Ajuda Britânica para a legalização dos Furões em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

sexta abr 30, 2004 2:18 am

Sim, eu acho que tenho fortes laços geneticos com morceguitos ou outras criatura nocturas (fora os vampiros hi hi hi) ^^

Estarmos a ser ajudados pelos brintânicos é capaz de ser bom, pois eles lá tanto usam furões para caçar, como os têm como animais domesticos..pode ser que e-x-p-l-i-q-u-e-m às nossas entidades competentes, como é p-o-s-s-i-v-e-l haver um meio termo...enfim, para o que der e vier, também "dou o corpo ao manifesto"...agora só me falta mesmo é um furanito ;)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta abr 30, 2004 7:50 am

Olá Hysa. Já tinha lido essa notícia há uns tempos, e é claro que só se pode tratar de uma denúncia. Nós também devemos tomar as devidas precauções, pois é mesmo como a MHZ dise: apesar de não estarmos a utilizar os nossos furões para caça, estamos, perante a única Lei que existe que regulamenta a posse de furões (a Geral da Caça), a incorrer em ilegalidade.
E há por aí pessoas que fazem realmente essas denúncias, basta saberem a nossa morada (por exemplo através de fichas nos veterinários, de clubes a que pertençamos, cartões de cliente de lojas de animais, até pessoas com quem trabalhamos). Todo o cuidado é pouco!
Por isso mesmo urge fazer alguma coisa, e umas notícias nos meios de comunicação social poderiam ajudar, um prelúdio à entrega da petição na AR, por exemplo.
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta abr 30, 2004 8:31 am

Então Tem que se mexe vcs tem que se mexer repidamente, pq se tivesse um bichinhi desses e pelo que li, ficaria chieo de remossos e revoltado que mo tirassem, sabendo que os verdadeiros criminosos, não conseguem apanhar, acham que esses caçadores vão-se deixer-de se apanhar facilmente?? :roll: e sabemos muito bem, que esses furões não devem ser tão bem tratado como deve ser até nem devem ser tratados, aposto, quando, vêm que estão sob suspeita, abandondam ou poior do que isso, matam ! :evil:

Já que fizeram uma denuncia num jornal, deveriam, falr com a Visão, para que eles e investigam e façam uma repostagem sobre o furão que é usado na caça, que pode ser considerado o lado mau, e a parte boa o furão doméstico, entrevistandos e investigando ambos os lados.
ines_faria
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 8:45 am

Olá Odemirense. Obrigada por mais uma ideia, revistas como a Visão têm realmente um peso muito grande.
Relativamente à notícia do jornal Público, tenho a certeza de que foi uma denúncia pois as autoridades não adivinham quem tem ou não furões. Não fomos nós quem fez a denúncia, embora concordemos que os furões não devam ser utilizados na caça.
Quanto à forma como são tratados e mantidos, eu nunca vi ao vivi (só em fotos), mas outros foristas já. Algumas situações são de fazer uma pessoa chorar - e o pior é que há donos de furões domésticos a fazerem a mesma coisa: tratar mal os animaizinhos. Essa é tb uma razão pela qual não se devem vender furões a qualquer pessoa, mesmo que aleguem uma vasta experiência com animais e jurem gostar muito deles :evil: .
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta abr 30, 2004 8:58 am

Olá, inês_faria!
O que dissestes é verdade, isso tb cabe, muityos furões são mal tratados devido a negligências dos donos, mas isso, não cabe só ao furão, até um simples e normal cão tb sofre dessas negligências... :roll:
Mas ao Furão, tb devido há pouca informação, sobre o furão, porque uma vez a varios motores de busca e vi mkuitissima coisa sobre furões a maioria era em Inglês, e o que era em Português(Brasileiro) era mias de compras, e tinha um bocado resumido.
é claro que o Tuga é um bocado comodista... :p Porque neste momento, penso que já deve haver muita informação sobte os fur~es principalmente aquineste Forum. ;)
Odemirense
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 9:02 am

Ah e outra coisa que esqueci de dizer!
Quando falei da revista Visão. tam,bém pensaei nas reportagens que a Visão faz em conjunto com a SIC.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado mai 01, 2004 12:21 pm

Imv, estive a reler os tópicos da ajuda britânica e encontrei este da Moya:

Olá a todos
E assim me surpreende mais uma vez o gabinete do Chris Davies e sempre pela positiva... Mandei um mail a agradecer e a explicar o ponto da situação neste momento.
Em 4 horas já tive a resposta

Citando:
Dear Rita

Many thanks for your email.

