Açaime
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm
Ora digam-me por favor ...
Eu nunca coloquei açaime nos bichos. Embora já tenha pensado nisso, não pelo facto deles poderem morder, mas para evitar que comam porcaria do chão (eu não fiz o treino de recusa de comida). Será que aquilo incomoda os cães? Ou só é feio?
Obrigada,
Beatriz
Eu nunca coloquei açaime nos bichos. Embora já tenha pensado nisso, não pelo facto deles poderem morder, mas para evitar que comam porcaria do chão (eu não fiz o treino de recusa de comida). Será que aquilo incomoda os cães? Ou só é feio?
Obrigada,
Beatriz
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Quando queremos ter ideia se algo incomoda a canzoada, tentamos, dentro do possível e racional, colocarmos-nos no lugar deles...BeaRam Escreveu:

Assim, imagine que lhe colocam uma mordaça que a impede de falar, comer, abrir a boca para respirar..agora o cão, não pode ladrar, lamber, por a língua de fora...
O que acha?

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bem....até agora acho que ainda ninguém obteve uma resposta em concreto por parte dos cães a quem foi colocada essa pergunta 
Como eles não nos respondem, o que podemos fazer é tentar observar como se comportam quando se lhes coloca o açaimo e, eventualmente, imaginat o que sentiriamos nós próprios se nos obrigassem a usar um dispositivo semelhante.
É tudo uma questão de hábito, isso é certo, mas já é tão mau um animal ser obrigado a usar uma trela e coleira que o estrangula, o magoa no pescoço e o inibe de se movimentar livremente, que colocar-lhe um açaimo ainda torna a sua vida mais condicionada e limitada.
Por questões de segurança, nossas e do próprio cão, lá vamos usando a coleira e trela. Esta deve manter o cão sobre o nosso controlo a todo o tempo e impedir que este perturbe ou provoque danos a pessoas, bens e outros animais.
Se a trela e coleira fazem isto, porquê o açaimo? É que se estamos perante animais ( não raças mas sim individuos) realmente perigosos e não os conseguimos controlar através da trela, porquê colocar esses animais na via pública onde circulam pessoas e outros animais? Será que faz sentido passear um Leão na rua, desde que esteja açaimado e preso com trela curta?
O açaimo vai provocar stress no cão, porque se sente diminuido e incapacitado de se defender. Vai torná-lo mais desconfiado, receoso e, consequentemente mais imprevisível. Impede assim uma boa sociabilização.
O açaimo vai também impedir o cao de se exprimir, de brincar livremente, de beber água ou (alguns açaimos) de arrefecer convenientemente o corpo (através da lingua e da respiração). A boca e o nariz, encerram muitos dos sentidos doa cães! Com eles cheira e toca nas coisas, agarra, brinca! Como seriamos nós a andar na rua de mãos atadas, mola no nariz e mesmo de olhos tapados ( porque o cão 'vê' muita coisa com o nariz)?
Claro que existem açaimos melhores e piores, mas o que garante que toda a gente vai usar os melhores e 'minimizar' alguns destes inconvenientes?
Enfim.....
Abraços
Paulo C.

Como eles não nos respondem, o que podemos fazer é tentar observar como se comportam quando se lhes coloca o açaimo e, eventualmente, imaginat o que sentiriamos nós próprios se nos obrigassem a usar um dispositivo semelhante.
É tudo uma questão de hábito, isso é certo, mas já é tão mau um animal ser obrigado a usar uma trela e coleira que o estrangula, o magoa no pescoço e o inibe de se movimentar livremente, que colocar-lhe um açaimo ainda torna a sua vida mais condicionada e limitada.
Por questões de segurança, nossas e do próprio cão, lá vamos usando a coleira e trela. Esta deve manter o cão sobre o nosso controlo a todo o tempo e impedir que este perturbe ou provoque danos a pessoas, bens e outros animais.
Se a trela e coleira fazem isto, porquê o açaimo? É que se estamos perante animais ( não raças mas sim individuos) realmente perigosos e não os conseguimos controlar através da trela, porquê colocar esses animais na via pública onde circulam pessoas e outros animais? Será que faz sentido passear um Leão na rua, desde que esteja açaimado e preso com trela curta?
