Tenho duvida sobre procedimento de veterinario

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

sexta abr 30, 2004 4:14 pm

casadotrevo Escreveu:
SeaLords Escreveu: Sabe tão bem como eu que há "n" razões para um cão estar "murchito" (se é que a cadela esteve "murchita", já que o Carlos apenas referiu que ela não tinha comido na véspera). E sabe também que as declarações dos donos valem o que valem (muitas vezes, a grande maioria das vezes, não valem mesmo nada). A cadela ao ser observada estava bem, e isso é que conta.

Como já disse, a posteriori é sempre fácil ver o que se deveria ou não ter feito. Na altura, as coisas não são tão lineares assim.
Sealords, não pensa que foi imprudente da parte do veterinário, vacinar a cachorra, sabendo ele que ela havia estado em contacto com o cão em questão, estando este doente ? Não concorda que teria sido preferivel isolar esta e mantê-la sobre observação ?

Ora bem Diamantino é isso mm que eu acho tb até que enfim que alguém percebe e não dá voltas á questão em defesa da classe veterinária. Eu sei que há bons prof mas há mto mais maus portanto só acho que o vet neste caso concreto foi negligente mm que a opinião do dono não tenha grande importancia.

Sandra Albuquerque
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta abr 30, 2004 5:32 pm

OK, vamos lá ver os factos:

A parvovirose, tal como qualquer doença viral, não tem tratamento especifico. Apenas se trata os sintomas e tenta-se ajudar o organismo a combater a doença. È tipo a gripe.

A doença não é cronica, nem de tratamento muito dispendioso. O tratamento consiste essencialmente em fazer fluidoterapia e antibióticos para prevenir infecções secundárias. Existe a possibilidade de dar soro hiper-imune, mas nem sempre é fácil de obter e esse sim, é caro, mas pode salvar vidas.

Ao fim de alguns dias de tratamento, se o cachorro resistir, fica curado e imune para toda a vida.

Em relação aos testes médicos, não se detecta, num animal assintomático e em incubação, a presença do virus. Normalmente quando se faz o teste, o animal já tem diarreia e mesmo assim, só ao fim de 2 dias é que é seguro detectar o virus, pois este não aparece logo nas fezes.

Ora bem... quais são os animais mais susceptiveis de não sobreviver a esta doença? Os cachorros e certas raças de cães, como o Dobermann, o Rottweiler, o pit bull e o Labrador. Estas raças fazem com frequencia complicações durante a doença, tendo por isso maiores taxas de mortalidade. A cachorra sendo um Amstaff.. podia ser mais susceptivel..

Os animais adultos, normalmente nem sequer tem sinais de doença clinica. Andam felizes da vida a excretar virus por umas semanas e niguém se apercebe. Neste caso, o macho mais velho apresentou sinais, mas teve uma recuperação rápida. Sendo cachorro a história seria outra como se viu...

As vacinas, podem proteger o cachorro, mas são inuteis se já houve contágio.
O protocolo que o veterinário seguiu foi o mais correcto, pois se ele tentou administrar uma vacina "inactivada" ( protege por alguns meses apenas e que não provoca por si a doença), e se for dada a tempo, pode proteger os restantes animais da casa. É o que está descrito na bibliografia especializada.
Agora... Eu não sei se a V8 do brasil é uma vacina inactivada ou uma viva modificada.., pela pesquisa que fiz na net, é a uma vacina octupla, que se dá a todos os cães no plano normal de vacinação e não faria sentido se fosse inactivada. Sendo assim.... além de lhe estar a dar virus da parvovirose, ainda lhe deu mais virus da esgana, etc.... Pode de facto ter complicado a situação, embora a parvovirose seja já por si, uma doença com taxas de mortalidade muitiiiissimo elevadas em cachorros. Se fez a diferença.... não sei, talvez.

Se a cachorra não tivesse sido contagiada, o melhor teria sido isolá-la o mais depressa possivel ( noutra casa , de preferência) e esperar para ver. Se isso fosse impossivel, pelo menos vacina-la com uma vacina inactivada. Agora.. já contagiada... é complicado. É rezar e esperar pelo melhor.. :(
Não tenho a certeza se seria possivel dar, em casos de suspeita de contágio, o tal soro hiper-imune, se isso iria fazer alguma diferença no aparecimento de sintomas...

