Gato Temperamental

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kit
Membro Júnior
Registado: sexta abr 04, 2003 8:53 pm

segunda abr 26, 2004 8:02 pm

Olá.
Costumo ler as mensagens, mas esta é a primeira vez que estou a comunicar, pois já estou um pouco desesperada.
Tenho um gato (o Billy) muito temperamental. Em regra é muito querido, mas de vez em quando passa-se. Agora dá-lhe para atacar a minha empregada sempre que a pobre tem que limpar a sala, principalmente a televisão. Mas já não a ataca quando ela está a fazer outra coisa qualquer, nomeadamente a limpar a casa de banho dele, a mudar-lhe a água e a comida dele.
Não consigo perceber este comportamento, até porque ela gosta muito dele e ele não a ataca sempre.
Gostava que me dessem sugestões sobre o que fazer.
Obrigada.

Susana
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 27, 2004 10:45 am

Olá Susana, bem vinda!

Realmente não é um comportamento muito normal...
O Billy tem algum trauma ou fixação com a tv?
Acho que o melhor seria a empregada fechar a porta enquanto trata da sala LOL deixando o Billy do lado de fora ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cornelia
Membro
Registado: sexta mar 28, 2003 8:17 pm

terça abr 27, 2004 11:38 am

É engraçado porque o meu "Xico" também tem certos comportamentos estranhos. Por ex: não pode ver ninguém sentado de perna cruzada. Fixa o olhar no pé, espeta as orelhas, e numa fracção de segundo agarra o pé, morde com uma força brutal, que faz sempre sangue e cortes profundos e depois afasta-se uns metros. Se eu lhe tento repreender com uma palmada no traseiro vira-se a mim... já com o meu pai e o meu marido, quando faz isso e se tenta virar a eles apanha uma palmada a sério e foge :roll:
Ultimamente nem é preciso estar sentado de perna cruzada (que toda a gente evita para "não irritar o menino"). Passa por nós normalmente e de repente fixa o olhar nas pernas e "zás", lá vai mais uma dentada de fazer sangue :( É muito bruto em tudo, até nas brincadeiras :roll:

Sei que não ajudei, mas apeteceu-me partilhar a experiência :lol:
Acho que os gatos são tal como as pessoas, há uns bonzinhos e uns mauzinhos, uns pachorrentos e outros nervosos....
GattoDimaili
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2004 1:58 pm
Contacto:

terça abr 27, 2004 12:32 pm

Olá!
Eu crio gatos há anos. Tenho 17 crianças felinas em casa e nunca ouvi nada parecido! Normalmente o gato brinca com algo em movimento. Mas parado? Nunca vi... gostaria de saber mais a respeito deles, se puderem me dizer: se chegaram filhotes ou adultos, de que raça são, se já foram muito "judiados" na vida.
Obrigada,
Ana.
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

terça abr 27, 2004 1:10 pm

Relmente muito estranho!! Por acaso, o meu Nico não tem dessas coisas, só se assusta com a música aos berros! :o :p
Ah e tal...
CandidaPinto
Membro
Registado: terça abr 27, 2004 10:04 am

terça abr 27, 2004 1:21 pm

Se calhar a senhora que faz a limpeza pode utilizar algum produto ao qual o Billy não reaja bem.Tente verificar isso.
Kit
Membro Júnior

terça abr 27, 2004 1:30 pm

Olá novamente
Bom, pelo menos já fico a saber que o meu Billy não é o único que tem comportamentos estranhos.
Quanto à sugestão de fechar a sala, existe um problema. É que na minha casa todos os acessos são feitos pela sala, para se ir para os quartos, cozinha, Wc é preciso passar pela sala. Mas mesmo fechando a sala é pior a emenda que o soneto, pois ele fica furioso se o fecho enquanto a empregada está na sala.
Quanto às características dele, é um gato comum, a mãe dele era gata de rua que foi acolhida quando estava grávida. O Billy foi para minha casa muito novinho (só tinha um mês) e agora tem quase 4 anos e é castrado desde os 9 meses.
Já me aconselharam a ter outro gato para lhe fazer companhia para ver se ele fica mais calmo. O que acham?

Susana
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça abr 27, 2004 1:48 pm

Olá

Uma companhia é sempre uma boa opção. Mesmo castrado, julgo que uma companhia feminina é uma escolha melhor.

beijokas
Kathleen
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

terça abr 27, 2004 2:02 pm

meankitty >^.^<
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

terça abr 27, 2004 2:10 pm

Kit:
se o problema é só com a televisão tente, se puder claro, colcoar outra televisão nos tio dessa ou então mudar essa televisão de sitio. Talvez resulte pois assim ja nao associa à mesma televisão. Nao sei realçmente estranho. Fale com o seu ver pode ser que entenda mais desses problemas psicologicos dos animais que ainda nao estão bem estudados nem entendidos.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 27, 2004 3:45 pm

Estou com o GattoDimaili, também crio e nunca vi nada do género que descrevem.

Pode ser que a diferença esteja precisamente no facto de, sendo criadores, termos muitos gatos e eles não terem hipótese de desenvolverem manias ou aquilo que parece ser um comportamente altamente territorial.
cornelia
Membro

terça abr 27, 2004 4:51 pm

WaterMonitor Escreveu: Estou com o GattoDimaili, também crio e nunca vi nada do género que descrevem.