O açaimo vai provocar stress no cão, porque se sente diminuido e incapacitado de se defender. Vai torná-lo mais desconfiado, receoso e, consequentemente mais imprevisível. Impede assim uma boa sociabilização.
O açaimo vai também impedir o cao de se exprimir, de brincar livremente, de beber água ou (alguns açaimos) de arrefecer convenientemente o corpo (através da lingua e da respiração). A boca e o nariz, encerram muitos dos sentidos doa cães! Com eles cheira e toca nas coisas, agarra, brinca! Como seriamos nós a andar na rua de mãos atadas, mola no nariz e mesmo de olhos tapados ( porque o cão 'vê' muita coisa com o nariz)?
Claro que existem açaimos melhores e piores, mas o que garante que toda a gente vai usar os melhores e 'minimizar' alguns destes inconvenientes?
Enfim.....
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
BeaRam Escreveu: Ora digam-me por favor ...
Obrigada,
Beatriz
Por experiência, eu fiz um "treino" com o meu cão, antes de ir de Férias, e coloquei-lhe o açaime várias vezes durante uma semana, para o poder "habituar", visto que iria viajar de Comboio, e aí é obrigatório o uso de açaime.
Foi um desastre, porque o cão tentava por todos os meios tirar o açaime, mas no dia da viagem, não o tentou fazer.
Agora que fala nesse treino de recusa de comida, eu aí sim, tenho um problema gravíssimo com o meu cão.
Quando damos os nossos passeios diários, até podem existir no chão, salsichas frescas, belos bifes, etc, que ele não liga.
O problema que tenho é com a procaria das pastilhas elásticas

E atenção, que isto para mim é mesmo um problema, porque além de ser a única coisa que ele apanha do chão, de cada vez que ele "mstiga" uma, lá tenhop eu de lha tirar ( e olhem que por dia, isto chega a ser repetido aí umas 10 vezes).
Eu aqui não consigo fazere mesmo nada dele.
Nem com recompensa, nem com repreensões, nada.
Mas por-lhe um açaime, por causa disto, não sei....

Dicas??
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
Já aqui falámos dos açaimes dos prós dos contra e sobretudo dos perigos!
Em relação ao incomodo que eles possam fazer aos bobis, sinceramente não me preocupa nada, cá em casa desde sempre os utilizámos, por regra, quando os cães vão para o meio do povo! a utilização de açaime obriga sempre a uma habituação por parte dos cães há técnicas basta saber utilizá-las. O problema maior é o perigo que represente a deficiente utilização destes inibidores de dentadas. O que vai por certo acontecer é um aumento significativo de óbitos por culpa direta da deficiente utilização desta ferramenta, nomeadamente nos Rottys, deixem vir o tempo mais quente...!
A lei em vigor obriga a utilização na via publica de açaimes, e lei é lei, não vale a pena argumentar razões não sustentadas, o aborto foi parido e enquanto não for parar à pia só temos que a cumprir! óbviamente berrando, protestando e sobretudo mobilizando para que ela tenha morte rápida, mas até lá... escolham bem os açaimes!!
Mas...nós, TODOS, é que tivemos a culpa, uns mais do que outros!!
Já aqui falámos dos açaimes dos prós dos contra e sobretudo dos perigos!
Em relação ao incomodo que eles possam fazer aos bobis, sinceramente não me preocupa nada, cá em casa desde sempre os utilizámos, por regra, quando os cães vão para o meio do povo! a utilização de açaime obriga sempre a uma habituação por parte dos cães há técnicas basta saber utilizá-las. O problema maior é o perigo que represente a deficiente utilização destes inibidores de dentadas. O que vai por certo acontecer é um aumento significativo de óbitos por culpa direta da deficiente utilização desta ferramenta, nomeadamente nos Rottys, deixem vir o tempo mais quente...!
