Defesa das fêmeas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta abr 28, 2004 1:15 pm

Caros foristas,

Acham possivel que um cão, macho, perfeitamente sociabilizado, com alguns amigos caninos, possa, de um momento para o outro, atacar os amigos em defesa, ou por ciúme das fêmeas.

O caso é o seguinte e para mim muito intrigante:

Igor, macho, com 1 ano tem 4 amigos, 3 machos e 1 fêmea. Com a fêmea troca beijinhos porque um muro os divide, com o machos brinca até cansar.

Recebe como irmãzinha, Mel, 8 meses, fêmea esterilizada. Numa altura, ataca um dos amigos, porque este se lembrou de perseguir a Mel, que entretanto fugia a ganir com medo do matulão. Ataca a fêmea porque ela ladra à Mel. Ataca os outros dois amigos porque a dona lhes faz festas.

Será ciúme, será instinto de defesa das fêmeas ou será agressividade, nua e crua.

Nunca tinha atacado nenhum cão, nem mostrado qualquer sinal de agressividade.
Quando falo em atacar no Igor, falo no acto de rosnar violentamente, projectar-se sobre os cães e morder o cachaço ainda que sem consequências.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta abr 28, 2004 1:18 pm

angie_bcl

O meu Husky, antes da Ruca estar castrada, na altura em que ela estava com cio, olhava com um olhar desconfiado para as pessoas que queriam fazer festas à Ruca.
Ai de algum cão que se aproximasse dela, mas só na altura do cio.
angie_bcl
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 1:27 pm

AndLemos Escreveu: Ai de algum cão que se aproximasse dela, mas só na altura do cio.
a AndLemos tem aí a explicação para o comportamento do uhly. Mas no caso do Igor não encontro explicação a não ser ciúmes ou agressividade. Mas será que ele só se tornou agressivo com a chegada da Mel que nem está inteira.

O que me intriga mais é o facto de ele começar a demostrar essa agressividade, também logo depois de eu afagar o "amigo" dele. Ainda hoje de manhã, estava na cowboyada com o Teddy e mal eu lhe fiz uma festa, o comportamento do Igor alterou-se imediatamente.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta abr 28, 2004 1:40 pm

angie_bcl Escreveu: ...
Recebe como irmãzinha, Mel, 8 meses, fêmea esterilizada. ...
Será ciúme, será instinto de defesa das fêmeas ou será agressividade, nua e crua.
...
Deu a resposta à própria pergunta.
Uma fêmea mais nova na matilha em que ele é macho único, portanto dominante.
Instintivamente, todos os intrusos devem ser "informados" e "condicionados" a respeitarem a novo elemento.
Neste comportamento, também se conta a preocupação do macho com a protecção da cachorra.

Vai ter de usar de firmeza e muita atenção de forma a que qualquer acto destes seja imediatamente reprimido, se não quiser ter potenciais chatices.

.......... e ele sabe lá que está esterilizada .... :lol:
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta abr 28, 2004 2:02 pm

Tal como já foi referido,também acho que ele faz isso com o instinto de protecção em relação à cadela... :roll:
Em relação ao atacar os outros cães ele certamente fica enciumado quando você faz festas aos outros...
Acho que devia tentar dissuadi-lo desses comportamentos,e se necessário recorrer a um treinador ;)
Boa sorte com o Igor!
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
angie_bcl
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 2:04 pm

LindAlba Escreveu: .......... e ele sabe lá que está esterilizada .... :lol:
:lol: :lol:

Por acaso Mário, ele por vezes tenta cobri-la, ela é que não está para brincadeiras. Mas acho que este comportamento tem mais a ver com a dominância porque mesmo ela, aproveita-se quando ele está distraído a receber festas da dona, para mandar um bocadinho :p
angie_bcl
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 2:06 pm

Rainbow Escreveu: Boa sorte com o Igor!
Obrigado Rainbow.
Espero que não seja necessário ir prá escolinha com ele, mas se fôr, aproveito para me divertir ainda mais na sua companhia e na companhia da irmãzinha.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta abr 28, 2004 2:07 pm

Ele está simplesmente a proteger a "sua matilha". Nada de anormal, e nada que não seja de esperar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
angie_bcl
Membro Veterano

quarta abr 28, 2004 2:12 pm

Ok, é normal mas tem que ser reprimido, não é verdade? De que forma?

Puxões na trela, dizer NÃO, ameaça-lo, ou evitar que a fêmea se aproxime, já que ela detesta cães e adora pessoas (nem sei como se deu bem com o Igor :roll: ), e evitar afagar os cães amigos quando ele está a brincar com eles?

O que sugerem?
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quarta abr 28, 2004 2:15 pm

Olá Angie o meu bubble faz o mesmo quando os outros cães, que ele até conhece bem, estão a brincar com as manas dele, anda de volta deles a rosnar e a atirar-se a eles, mas eles nem lhe ligam :D ele se quizer que se junte na brincadeira, como não o faz acaba sempre por se sentar sossegado a olhar para eles ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 28, 2004 5:42 pm

1) você é que tem de ser o chefe da matilha.
O seu cão assume-o como chefe da matilha ?
Isto é, obedece sempre ás suas ordens, nunca o tenta morder, etc. ?

2) A defesa da matilha compete ao chefe.
Se ele acha que é o chefe naturalmente vai defender o resto da matilha (que é a Mel) e vai opôr-se a intrusos.

A mim parece-me que você não é o chefe.
Se fosse ele não se oporia ás festas a outros cães pois estaria a opor-se a si.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta abr 28, 2004 8:35 pm

Não tem que haver só um lider. Pode haver por exemplo 3, cada um submetendo-se ao seu superior, mas afirmando-se aos inferiores.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta abr 28, 2004 11:00 pm

umas das explicações para o comportamento agressivo do max em relação a outros cães, é o da protecção - da dona e da carlota. a verdade é que se o levo sozinho, ele reage com mais calma. tem-me sido aconselhado isso pelo treinador, mas eu :oops: :oops:
angie_bcl
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 8:19 am

aisd Escreveu: A mim parece-me que você não é o chefe.
Se fosse ele não se oporia ás festas a outros cães pois estaria a opor-se a si.
Aisd, a sua explicação pode ter algum fundamento mas não acredito que seja só isso. Antes da chegada da Mel ele nunca tinha revelado essa ciumeira quando eu fazia festas aos outros, era indiferente.

Ele obedece-me mas nessas alturas fica fora de si que nem me ouve.
angie_bcl
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 8:21 am

anjaazul Escreveu: umas das explicações para o comportamento agressivo do max em relação a outros cães, é o da protecção - da dona e da carlota.
Aí está, não me parece que o Max seja caso único. E a escolinha tem-lhe feito bem anjaazul?
Responder

Voltar para “Cães”