cães «poten­ci­al­men­te peri­go­sos»...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pratol
Membro
Registado: sexta mai 23, 2003 11:10 am

terça abr 27, 2004 7:40 pm

Boas pessoal!

O Governo defi­niu, em por­ta­ria ontem publi­ca­da, sete cães «poten­ci­al­men­te peri­go­sos» - Rottweiller, Pit bull ter­ri­er, Cão de fila bra­si­lei­ro, Dogue argen­ti­no, Tosa inu, Staffordshire ter­ri­er ame­ri­ca­no e Staffordshire bull

Cães perigosos
As novas regras para os ani­mais peri­go­sos e poten­ci­al­men­te peri­go­sos foi deter­mi­na­da em Dezembro do ano pas­sa­do, por um decre­to-lei que reme­tia a defi­ni­ção das raças com risco de cau­sar lesão ou morte às pes­so­as e outros ani­mais para o minis­té­rio da agri­cul­tu­ra.
Esta defi­ni­ção, segun­do o diplo­ma ontem publi­ca­do, é feita com base nas «espe­ci­fi­ci­da­de ráci­ca, como o tama­nho e a potên­cia de man­dí­bu­la».
As novas regras apli­cam-se a estas raças defi­ni­das pelo gover­no (ani­mais poten­ci­al­men­te peri­go­sos) e ainda aos ani­mais decla­ra­dos peri­go­sos pelos pró­prios donos ou pelas auto­ri­da­des (ani­mais peri­go­sos).
A par­tir de 1 de Julho, estes ani­mais são obri­ga­dos a iden­ti­fi­ca­ção, que con­sis­te na apli­ca­ção sub­cu­tâ­nea de um micro­chip asso­cia­do a uma base de dados naci­o­nal.
A lei obri­ga tam­bém os donos daque­les ani­mais à aqui­si­ção de um segu­ro de res­pon­sa­bi­li­da­de civil, para even­tua­is indem­ni­za­ções por danos pro­vo­ca­dos pelos ani­mais.
No entan­to, um estu­do da asso­cia­ção para a defe­sa dos direi­tos dos con­su­mi­do­res (DECO), publi­ca­do em Dezembro do ano pas­sa­do, reve­lou que o segu­ro para raças con­si­de­ra­das peri­go­sas é efec­tu­a­do por menos de meta­de das segu­ra­do­ras ins­ta­la­das em Portugal.
A mai­o­ria das apó­li­ces, ana­li­sa­das pela DECO, exclui raças de cães que estão muito na moda e con­si­de­ra­das peri­go­sas.
Apenas sete das 19 com­pa­nhi­as estu­da­das pela DECO pos­si­bi­li­tam um con­tra­to de segu­ro para ani­mais peri­go­sos e, des­tas sete, somen­te a Allianz, Fidelidade e Tranquilidade acei­tam qual­quer raça.
Também a segu­ra­do­ra Mapfre acei­ta cobrir a res­pon­sa­bi­li­da­de civil pela pro­pri­e­da­de de cães de raças peri­go­sas, mas medi­an­te a apli­ca­ção de uma tari­fa e fran­quia mais ele­va­das do que aque­las cobra­das para outros ani­mais.

Pedro Pratas
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quarta abr 28, 2004 1:19 am

nunomdl
Membro
Registado: segunda jul 21, 2003 10:49 am

quarta abr 28, 2004 8:18 am

Concordo com esta portaria do governo!

Ao que parece todas as partes envolvidas estao de acordo, ha' racas mais perigosas que outras, so' estes amantes de pacotilha deste forum e' que se recusam a aceitar a realidade e insistem em enterrar a cabeca na areia dizendo que eu sou muito bonzinho, o inferno sao os outros, ja dizia JP Sartre...

Ca teremos algum a dizer que o governo e' idiota e ignorante relativamente 'as glorias das racas discriminadas. Ate' pode ser verdade, mas o que dizer relativamente as companhias seguradoras? Estas estao-se nas tintas para discussoes acerca das qualidades das racas, tudo gira a volta da estatistica, com calculo avancado 'a mistura, tanto assim e' que a industria financeira e' o maior empregador de licenciados em fisica teorica...

Ca para mim faz todo o sentido nao fazer seguros a caes dessas racas, e se fosse segurador fazia o mesmo, preferia assegurar chiuauas do que pits. Tentem fazer um seguro contra todos os riscos para um Ferrari se tiverem menos de 30 anos e logo me dizem onde e' que isso foi possivel, quero ir la depenar esses tansos...

Regards
Nuno
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta abr 28, 2004 8:25 am

Correcção, a Allianz não vai aceitar mais seguros de nenhuma das 7 raças referenciadas na portaria. Decisão tomada ontem e já é oficial ;)
linca
Membro
Registado: terça nov 25, 2003 12:45 pm
Localização: Bulky(boxer); Spock(dobermann) e Pipinha(chinchila)

quarta abr 28, 2004 4:31 pm

[quote]Correcção, a Allianz não vai aceitar mais seguros de nenhuma das 7 raças referenciadas na portaria. Decisão tomada ontem e já é oficial[/quote]

Exactamente...
Esse artigo não vem correcto e a Allianz é certo que não faz mais nenhum seguro de responsabilidade civil para os cães considerados perigosos, ou seja essas 7 raças.
Em relação a outras seguradoras ando-me a informar...Depois confirmo ;)

Beijocas

Filipa[/b]
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta abr 28, 2004 4:49 pm

Concordo com esta portaria do governo!
Está no seu direito.

Agora diga-me só 2 coisas:

- Já que gosta de estatisticas,diga-me uma em que haja ataques de Tosa Inu

- Se o governo quer que se faça seguros,como é que as companhias deixam de os fazer,é no minimo uma grande contradição
Responder

Voltar para “Cães”