Rações, o meu trauma....

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta abr 30, 2004 11:35 am

Olá,

Já vos ouvi falar de rações e de uma relação preço-qualidade, etc.

Então vamos pegar no exemplo do meu Misha:
Gato adulto, 4 anos, castrado, magro e come pouco.

Se eu comprar Eukanuba-

Adult Maintenance rico em Galinha & Fígado 7.5kg - 45,00€
Tabela alimentar:
Peso Corporal 2- kg 4- kg 6- kg 8- kg
Gramas por dia 20- g 40- g 65- g 85- g

Logo= uma saca dá para uma ano :roll: (o que eu acho muito estranho) e gastamos 3.75€ por mês em ração, mas mesmo que sejam 40g uma saca dá para 6 meses e gastamos 7,5€ por mês.

Se eu comprar Royal Canin-
Fit 32 10 Kg - 54,00€
Tabela alimentar:
Peso Adulto Alimento (g/dia)
2-3 Kg 40 grs
3-5 Kg 60 grs
5-7 Kg 90 grs

Logo= uma saca de ração dá para quase 7 meses e gastamos 7,70€ por mês.

Se eu comprar Bento Kronen-

BENTO KRONEN PREMIUM ADULT 15 Kg - 57,00 €
Tabela alimentar:
Raça peso/Kg alimentação g/dia
Pequena 2-3 Kg 25-35 g
Média 3-5 Kg 35-55 g
Grande 5-7 Kg 55-75 g

Logo= uma saca de ração dá para 10 meses e gastamos 5,70€ por mês.

Conclusão:
Eukanuba, embora seja a mais cara acaba por ser mais economica que qualquer outra ( se for verdade o gato só comer 20g por dia....), senão ganha a Bento Kronen. Mas depois a qualidade... por um 1,80€ por mês.... será que vale a pena?

Concordam com este "estudo"?
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta abr 30, 2004 11:39 am

Eia Sarah mas que bela recolha ;)
Eu conheço melhor a Eukanuba e parece-me uma boa ração, nunca experimentei a Bento Kronnen e actualmente dou Purina de veterinário às minhas gatas, quer dizer à mãe gata agora não, pois tem os pequenotes e então come a ração para pequeninos mas depois vai voltar gradualmente à Purina que é a ração vendida pelo vet. da Lousã, apesar de não o consultar, fica-me mais perto ir lá comprar a ração :lol:
Desde que se dê uma ração dita de gama alta, penso que os nossos felinos estão bem servidos...
A eukanuba para mim saia mais cara já que as minhas gatas são uns alarves :o :lol:
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta abr 30, 2004 1:20 pm

:o Eu gostava de saber como consegues comprar das sacas grandes de alimento para gato (deves ter mais que 1 não???) É que a minha gata uma vez o pacote aberto (de 300g ou 400g) só come do mesmo umas 3 refeições, depois começa umas autênticas greves de fome até eu mudar para outro e depois tenho que os alternar, mas mesmo assim depois de quase duas semana o pacote aberto, já lhe torce o nariz... é um autêntico terror! ah! e bem mesmo só come o Royal 33 (apetite caprichoso) e Sanabelle (sensitiv). Da Iams tem de ser o Pescado Azul, do resto não come, então aqueles da purina que têm arroz (deixa-me rir!) cheira, vira as costas e vai se deitar, depois de 2 dias ainda lá anda o prato com o comer, quem se dá bem são os gatos (abandonados) das traseira da casa da minha mãe, tadinhos esses comem tudo e parece que nunca lhes chega! da Eukanuba tb dá uma provadinha mas deixa logo!

Mas recomendo a Sanabelle (do grupo Bosch) é muito boa! Experimentem!
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 30, 2004 1:23 pm

Estes preço que eu arranjei foram em sites de lojas online e assim, por isso podem até ser mais caros que nas lojas ou vets. Por exemplo Eukanuba Large Breed Puppy para o Real custa 55,00€, enquanto que na net tinha visto a 60,00€ e até 62,00€.

Também tenho outros, mas depois não tenho as quantidades por isso não consigo fazer todo o estudo...

