Ajjjjuuuuddddaaaa!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

sexta abr 30, 2004 2:31 pm

Algo terrível aconteceu!!! :o :o A minha Beckie tá em cio!!! :o

Preciso de conselhos, porque nunca tive esta conversa entre mãe e filha antes... ;) O que é que vcs donos de canitas usam para proteger? Eu comprei umas cuecas protectores de pano. Isso é bom?
Quanto tempo dura o cio e quando é que regressa de novo? :oops: :oops:

Help please.... :oops:
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta abr 30, 2004 2:53 pm

OOOhhhh!!! Parabéns! A tua menina já é uma senhora.... :cry: que emoção!

Não te posso ajudar muito, porque nunca tive meninas, mas ouvi dizer que elas lambem o próprio sangue e que essas cuequitas não são assim tão necessárias! Até porque é pouquinho, não é?

Mas que giro! Ainda ontem era um bébé e agora....

;)
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 30, 2004 3:09 pm

Dura +- 4 semanas c/ perdas +2 sem. e volta daqui a seis meses.

A minha cadela (n/ é lab.) não usa nada eu é que uso a esfregona.

Pela experiência que tenho no 1º cio sujam mais depois aprendem a limpar-se.

Atenção às saidas pois vai ter atrás muitos pretendentes.

Boa sorte
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

sexta abr 30, 2004 3:10 pm

Olá Crispa,

Nada de pânico e vamos por partes.

Elas andam mestruadas cerca de 20 dias mas só estão receptivas poucos dias (+/- 4), nos restantes elas próprias fastam os Don Juan's de ocasião ;)

- Sabe o dia em que começou a perder sangue?
- Tome nota e vá contando os dias
- Entre o 10º e o 14º dia, elas fazem a ovulação e nesse periodo, sim, aceitam o macho.

A cuequinha nem sempre resulta. As minhas até as tiram e quando vão à rua, não as levam de todo. para além de ser ridiculo não teriam oportunidade de satisfazer as suas necessidades fisiológicas.

Os machos vão começar a andar atrás de si, com cadela ou sem ela e não se desencorajam facilmente. Prepare-se psicológicamente para a eventualidade de ser montada, sem mais nem menos, só porque para eles cheira a cio, donde, toca a montar. Nós, transformamo-nos nuns cios andantes :roll:

Antes de sair com ela, prepare um borrifador de água e leve-o consigo. Caso algum macho engalanado se aproxime dê-lhe uma borrifadela. Pode ser que resulte... :D

Pode também levar uma caninha e quando algum macho engalanado se aproximar de vocês, dê com a caninha no chão com toda a força. O barulho pode assustá-lo. Pode ser que resulte... :D

Pode utilizar o mesmo método com pedras. Atire-as para o chão. O barulho pode assustá-los e pode ser que resulte...:)

Vai ter uns mais insistentes que provavelmetne irão montar barraca à sua porta. Cuidado com esses!

Normalmente andam na rua uns cães que você nunca viu. Nestas alturas aparecem cães de todo o lado, até parece que publicitaram o cio da nossa menina nas noticias da TVI. Soltos, sem dono e descontrolados. Para esses, o meu melhor conselho é levar uma trela a mais e prendê-los num poste qq enquanto anda na rua. Qdo. regerssar ponha a sua cadela em segurança e depois solte-o.

Se quando estiver a passear com ela, algum cão se dirigir a voces e tentar montar a sua menina sem sucesso e num repende, monta-a a si, Paciência! Antes a si, do que a ela :roll:

Estes são os conselhos que lhe posso dar e são o resultado da experiência de muitos anos de cios :lol:

BOA SORTE! ;)
Crispa_99
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 3:21 pm

:lol: :lol: :lol:

Obrigado pela ajuda! ;)

Tou a ver que isto de se ter uma Lab só agora é que começa a ficar divertido!! ;) :lol:

Pelo sim, pelo não comprei uma cueca, porque ela tá sempre comigo dentro de casa e tá sempre a dormir nos sofás ou nas camas :roll: e assim sempre protege mais... :roll:

Tou a ver que nesta altura andar com ela sem trela nem pensar... :roll:

Obrigado a todos pela prontidão!! ;)

Bom fim de semana!
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sexta abr 30, 2004 3:30 pm

Crispa_99 Escreveu:
Tou a ver que nesta altura andar com ela sem trela nem pensar... :roll:
Pois nem pensar nas próximas três semanas ou mais :roll: a minha Shiva já anda com o cio á quase um mês :roll:

Boa sorte ;)
bark
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 3:34 pm

Sem trela nesta altura, NUNCA!

É o 1ª cio não é?

É natural que ela nem saiba com o que está a lidar e nem se saiba defender dos "ataques". Só lá para o 3º cio é que ela o saberá fazer. Por isso deverá ter cuidados redobrados e estar sempre com muita atenção.

Depois com a prática começamos a ter outras defesas mas agora deve ser um bocadinho difícil para as duas.

Tente afastar-se o mais possivel de situações comprometedora e faça por a passear a horas pouco frequentadas. Por vezes aparecem cães bastante corpulentos e que se tornam agressivos com a ânsia de perpetuarem a espécie criando situações complicadas.

Paciência e olho vivo :lol:
Crispa_99
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 3:53 pm

bark Escreveu:
É o 1ª cio não é?

