Oi, Piriri.
O meu golden veio cá para casa com a mesma idade, tb. moro numa moradia com um grande jardim e piscina (sem protecção).. a tipica casa que não foi pensada especificamente para um cachorro...

diga-se de passagem que tb. veio para casa mais ou menos por estas altura (fins do mês de Abril principios de Maio).
Ora vou-te contar a minha experiência...
1ª noite, arranjei-lhe a casinha dele com umas mantas e uns brinquedos improvisados (bola, ossito..), bem como uma tigela de água, num espaço onde costumava-mos guardar a lenha e que estava desocupado e limpo, coloquei-lhe na entrada uma armação de metal improvisada (feita com um estendal, daqueles portáteis, desmontado).

eu sei que parece cómico.. e um pouco esquisito... mas não contava em recebê-lo naquele dia, por isso tive que improvisar o melhor que pude, indo no dia seguinte tratar de toda a parafernália (casota xpto, que me saiu os olhos da cara

, brinquedos, ração, biscoitos, etc...)... ora a dita armação improvisada era para a criaturinha não sair durante a noite, e eu poder passar a noite sossegada... tá bem tá..
Passou parte da noite a ladrar, e derepente calou-se... intrigada, e sempre com medo que lhe acontecesse alguma coisa... depois de não o ouvir durante uma boa meia-hora.. levanto-me para ver se estava tudo bem... quando chego ao dito cujo lugar... cadê o bicho!!!!.. esperto como ele só, forçou a "rede de arame" e saiu por um dos buracos, entrei em pânico, comecei a olhar para todo o lado.. a chamar, chamar... e quando vou ver para os lados da piscina... vejo a tela da cobertura molhada.. mais em pânico entrei!, começo a ver o rasto do molhado na tela a seguir para uma das bordas da piscina... fiquei mais descansada, porque me dei conta, que o tipinho teve a sorte de não cair na borda da tela.. porque senão tinha ficado por debaixo da mesma e afogado-se, mas como isso não aconteceu a tela sustentou o peso dele e o tipo atravessou a piscina de um lado ao outro só se molhando nas patas.... enquanto isso nada de cão.. continuo a chamar... passado um bocado aparece-me ele na esquina da casa, todo contente e molhadito... foi um susto e tanto.. desde então aprendeu a lição.. e a piscina é interdita, porque nós assim dizemos e tb. pelo susto que apanhou... mas o que pareceu uma brincadeira.. podia ter se tornado uma tragédia. Depois dessa noite e durante um mês dormiu no meu quarto, e depois na sala, e então na rua... agora já está a dormir outra vez na sala....

mas enfim.. não meche em nada, não estraga nada, não suja nada.. por isso a coisa vai.. mas por vezes dorme lá fora, e passa grande parte do dia lá fora tb.
Conselho: mantenha-o as primeiras noites dentro de casa.. vai chatear menos (consegue dormir.. ele e você, e quando quiser fazer as necessidades ele chama, mas por vias das duvidas, forre o sitio onde ele estiver com papelão, pode não chegar a tempo de o levar à rua) e depois de ele já conhecer bem os cantos à casa, jardim e piscina, então passe-o para a rua. Isto senão tiver nenhum canil...
Quanto ao nome.... olhe para ele.. veja como é a "personalidade" dele, o espírito... o nome irá surgir-lhe logo!