O virus da parvovirose é extremamente resistente no ambiente por alguns meses e ás vezes anos.
O que aconselho ao Carlos, é que desinfecte o melhor que puder a sua casa e as instalações dos cães e se possivel evite ter cachorros nos proximos tempos.
O seu cão mais velho não será uma fonte de contágio, pois já está curado, não se preocupe.
SeaLords
Membro Veterano

sexta abr 30, 2004 8:11 pm

casadotrevo Escreveu: Sealords, não pensa que foi imprudente da parte do veterinário, vacinar a cachorra, sabendo ele que ela havia estado em contacto com o cão em questão, estando este doente ? Não concorda que teria sido preferivel isolar esta e mantê-la sobre observação ?
Ora bem, numa situação destas há 3 opções possíveis:

- não fazer nada e ficar à espera. Mas à espera de quê? A parvovirose num cachorro de 2 meses tem uma mortalidade super elevada, pelo que estar à espera que a cadela caia doente não me parece ser grande opção. Isto já para não falar nos problemas logísticos. A ficar à espera era em internamento numa unidade decente de infecto-contagiosas e não na casa do dono. O dono estava disposto a pagar internamento durante uma semana? O vet tem capacidades para internar o bicho ou dispõe apenas de um consultório?
- administrar soro hiper imune - não faço a mínima ideia qual a disponibilidade desta coisa no Brasil. Se até para arranjar vacinas é uma chatice, se calhar isto não era grande opção.
- vacinar o mais depressa possível, sabendo que, se o cachorro estiver em condições de responder à vacina, monta uma resposta imunitária decente e fica protegido contra a doença em 4-5 dias.

O que é que você faria? (tem 5 minutos para decidir)
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

sábado mai 01, 2004 8:00 pm

Realmente esta doença é muito comum nos cães em tenra idade. É comum, se os animais não estiveram protegidos. Entre as 6 e as 8 semanas, os animais deverão começar a levar as vacinas contra as doenças perigosas; Esgana, Hepatite, Leptospirose, Parvovirose e Tosse de Canil ( opcional ). Deverão ser desparasitados ( internamente ) antes.
Estas doenças são mortais para cachorros, uma vez que estes ainda não desenvolveram qualquer tipo de protecção contra elas. Até a vacina e o seu reforço ( 1 mês depois ) ser administrado, os cachorros não poderão andar na rua ou estar em contactos com animais não vacinados.
O porquê da administração de duas doses : - O animal, recebe da mãe anti-corpos através da placenta. Depois das 6 semanas ( e antes desse tempo, os anti-corpos iniciais destroem a vacina ), recebe a 1ª inoculação que se designam - células de memória, ou seja, a continuação do " trabalho " deixado pela mãe. Passados 28 dias a 1 mês, o animal recebe o reforço da 1ª vacina que se designa como - células de defesa ( anti-corpos ). Só 10 dias depois poderá andar seguramente na rua e contactar com estes vírus. Depois dos 4 meses faz a vacina da raiva.
Se se desconfia que o animal tem parvovirose, e esta tem sintomas expecificos. Este animal deverá ser tratado com antibióticos e com soro.
A parvovirose é um pequeno ( parvo ) vírus ( virose ) que se dedica a destruir o intestino do animal. Daí o sangue nas fezes. Estas fezes tem um cheiro muito característico.
O animal apresenta quandro febril, débil e com diarreia, sem sangue no início da doença. Razão pela qual o animal deveráser submetido a um bom tratamento de choque no inicio da doença. Todos os animais que estiveram em contacto com o animal que tem parvovirose, vacinados ou não, deverão ser sujeitos a antibiótico. Não esquecer que existem animais que não tem a doença, mas que a transmitem.

Este é o plano de vacinação para Portugal, ou o que os veterinários costumam fazer.

Eu, sou auxiliar numa clínica e tratadora num canil municipal.
Já assisti a muitos cães morrerem de parvovirose. Infelizmente, e devido a desleixo dos donos ou a desinteresse por parte do veterinário, o proprietário do animal, que não nasce ensinado, não tem acesso a muita informação útil e importante para a vida do seu amigo de 4 patas.
De frisar que 90% dos animais existentes no país ( Portugal ), apenas apresentam a vacina da raiva, unica obrigatória por lei.