A lei em vigor obriga a utilização na via publica de açaimes, e lei é lei, não vale a pena argumentar razões não sustentadas, o aborto foi parido e enquanto não for parar à pia só temos que a cumprir! óbviamente berrando, protestando e sobretudo mobilizando para que ela tenha morte rápida, mas até lá... escolham bem os açaimes!!
Mas...nós, TODOS, é que tivemos a culpa, uns mais do que outros!!
Um abraço
-
- Membro
- Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm
Segundo me disseram, há açaimes que permitem ao cão arfar e alguma mobilidade das mandíbulas. No entanto nunca estive a ver com cuidado estes apetrechos, nem nunca experientei colocar-lhe no focinho tal coisa.
Mas por vezes fico doida porque esta cadela apanha toda a porcaria que encontra. Houve uma fase que também comia os cócós (é desesperante)
Foi este o motivo pelo qual eu coloquei a questão.
Quando anda à trela nada disto acontece. Mesmo que meta à boca qualquer porcaria eu tiro-lhe.
O pior é quando anda solta. Na praia marcha tudo e muitas vezes apanha peixe estragado.. e depois ... estão a ver o resultado ...
Por norma tenho que ir para uma praia que fica longe de minha casa e que está sempre limpa, mesmo no Inverno.
Enfim, temos que lidar com estes problemazitos do dia a dia
Até breve,
Beatriz
Mas por vezes fico doida porque esta cadela apanha toda a porcaria que encontra. Houve uma fase que também comia os cócós (é desesperante)
Foi este o motivo pelo qual eu coloquei a questão.
Quando anda à trela nada disto acontece. Mesmo que meta à boca qualquer porcaria eu tiro-lhe.
O pior é quando anda solta. Na praia marcha tudo e muitas vezes apanha peixe estragado.. e depois ... estão a ver o resultado ...
Por norma tenho que ir para uma praia que fica longe de minha casa e que está sempre limpa, mesmo no Inverno.
Enfim, temos que lidar com estes problemazitos do dia a dia
Até breve,
Beatriz
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Acho que já aqui foi dito o essencial, mas queria acrescentar dois aspectos.
Julgo que o açaime (ou açaimo) foi inventado, exclusivamente, por uma questão de segurança, para o cão ficar impossibilitado de morder seja noutros cães ou em pessoas e para tranquilizar os tranzeuntes quando se passeia com eles na rua.
Há dois tipos de açaimes, uns que apertam o focinho, impedindo-os de abrir a boca e outros do tipo "gaiola", em que a focinheira fica dentro de uma armadura.
Não há muito tempo andei à procura de açaimes para os meus, não propriamente para eles não morderem no próximo, mas para evitar que metam na boca toda a porcaria que encontram no exterior. Mas só encontrei os do primeiro tipo que referi, os que apertam o focinho, que conforme referiu o Gary, só devem ser usados por quem sabe o que está a fazer. Um dos inconvenientes deste tipo é o de impossibilitar o cão de se refrescar, que como se sabe é através da língua.
Há uns dias passei por uma cadela doberman com um destes açaimes tão apertados que até metia dó... E, segundo a dona, era para evitar que comesse porcarias do chão... Apeteceu-me dizer-lhe : "pois eu também tenho o mesmo problema, temos que emigrar para um país civilizado..." Não sei se a senhora percebeu a ironia, mas adiante.
Desisti do açaime, desisti de os levar à praia, que tem mais lixo do que areia e passei a ir com eles para locais mais asseados.
Julgo que o açaime (ou açaimo) foi inventado, exclusivamente, por uma questão de segurança, para o cão ficar impossibilitado de morder seja noutros cães ou em pessoas e para tranquilizar os tranzeuntes quando se passeia com eles na rua.
Há dois tipos de açaimes, uns que apertam o focinho, impedindo-os de abrir a boca e outros do tipo "gaiola", em que a focinheira fica dentro de uma armadura.
Não há muito tempo andei à procura de açaimes para os meus, não propriamente para eles não morderem no próximo, mas para evitar que metam na boca toda a porcaria que encontram no exterior. Mas só encontrei os do primeiro tipo que referi, os que apertam o focinho, que conforme referiu o Gary, só devem ser usados por quem sabe o que está a fazer. Um dos inconvenientes deste tipo é o de impossibilitar o cão de se refrescar, que como se sabe é através da língua.
