Boas pessoal!
O Governo definiu, em portaria ontem publicada, sete cães «potencialmente perigosos» - Rottweiller, Pit bull terrier, Cão de fila brasileiro, Dogue argentino, Tosa inu, Staffordshire terrier americano e Staffordshire bull
Cães perigosos
As novas regras para os animais perigosos e potencialmente perigosos foi determinada em Dezembro do ano passado, por um decreto-lei que remetia a definição das raças com risco de causar lesão ou morte às pessoas e outros animais para o ministério da agricultura.
Esta definição, segundo o diploma ontem publicado, é feita com base nas «especificidade rácica, como o tamanho e a potência de mandíbula».
As novas regras aplicam-se a estas raças definidas pelo governo (animais potencialmente perigosos) e ainda aos animais declarados perigosos pelos próprios donos ou pelas autoridades (animais perigosos).
A partir de 1 de Julho, estes animais são obrigados a identificação, que consiste na aplicação subcutânea de um microchip associado a uma base de dados nacional.
A lei obriga também os donos daqueles animais à aquisição de um seguro de responsabilidade civil, para eventuais indemnizações por danos provocados pelos animais.
No entanto, um estudo da associação para a defesa dos direitos dos consumidores (DECO), publicado em Dezembro do ano passado, revelou que o seguro para raças consideradas perigosas é efectuado por menos de metade das seguradoras instaladas em Portugal.
A maioria das apólices, analisadas pela DECO, exclui raças de cães que estão muito na moda e consideradas perigosas.
Apenas sete das 19 companhias estudadas pela DECO possibilitam um contrato de seguro para animais perigosos e, destas sete, somente a Allianz, Fidelidade e Tranquilidade aceitam qualquer raça.
Também a seguradora Mapfre aceita cobrir a responsabilidade civil pela propriedade de cães de raças perigosas, mas mediante a aplicação de uma tarifa e franquia mais elevadas do que aquelas cobradas para outros animais.
Pedro Pratas
cães «potencialmente perigosos»...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
-
- Membro
- Registado: segunda jul 21, 2003 10:49 am
Concordo com esta portaria do governo!
Ao que parece todas as partes envolvidas estao de acordo, ha' racas mais perigosas que outras, so' estes amantes de pacotilha deste forum e' que se recusam a aceitar a realidade e insistem em enterrar a cabeca na areia dizendo que eu sou muito bonzinho, o inferno sao os outros, ja dizia JP Sartre...
Ca teremos algum a dizer que o governo e' idiota e ignorante relativamente 'as glorias das racas discriminadas. Ate' pode ser verdade, mas o que dizer relativamente as companhias seguradoras? Estas estao-se nas tintas para discussoes acerca das qualidades das racas, tudo gira a volta da estatistica, com calculo avancado 'a mistura, tanto assim e' que a industria financeira e' o maior empregador de licenciados em fisica teorica...
Ca para mim faz todo o sentido nao fazer seguros a caes dessas racas, e se fosse segurador fazia o mesmo, preferia assegurar chiuauas do que pits. Tentem fazer um seguro contra todos os riscos para um Ferrari se tiverem menos de 30 anos e logo me dizem onde e' que isso foi possivel, quero ir la depenar esses tansos...
Regards
Nuno
Ao que parece todas as partes envolvidas estao de acordo, ha' racas mais perigosas que outras, so' estes amantes de pacotilha deste forum e' que se recusam a aceitar a realidade e insistem em enterrar a cabeca na areia dizendo que eu sou muito bonzinho, o inferno sao os outros, ja dizia JP Sartre...
Ca teremos algum a dizer que o governo e' idiota e ignorante relativamente 'as glorias das racas discriminadas. Ate' pode ser verdade, mas o que dizer relativamente as companhias seguradoras? Estas estao-se nas tintas para discussoes acerca das qualidades das racas, tudo gira a volta da estatistica, com calculo avancado 'a mistura, tanto assim e' que a industria financeira e' o maior empregador de licenciados em fisica teorica...
Ca para mim faz todo o sentido nao fazer seguros a caes dessas racas, e se fosse segurador fazia o mesmo, preferia assegurar chiuauas do que pits. Tentem fazer um seguro contra todos os riscos para um Ferrari se tiverem menos de 30 anos e logo me dizem onde e' que isso foi possivel, quero ir la depenar esses tansos...
Regards
Nuno
-
- Membro
- Registado: terça nov 25, 2003 12:45 pm
- Localização: Bulky(boxer); Spock(dobermann) e Pipinha(chinchila)
[quote]Correcção, a Allianz não vai aceitar mais seguros de nenhuma das 7 raças referenciadas na portaria. Decisão tomada ontem e já é oficial[/quote]
Exactamente...
Esse artigo não vem correcto e a Allianz é certo que não faz mais nenhum seguro de responsabilidade civil para os cães considerados perigosos, ou seja essas 7 raças.
Em relação a outras seguradoras ando-me a informar...Depois confirmo
Beijocas
Filipa[/b]
Exactamente...
Esse artigo não vem correcto e a Allianz é certo que não faz mais nenhum seguro de responsabilidade civil para os cães considerados perigosos, ou seja essas 7 raças.
Em relação a outras seguradoras ando-me a informar...Depois confirmo

Beijocas
Filipa[/b]
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
- Contacto:
Está no seu direito.Concordo com esta portaria do governo!
Agora diga-me só 2 coisas:
- Já que gosta de estatisticas,diga-me uma em que haja ataques de Tosa Inu
- Se o governo quer que se faça seguros,como é que as companhias deixam de os fazer,é no minimo uma grande contradição