De quem é a culpa???
Moderador: mcerqueira
-
Tobias
- Membro
- Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
- Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos
Sei que já mtos assuntos foram aqui debatidos, e gostava de lançar mais um para a mesa. Eu moro numa zona de moradias, e penso que quase todas as casas têm um ou dois cães. Fala-se (e com razão) de que o ruído deve terminar pelas 23 horas ou pelas 24 horas (salvo o erro), ou seja é super desagradável que pela 1 da manhã alguém que se encontra a descansar acorde pq o cão do vizinho começou a ladrar.
O assunto que eu agora lanço para a mesa é o seguinte: Qdo passa destas horas e um cão começa a ladrar pq o viZinho se lembrou de à 1 da manha ir passear os cães, quem é que tem culpa???? O cão - que defende o seu território - ou o vizinho - a quem apeteceu apanhar ar????
Provavelmente quem não tem cães, deita as culpas para quem os tem... mas não deverá haver por parte de algumas pessoas consciência sobre as horas próprias de passear os cães de forma a que ninguém seja incomodado????
O que é que vos parece????
Carla
O assunto que eu agora lanço para a mesa é o seguinte: Qdo passa destas horas e um cão começa a ladrar pq o viZinho se lembrou de à 1 da manha ir passear os cães, quem é que tem culpa???? O cão - que defende o seu território - ou o vizinho - a quem apeteceu apanhar ar????
Provavelmente quem não tem cães, deita as culpas para quem os tem... mas não deverá haver por parte de algumas pessoas consciência sobre as horas próprias de passear os cães de forma a que ninguém seja incomodado????
O que é que vos parece????
Carla
-
mindbullet
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Olá!
Se houver culpa, é de quem tem os cães e os não treinou para não ladrarem por tudo e por nada.
Claro que é chato os cães ladrarem, mas não se pode culpar uma pessoa por passear os cães a que horas forem.
Ao menos essas ainda os passeiam, se calhar os outros ladram de inveja por não terem a mesma sorte... :p
É difícil moralmente atribuir culpas, mas a responsabilidade do barulho é sempre de quem possui os cães que o fazem.
Se houver culpa, é de quem tem os cães e os não treinou para não ladrarem por tudo e por nada.
Claro que é chato os cães ladrarem, mas não se pode culpar uma pessoa por passear os cães a que horas forem.
Ao menos essas ainda os passeiam, se calhar os outros ladram de inveja por não terem a mesma sorte... :p
É difícil moralmente atribuir culpas, mas a responsabilidade do barulho é sempre de quem possui os cães que o fazem.
Olá,
Este assunto tem varios pontos de vista.
Primeiro cada um é livre de passear os cães às horas que quiser, e não os podemos impedir de tal acção. E os cães que começarem a ladrar (seja por inveja, territorio ...) serão responsabilidade dos donos ! A pessoa que passeia o seu cão não tem culpa nenhuma.
Eu admito, gosto imenso de passear à noite com os meus cães, mas tenho sempre o cuidado de os levar para locais onde não incomodem ninguém, seja fazendo barulho ou fazendo com que os outros cães comecem a ladrar
Nestes casos a pessoa que passeia deve é ter bom senso e algum respeito pelos seus vizinho, fazendo os possiveis por não alertar os outros cães, e passeando o seu cão mais cedo.
Mas enfim, nao nos esqueçamos, vivemos em Portugal !
Este assunto tem varios pontos de vista.
Primeiro cada um é livre de passear os cães às horas que quiser, e não os podemos impedir de tal acção. E os cães que começarem a ladrar (seja por inveja, territorio ...) serão responsabilidade dos donos ! A pessoa que passeia o seu cão não tem culpa nenhuma.
Eu admito, gosto imenso de passear à noite com os meus cães, mas tenho sempre o cuidado de os levar para locais onde não incomodem ninguém, seja fazendo barulho ou fazendo com que os outros cães comecem a ladrar
Nestes casos a pessoa que passeia deve é ter bom senso e algum respeito pelos seus vizinho, fazendo os possiveis por não alertar os outros cães, e passeando o seu cão mais cedo.