Há uns dias passei por uma cadela doberman com um destes açaimes tão apertados que até metia dó... E, segundo a dona, era para evitar que comesse porcarias do chão... Apeteceu-me dizer-lhe : "pois eu também tenho o mesmo problema, temos que emigrar para um país civilizado..." Não sei se a senhora percebeu a ironia, mas adiante.
Desisti do açaime, desisti de os levar à praia, que tem mais lixo do que areia e passei a ir com eles para locais mais asseados.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
deviamos era por um açaime no governo esses sim é que estão a "morder" o povo 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Eu tenho uma opinião diferente.
Embora não goste de usar açaime por sistema nos meus cães, primeiro porque acho que os meus cães não sabem que a boca serve para mais alguma coisa sem ser para comer
, depois porque ainda nãi vi necessidade.
Mas uso açaimes todos os dias, ou quaise nos cães dos outros.
Apartir do momento em que sinta que eles me podem morder, ou simplesmente porque não os conheço ainda. Os cães podem ser muito bonzinhos em casa deles, mas quando estão a ser contrariados é outra história.
Não há cão nenhum que goste de ser tosquiado, alguns são falsos abanam-se todos no inicio mas assim que podem e sem qualquer aviso ferram. Depois temos os medrosos, que são os piores porque mordem para se defenderem, mordem tudo e mais alguma coisa sem medir forças e sem ver quem mordem. Temos também os que são simplesmente agressivos, depois temos os bons, e esses só levam miminhos e festinhas :p .
Açaimes para mim são um seguro de trabalho, se não trabalhar por levar uma dentada, ninguém me vai pagar o dinheiro que vou deixar de receber por ficar com as mão inutilizadas temporáriamente, ou não.
Estou cansada de receber sovenirs de cães, por não lhes meter um açaime quando o instinto me diz que é melhor, só porque os cães não conseguem abrir a boca ou por pensar "tadinhos".
Se quiser ter cicatrizes ou marcas para a vida toda, e já coleciono algumas, faço eu uma tatuagem que pelo menos é ao meu gosto
É por isso que digo, os açaimes para mim são um instrumento de trabalho tal qual a minha maquina de tosquia, ou a minha tesoura. Neste caso um mal muito necessário, infelizmente. Mas antes eles sofrerem meia hora ou quarenta e cinco minutos do que eu.
Embora não goste de usar açaime por sistema nos meus cães, primeiro porque acho que os meus cães não sabem que a boca serve para mais alguma coisa sem ser para comer

Mas uso açaimes todos os dias, ou quaise nos cães dos outros.
Apartir do momento em que sinta que eles me podem morder, ou simplesmente porque não os conheço ainda. Os cães podem ser muito bonzinhos em casa deles, mas quando estão a ser contrariados é outra história.
Não há cão nenhum que goste de ser tosquiado, alguns são falsos abanam-se todos no inicio mas assim que podem e sem qualquer aviso ferram. Depois temos os medrosos, que são os piores porque mordem para se defenderem, mordem tudo e mais alguma coisa sem medir forças e sem ver quem mordem. Temos também os que são simplesmente agressivos, depois temos os bons, e esses só levam miminhos e festinhas :p .
Açaimes para mim são um seguro de trabalho, se não trabalhar por levar uma dentada, ninguém me vai pagar o dinheiro que vou deixar de receber por ficar com as mão inutilizadas temporáriamente, ou não.
Estou cansada de receber sovenirs de cães, por não lhes meter um açaime quando o instinto me diz que é melhor, só porque os cães não conseguem abrir a boca ou por pensar "tadinhos".
Se quiser ter cicatrizes ou marcas para a vida toda, e já coleciono algumas, faço eu uma tatuagem que pelo menos é ao meu gosto

É por isso que digo, os açaimes para mim são um instrumento de trabalho tal qual a minha maquina de tosquia, ou a minha tesoura. Neste caso um mal muito necessário, infelizmente. Mas antes eles sofrerem meia hora ou quarenta e cinco minutos do que eu.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Pudera... eu se estivesse no lugar da Isabel teria exactamente a mesma opinião. Eu julgo que os veterinários aplicam açaimes nos cães (nalguns) durante as consultas, quando os donos não têm esse cuidado.isabelnobre Escreveu: Eu tenho uma opinião diferente.