Pode ser que a diferença esteja precisamente no facto de, sendo criadores, termos muitos gatos e eles não terem hipótese de desenvolverem manias ou aquilo que parece ser um comportamente altamente territorial.
Pois é, mas garanto-vos que é a mais pura das verdades. E se o gato do Kit só se irrita com a sala, o meu irrita-se em qualquer sítio e com qualquer pessoa.
Não querendo ser maçadora, Vou-lhe contar mais algumas situações: o Xico quando sente que chegou uma visita a casa vai todo contente para receber os convidados, toda a gente lhe acha muita graça e ele até parece muito meiguinho pois enrosca-se nas pernas das pessoas como se pedisse festas e miminhos. Isto dura apenas alguns segundos. Rapidamente a atitude dele muda e num repente agarra-se às pernas e morde. As pessoas assustam-se e têm tendência a sacudir as perna, o que lhe irrita ainda faz com que ele faça nova investida. Se a pessoa não fizer nada e deixar que ele morda a 1ª vez (é o que eu costumo fazer) ele vai se embora como se não tivesse acontecido nada...
Ele também demonstra o seu mau feitio quando é retirado de cima de algum sítio (ex: mesa da cozinha). Se eu gritar é o mesmo que nada, por isso pego nele ao colo, ao que ele responde com um miado curto e raivoso e depois com uma grande dentada no meu braço. Como se não bastasse, mal o ponho no chão volta a atacar-me nas pernas (procurando morder sempre na carne e não por cima da roupa :evil: )

Há, é verdade, existe uma coincidência na história que a kit conta: o meu Xico foi-me dado +/- com 1 mês e também foi castrado com 9/10 meses.
Nunca foi maltratado nem exposto a nenhuma situação traumática. O seu mau feitio revelou-se muito cedo mas como era muito pequenino ninguém lhe dava umas palmadas pois julgavamos que com a idade acalmava, mas agora está com um ano e acho que piorou :roll:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 27, 2004 5:08 pm

Terá que ver com o ter sido separado da ninhada (onde o ensinariam que uma dentada mais forte significa o fim da brincadeira) antes de tempo?

Eu tenho um gato que foi castrado aos 8/9 meses, e é totalmente pacato. Vive solto no meio das fêmeas e a única patifaria que faz é montá-las e mantê-las na ordem e isto porque se acha inteiro.

É que há uma diferença, para mim nítida, entre um gato que tem algum temperamento e tenta morder ou arranhar quando contrariado (por exemplo ao ser penteado) e aquilo que descreve. É que esses ataques não são motivados por nada aparente.

Essa cena das visitas faz-me lembrar uma cadela cocker que tive e que era completamente desiquilibrada. Ia para o colo, deixava que lhe fizessem festas e, de repente e sem qualquer aviso, atacava selvaticamente. Não estou a exagerar, era um ataque para aleijar.
cornelia
Membro

terça abr 27, 2004 5:36 pm

WaterMonitor Escreveu: Terá que ver com o ter sido separado da ninhada (onde o ensinariam que uma dentada mais forte significa o fim da brincadeira) antes de tempo?
Sim, também já pensámos nisso pois ele ao contrário do meu 1º gato lambia-se muito pouco (agora já se lambe um pouco mais) e nos primeiros dias gostava de dormir em cima da minha cabeça :lol: (acho que o contacto com os meus cabelos deviam lembrar-lhe o pêlo da mãe).

Outra coisa engraçada era que ele costumava mamar no pescoço e no braço, não só no meu, mas qualquer lá de casa que ele apanhasse a jeito quando estava com sono. Era muito giro no inicio, mas ele foi crescendo e já doía os dentinhos dele e o movimento que ele fazia com as patinhas. Esteve um tempo em casa dos meus pais numa altura que estive de férias e eles acharam que com 7 meses ele já estava muito grandinho para mamar e quando ele voltou para minha casa já tinha perdido o vício... fiquei com pena, pois fazia-me sentir mesmo "mãe" dele e era dos poucos momentos que ele ficava ternurento...
Kit
Membro Júnior

terça abr 27, 2004 7:41 pm

Olá outra vez.
O Billy, ao que parece, tem mesmo algumas coisas em comum com o gato da Cornélia porque também mama (ainda hoje), especialmente no meu roupão e nos cobertores.
No entanto, ao contrário no da Cornélia, ele não ataca indiscriminadamente. Por exemplo, não me ataca a mim quando eu faço o que fizer a empregada e não liga nenhuma quando o meu pai vai lá a casa, mesmo se eu não estiver. E mesmo com visitas não é agressivo, com exceplção da minha irmã e do meu sobrinho, por quem ele tem um ódio de morte (nunca descobri porquê).
Mais incrível, há cerca de um ano atrás tive de viver por um ano noutra cidade por motivos profissionais e levei-o comigo. Só que tive de partilhar a casa com uma colega e, como ele já era um bocadinho temperamental, fiquei preocupada. Pois deram-se lindamente, ele nunca estranhou (reparem que vivo sozinha e ele não está habituado a ter outras pessoas a viver em casa) e ainda hoje a minha colega me pergunta por ele e diz que tem saudades.
É perfeitamente inexplicável.

Susana
Responder

Voltar para “Gatos”