boxer vingativa

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

quinta abr 08, 2004 3:15 pm

a minha boxer, agora com oito meses tem uma atitude muito vingativa quando fica sozinha em casa durante o dia.
quando estamos com ela nunca mexe em mais nada que os seus brinquedos, mas basta ficar 5 minutos sozinha que rói de tudo. já estragou o sofá da sala, roeu-o quase todo!!!!
ela sabe que está errado, porque sempre que faz asneiras, quando chegamos a casa vai-se esconder e quando a chamamos para a repreender foge e chega a urinar.
se alguém sabe uma técnica para que ela pare com estas destruições, por favor ajudem-me!

obrigada :|
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 09, 2004 10:52 pm

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anafil
Membro Veterano

segunda abr 12, 2004 11:02 am

obrigada pela atenção, vou tentar educá-la da melhor maneira!
luisnog
Membro Júnior
Registado: sábado mar 06, 2004 1:11 pm
Contacto:

terça abr 13, 2004 10:45 pm

Viva,

repreender a cadela quando chegam a casa não resolve absolutamente nada. O facto da cadela se esconder não é porque sabe que fez asneiras mas porque espera uma reacção desagradável do dono após uma separação.
As correcções têm de ser efectuadas apenas quando os cães são apanhados em flagrante. Só assim associa a acção à reprimenda.
O problema que relata é comum em cães cuja hierarquia na "matilha" não está correcta. Se o cão se achar o lider (e isso é muito mais comum do que muita gente pensa) fica extremamente ansioso porque os membros que dependem dele se afastaram para um local que ele não pode controlar. Como nos sentiriamos se os nossos filhos pequenos saíssem sem sabermos para onde iam e não tivessemos noção temporal?
Reforçar a sua liderança perante a sua cadela retira-lhe o peso de um papel para o qual ela não está aparentemente preparada para desempenhar e, naturalmente, a vida da sua cadela será muito mais feliz.
Existe já na net muita informação disponível. Um bom endereço para começar é:
http://www.dogtimes.com.br/index-criacao.htm

Estou disponível (como certamente todos os que participam neste forum) para a ajudar nesta maravilhosa tarefa que é partilhar a nossa vida com um boxer.

Luís Nogueira
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta abr 15, 2004 1:45 pm

Olá, a minha daysie faz-me o mesmo aliás, quando estou a sair da-me o olhar de matador e já sei que quando voltar tenho estrago, está melhor e também ralhar-lhe não adianta, quando a asneira é muito grande limito-me a mete-los dentro de casa e o meu marido quando chegar que limpe. De resto não há nada a fazer, ela até tem muita companhia, é muita acarinhada quando chegamos e nem passa quase tempo nenhum sozinha é umas 12 horas praí uma vez por semana, ás vezes duas. Mas é mesmo feitio, os outros não estragam nada.
Tenho paciência :p e mais nada...
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta abr 15, 2004 4:17 pm

Ah é verdade, esqueci-me de dizer que quando me ausento por uma hora ou duas ela já não faz estragos, tá a melhorar com a idade :D mas se for o dia todo faz, ao ponto de ter que a prender se tiver roupa estendida, cansei-me de ficar sem roupa :evil: mas é verdade que ela está muito melhorzinha, mas ainda estraga q.b. ;)
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

quarta abr 21, 2004 5:13 am

Quando adiquiriu um boxer devia ter pensado naquilo que é efectivamente um boxer.

É com alguma tristeza que lhe apresento uma solução simples, mas que provavelmente não terá oportunidade (nem vontade) de a por em prática:

Experimente perder 2, 3 ou 4 horas diárias com ela na rua, com outros caes se possivel, de forma a ela ir para casa suficientemente cansada.
Vai ver que a sua cadela vai querer tanto descansar que nem tempo terá para estragar algo em casa.
Se ela tem vontade de brincar, e não pode; se ela quer correr, e não pode; se ela que saltar e não pode; provavelmente sente-se livre... numa prisão. Por isso mesmo destrói e faz coisas mal.
É preciso entendermos que os caes não se viram para o dono e dizem: "Quero brincar contigo... "; "Quero que me leves a passear". Cabe aos humanos entender e interpretar os actos e acções que os animais praticam.
Se tivesse 1 Basset-Hound, provavelmente ele ia á rua 5 minutos... e quereria voltar para casa. Com o boxer é ao contrario: Muito tempo na rua, e pouco tempo em casa, ainda por cima sozinho...
anafil
Membro Veterano

quarta abr 21, 2004 10:12 am

parece-me que está um bocado enganado em relação à maneira como a minha boxer vive.
primeiro quase nunca está sozinha, depois, também o meu marido já experimentou essa sua teoria do passeio e da corrida antes de ela ficar sozinha.
o que acontece muitas vezes é que mesmo depois de ter andado na rua, ter feito as necessidades todas, ter brincado, se ficar meia hora que seja em casa sozinha rói tudo o que encontrar.
penso que se trata de um problema de simples afastamento e de dificuldade em lidar com a solidão.
depois, mesmo se estivermos todos em casa, de noite, quando está tudo a dormir, ela vai à cozinha e trepa tudo, se houver uma simples casca de banana no lixo ela não descansa enquanto não conseguir comê-la, e também não é de fome...

se tiver mais algum conselho agradeço-lhe
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta abr 21, 2004 2:11 pm

Olá Anafil,

Pelo que você descreve a sua cadela sofre de ansiedade por separação e a causa (que podem ser várias), parece estar no tipo de relacionamento que têm com ela.