Lembro-me, por exemplo, de o PauloC ter referido aqui que aplicava o açaime no Furst para a consulta ser mais tranquila.
Mas o que aqui está em causa é o uso do açaime em condições normais de passeio dos cães.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Tive no ano passado uma experiência, que embora não me leve a generalizar, leva-me a pensar.nel Escreveu: Mas o que aqui está em causa é o uso do açaime em condições normais de passeio dos cães.
Há um clube de video em frente a minha casa, fui lá alugar um filme e levei a lua, trela curta quando me aproximo de alguém porque as pessoas ficam com medo de cães pretos e grandes. Mas o problema não está aí. Aparece um sr com uma pitt (sem trela), e começa a fazer festas na lua, a pitt não gostou começou a rondar a lua. O dono virou costas começou a falar com a dona do clube de video e a pitt começou a fechar o cerco de um lado para o outro, cada vez mais perto da lua. Eu não tinha por onde fugir, estava num canto cada vez mais pequeno, quando começo a chamar o nome da pitt a ver se o dono ouvia e se apercebia do que se estava a passar. O dono chamou e ela não obedeceu, e eu pus-me á frente da lua para a proteger, sim porque ela não fazia mais nada a não ser abanar o rabo para os roncos da pitt

O problema da questão não é os donos responsaveís, é os que não são e por causa de uns pagam os outros. Penso eu.
Última edição por isabelnobre em domingo mai 02, 2004 8:23 pm, editado 1 vez no total.
Os que nós usamos são daqueles feitos num tecido forte em nylon que "aperta" a boca do cão. Os outros não consigo encontrar com tanta facilidade no mercado. Acho que estes também são mais faceis de lavar, e por uma questão de higiene, os prefiro. No entanto, há tamanhos e tamanhos e não me parece que seja necessário, para uma tosquia, em que os animais mordem, usar um que seja muito apertado. Basta que o animal não consiga abrir a boca o suficiente para "ferrar". Com estes açaimes, já experimentei até dar comida a um cão, que comeu (coisa rara, em todo o caso, mas deu-me para fazer essa experiencia).No entanto, nunca me pareceu que nenhum ficasse aflito com falta de ar por isso. Ficam é muitas vezes aflitos, mas por não puderem fazer o gostinho ao dente...Acho preferivel ás fitas usadas em alguns vets, essas sim, apertam mesmo.
De forma que assim sendo, e para o fim que se destina (não comer porcarias) talvez os outros sejam mais aconselhados.
Isabel
De forma que assim sendo, e para o fim que se destina (não comer porcarias) talvez os outros sejam mais aconselhados.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
A mensagem que eu aqui escrevi...não sei porquê...desapareceu e ficou apenas a citação a que a minha mensagem se referia.
Como é lógico, já não sei de cor o que tinga escrito, e ficar aqui apenas a citação não faz qualquer sentido.
Sendo assim, apaguei-a.
Como é lógico, já não sei de cor o que tinga escrito, e ficar aqui apenas a citação não faz qualquer sentido.
Sendo assim, apaguei-a.
Última edição por PauloC em segunda mai 03, 2004 7:38 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu acho que só poria açaime nos meus cães com uma pistola apontada. mas sou a 1ª a dizer ao vet para o colocar quando os bobis vão à consulta. até a parvalhona da carlota mordeu a vet porque não gostou que lhe andassem a vasculhar as patas. quanto ao max, embora não tivesse tugido quando levou o chip, disse para lhe colocarem açaime, porque tem uma boca grande. cão é cão...
mais uma vez, tudo depende do modo como educam o cão. mas não é mais fácil pôr o açaime e deixar andar?
mais uma vez, tudo depende do modo como educam o cão. mas não é mais fácil pôr o açaime e deixar andar?