É natural que ela nem saiba com o que está a lidar e nem se saiba defender dos "ataques". Só lá para o 3º cio é que ela o saberá fazer. Por isso deverá ter cuidados redobrados e estar sempre com muita atenção.
É o primeiro cio dela e meu também!! ;) :lol:

Eu não costumo encontrar muitos cães aqui pelas redondezas, só mesmo na praia. Mesmo assim acho que se calhar vou arranjar uma lata de spray pimenta para nos proteger... ;)
bark
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 4:21 pm

Crispa,

Eu comprei umas trelas de treino com 5 m (não são extensiveis), de propósito para estas alturas. :lol:

Equipamento próprio para cios:

-Trelas
-Borrifador
-Caninha
-Pedras no bolso
-Botas de grossas e resistentes de sola de borracha
- e o que der jeito na altura e estiver à mão :lol:

Como tenho duas que entram no cio na mesma altura (são muito solidárias) :D o meu trabalho é a dobrar :D quase que compensa fazer musculação e tomar uns tónicos antes destes períodos para estar impec para enfrentar esta guerra. Vale tudo menos tirar olhos :D :D
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

sexta abr 30, 2004 4:25 pm

Crispa,

Parabéns!!! A tua menina já é uma senhora!!!
E boa sorte nas aventuras diárias dos passeios!
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta abr 30, 2004 5:12 pm

Eu nunca tive cadelinhas, e fiquei espantada perante a experiência do Bark! Isto é o bom do forum, não acham?
Parabens, Crispa, pela menina.
E já agora, gostava de ler nestes próximos dias as aventuras da Beckie no cio e da sua dona, armada em guarda e de borrifador na mão :lol: :lol: :lol:
(espero não leve a mal, é só brincadeira :oops: )

Alicia
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 30, 2004 7:05 pm

Muita e muita atenção.

Em 1º lugar - no primeiro cio costuma haver mais sangue.
A cadela é apanhada de surpresa e não sabe lavar-se.
Nos cios seguintes quase não vai dar por isso - elas começam a lamberem-se a toda a hora e lavam-se assim.
As cuequinhas podem ser contraproducentes - você é que tem de avaliar - pois impedem a cadela de fazer a sua própria higiene.
Na minha opinião, devem usar-se apenas quando é absolutamente necessário (pe, no carro).
De resto mais vale impedi-la de subir nos sofás e nas camas.

Quanto á possibilidade de engravidar :
Não facilite de maneira nenhuma.
Pode procurar na net por cio ou gravidez e obtém bastante informação em português (brasileiro).
O cio dura 3 semanas na totalidade.

Prepare-se para defender a sua cadela dos pretendentes.
Há uma altura em que ela também vai querer ser montada - por isso, se lhe fôr possível - é melhor ir com mais alguém, para fazer frente ao que aparecer.

Se, por acaso isso acontecer, novamente não facilite.
Existem uma injecções abortistas que, se aplicadas poucos dias após o facto, os óvulos morrem e são reabsorvidos pelo organismo da cadela.
Não se deve, contudo, optar por esta solução de ânimo leve que pode ter outras consequências - o melhor é não ser montada.

Nada de injecções que impedem a gravidez, pilula canina e etc.
Podem provocar tumores.

Espero não me ter esquecido de nada, nem ter dito nenhuma tolice.
A Zorra também está no cio - é o seu 4º cio.
Elas ficam mais molengonas, mais meigas e mais apegadas nestas alturas.
Dê-lhe muitas festinhas.

Boa sorte.
Crispa_99
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 7:08 pm

Pois a minha pretinha fica linda de cuequinha!!! :lol: :lol: Só é pena ter comprado uma preta, porque acho que uma ás florzinhas tinha ficado impecável!! ;) ;)

Bark se o barulho das pedrinhas e da caninha não funcionar, posso mandar as respectivas aos machos?? ;) :lol: :lol:

Aligra eu não levo a mal...aliás os canitos são para nos dar amor e divertimento, certo? ;) Só é pena estar este tempo xungoso...assim, não vou ter tantas aventuras... ;)
bark
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 7:32 pm

Atirar, atirar...só mesmo umas borrifadelas valentes :lol: :lol: a expressão da focinheira deles até que justifica o acto ;) mas é coisa de efeito rápido, logo, logo, eles esquecem e voltam ao ataque :lol:

Um forte bater de pé ou um "CHOOOO!!!" com convicção, também são válidos :D

Olhe, siga os conselhos da Aids, tente ir acompanhada porque é mais fácil. Sempre são 4 olhos ou mais ;)

A escolta das minhas nessas alturas é o golden retriever duma amiga minha. Enquanto elas estão em pleno cio, ele nem nota e defende-as dos ataques dos outros mas logo que o cio acaba lá está ele à carga :o

Utilizar contraceptivos, injectáveis ou orais, está fora de causa pois podem acarretar problemas de saúde muito sérios, a médio e longo prazo, aliás, os próprios veterinários nem os recomendam e são os primeiros a alertar para o seu perigo.

Pode é pensar em esteriliza-la.

Eu penso muito nisso quando "estamos" em pleno cio (às vezes é de loucos :?) mas depois, quando a crise passa, prefiro tê-las inteiras nem sei bem porquê :o

Bom fim de semana e boa continuação de cio :lol:

Nós por cá esperamos ansiosamente por notícias vossas ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

domingo mai 02, 2004 5:11 pm

Crispa:

Só mais uma achega: às vezes os pretendentes também saltam em cima dos donos :|
Ficam baralhados e...zás! :o

Nem pensar em ir à rua sem trela (pois vai haver uma altura em que ela também quer ir ter com eles) e para além disso, deves estar preparada para o caso de aparecer mais do que um pretendente em simultâneo.

Eles também fazem tudo para irem ter com a fêmea em cio; ex. eu moro num 5º andar e não era raro encontrar pretendentes à porta da minha casa...já para não falar nos que estão sempre à porta do prédio, daqueles que perseguem o carro com a amada até quase à autoestrada, etc :roll: :roll:

Boa sorte e vai dando notícias :p
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”