Pois é gente, tudo muito bonito mas a pergunta era sobre o uso do açaime para evitar que o cão coma porcarias, no caso de o dono não o conseguir evitar. Será um mal menor? Talvez...
O que o forista pediu foi opinião sobre que tipo de açaime usar.
Estão a desviar o assunto.
Isabel
Açaime
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Anja vamos a ver uma coisa, cão é cão como diz e muito bem. Não se pode por a mão no fogo por cão nenhum, por muito bem educados que eles sejam.anjaazul Escreveu: mais uma vez, tudo depende do modo como educam o cão. mas não é mais fácil pôr o açaime e deixar andar?
Percebo o que diz no deixar andar, é tapar o sol com a peneira e deixar a educação de lado porque o perigo de morder já está tratado, é isso?
Bom eu para isso tenho um senão, é que nem sempre o cão vai andar açaimado e depois os donos acabam por sofrer as consequências da má educação, ou os donos ou o cão.
Eu tenho um cão como um elemento da minha familia, educo-o e não incentivo de forma alguma a sua agressividade, até a contrario se possível. Tal como digo em cima a minha Lua não sabe que a boca serve para mais alguma coisa que não seja comer e mal.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
~Pedra Escreveu: Será um mal menor? Talvez...
O que o forista pediu foi opinião sobre que tipo de açaime usar.
Estão a desviar o assunto.
Isabel
Pois é...

Açaime para não comer porcarias...qualquer um que não dê para abrir a boca. Ou então daqueles que é tipo rede á frente, são largos o cão consegue respirar mas não consegue apanhar nada do chão

Agora quanto ao desvio de assunto, palavra puxa palavra sabes como é! :p
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
- Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
- Contacto:
(...) é tão mau um animal ser obrigado a usar uma trela e coleira que o estrangula, o magoa no pescoço e o inibe de se movimentar livremente, que colocar-lhe um açaimo ainda torna a sua vida mais condicionada e limitada.
Por questões de segurança, nossas e do próprio cão, lá vamos usando a coleira e trela. Esta deve manter o cão sobre o nosso controlo a todo o tempo e impedir que este perturbe ou provoque danos a pessoas, bens e outros animais.
Se a trela e coleira fazem isto, porquê o açaimo? É que se estamos perante animais ( não raças mas sim individuos) realmente perigosos e não os conseguimos controlar através da trela, porquê colocar esses animais na via pública onde circulam pessoas e outros animais? O açaimo vai provocar stress no cão, porque se sente diminuido e incapacitado de se defender. Vai torná-lo mais desconfiado, receoso e, consequentemente mais imprevisível. Impede assim uma boa sociabilização.
O açaimo vai também impedir o cao de se exprimir, de brincar livremente, de beber água ou (alguns açaimos) de arrefecer convenientemente o corpo (através da lingua e da respiração). A boca e o nariz, encerram muitos dos sentidos doa cães! Com eles cheira e toca nas coisas, agarra, brinca! Como seriamos nós a andar na rua de mãos atadas, mola no nariz e mesmo de olhos tapados ( porque o cão 'vê' muita coisa com o nariz)?
Claro que existem açaimos melhores e piores, mas o que garante que toda a gente vai usar os melhores e 'minimizar' alguns destes inconvenientes?
[/quote]
Sou, incontornavelmente, obrigado a concordar consigo. Mas esta tese, indubitavelmente a mais correcta, nem sempre é bem aplicada. A maioria das pessoas que tem cães não sabe tomar o controlo sobre eles e muito menos sabe agir numa situação de agressão por parte do seu cão. Normalmente, ficam pasmadas e dizem: "é a 1ª vez k ele faz isto..." e deixam ficar. Como solução de emergencia... reconheço que o acaime seja uma solução viável mas, solução a sério, seria sensibilização e uma melhor informação.
