CARNE È CRIME (não sei se é re-post)

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda abr 26, 2004 8:15 pm

deinhac Escreveu:ladyxzeus escreveu:

deinhac, lembra-se de dizer à tempos que "a criação de carne é uma das maiores fostes de poluição"? Aconselho-a a ler a National Geographic Fevereiro. Lembrei-me logo de si quando li o artigo sobre o carbono.

Olá, pois eu nao tenho esse numero, o que diz em linhas gerais?
Tenho curiosidade!

Fala do ciclo de renovação de carbono. Nesses termos foca a produção de carne. Mas fala que essa poluição compete com a da produção de arroz, na libertação de metano. Nem tudo são rosas :( Se quiser ver o artigo na integridade vá a www.nationalgeographic.pt
Última edição por ladyxzeus em terça abr 27, 2004 5:47 pm, editado 1 vez no total.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça abr 27, 2004 1:15 am

Antes de mais, gostaria de dizer que tenho apreciado bastante a forma civilizada como este assunto tem sido debatido nos últimos dias.

Mais importante e urgente que acabar com o consumo de carne, é acabar com os métodos cruéis de criação, transporte e abate de animais.
aisd, nynf, ladyxzeus, CasadeAnaval e todos aqueles que não ficam indiferentes ao sofrimento dos animais:

Também eu já pensei que o bem-estar animal (defender métodos mais "humanos" de criação, um abate sem dor, etc.) seria o caminho correcto a seguir, mas depois me apercebi que esta concepção não conduz à diminuição da exploração animal. E é precisamente contra a exploração animal que nos debatemos.

Abater os animais com menos dor ou criá-los em melhores condições é um passo em direcção à legitimação, regulamentação e perpetuação da exploração dos animais. As regulamentações de bem-estar animal só servem os interesses daqueles que os exploram. Reparem que a aceitação social dessas práticas de exploração constitui um incentivo para que a exploração continue: as pessoas ficam de consciência tranquila, as associações de defesa dos animais aplaudem os "avanços" e, consequentemente, o consumo de carne aumenta.

Este pequeno excerto de um texto escrito por Andres Cameselle aborda precisamente esta problemática do bem-estar animal. Acredito que, depois de o lerem, verão esta questão sob outra perspectiva.

<início de citação>

WELFARISM: A step towards or stepping on animal's rights?

When talking about "Animal Welfare" we usually refer to the movement that is dedicated to reducing the pain inflicted on exploited animals, and, occasionally, reducing the amount of animals utilised (as opposed to abolishing the use of animals, as the Animal Rights movement does). This term is quite peculiar in itself, as one wonders how being killed or being imprisoned can have much to do with welfare.

(...)

So-called welfarism is the main enemy of AR. You just need to talk to people on the street to find out that there is practically no one saying: "I don't give a damn about animals suffering in factory farms, or in experiments, or during slaughter". Instead, the most common comment is "Oh, yes! This way of treating animals is horrible. But there are farmers who have them on fields and kill them humanely, and experimenters who use anaesthetics…" Many others also say "I know everything about it, I only buy free-range".

Very few people agree with "outright cruelty". What we have to make clear is that it is unfair to breed, use or kill someone for your own purposes without his/her consent.

It is tempting to give in to the idea of achieving easy victories, but are these actually victories? For example, someone who is saying women should have bigger kitchens to work in is definitely not helping the women's liberation movement. On the contrary, saying this only perpetuates the situation by making it seem as if housework is a woman's function. For a woman that has to be in the kitchen all day (as a simplistic example), it might help to have more room. But for all the women to come, and their liberation movement, those campaigns would just be an impediment.

Clearly, we don't want exploitation and killing to be regulated, we want it to be stopped, abolished. If the anti-slavery campaigners 150 years ago in US were demanding the softer hitting of the slaves, instead of the total abolition, they would now still be campaigning for them to have one day off every week.

(...)