Chris will be writing to the Portuguese government within the next few days
and I will keep you updated on what we are doing on this issue.

Best wishes

Avril

Avril Manderson
Press Officer to Chris Davies MEP

Um beijinho,
Rita

Mas até agora ainda não entrou nenhum contacto dele no nosso governo.
Seria óptimo se ele lhes desse uma palavrinha.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

sábado mai 01, 2004 12:56 pm

Lembrei-me de um amigo meu que conhece imensos deputados. Vou perguntar-lhe quem estaria com abertura para se interessar pelo nossa caso.

E os Verdes, tão amiguinhos da natureza e dos animais, será que estariam dispostos tb a agarrar a oportunidade de atacar o Estado por ser retrógado? :p
MHZ
Membro Veterano

sábado mai 01, 2004 1:28 pm

ines_faria Escreveu: Lembrei-me de um amigo meu que conhece imensos deputados. Vou perguntar-lhe quem estaria com abertura para se interessar pelo nossa caso.

É uma boa hipótese, conseguirmos ajuda lá de dentro.
Os Verdes, segundo tenho ideia, não ligaram ao mail que a Moya lhes mandou. Mas ela depois confirma.

MHZ
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

domingo mai 02, 2004 12:37 am

Olá Pessoal da comunidade ;)

Mandei um email a explicar a nossa situação para a sic e eles responderam-me. dizem que vão analisar a proposta de informação. Mandei outro email a pedir que não fiquem só no "analisar", para nos darem respostas concretas. alguem já tinha recebido alguma resposta de algum canal de televisão? mesmo negativa? comunico em breve alguma novidade.

Fiquem bem :D
ines_faria
Membro Veterano

domingo mai 02, 2004 8:45 am

Lembrei-me que tenho um antigo colega de faculdade que trabalha no ICN. Como não me lebrei disto mais cedo? (Pancada na testa como a do anúncio do totoloto)
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

domingo mai 02, 2004 10:18 am

Bem, eu envie para a TVI e ainda não obtive nenhma respostas.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano

domingo mai 02, 2004 6:58 pm

Imv

Porque não telefona para a TVI a saber se estão realmente interessados?
Assim se a Sic se interessar, já saberemos como nos mexer.

MHZ
Bronsom
Membro
Registado: segunda abr 26, 2004 4:05 pm

domingo mai 02, 2004 7:25 pm

:( Parece até brincadeira que só em Portugal os donos de furões,verdadeiramente domesticados passem por isso.Um animal que em quase todo o mundo esta sendo o terceiro mais vendido e pela quantidade que esta nascendo,não sei como ficará esta situação se não forem legais o mais rápido possivel. :p Lambidinhas do Bronsom
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda mai 03, 2004 5:01 am

Olá a todos: :)
Tristemente há uma realidade que se esconde na falta de conhecimento que algumas pessoas têm... Há uns meses conheci um casal muito simpatico que tem um furão albino muito bonito, que compraram a um caçador lá para os lados do Cartaxo... O caçador disse-lhes que eles só podiam alimentar o animal com leite e pão porque senão ficava agressivo.
Por medo de serem multados, estes donos nunca falaram com mais ninguem sobre este assunto até que me viram um dia em Vila Franca de Xira a passear com a Bianca dentro do meu casaco num Centro Comercial. O furão está neste momento a comer uma dieta equilibrada e já tem a vacinação em dia :)
Mas sei de muitos casos de niglegência e maus tratos aos furões que são de nos arrepiar... Mas num pais onde até as crianças são abandonadas, que mais podemos esperar? :(
Beijinhos,
Rita
Responder

Voltar para “Furão”