Como fazer um cão dominante deixar de o ser?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo abr 25, 2004 4:15 pm

Olá a todos!
Como já (alguns) viram, no tópico "O meu cão já luta com outros cães? Ai Meu Deus" eu relatei um problema e a aisd disse que ele tinha traços dominantes (cá pa mim só deve faltar uns poucos para completar a 'colecção dominante') e eu tbm já tinha notado nisso.

Agora a minha questão é a seguinte:
Dá para um cão dominante deixar de o ser?? Se sim (espero), como?

Tentando tirar a opção do treinador (n quer dizer quen vá, pois talvez...)

Em relação a treinador. Conhecem algum na zona de Lisboa, de preferência Cascais, que seja bom??? Se sim, se tiver site ponham aqui, ok??? Obg ;)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo abr 25, 2004 6:14 pm

MNA Escreveu: Agora a minha questão é a seguinte
Dá para um cão dominante deixar de o ser?? Se sim (espero), como?

Tentando tirar a opção do treinador (n quer dizer quen vá, pois talvez...)
Olá MNA

O facto de um cão ser dominante normalmente tem a ver com duas coisas que funcionam em simultãneo ou em separado: Carácter do próprio cão , educação do mesmo. Efectivamente há cães com predisposição mais dominante que outros.Também há cães que pela falta de treino , ou este mal feito , ou pelas atitudes evidenciadas pelos donos assumem posturas mais dominantes.
Mesmo que a dominancia seja de carácter , e mais se aplica nas outras situações , é possível controlar esses cães através de treino e de posturas correctas por parte dos donos.
Se quiser ter uma abordagem ao problema leia o artigo em ( ingles ) http://www.leerburg.com/dominac2.htm.
O treino a desenvolver não dispensa o acompanhamento por um profissional , isto é numa escola canina. Isto porque , de uma forma geral , o simples dono não fica habiliatado só pela leitura a desenvolver a capacidade de lidar com uma situação destas. Por isso ,aconselho quanto antes a frequência de uma escola com profissionais qualificados.

Em todo o caso digo-lhe prefiro um cão dominante que um tímido já que no caso do primeiro é muito mais previsível o seu comportamento e reacções.

Saudações
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 26, 2004 10:49 am

Se é dominante, nunca deixará de o ser. Poderá apanhar de um cão e a partir daí poderá não ser dominante para esse outro cão, mas não deixa de ser dominante em geral.

Na zona de cascais aconselho que visite a ATAAC, Educacão e Caniutile. Fale com os responsáveis, veja os treinos, as condições e tome uma decisão.
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda abr 26, 2004 10:57 am

Olá, MNA desculpa utilizar o teu tópico para fazer esta pergunta:

Alguém sabe de alguma escola canina que dê aulas ao domicílio?..... :roll: .... é que o Tião não pode ter contacto com outros cães e também é muito dominante :roll: .....

Desde já agradeço as respostas. ;)
KROZ
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 10:59 am

Mas não tem de ter contacto. As trelas são para isso mesmo. Os cães nos treinos não andam soltos.
Tchinho
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 11:13 am

Kroz, na escola onde ele andava, os cães acabavam sempre por se cheirar, mesmo que as trelas sejam curtas ;)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda abr 26, 2004 11:20 am

Leiam o livro "A encantadora de cães".
KROZ
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 11:43 am

Tchinho Escreveu: Kroz, na escola onde ele andava, os cães acabavam sempre por se cheirar, mesmo que as trelas sejam curtas ;)
Sim, e até podem andar soltos. Mas se há um cão problemático, são sempre tomadas as devidas precauções. Na ataac temos lá uns quantos e esses nunca deram problemas. Pode haver sempre acidentes, mas cabe a cada dono ter o cuidado necessário.

Dalilah, o livro pode ajudar no adestramento básico, mas um livro não resolve problemas de comportamento como estes. O cão tem mesmo de ser treinado em aulas de grupo de modo a que se habitue à presença de outros cães, e os aceite em seu redor.

Um cão dominante não o deixará de ser, mas não precisa de andar a atacar tudo e todos. Pode habituar-se a aceitar os outros.
Tchinho
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 11:49 am

Pois, Se calhar o melhor que faço é passar nessa escola e falar com o treinador e explicar o meu problema.... é que nem lhe passa pela cabeça quando o meu Tião vê outro cão na rua, parece um terramoto... e se o cão estiver solto.... ai meu Deus! :roll: :roll:

Ele na outra escola só lá esteve 2 meses e o processo de sociabilização não ficou completo pelos vistos :?
KROZ
Membro Veterano

segunda abr 26, 2004 2:11 pm

2 meses não é nada...

E se foram aulas privadas, então muito menos.

Um cão para ser sociabilizado tem de ter aulas de grupo.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 26, 2004 2:21 pm

Tchinho: pm ;)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

terça abr 27, 2004 3:32 pm

Kroz onde é exactamente a ATAAC? Tmabém sou dessa zona e quero levar o Ruby á escola, mas o problema é que ele não gosta de andar de carro, e não tenho transportadora :( tou a pô-lo na bagageira durante pouco tempo, a seguir vou começão a ligar a carrinha e depois é fazer curtas viagens até ele se habituar... o problema é que só o posso fazer aos FDS, durante a semana não dá.

É chato: preciso que ele ande de carro para ir ao treinador, mas preciso do treinador para ele andar de carro... triste paradoxo :(
KROZ
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 9:08 am

É muito perto do fim da ic19, numa estrada que esta mesmo em frente à escola de bombeiros.
_AnnE_
Registado: quinta fev 03, 2005 2:05 am

quinta fev 03, 2005 3:58 pm

Boa tarde!
O meu cão tb tem é dominante, considero até o lider cá de casa, até no que se refere ao tratamento contra pulgas e carraças tem k ser por comprimido porque ele é mto desconfiado e qd ve bisnagas perto dele, mostra logo os dentinho e intimida logo!
O meu veterinário aconselhou-me a o mandar castrar, dizendo que ele fica bastante mais calmo, não será uma alternativa mais rápida e mais economica?

Cumprimentos

Ana
KROZ
Membro Veterano

quinta fev 03, 2005 7:52 pm

A castração não é garantia. Pode estar a pagar pela operação, não resultar, e depois têm um cão que pode não ficar um pouco diferente.

De preferência opte primeiro pelo treino, mas numa boa escola.
Responder

Voltar para “Cães”