Posso dizer que no caso do meu cão, tenho 99% de segurança, e não tenho mais, por se trata de 1 cão... 1 animal não humano. Mas posso dizer que ando horas pelo parque das nações com o Quake, sempre sem trela, e nunca tive problemas. Mas nunca tive, por considero o Quake uma criança pequena e ao minimo discuido pode acontecer um problema. Ele anda sem trela, mas na realidade estou sempre "atrelado a ele" e nunca o perco de vista. Em ultima instancia, eu sou o coordenador pemanente daquilo que ele faz em liberdade.
Por fim, resta-me dizer, que, nesta circunstacias, nunca colocarei qualquer tipo de acaime ao meu cão. Prefiro pagar multa, do que resignar-me á insuficiencia dos outros. O justo, nestas situações, nunca pode pagar pelo pecador, pois trata-se de 1 animal que merece ser bem tratado e se o contrario acontecer por causa de outro animal, ele nunca compreenderá.
O acaime, em situações de lazer e divertimento do cão, pode levar á agressividade, á frustação e á mudança radical do comportamento do animal. No fundo, acabamos com um problema (será mesmo?) e criamos outro ainda maior...
Por questões de segurança, nossas e do próprio cão, lá vamos usando a coleira e trela. Esta deve manter o cão sobre o nosso controlo a todo o tempo e impedir que este perturbe ou provoque danos a pessoas, bens e outros animais.
Se a trela e coleira fazem isto, porquê o açaimo? É que se estamos perante animais ( não raças mas sim individuos) realmente perigosos e não os conseguimos controlar através da trela, porquê colocar esses animais na via pública onde circulam pessoas e outros animais? O açaimo vai provocar stress no cão, porque se sente diminuido e incapacitado de se defender. Vai torná-lo mais desconfiado, receoso e, consequentemente mais imprevisível. Impede assim uma boa sociabilização.
O açaimo vai também impedir o cao de se exprimir, de brincar livremente, de beber água ou (alguns açaimos) de arrefecer convenientemente o corpo (através da lingua e da respiração). A boca e o nariz, encerram muitos dos sentidos doa cães! Com eles cheira e toca nas coisas, agarra, brinca! Como seriamos nós a andar na rua de mãos atadas, mola no nariz e mesmo de olhos tapados ( porque o cão 'vê' muita coisa com o nariz)?
Claro que existem açaimos melhores e piores, mas o que garante que toda a gente vai usar os melhores e 'minimizar' alguns destes inconvenientes?
[/quote]
Sou, incontornavelmente, obrigado a concordar consigo. Mas esta tese, indubitavelmente a mais correcta, nem sempre é bem aplicada. A maioria das pessoas que tem cães não sabe tomar o controlo sobre eles e muito menos sabe agir numa situação de agressão por parte do seu cão. Normalmente, ficam pasmadas e dizem: "é a 1ª vez k ele faz isto..." e deixam ficar. Como solução de emergencia... reconheço que o acaime seja uma solução viável mas, solução a sério, seria sensibilização e uma melhor informação.
Posso dizer que no caso do meu cão, tenho 99% de segurança, e não tenho mais, por se trata de 1 cão... 1 animal não humano. Mas posso dizer que ando horas pelo parque das nações com o Quake, sempre sem trela, e nunca tive problemas. Mas nunca tive, por considero o Quake uma criança pequena e ao minimo discuido pode acontecer um problema. Ele anda sem trela, mas na realidade estou sempre "atrelado a ele" e nunca o perco de vista. Em ultima instancia, eu sou o coordenador pemanente daquilo que ele faz em liberdade.
Por fim, resta-me dizer, que, nesta circunstacias, nunca colocarei qualquer tipo de acaime ao meu cão. Prefiro pagar multa, do que resignar-me á insuficiencia dos outros. O justo, nestas situações, nunca pode pagar pelo pecador, pois trata-se de 1 animal que merece ser bem tratado e se o contrario acontecer por causa de outro animal, ele nunca compreenderá.