Mas enfim, nao nos esqueçamos, vivemos em Portugal !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
Ladybird
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
- Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)
Olá bom dia!
Eu também partilho da opinião de que a culpa é de quem tem os cães que ladram, por diversoso motivos:
. são eles que incomodam ao ladrar
. provavelmente se lá passar alguém sozinho, ou algum cão vadio eles ladrarão na mesma
. quem os tem é que os deveria ter treinado de modo a que situações desta fossem de evitar (o que nem sempre é fácil
)
Eu também partilho da opinião de que a culpa é de quem tem os cães que ladram, por diversoso motivos:
. são eles que incomodam ao ladrar
. provavelmente se lá passar alguém sozinho, ou algum cão vadio eles ladrarão na mesma
. quem os tem é que os deveria ter treinado de modo a que situações desta fossem de evitar (o que nem sempre é fácil
-
Tobias
- Membro
- Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos
Quer dizer que se o eu, ou qq outra pessoa resolver passear a minha cadela que p. ex se encontra com o cio, ás 4 da manha, e passar junto ao portão dos meus vizinhos, e os caes comecarem a ladrar a culpa é dos cães????
Sinceramente, não sei de qual dos ptos de vista estou mais a favor...
Carla
Sinceramente, não sei de qual dos ptos de vista estou mais a favor...
Carla
-
mindbullet
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Sim.
Imagine que tem um alarme na sua casa que está mal regulado e que quando passa um carro (com a trepidação dos vidros, por ex.) o alarme começa a tocar. De quem é a culpa? do carro ou do dono da casa?
O carro passou na rua, e o alarme ao sentir uma vibração no vidro começou a tocar como é suposto.
A culpa não pode ser do carro, assim como não é de quem passa na via pública a pé, de carro, com cão ou com gato.
O que fazer? Regular o alarme, ou neste caso, ensinar os cães.
Imagine que tem um alarme na sua casa que está mal regulado e que quando passa um carro (com a trepidação dos vidros, por ex.) o alarme começa a tocar. De quem é a culpa? do carro ou do dono da casa?
O carro passou na rua, e o alarme ao sentir uma vibração no vidro começou a tocar como é suposto.
A culpa não pode ser do carro, assim como não é de quem passa na via pública a pé, de carro, com cão ou com gato.
O que fazer? Regular o alarme, ou neste caso, ensinar os cães.
-
Elsa
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Aqui a culpa não é de ninguém. Os cães podem ocasionalmente ladrar durante a hora do silêncio, tal como um alarme de um carro pode apitar ás 5 da manhã. O problema com o ruido é se é ineterrupto e regular. Se eu for calar os meus cães porque até a mim não me deixam dormir é uma forma de boa vizinhança, se o vizinho passear noutra rua para não excitar os cães dos outros também é uma forma de boa vizinhança. Tudo depende do bom senso de cada um.
Agora se os meus cães passam a noite inteira a ladrar por tudo e por nada, aí a culpa é minha, porque não estou a zelar pelo sossego de todos e isso já é motivo para ter problemas. Eu resolvi esse problema, colocando os cães apenas na parte de trás da casa, assim eles não tem acesso ao muro e não desatam a ladrar ao minimo movimento na rua. Foi uma forma de contornar o problema. A última coisa que quero é fomentar imbirranças dos vizinhos com os meus cães.
Agora se os meus cães passam a noite inteira a ladrar por tudo e por nada, aí a culpa é minha, porque não estou a zelar pelo sossego de todos e isso já é motivo para ter problemas. Eu resolvi esse problema, colocando os cães apenas na parte de trás da casa, assim eles não tem acesso ao muro e não desatam a ladrar ao minimo movimento na rua. Foi uma forma de contornar o problema. A última coisa que quero é fomentar imbirranças dos vizinhos com os meus cães.