<fim de citação>

Acredito que depois desta troca de ideias que tem havido e, talvez, depois de uma leitura mais aprofundada acerca deste tema, algumas pessoas que têm lido/participado neste tópico chegarão à conclusão de que lutar pelo bem-estar animal não é de todo uma forma de lutar pelos direitos dos animais. E depois eventualmente interrogar-se-ão, como a maioria das pessoas que abdicaram do consumo de carne, porque razão o "clique" não se fez mais cedo.

Cumprimentos a todos,

Isabel
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça abr 27, 2004 5:35 pm

Tigris, esse ponto de vista é importante e nao deixa de ser viável, mas apenas se todas as pessoas do mundo tivessem realmente a intenção de suprimir completamente a carne da ementa... e nós sabemos que isso é impossivel, uma utopia. Por isso, penso que é preferivel que se invista nos métodos de criação e abate, de modo a se tornarem menos crueis.

È preferivel isso do que manter as coisas como estão: animais apunhalados em estado consciente, vidas horriveis em estabulos sem condições e sem dignidade...

Eu tambem gostava que os animais tivessem direito á vida, tal como os humanos; que pela legislação fosse considerado crime matar um animal tal como é matar uma pessoa, e se dependesse de mim, faria um absoluto esforço nesse sentido. Mas isso sou eu e acho que não é possivel pedirmos a toda a gente deste mundo que aceite isso.

Mas olha, gostei desse contributo, mostra um outro lado das coisas que eu ainda nao tinha pensado... pena que nenhuma das pessoas a quem te dirigiste tenha mostrado a sua opiniao. A ver!
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça abr 27, 2004 6:23 pm

ANIMAL e Compassion In World Farming declaram-se profundamente indignadas com a incapacidade da UE para aliviar o sofrimento dos animais durante o transporte

A ANIMAL e a Compassion In World Farming (CIWF) estão profundamente indignadas com o facto dos Ministros da Agricultura da UE, reunidos em Conselho ontem à noite, terem falhado em conseguir estabelecer um acordo acerca de novas leis para regular o transporte de animais para abate ou posterior engorda, tendo perdido uma importantíssima oportunidade para melhorarem o bem-estar animal no seio da UE.

Como positivo, a ANIMAL e CIWF destacam apenas - embora significativamente - que as propostas da Presidência Irlandesa da UE não tenham sido aprovadas em Conselho de Ministros da Agricultura, na medida em que estas propostas, caso tivessem sido aprovadas, representariam um gravíssimo retrocesso na salvaguarda do bem-estar de milhões de animais na União Europeia.

A ANIMAL e a CIWF saúdam o Governo Britânico por ter lutado pela imposição de um limite máximo que poderia melhorar, de forma muito significativa, o bem-estar de milhões de animais de criação na UE.
É neste sentido que se apela ao Governo Britânico para que, durante a sua Presidência da UE, em 2005, retome este seu esforço, para que um tão fundamental avanço para a protecção dos animais se concretize na UE.

Segundo Joyce D´Silva, Directora Executiva da CIWF, "esta falha em conseguir um acordo sobre esta matéria representa uma completa desconsideração pela opinião pública da UE e pelos próprios resultados de investigações da UE que revelaram a necessidade desesperada da aprovação de novas leis para melhorar o bem-estar dos animais no transporte. A CIWF, com todas as suas organizações parceiras da Coligação Europeia para os Animais de Criação, continuará a desenvolver vigorosos esforços de campanha para garantir que estes avanços legislativos aconteçam de modo a se poder, assim, reduzir substancialmente o sofrimento de milhões de animais."

Miguel Moutinho, Director Executivo da ANIMAL, afirma que "até este avanço se registar, a UE deve privilegiar a aplicação das normas vigentes de bem-estar animal."

UNQUOTE

Não é fácil :cry:
Conseguir-se alcançar isto, já parece uma utopia, quanto mais o resto :(
tigris
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 8:42 pm

deinhac, tenho plena consciência de que sempre haverá animais criados para consumo humano. Por isso mesmo, também acho que é imperativo e urgente que sejam criadas condições mais "humanas" de criação, transporte e abate dos animais.

