Olá MiguelMMMM Escreveu:
Agora que há raças em que a possibilidade em vir a ser perigoso, desde que potenciada, isso há.
Miguel Mendes
Eu não poria a questão assim. Eu diria que , retirando a pequena percentagem de desvios comportamentias de origem genética , um cão não educado pode ser perigoso independentemente da raça ou tamanho.Neste grupo existem contudo cães , eu não diria raças , que pela sua configuração podem representar um perigo acrescido .
Eu não falaria em raças por dois motivos : primeiro não é um problema de raças mas de indivíduos ; segundo , como associamos raças aos individuos que apresentam determinados fenotipos próximos de um estalão então os cruzamentos , que não são raças tal como são normalmente entendidas , cairiam fora do conceito de perigosidade. E sabe-se , nomeadamente nos EUA o que eles gostam de cruzamentos cada um mais estúpido que o outro. Aliás não é por acaso que os casos que conheço de destruição de raças vêm normalmente de lá. Veja-se o Jack Russel Terrier , o Cano Corso ( que até se deram ao luxo de criar um estalão Cano Corso Americano ) , o Dob , o Rott , etc. E em relação ao PA não chegou a esse ponto porque , felizmente para este, a SV tem muita força.
Saudações
Jaime