-
Tobias
- Membro
Condordo consigo Elsa... já me levantei uma vez a meio da noite, pq alguém atirou um boneco para a minha propriedade e a minha cadela mais nova (q foi habituada a não tocar em nada que não fosse posto na gamela), ladrava para afastar os outros cães do boneco, para que nenhum deles pegasse nele. Desta vez ela estava tão activa que tive de a fechar na garagem para que se cala-se.
Mas bom senso não existe em todo o lado... gosto mto de passear os meus cães mas não gosto de ser alvo de barulho e por isso passeio-os pelas 21 horas e longe da casa de quem quer que seja... mas irrita-me profundamente acordar de madrugada com barulho de cães, que não os meus.
Não gosto de causar desavenças e como tal não vou criticar ninguém, nem chamar a atenção de quem quer que more lá, pois qq dia pode-me acontecer o mesmo... Lancei este tópico para a mesa pois foi ponto de discusão numa reunião que fiz com uns amigos lá em casa e queria saber qual a opinião dio público por aí. É unicamente mais um tópico no fórum.
Carla
Mas bom senso não existe em todo o lado... gosto mto de passear os meus cães mas não gosto de ser alvo de barulho e por isso passeio-os pelas 21 horas e longe da casa de quem quer que seja... mas irrita-me profundamente acordar de madrugada com barulho de cães, que não os meus.
Não gosto de causar desavenças e como tal não vou criticar ninguém, nem chamar a atenção de quem quer que more lá, pois qq dia pode-me acontecer o mesmo... Lancei este tópico para a mesa pois foi ponto de discusão numa reunião que fiz com uns amigos lá em casa e queria saber qual a opinião dio público por aí. É unicamente mais um tópico no fórum.
Carla
-
Lencarnacao
- Membro
- Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm
Òla, geralmente os cães ladram porque estão num quintal presos alguns a uma corrente e os donos não nem se dão ao "trabalho" de os passear na rua , assim quando veem outros cães desatam a ladrar de raiva , não é para defenderem o territorio porque muitas vezes os outros cães nem passam perto das grades ou muros.
-
sfg
- Membro Júnior
- Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am
Boa Tarde!
Também considero responsáveis os donos pelos actos dos cães, mas em certas situações acho que não temos a culpa.
Por exemplo o meu cão ainda é cachorro e ás vezes ladra-me durante a noite para brincar, é lógico que imediatamente o mando calar e castigo-o, mas o facto é que basta 2 ou 3 latidos para acordar a vizinhança e eu tenho consciência disso, mas tb não tenho a culpa directamente.
Também considero responsáveis os donos pelos actos dos cães, mas em certas situações acho que não temos a culpa.
Por exemplo o meu cão ainda é cachorro e ás vezes ladra-me durante a noite para brincar, é lógico que imediatamente o mando calar e castigo-o, mas o facto é que basta 2 ou 3 latidos para acordar a vizinhança e eu tenho consciência disso, mas tb não tenho a culpa directamente.
-
Ladybird
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
- Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)
Eu percebo o vosso ponto de vista, pois existem situações em que nós próprios não conseguimos ter mão e que de uma maneira ou de outra acabam por incomodar os outros.
O meu Igor até se habituar a ir à rua, chegou a fazer chichi nas escadas do prédio e lá ia eu limpar... As três primeiras noites eu e o meu marido tivemos que fazer turnos no sofá pois ele sentia a falta da mãe e chorava imenso... Quando não obtinha aquilo que queria fartava-se ladrar...
Felizmente tenho uns vizinhos super compreensivos e nunca ouvi qualquer tipo de reclamação e hoje em dia situações deste tipo são raras, até porque ele já tem quase 5 meses. No entanto, e se alguém me tivesse chamado à atenção, teria todo o direito, afinal de contas os animais estão ao meu cuidado, e além de ter que lhes proporcionar uma vida decente a eles animais, penso ser também minha obrigação proporcionar o mesmo, e dentro da medida do possível, aos meus vizinhos, não os incomodando.