Tornaram-na muito dependente de vocês, pelo que, quando só, não sabe como se entreter e sente-se perdida e insegura.

Tem que rever o seu relacionamento com ela. Estabelecer bem as hierarquias, ensiná-la a ser obediente (uma escola seria o ideal), proporcionando-lhe um espaço em casa (afastado do local onde normalmente parmanece a sua família) onde ela possa estar e aprender a entreter-se sozinha com os seus brinquedos e ossos. Aos poucos, vá habituando a cachorra a estar naquele espaço sozinha com as suas coisas, mesmo quando estão em casa.

Pesquise sobre o assunto que tem várias dicas.

Vai ver que com o tempo o problema se atenua. :) ;)
anafil
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 3:33 pm

e agora encontrou o caminho do frigorífico, de noite abriu-o e comeu queijo, chourição, fiambre, ovos crus, alface, leite...

ai, ai, tenho de por um cadeado em tudo...
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

terça abr 27, 2004 4:36 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Desculpe lá mas não me contive

Ponha um cadeado no frigorifico e proteja o que puder :lol:
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 28, 2004 8:46 am

Os 8 / 12 meses são a puberdade e a adolescência, em que o cachorro nos testa, solicita e desafia.
Pense no seu agregado familiar como uma matilha.
O que acontecia numa matilha a um adulto jovem que desafiasse os mais velhos e em particular o líder ?
- imediatamente repreendido e mesmo castigado com uns bons abanões e mesmo umas mordidas .
---- O que fez você ?

A única linguagem educacional que os cães reconhecem e compreendem é:
-a "recompensa" (voz, afago ou comida)
-a "punição" (voz ou físico)

Um coisa que ajuda muito a lidar com a ansiedade dos cães jovens é estes NÃO SEREM O CENTRO DAS ATENÇÕES.
Quando um de vocês chega a casa, é natural que a cachorra salte e procure afagos.
Mesmo que custe - e custa um bocado - quanto muito faça-lhe uma festa, sem brincadeiras, e mande-a ficar quieta no seu lugar e vá tratar da sua vida.
De vez em quando pode dirigir-lhe a palavra e mesmo uma festa - se ela estiver calma - e ao fim de um bocado, após ter confirmado que a cadela já não está no frenesim de excitação, pode por exemplo colocar-lhe a trela e darem um passeio.

Com a repetição disto, o cão acaba por associar a situação
- sua chegada / espera com calma / passeio
- sua chegada / confusão / repreensão / castigo

Danos em coisas : você tem de recorrer à repreensão e ao castigo
Dou-lhe um exemplo. Um dos meus cães, na altura com 7 meses, deu cabo de um pullover novinho, que estava no estendal da roupa. Estive 1 hora sentado no chão com ele e o estendal cheio, num dia de vento. Cada vez que olhava para lá ou tentava levantar-se, um NÃO e um ABANÃO NO CACHAÇO. Nos dias imediatos, cada olhar para roupa estendida, um NÃO e um dedo levantado . Ainda hoje, um dedo levantado chega para os meus cães pararem imediatamente e sentarem.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
anafil
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 10:28 am

lindalba, agradeço a sua explicação, realmente há um problema de hierarquia, e o culpado é o meu marido que adora a cadela e só não dorme com ela porque...

comigo ela olha de lado, como sou eu que limpo o esterco todo não tenho grande paciência para momentos depois lhe estar a dar mimos, e temos andado a modificar as atitudes com ela, e ela tem notado, agora já fica a olhar à espera da ordem. os boxers são realmente espertos e amorosos, na relação dela com as minhas filhas filhas não há nada a apontar, só a enaltecer, paciência de cão é a expressão certa, dão-se às mil maravilhas, claro que não deixo que as crianças façam diabruras à cadela, mas não há maneira de as separar e quando chegam a casa levam grandes lambidelas.

no geral, quando tem os olhares em cima é a estrela da casa, e só não faz o pino para olharmos para ela porque não consegue.

só uma última questão, qual é a idade aconselhada para ela ter filhotes?

está agora com o primeiro cio, mas ainda não tem estrutura para tal, quando é que poderei pensar em descendentes?
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 28, 2004 11:27 am

As fêmeas estão "prontas" no 1º cio.
Mas a sua maturação psicológica e física terá muito a ganhar se aguardar pelo 3º cio, que ocorrerá se tudo estiver nomal entre os 18 - 24 meses.

Mas antes de entrar numa dessas aventuras - maravilhosas aliás, quando tudo corre bem - pense bem e fale com pessoas que tiveram ninhadas.
A escolha do macho
A cobrição
Estará grávida ????????
A gestação e alimentação da cadela
A preparação do parto
O parto
A amamentação
O corte de caudas
O desmame e nova alimentação
As loucuras dos pirralhos
As cagadas e mijadelas dos pirralhos
As vacinas
A procura de novos donos
A tristeza da saudade dos pirralhos, depois...........

:lol:
Tudo isto faz parte da alegria da criação de cães :D
E olhe que é mesmo uma aventura que deixa saudades :oops:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta abr 28, 2004 11:38 am

LindAlba Escreveu: Tudo isto faz parte da alegria da criação de cães :D
E olhe que é mesmo uma aventura que deixa saudades :oops:
Tantas xodades... :oops: