Informação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado mai 01, 2004 12:00 am

MMMM Escreveu:
Agora que há raças em que a possibilidade em vir a ser perigoso, desde que potenciada, isso há.

Miguel Mendes
Olá Miguel

Eu não poria a questão assim. Eu diria que , retirando a pequena percentagem de desvios comportamentias de origem genética , um cão não educado pode ser perigoso independentemente da raça ou tamanho.Neste grupo existem contudo cães , eu não diria raças , que pela sua configuração podem representar um perigo acrescido .
Eu não falaria em raças por dois motivos : primeiro não é um problema de raças mas de indivíduos ; segundo , como associamos raças aos individuos que apresentam determinados fenotipos próximos de um estalão então os cruzamentos , que não são raças tal como são normalmente entendidas , cairiam fora do conceito de perigosidade. E sabe-se , nomeadamente nos EUA o que eles gostam de cruzamentos cada um mais estúpido que o outro. Aliás não é por acaso que os casos que conheço de destruição de raças vêm normalmente de lá. Veja-se o Jack Russel Terrier , o Cano Corso ( que até se deram ao luxo de criar um estalão Cano Corso Americano ) , o Dob , o Rott , etc. E em relação ao PA não chegou a esse ponto porque , felizmente para este, a SV tem muita força.

Saudações

Jaime
MMMM
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:35 pm

sábado mai 01, 2004 2:46 pm

Olá Jaime:
O que eu queria dizer com o meu post, é que em certas raças, um cão nas mãos de um dono mal intencionado (propositadamente ou não) tem mais facilidade em tornar-se num cão agressivo, e a perigosidade desse cão, caso ele se torne agressivo, é maior devida à sua própria morfologia.
Também disse que há cães com taras comportamentais que são de raças que o senso comum as cataloga como inofensivas.

No entanto, concordo plenamente consigo quando diz que há individuos dentro duma raça com comportamentos distintos. Por exemplo, dentro da mesma raça não se fala em cães com características de trabalho?

Um abraço,
Miguel Mendes
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado mai 01, 2004 6:23 pm

MMMM Escreveu: Olá Jaime
O que eu queria dizer com o meu post, é que em certas raças, um cão nas mãos de um dono mal intencionado (propositadamente ou não) tem mais facilidade em tornar-se num cão agressivo, e a perigosidade desse cão, caso ele se torne agressivo, é maior devida à sua própria morfologia.
Um abraço,
Miguel Mendes
É verdade.Por exemplo posso dizer que a principal Associação dos BoerBoel , a SABT, desaconselha totalmente o treino destes cães em defesa ou ataque dado que será potenciar uma característica inata que estes cães já possuem de defesa da família e propriedade para níveis que podem ser incontroláveis. E quando estamos a falar de cães com as características morfológicas destes o caso pode ser complicado.

Saudações

Jaime
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”