Agora isto é uma questão de bom senso... p.ex. os meus viznhos de cima, que só lá vão de vez em quando, também se lembram de rir e ouvir música e de "gemer" até às 3 da manhã
Tudo depende do que cada um entende por viver em "comunidade"
O meu Igor até se habituar a ir à rua, chegou a fazer chichi nas escadas do prédio e lá ia eu limpar... As três primeiras noites eu e o meu marido tivemos que fazer turnos no sofá pois ele sentia a falta da mãe e chorava imenso... Quando não obtinha aquilo que queria fartava-se ladrar...
Felizmente tenho uns vizinhos super compreensivos e nunca ouvi qualquer tipo de reclamação e hoje em dia situações deste tipo são raras, até porque ele já tem quase 5 meses. No entanto, e se alguém me tivesse chamado à atenção, teria todo o direito, afinal de contas os animais estão ao meu cuidado, e além de ter que lhes proporcionar uma vida decente a eles animais, penso ser também minha obrigação proporcionar o mesmo, e dentro da medida do possível, aos meus vizinhos, não os incomodando.
Agora isto é uma questão de bom senso... p.ex. os meus viznhos de cima, que só lá vão de vez em quando, também se lembram de rir e ouvir música e de "gemer" até às 3 da manhã
Tudo depende do que cada um entende por viver em "comunidade"
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Livra! Não me falem de barulho que as festas cá da terra estão para começar e aí é barulho todo o santo dia (foguetes, missa transmitida para a rua pelos autofalantes e música até às tantas).
Isto durante uma semana inteira.
É de uma pessoa se passar ! O ano passado tive de protestar.
Vamos lá a ver como correm as coisas este ano.
De resto, parece-me que toda a gente, de vez em quando, faz barulho.
É a discussão do casal, a festa de anos fora de horas, etc.
A questão é que é de vez em quando e não permanentemente.
E, a maioria das vezes, ao fim de semana.
É tudo uma questão de educação (de respeito pelos outros).
Infelizmente há muita falta disso neste país.
Isto durante uma semana inteira.
É de uma pessoa se passar ! O ano passado tive de protestar.
Vamos lá a ver como correm as coisas este ano.
De resto, parece-me que toda a gente, de vez em quando, faz barulho.
É a discussão do casal, a festa de anos fora de horas, etc.
A questão é que é de vez em quando e não permanentemente.
E, a maioria das vezes, ao fim de semana.
É tudo uma questão de educação (de respeito pelos outros).
Infelizmente há muita falta disso neste país.
-
corresponde
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
- Contacto:
...talvez o pior seja para aqueles que trabalham por turnos e/ou tenham de dormir durante o dia para trabalharem a noite... e/ou que tenham de passear os seus animais por exemplo as 3 da manha que é antes de ir para o emprego ou a hora em que chegou a casa...
-
_sugo_
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm
sim, nesta situação é realmente difícil atribuír as culpas a quem quer que seja! Não digo que n deixa de ser verdade que os donos deveriam treinar os cães para que estes n ladrassem por td e por nd! m por vezes isso n acontece!
quanto ao exemplo que deu de um Sr. ir passear o seu mais k tudo à 1h da manha n axo mal nem axo b! este Sr. pode chegar a horas tardias do seu emprego e a unica hipotese de passear o seu animal talvez seja akela hora! é perfeitamente compreensivel!
mas continuo com o contracenso: de kem é a culpa? talvez de nng!
Cumprimentos
Joana Silva
quanto ao exemplo que deu de um Sr. ir passear o seu mais k tudo à 1h da manha n axo mal nem axo b! este Sr. pode chegar a horas tardias do seu emprego e a unica hipotese de passear o seu animal talvez seja akela hora! é perfeitamente compreensivel!
mas continuo com o contracenso: de kem é a culpa? talvez de nng!
Cumprimentos
Joana Silva