sexta set 06, 2002 7:00 pm
Oi!
Se mora em Lisboa ou Almada ou perto, aconselho-a a visitar rapidamente um dos hospitais veterinários que têm lá especialistas. Senão, diga-nos em que localidade mora para ver se alguém indica algum.
Em relação à água salgada, e caso seja mesmo um fungo, terá de fazer mais coisas tal como separar a tartaruga de tudo o que há no aquário, pois o fungo pode estar no areão ou na decoração também, e tudo isto terá de ser desinfectado após o tratamento.
A água terá de estar sempre limpa, e ponha a sua tartaruga a apanhar sol directo. Não luz, raios solares mesmo, e sem ser através de vidros.
Use o Betadine umas 3x ao dia. E com a mesma frequência, dê os banhos de sal. O sal tem de ser marinho e pode encontrar nas lojas de produtos naturais (ervanárias). Use 1 colher de sopa de sal por cada litro de água e deixe lá estar a tartaruga durante 20mn. A quantidade de água é a suficiente para que chegue até ao fungo, não é preciso ela ficar toda coberta, mas como é no pescoço, certifique-se que a zona afectada entra em contacto com o sal. Após o banho limpe os olhos com gotas para tartarugas ou soro fisiológico por causa do sal.
Pode também usar sal directamente no fungo ou vinagre diluido com água na porpoção 1:1 (a mesma quantidade de água e de vinagre). Com o vinagre use um cotonete por exemplo.
Uma autora refere banhos com permanganato de potássio, mas eu não recomendo tratamento que nunca usei pois não sei os resultados.
Claro que tudo isto é apenas para o caso de um fungo, e nada do que escrevi aqui é superior a uma consulta a um veterenário, por isso assim que possa dirija-se a um, mas especialista, senão não saberá mais do que eu. É triste mas é verdade.
A arca de noé desanconselha a indicação de tratamentos pelo fórum devido a alguém os usar mal, por isso repito que este tratamento é apenas para o caso de um fungo, o que pode não ser o que a sua tartaruga tem e desanconselho outras pessoas a usar este tratamento sem se certificarem o que a tartaruga tem de verdade. Não que seja prejudicial, não tem nada de mal, mas é um stress desnecessário para a tartaruga no caso de não ser um fungo.