No entanto, é dever daqueles que se preocupam com os animais não contribuírem para a sua exploração. E dirigi-me precisamente àquelas pessoas que se preocupam. Lutar pelo bem-estar animal não contribui para lutar pelos direitos dos animais. Pelo contrário, lutar pelo bem-estar animal ajuda a prolongar a exploração animal.

E, pelo que acabámos de ver pela mensagem colocada pela Madonna, conseguir condições dignas para os animais criados para abate também é quase que uma utopia. É também por isso mesmo que aqueles que se preocupam com o sofrimento dos animais deveriam boicotar o consumo de carne. O contributo deverá começar por nós próprios.
tigris
Membro Veterano

terça abr 27, 2004 9:18 pm

deinhac Escreveu: pena que nenhuma das pessoas a quem te dirigiste tenha mostrado a sua opiniao. A ver!
Devem estar a reflectir. ;)
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

domingo mai 02, 2004 10:45 pm

Sindel Escreveu: Olá.

Na Índia, as vacas são sagradas e quem se "atrever" a matar uma vaca é morto.

Gostaria também de saber se os "animais" que refere na sua mensagem englobam outras categorias que não mamímefros. Será uma pulga um animal?

Cumprimentos
Não é só na India que as vacas são sagradas... a que mora por cima de mim faz tanta chiadeira com a cama... daí não ser sagrada... algum predador... anda lá. Mt vezes não me deixa dormir. Deve pensar que é sagrada e ninguém lhe vai dar dois berros. Já a avisei por carta duas vezes e não parou. Da próxima x, vou lá bater a meio do acto, pode ser que pare e pense que não é assim tão sagrada e impune.
Cá para mim ela tem é um templo em casa e os adoradores circulam...
Madonna
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 7:00 pm

tigris Escreveu:
deinhac Escreveu: pena que nenhuma das pessoas a quem te dirigiste tenha mostrado a sua opiniao. A ver!
Devem estar a reflectir. ;)
Resultado da reflexão:
jcnogueira Escreveu: Não é só na India que as vacas são sagradas... a que mora por cima de mim faz tanta chiadeira com a cama... daí não ser sagrada... algum predador... anda lá. Mt vezes não me deixa dormir. Deve pensar que é sagrada e ninguém lhe vai dar dois berros. Já a avisei por carta duas vezes e não parou. Da próxima x, vou lá bater a meio do acto, pode ser que pare e pense que não é assim tão sagrada e impune.
:o
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda mai 03, 2004 7:09 pm

Madonna Escreveu:

Resultado da reflexão:
jcnogueira Escreveu: Não é só na India que as vacas são sagradas... a que mora por cima de mim faz tanta chiadeira com a cama... daí não ser sagrada... algum predador... anda lá. Mt vezes não me deixa dormir. Deve pensar que é sagrada e ninguém lhe vai dar dois berros. Já a avisei por carta duas vezes e não parou. Da próxima x, vou lá bater a meio do acto, pode ser que pare e pense que não é assim tão sagrada e impune.
:o
iá, tem tudo a ver! :roll:
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

segunda mai 03, 2004 7:13 pm

Madonna
Membro Veterano

segunda mai 03, 2004 7:22 pm

Ah, estou a perceber :roll:

Sim, deinhac... tudo a ver 8)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 03, 2004 7:28 pm

Vacas, cama, barulho ;)

Para mim é dor de c .:D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

segunda mai 03, 2004 7:37 pm

CasadeAnaval Escreveu: Vacas, cama, barulho ;)

http://www.terravista.pt/aguaalto/4835/dor.htm

;)
Madonna
Membro Veterano

quarta mai 05, 2004 6:05 pm

theraphosi Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Vacas, cama, barulho ;)

http://www.terravista.pt/aguaalto/4835/dor.htm

;)
:lol: ;)
sparkling_star
Membro Júnior
Registado: sábado ago 07, 2004 6:06 pm

sexta ago 27, 2004 4:03 pm

A minha família tem um terreno enorme, e criamos lá os nossos bichos. Recuso-me a comer mais alguma coisa do que os nossos animais, que são criados inteiramente a produtos naturais, sem rações.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”