Começo por dizer que a informação que aqui ponho tento prová-la e não ficar pelo dizer que acontece ou não sem fundamentar o que digo, seja por criadores seja pelo que for, sempre tenho uma base real de alguém que estudou este assunto. Também não é o meu género de argumento dizer que as coisas são mais difíceis do que as moscas, ervilhas etc.
Está a criticar e contestar e não me apresenta provas nenhumas com base científica ou qualquer base credível. Dizer que as coisas estão mal e que estamos a criar mitos é muito fácil, agora apresentar alguma coisa concreta que prove o contrário é o desafio que lhe ponho.
Agora vamos às probabilidades em relação aos cruzamentos de Arlequins e Merles. Os quadros que a seguir apresento (espero que gostem e esteja explicito que isto deu-me trabalho a fazer) explicam como se faz a probabilidade de um cruzamento com base no tipo de genes da cor. Obteremos então no caso de se efectuar tal cruzamento a probabilidade em termos percentuais de quantos Pretos, Arlequins, Albinos, Merles e mortes embrionárias teremos nesta ninhada.
Então aqui temos o que você me pediu, como chegamos a um Arlequim, a um Merle em termos percentuais.
Agora faço a minha análise dos factos que apresento. No cruzamento Arlequim com Arlequim temos 18,75%(3/16) de Albinos e no Merle tem-se 25%(4/16), existe mais percentagem de albinos, e isto porquê? Pelo simples facto que no Arlequim com Arlequim tem-se 25% de morte embrionária e no Merle com Arlequim temos 0% ou seja o arlequim mata à partida 25% da ninhada logo nos embriões, o que não acontece no Merle. E mesmo se retirar-mos os 25% da morte embrionária, não os contando porque estes cachorros nunca iram nascer, temos que a percentagem de albinos à nascença no cruzamento Arlequim com Arlequim será os mesmos 25% que no Merle.
Então se um mata 25% da ninhada à partida e o outro não, qual é o melhor reprodutor?
Se quiserem os quadros dos cruzamentos entre pretos digam que também posso faze-los.
A parte da instabilidade do manto, desvios em termos de esterilidade, animais com problemas de saúde graves, causados por cruza inadequada, isso é teoria de quem? Sua?
A minha ideia não é permitir que se cruzem todas as cores livremente nem tem nada a ver com isso, não deturpe o que disse está a por palavras na minha boca e isso só quem tem o direito de o fazer sou eu! O que se está aqui a tratar é de se dar LOP a um cão que é descendente de cruzamentos legais e de pais legais. Se ele nasce tendo o criador efectuado todo o procedimento da cruza legal, porque é que ele não poderá ser legal também?
Na criação é um passo que fica depois e que no caso de se permitir vai da parte de cada um utiliza-lo ou não.
Cumprimentos, Tiago Fernandes.
P.S. Se alguma das coisas que aqui apresento estiver errada, espero que me avisem.