Furões com passaporte...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

domingo dez 28, 2003 10:25 am

Olá!

Estive a ler que os países da CE assinaram um acordo em que permite que os nossos animais de estimação - e cito - Cães, Gatos e Furões, viagem pelos paises da CE (incluindo Portugal) desde que tenham um passaporte, emitido numa clinica veterinária ( não tenho a certeza se era só num vet), onde estão as vacinas, desparasitações, registos de problemas, etc...

Esta lei vai entrar em vigor apartir de Julho de 2004.

Ora como é que vai ser em Portugal?

Se um estrangeiro vier para Portugal com o seu furão e andar com ele na rua, como faz no seu país e for abordado pela autoridade, basta-lhe mostrar o tal passaporte para ser considerado um animal de estimação??

MAS O CONCEITO DE FURÃO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO NÃO EXISTE EM PORTUGAL.....
;)

A lei portuguesa vai ter que se adaptar, não é????

Será desta????

Eu queria-vos deixar aqui o texto - o que li era em Francês - mas perdi o link... Vou procurar e se conseguir encontrá-lo volto a coloca-lo aqui.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 28, 2003 6:29 pm

A menos que exista uma directiva comunitária estabelecendo que os furões são animais de estimação na UE...não...Portugal não se vai adaptar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
zooexotico
Membro Veterano
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Contacto:

domingo dez 28, 2003 8:13 pm

Aqui fica, para quem percebe francês...

http://www.lewestie.com/bref6.htm
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

segunda dez 29, 2003 12:55 pm

ola a todos...

pois, zoo, eh exactamente um desses q eu tenho!! :)

tenho passeado com o rosca, e apesar das perguntas estranhas, ainda n tive problemas!!!

:)
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

quinta jan 01, 2004 9:00 pm

Olá ;)
Pois é ZooExotico... eu já me adiantei um bocadinho ;)
Há 2 semanas mandei um e-mail ao Chris Davies que é o Eurodeputado que participou mais nesta situação do passaporte para os furões e da situação em Portugal.
Passo aqui a expor o que lhe contei e também a resposta dele:
>>> "furoes" <[email protected]> 12/19/03 22:49 PM >>>
Dear Sir,
I'm sorry for bothering with an issue that is outside the UK, but i read that You had a word about the passport for ferrets and the several contacts that i tried in my country didnt work... Therefor, i come to You to let You know about a very sad situation that happens in my country, Portugal.
Ferrets are ilegal for hunting here... Situation that we all agree that needed to stop! But when they decided to forbid ferrets, they have forget that some people do have ferrets as pets, like people do in the UK, France or Spain that is close to us. In Spain, You can have ferrets as pets but not hunt with them....In Portugal, if You have pet ferrets, they will be killed or taken to a zoo and the owner will have to pay for breaking the law.
But we are inside Europe, and the European Comunity... So we are just europeans cause we use ?s?
I have contacted the ICN (Instituto de Conservação da Natureza/ Institute of Preserving Nature) and Direcção Geral das Florestas (Forest's Direction) that are the boards here related with animals... They are the ones that have the power to take a ferret from its owner.
Till now, they didnt make any efforts to solve this situation and i have to admit that we (the pet owners ferrets) live in fear that at any point a police officer can come to my home and take away my ferrets.
You see Sir, we dont intend to protect hunters or any ilegal activities... But we care for our ferrets, we take them to the vets, we give them their shots for rabies and distemper and they are family members like the cats and dogs that we have.
But if people cantravel to Portugal and bring their ferrets on holidays... How can they be here legal and the ones that live here be illegal?
I know that You are a very busy person, and this isn't Your issue... But we have knocked on so many doors and they all have ignored us... This is more of a desperate act asking for Your help, or Your guidance... After all portuguese ferrets cant have the same rights that the other european ferrets?
Some of our contacts have been with Dr. João Loureiro, from the ICN, who was the person that has showed more interest in helping us... He goes to Brussels often and he's been trying to change the law since 1999.
I represent a small comunity of lovers and owners of pet ferrets, we arent many but we are committed to our believes... We have started this week a petition of signatures to legalize ferrets as pets in Portugal... Here's the link, if You would like to sign too: http://pwp.netcabo.pt/ferrets/

If You can lose a little of Your precious time and take a look at the portuguese ferrets and give us a light of what to do to bring pet ferrets to legality, we would be very thankful.
Thank You for Your attention over this matter.
Best regards,
Rita Ribeiro
Para meu grande espanto, no dia seguinte obtive esta resposta ;)
-----Mensagem original-----
De: Chris Davies
Enviada: dom 21-12-2003 15:15
Para: furoes
Cc:
Assunto: Re: [SPAM : SUSPECTED LOW] Ferrets in Portugal

Thank you. I do find this interesting and will make some enquiries, pending deciding how best to make representations.

Regards

Chris Davies
Pode ser que haja uma luz no túnel... Que talvez não seja em Portugal, mas venha directamente de Bruxelas ;)

Para quem quiser ler sobre o assunto do passaporte, fica aqui também o link em inglês: http://www.petplanet.co.uk/petplanet/ne ... cle_id=391

Um membro aqui da arca deu-me uns contactos de e-mail que também vou enviar uma descrição da situação para ver se nos ajudam... Tenho contactado algumas entidades em Portugal mas até ao momento a unica resposta que obtivemos têm sido os feedbacks que o Dr. João Loureiro nos tem dado através da MHZ.
Mas continuamos a tentar, não é? ;)

Um abraço,
Rita
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

domingo jan 04, 2004 8:15 pm

rita, isso eh optimo!!!

se eu puder fazer alguma coisa, ja sabes!
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta abr 29, 2004 10:17 pm

bom.. eu tenho uma ideia que se conseguir por em pratica talvez possa ajudar!!! se conseguir, direi alguma coisa em breve, prometo!! ;)

Rita, acho que és uma mulher cheia de força.. continua, estamos aqui para o que for preciso, ok?