Mas vou colocá-los aqui pode ser que vocês possam comparar ou dizer-me que quantidades os vossos meninos e meninas comem. E também se conhecem as marcas:

Eagle Pack
Kitten 3Kg - 21,00€
Adult 3Kg - 21,00€

Husse
Kitten - não há (o que eu acho estranho)
Adult 7Kg - 21,00€

Proplan
Kitten 7,50Kg - 44,50€
Adult 15Kg - 69,25€

Nutro
Kitten 7,50Kg - 47,45€
Adult 7,50Kg - 65,95€

Acana
Kitten 4Kg - 22,54€
Adult 4Kg - 20,85

Eukanuba
Kitten 7,50Kg - 49,00€
Adult 7,50Kg - 45,00€

Hill's
Kitten - não encontrei
Adult 10Kg - 56,00€

IAMS
Kitten 10Kg - 47,00€/51,50€
Adult 15Kg - 62,00€

Royal Canin
Kitten 10Kg - 59,00€
Adult 10Kg - 54,00€/60,00€

Bento Kronen
Kitten 3Kg - 16,51€
Adult 15Kg - 57,00€

Isto tentando por sempre os tamanho de sacas maiores disponiveis por marca.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 30, 2004 1:36 pm

Jordan Escreveu: o Eu gostava de saber como consegues comprar das sacas grandes de alimento para gato (deves ter mais que 1 não???) É que a minha gata uma vez o pacote aberto (de 300g ou 400g) só come do mesmo umas 3 refeições, depois começa umas autênticas greves de fome até eu mudar para outro e depois tenho que os alternar, mas mesmo assim depois de quase duas semana o pacote aberto, já lhe torce o nariz... é um autêntico terror! ah! e bem mesmo só come o Royal 33 (apetite caprichoso) e Sanabelle (sensitiv). Da Iams tem de ser o Pescado Azul, do resto não come, então aqueles da purina que têm arroz (deixa-me rir!) cheira, vira as costas e vai se deitar, depois de 2 dias ainda lá anda o prato com o comer, quem se dá bem são os gatos (abandonados) das traseira da casa da minha mãe, tadinhos esses comem tudo e parece que nunca lhes chega! da Eukanuba tb dá uma provadinha mas deixa logo!

Mas recomendo a Sanabelle (do grupo Bosch) é muito boa! Experimentem!
Só tenho um, mas vou ter uma menina (arraçada de persa).

Mas eu só à pouco tempo é descobri todas estas coisas sobre rações.

Eu moro numa vila. Aqui os gatos nascem por todos os cantos e todas as pessoas têm pelo menos um. A alimentação é feita à base de restos e sopas de leite, etc. E os que comem ração são os gatos "finos", em especial se comerem Friskies ou Wiskas, que são "caríssimas". Ora eu cresci com esta realidade....

Mesmo assim sempre fui contra os restos para os animais, em especial espinhas e osso de frango (que são tão perigosos!). Mas o meu gato (que tem agora 4 anos) sempre comeu ração seca da mais barata, marca continente, etc...

Mas agora que sei todas estas coisas não quero continuar a dar porcarias ao bichinho, e em especial à nova menina que chega breve.

Por isso esta minha preocupação em arranjar a melhor, mas em especial a que tenha melhor qualidade-preço.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

sexta abr 30, 2004 1:39 pm

Oh Sara os meus parabéns, fizeste um estudo e tantas.
;)

Vou imprimir o teu "post" pois estou em vias de mudar de ração do gato.

De qualquer modo vocês têm gatos muito económicos. Estou a fazer dieta ao meu e agora JÁ SÓ COME 80 gramas/dia, e não está propriamente gordo.

Beijitos

Beatriz
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 30, 2004 1:45 pm

eu não percebo porque colocaram um preço para cada marca. acontece qxistirem vários e que até são mais baratos dos que vêm aqui. dependem da gama e composição. ex: proplan , eukanuba e iams. ´por agora, tenho comprado husse e não me estou a dar mal. espero qu+
e os tipos da acana me arranjem sacas de 20 kgs. mas está difícil
raka
Membro Veterano
Registado: quinta dez 05, 2002 4:06 pm

sexta abr 30, 2004 1:53 pm

olá,

já não dizia nada aqui há uns tempos mas este tópico brilhou! tanx porque realmente dá uma ajuda muito simpática ter estas informações todas agregadas! :D

também vou imprimir as informações ;) , dão um jeitaço!

quanto à ração: eu agora dou-lhes husse. eles não gostam muito mas a percentagem de matéria gorda é tão baixa que fez milagres na barriguita em crescimento assustador da mitzi.

eles com a eukanuba tornaram-se uns alarves, comiam imenso e andavam sempre a chorar-se por mais comida... a dose indicada nunca chegava e a mitzi começou a engordar imenso.

mais uma vez tanx pelas informações!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta abr 30, 2004 1:54 pm

Olá

Sempre dei Royal Cannin ás minhas gatas e estou contente com os resultados, um saco de 4kg da Kitten com a Amélia dava mais ou menos para dois meses e meio com a Emília também dura o mesmo.

Não compro sacos maiores porque elas não comem para já a mesma ração e acho que a ração depois de muito tempo aberta detriora-se um pouco.

