Olá Crispa,
Nada de pânico e vamos por partes.
Elas andam mestruadas cerca de 20 dias mas só estão receptivas poucos dias (+/- 4), nos restantes elas próprias fastam os Don Juan's de ocasião
- Sabe o dia em que começou a perder sangue?
- Tome nota e vá contando os dias
- Entre o 10º e o 14º dia, elas fazem a ovulação e nesse periodo, sim, aceitam o macho.
A cuequinha nem sempre resulta. As minhas até as tiram e quando vão à rua, não as levam de todo. para além de ser ridiculo não teriam oportunidade de satisfazer as suas necessidades fisiológicas.
Os machos vão começar a andar atrás de si, com cadela ou sem ela e não se desencorajam facilmente. Prepare-se psicológicamente para a eventualidade de ser montada, sem mais nem menos, só porque para eles cheira a cio, donde, toca a montar. Nós, transformamo-nos nuns cios andantes
Antes de sair com ela, prepare um borrifador de água e leve-o consigo. Caso algum macho engalanado se aproxime dê-lhe uma borrifadela. Pode ser que resulte...
Pode também levar uma caninha e quando algum macho engalanado se aproximar de vocês, dê com a caninha no chão com toda a força. O barulho pode assustá-lo. Pode ser que resulte...
Pode utilizar o mesmo método com pedras. Atire-as para o chão. O barulho pode assustá-los e pode ser que resulte...
Vai ter uns mais insistentes que provavelmetne irão montar barraca à sua porta. Cuidado com esses!
Normalmente andam na rua uns cães que você nunca viu. Nestas alturas aparecem cães de todo o lado, até parece que publicitaram o cio da nossa menina nas noticias da TVI. Soltos, sem dono e descontrolados. Para esses, o meu melhor conselho é levar uma trela a mais e prendê-los num poste qq enquanto anda na rua. Qdo. regerssar ponha a sua cadela em segurança e depois solte-o.
Se quando estiver a passear com ela, algum cão se dirigir a voces e tentar montar a sua menina sem sucesso e num repende, monta-a a si, Paciência! Antes a si, do que a ela
Estes são os conselhos que lhe posso dar e são o resultado da experiência de muitos anos de cios
BOA SORTE!