A comunidade está a crescer :D
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta abr 29, 2004 11:39 pm

Venha daí a ideia!

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta abr 30, 2004 8:07 am

Pois, Estamos cá muitos para agir em protecção dos nossos furões. Entretanto, enquanto a legalização não chega, é necessário termos presente que a legislação é omissa quanto à posse de furões de estimação (realmente não existem de acordo com a nossa legislação), e que, tal como noticiado pelo Público há coisa de um ano (notícia que a Hysa divlga noutro post, relativa a uma apreensão de furões e outros animais, em Setúbal), há pessoas capazes de fazer denúncias às autoridades - tanto para furões de caça (ainda se compreende) como para furões domésticos (por pura má-fé).
Cuidado, pois, com quem falamos acerca dos nossos animais, e sobretudo com a divulgação dos nossos contactos/ moradas.
Bronsom
Membro
Registado: segunda abr 26, 2004 4:05 pm

sexta abr 30, 2004 9:35 am

:( Pois é isso tudo é muito triste,sou brasileira e vim morar em Portugal.Consegui trazer o meu furão de 2 anos, depois de muito ter que andar atras de papeladas.Só que as amigas da minha filha adoram ele e pediram para leva-lo até a escola,para nossa surpresa uma professora ficou indignada,por termos ele,disse que iria denunciar e que não poderiamos mante-lo em cativeiro.Coitada mal sabe ela que talvez ele seja mais bem tratado que os filhos dela.E que verdadeiramente ele é um membro de nossa fámilia.Abraços a todas os membros e tomara que essa situação mude. :cry:
MHZ
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 10:11 am

Bem vinda ao nosso fórum, Bronsom.

Gosto muito do Brasil, já lá fui duas vezes, 1º ao Nordeste e depois ao sul e adorei ambos. Ainda tenciono ir lá mais vezes. De que parte do Brasil você é?
Conte mais pormenores do que aconteceu. Ela só ameaçou, ou fez a queixa?
Lembre-se que só podem entrar em sua casa com um mandato de captura e esta hipótese não é muito provável.

MHZ
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sexta abr 30, 2004 10:18 am

Seja Bem Vinda Brinsom!
Infelizmente lamtento o hepisódio... :roll:
Vôcê já assinou a petição que anda aó a correr no forum?
assimne já! ;)
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

sexta abr 30, 2004 10:23 am

Seja Benvinda Bronsom.
Realmente o sucedido é bastante desagradavel, e qd as crianças inocentemente gostam de mostrar o seu animal de estimação e pessoas de mau caracter o denunciam, ou estranham simplesmente por nao conhecerem as origens destes baixotes, e que nunca sao retirados da sua natureza, pois eles ja nascem dentro das nossas casinhas.
Beijinhos e BOa Sorte!
MHZ
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 11:34 am

Talvez a professora pensasse que o furão fosse uma espécie em extinção, daí a sua indignação. Poderia ser bom explicar-lhe que o furão já é considerado em quase toda a Europa, o 3º animal de estimação e mostrar-lhe os diferentes sites de apoio (arcas de noé) que há por esses países fora, Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Itália, Rússia, Holanda isto para não falar nos outros Continentes.
O furão está no anexo III da convenção de Berna que contempla as espécies protegidas e não as espécies "estritamente" protegidas, estas estão no anexo II.
E o mais engraçado, é que se o furão estivesse no anexo II, já o poderíamos ter, pois que estas espécies estritamente protegidas se forem criadas em cativeiro já poderiam ser detidas pelo homem, segundo reza o D/L 316/89 no nº 2-a do artigo 4.
Mas o seu não foi retirado da natureza, deve ter sido importado dos E.U, já nascido e criado em cativeiro.
Talvez estes esclarecimentos fossem necessários.
Apesar de já haver um nº razoável de furões de companhia no nosso país, ainda há muita e muita gente que o ignora.
Por isso seria bom os media nos darem voz, para podermos passar a palavra e esclarecer as confusões que grassam em torno deste bichinho.

MHZ
Bronsom
Membro
Registado: segunda abr 26, 2004 4:05 pm

sexta abr 30, 2004 11:37 am

:) Quando resolvi a vir morar em Portugal,a primeira coisa que fiz foi ir ao Ibama,eles me informaram que era proibido traze-lo,pois era um animal selvagem.Fiquei revoltada e disse que ele não era selvagem,que nos documentos constava animal domestico,assim como um cão ou gato.Depois fui em varios orgãos até que consegui toda papelada e pasmem o veterinario do ministerio da agricultura que me atendeu,não sabia o que era um furão,pediu para que eu informasse a ele como era o tal bicho,para que pudesse libera-lo.Parece brincadeira mais não é.Eu tenho todas as documentações dele desde quando ele foi exportado para o Brasil até chegar aqui,será que mesmo assim ele é ilegal?Alguem sabe me dizer? :p :p :p Lambidinhas do Bronsom para todos.E realmente meu país é lindo e morro de saudades do Rio de Janeiro.
Responder

Voltar para “Furão”