Se vai adoptar uma gatinha arraçada de persa, posso dizer-lhe que a Royal Cannin tem uma ração de persa a partir de um ano que faz maravilhas ao pêlo ;)

beijokas
Kathleen
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 30, 2004 1:57 pm

anjaazul Escreveu: eu não percebo porque colocaram um preço para cada marca. acontece qxistirem vários e que até são mais baratos dos que vêm aqui. dependem da gama e composição. ex: proplan , eukanuba e iams. ´por agora, tenho comprado husse e não me estou a dar mal. espero qu+
e os tipos da acana me arranjem sacas de 20 kgs. mas está difícil
Eu pus os preços mesmo para isso, para me dizerem se são muito elevados. Se assim for, tanto melhor!!!

Eu também não me importava de usar Husse, é mais barata e deve ser boa, mas não têm para gatinhos....

Obrigada Beatriz! É muito giro fazer deste estudos, só é pena que depois não são assim tão linear.... Basta o gato comer 80g em vez de 40g, para a ração ficar ao dobro do preço.

A mim isso não me preocupa muito. O meu gato é a coisinha mais pisca que eu conheço. E tal como eu também perde a fome por tudo e por nada e fica com o pelo baço e sem jeito nenhum e anda apático, etc. Já para não falar que o castrei e ele continua atrás das gatas todas da rua e a lutar com os machos pelo seu território!!!

E esta falta de apetite dele ainda me leva mais a querer uma boa ração, porque tenho medo que fique subnutrido...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta abr 30, 2004 2:04 pm

o barato e o caro é relativo. acontece que se consultar a tabela das ,marcas, os preços variam um bocado. há mais barato do que está especificado. agora, preços ao certo não sei, porque não tenho tabelas. mas o mais barato que encontrei, foi a iams.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 30, 2004 2:05 pm

Kathleen Escreveu: Não compro sacos maiores porque elas não comem para já a mesma ração e acho que a ração depois de muito tempo aberta detriora-se um pouco.
Obrigada pelo conselho Kathleen. As tuas meninas são lindas!

Quanto aos sacos grandes eu acho que é boa opção, porque ficam muito mais baratos. Pode fazer como nas lojas, abre o saco, tira um bocado para um saquinho de plástico e volta a fechar o outro saco muito bem, para não apanhar ar (dentro de outro de plástico ou assim).

E se precisarem de mais algum "estudo" do tipo é só pedirem! ;)

beijocas
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 30, 2004 2:13 pm

É verdade, em relação a mudar muita vez de ração penso que já li que não é aconselhável para os animais...

Por isso o problema de se comprar sacas grandes e depois os bichos "enjoarem" não me parece muito pertinente...

E até há um oleo que se pode juntar na ração para ela ficar mais apetecivel, mas não me lembro do nome.... No entanto não há que ter medo que os animais não se matam à fome. Por vezes é o próprio sistema de imunidade deles a tentar ver-se livre de qualquer coisa que não está bem. Mais vale deixá-los passar um bocadinho de fome para ver se ficam melhores.
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

sexta abr 30, 2004 2:30 pm

Olá,

Bom tópico!
Eu dou Eukanuba à Mia e até agora já lá vão 7 meses. Estou contente e não vejo razões para mudar.

Quando ela veio para mim comecei a dar-lhe esta marca e não quis estar a mudar. Como ela come bem e nunca se fez de esquisita continuei.

Mas parece-me que qualquer uma das rações é boa. ;)
SarahKay Escreveu: Eu moro numa vila. Aqui os gatos nascem por todos os cantos e todas as pessoas têm pelo menos um. A alimentação é feita à base de restos e sopas de leite, etc. E os que comem ração são os gatos "finos", em especial se comerem Friskies ou Wiskas, que são "caríssimas". Ora eu cresci com esta realidade....

Mesmo assim sempre fui contra os restos para os animais, em especial espinhas e osso de frango (que são tão perigosos!). Mas o meu gato (que tem agora 4 anos) sempre comeu ração seca da mais barata, marca continente, etc...

Mas agora que sei todas estas coisas não quero continuar a dar porcarias ao bichinho, e em especial à nova menina que chega breve.

Por isso esta minha preocupação em arranjar a melhor, mas em especial a que tenha melhor qualidade-preço.

Ora aqui está uma dona conscienciosa! ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta abr 30, 2004 2:31 pm

Olá

Obrigado pelos elogios ás minhas meninas :lol:

Eu tenho umas caixas grande de plastico da Royal cannin que fecham hermeticamente para deitar a ração, mas só cabem 5kh e só tenho duas caixas. Quando elas comerem o mesmo eu compro sacos maiores.

Em relação a deitar oleo na ração acho que isso só se aplica aos cães, aos gatos pode-se deitar um pouco de levedura de cerveja ;)

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”