Disponha para alguma questão.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo mai 02, 2004 1:59 am

SeaLords Escreveu:
Posso responder?
Assim em 5 minutos, ou menos ainda...
Informaria o dono dos riscos, das opções, e do que provavelmente poderia acontecer a uma animal tão novo que esteve exposto.
Decidiria pela última hipotese, esperando que o animal conseguisse responder bem.
Eventualmente este caso é um daqueles em que se é morto por ter cão e morto por não ter, penso eu de que.
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

domingo mai 02, 2004 7:56 am

Nem mais, Pedra. É o que eu também acho.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 02, 2004 8:23 am

Só mais uma coisa, não usaria as ditas "vacinas nacionais", essa é a mesma coisa que certos genéricos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo mai 02, 2004 9:06 am

Toda esta situação é lamentável, e ver um animal ir-se tão depressa. e tão jovem, é sempre triste. Não me posso pronunciar relativamente a questões de profissionalismo em situações de emergência como este me parece ser - por norma confio nos veterinários, certamente que sabem mais sobre saúde animal do que os donos-vulgares-de-lineu, como eu.
Há 8 anos uma das minhas cadelitas (na altura da minha vó) fugiu e volktou prenhe. Os 6 cachorros nasceram e poucas semanas depois (ainda nem tinham levado as vacinas) tinham desenvolvido parvovirose. Trouxémos os cãezinhos todos para a clínica da Infante Santo, que na altura era a única que tinha o tal soro. Claro que custou caro, mas desses 6, 5 salvaram-se (e um deles ficou comigo).
O que eu lamento é que o soro não esteja disponível com facilidade.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mai 03, 2004 8:22 am

SeaLords Escreveu: Ora bem, numa situação destas há 3 opções possíveis:

- não fazer nada e ficar à espera. Mas à espera de quê? A parvovirose num cachorro de 2 meses tem uma mortalidade super elevada, pelo que estar à espera que a cadela caia doente não me parece ser grande opção. Isto já para não falar nos problemas logísticos. A ficar à espera era em internamento numa unidade decente de infecto-contagiosas e não na casa do dono. O dono estava disposto a pagar internamento durante uma semana? O vet tem capacidades para internar o bicho ou dispõe apenas de um consultório?
- administrar soro hiper imune - não faço a mínima ideia qual a disponibilidade desta coisa no Brasil. Se até para arranjar vacinas é uma chatice, se calhar isto não era grande opção.
- vacinar o mais depressa possível, sabendo que, se o cachorro estiver em condições de responder à vacina, monta uma resposta imunitária decente e fica protegido contra a doença em 4-5 dias.

Eu ficava à espera.
Pronto, algum dia haviamos de discordar. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mai 03, 2004 8:29 am

Já agora deixem-me aproveitar para perguntar: porque não tratamento preventivo (ex. flagyl), ou transfusão com sangue de cão que já teve parvovirose? Se as perguntas forem absurdas desculpem, mas a ignorância é realmente a única coisa que não tem limites ;)
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 8:59 am

Para quê flagyl ?

Transfusão cai na categoria do soro hiper-imune. Mas é preciso encontrar tal(is) cão(es) e assegurar que não tem(êm) doenças transmissíveis pelo sangue. E setamos a falar do Brasil. Que recursos teria aquele vet?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
casadofarol
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 9:14 am

SeaLords Escreveu: Para quê flagyl ?

Transfusão cai na categoria do soro hiper-imune. Mas é preciso encontrar tal(is) cão(es) e assegurar que não tem(êm) doenças transmissíveis pelo sangue. E setamos a falar do Brasil. Que recursos teria aquele vet?

Eu não me estava a referir especificamente àquele caso, já estava a falar no geral. O Flagyl lembrei-me por ser a medicação que vejo dar em casos destes. Não sei se é coincidência ou não, mas a taxa de sobrevivência dos cachorros é superior a 50%, mesmo em ninhadas de Golden, labradores, e rotts, particularmente sensíveis à infecção. Parece-me uma boa taxa, ou será que não é?
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 9:18 am

casadotrevo Escreveu: Eu ficava à espera.
Pronto, algum dia haviamos de discordar. ;)
Nunca tínhamos discordado ? ;)

Pois, há prós e contras para cada opção. Eu sinceramente também não sei o que faria, é daquelas coisas que só quem passa por elas é que sabe.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 9:26 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:35 pm, editado 1 vez no total.
casadofarol
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 9:29 am

Obrigada Sealords
Isto parece um chat, com respostas imediatas ;) ;) ;)
Responder

Voltar para “Cães”