O acaime, em situações de lazer e divertimento do cão, pode levar á agressividade, á frustação e á mudança radical do comportamento do animal. No fundo, acabamos com um problema (será mesmo?) e criamos outro ainda maior...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Infelizmente esta é a 'imagem' que a maioria das pessoas tem e vai continuar a ter. Usar açaimo é, desde a entrada em vigor da nova Lei, uma OBRIGATORIEDADE LEGAL. Independentemente do cão ser mau ou bom, o simples facto de pertencer a uma das raças da Lista de 'potencialmente perigosos' faz com que seja OBRIGADO a usar açaimo. É por isso que muitos cães que veremos de açaimo não são necessáriamente "cães maus". São apenas cães cujos donos cumprem, mesmo que contrariados, a Lei.eu nunca utilizei açaime nos meus canitos mas os caes que andam de açaime so andam porque os donos os tronaram maus
A Propósito da historia da Isabelnobre que se viu em apuros por causa de uma PitBull, não me perguntem porquê (Talvez 'problemas' informáticos na Arca!!!!) foi apagada e ficou apenas a citação da mensagem dela sobre a qual eu havia escrito.
Muito resumidamente, porque não me lembro de toda a minha mensagem e ela era algo extensa, eu alertava apenas para o facto de não entender porque é que o açaimo ajudaria naquela situação e de que fosse que raça fosse o problema poderia acontecer da mesma forma. Estavamos perante um dono irresponsável que trazia uma cadela solta e não lhe igava nenhuma (voltou-lhe as costas para falar com outras pessoas e deixou-a ao "Deus dará"). O Uso de açaimo teria solucionado, prender-lhe as quatro patas ou transportá-la dentro de uma jaula também, mas o simples facto de trazê-la à trela e sob controlo teria sido mais do que suficiente

Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
independentemente da nova lei que desconheço e da obrigatoriedade de usar açaime, eu considero que em muitos casos, o uso de açaime pode ser uma forma de tapar o sol com a peneira.Anja vamos a ver uma coisa, cão é cão como diz e muito bem. Não se pode por a mão no fogo por cão nenhum, por muito bem educados que eles sejam.
Percebo o que diz no deixar andar, é tapar o sol com a peneira e deixar a educação de lado porque o perigo de morder já está tratado, é isso?
não me posso esquecer que me estão sempre a chatear para pôr açaime no max porque é grande e também porque ele por vezes gosta de cheirar outros cães ou pessoas. eu não o reprimo, porque até há bem pouco tempo, ele tinha medo de uns e outros. mas há quem confunda cheirar com morder. ontem, protagonizei uma cena muito triste no p.n. o max decidiu cheirar uma cadelita. eu puxei-o logo. o dono, com ar de cadastrado, já ameaçava matar a dona e o cão. a coisa ´só acalmou quando puxei do telemóvel.
já tenho ouvido pessoas dizerem que o cão traz açaime porque morde. e porque faz ele isso? porque foi mal ensinado. eu não ponho as mãos no lume pelos meus cães, mas quase que juraria que eles não mordem ninguém. em situações normais. agora no vet ou eventualmente no cabeleireiro, haveria de exigir açaime.
por vezes, eles apanham prcaria do chão. eu fico mesmo furiosa. mais comigo porque não os controlei a tempo. nem sempre é fácil e de facto, cão é
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Oláanjaazul Escreveu: ... o dono, com ar de cadastrado, já ameaçava matar a dona e o cão. a coisa ´só acalmou quando puxei do telemóvel...
Então tá na hora de pôr o Max a justificar o que come!!

Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
- Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
- Contacto:
E lembrem-se sempre que o simples impacto de um cão forte contra nós é suficiente para causar umas quantas nódoas negras...
E agora imagine lá o trauma que os cães apanham quando certas pessoas passam por eles ....fl1pp3rpt Escreveu: E lembrem-se sempre que o simples impacto de um cão forte contra nós é suficiente para causar umas quantas nódoas negras...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!