os dober e rotts para familias ou singulares que para alem de quererem um cão de guarda, pretendem tambem um companheiro a todas as alturas ou um cão para trabalhar - aqui se salienta a tal "dependencia" do dono

Espero ter ajudado
Nanci
São cães ao gosto da personalidade de cada um e de acordo com a função que lhes queremos dar. Ainda bem que ainda existe essa especificidade de características e carácter que, esperemos, não se percam mais ainda...

(Eu, por exemplo, gosto da tal dependência ;) )

Obrigado pela intervenção esclarecedora.
Deniseschg
Registado: domingo dez 30, 2001 5:37 pm

sábado abr 24, 2004 6:28 pm

:D as minhas cadelas (5 )tem varias funções,de Guarda, companhia, destruir tudo o que veem pela frente, ajudar a plantar e desplantar o nosso jardim,sujar no lugares errados e nas horas erradas,latir muito e bem alto abaixo de nossa janela e sempre de madrugada e normalmente para o nada.mas o principal é que são nossas amigas queridas e muito amadas e nos amam tbm, e tbm tem a função de nos fazer rir (afinal 1 schnauzer gigante brinacar de igual para igual com 1 daschund é engraçado) e nos tirar o estress do trabalho diario, e fazem grande companhia a nossas 2 filhas e a nós.
amamos nossas 5 filhas caninas,simplesmente por amalas.
Denise
Responder

Voltar para “Cães”