Raças Portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual a nacionalidade da raça do(s) seu(s) cão(cães)?

Portuguesa
15
28%
Estrangeira
39
72%

Total de votos: 54
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 07, 2002 11:32 am

Nokio

Os americanos são conhecidos por fazerem demasiadas derivações no estalão. Assim surgem os Rotts vermelhos, os Mini dálmatas e outras pérolas...
nokio Escreveu: Olá Nuria,

Não sei porque dizes:
Se deixarmos as raças portuguesas no estrangeiro, sabe-se lá onde(e como) vão parar.
Esta frase dá uma sensação de excesso de patriotismo. Aqui em Portugal não há também tantos criadores de renome e das mais diversas raças estrangeiras nos quais os seu cães respresentam fielmente o estalão, e inclusivé ganham títulos nos países de origem dessa determinada raça? Obviamente é muito díficil conseguir o cão perfeito (em qualquer raça), mas isso não quer dizer que o cão não seja um bom exemplar e pretença ao estalão. Qualquer criador consciente e amante da raça faz os possíveis para obter sempre os melhores exemplares, seja em Portugal, seja no estrangeiro. Ou os criadores portugueses são melhores que os estrangeiros?

Nokio.
cadworx
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm

sábado set 07, 2002 11:49 am

Obrigado pelo esclarecimento, nunca foi minha ideia de dizer que voçês buscam o lucro fácil. Isso já foi muito debatido e eu enquanto dono de cães sei o que custa dar-lhes do bom e do melhor. Felizmente adquiri Fords que me parecem Ferraris. E tenho feito e continuarei a fazer todas as revisões como se de Ferraris se tratassem ;)

Não adquiri os meus cães numa loja nem num criador de vão de escada (usando as vossas expressões). Só largaram a mãe às 10/12 semanas mas com quatro semanas já eu contribuia para as suas despesas. Por isso é que a nível de preço foram quase dados. Optei por esta modalidade porque assim certifiquei-me de que os criadores os tratariam como eu os trato.

Já pensei em reproduzi-los mas cheguei à conclusão de que o melhor é deixar essa actividade para quem percebe dela. Por isso é que quando me tentam convencer a deixar os seus cães a reproduzirem-se com a minha cadela eu aconselho-os para sossegarem os cães utilizarem a mão. ;)

Eu que sou uma pessoa não muito charmosa agora é que eu percebo o que é assédio, só nunca pensei é que fosse com a minha cadela.

Já agora deixo-lhe umas fotografias destes Fords para lhe fazerem companhia. São bons amigos e quando quiser está à vontade para lhes fazer uma visita. Felicidades para todos e que crie muitos Ferraris que se aguentem bastantes quilómetros e façam os seus donos orgulhosos.

http://geocities.com/freesound_pt/amigos.html
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado set 07, 2002 12:52 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:04 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado set 07, 2002 2:48 pm

E o Anúncio dos Jornais da Nissan com o Grand Danois? ( e já agora fiquem de olho na TV)

Já que andamos numa de trocar baba. Pena que o meu digitalizador esteja avariado...
SeaLords Escreveu: O dono pode não ser charmoso (sabe-se lá?) mas pelo menos é bom fotógrafo.

E se não fosse baboso pelos seus meninos até descia na minha consideração.

Já agora que estamos a trocar babas, leve lá com a minha em
http://www.angelfire.com/yt/sealords/Pub.html ;)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado set 07, 2002 3:28 pm

Estamos a desviar-nos do tema. Mas já que começou a troca de baba... Aqui vai baba:

http://www.viarural.com.ar/viarural.com ... tugues.htm

Tiago
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo set 08, 2002 9:03 pm

Agora que comecei uma tour pelas exposições caninas em Portugal, tive a oportunidade de conhecer bem todas as raças portuguesas.
Antigamente somente conhecia o serra da estrela e o cão d'água pessoalmente e o fila e o rafeiro nem de nome. Para não falar que pensava que o castro laboreiro (que não os vejo em expos) era estrangeiro.

Enquanto que alguns deles conseguimos ver na rua, uns mais que outros, já outros eu nunca vi. O fila, se bem que seja o membro mais recetemente aceite pelo fci, foi uma surpresa para mim. Confesso que após o ver em duas exposições, desperta-me um certo interesse.

Contudo, foi necessário eu ir a uma expo para os conhecer a todos. Provávelmente, muitos outros poderiam ter interesse num cão português... se os conhecessem...

Fabarm, não é culpa de nenhum dono de cão não ter um cão português. Teria um certo prazer em ter um cão português, mas para tal esse cão teria que ser do meu agrado. Não teria um só para dizer aos amigos que sou patriota a 100%. Com isto, cabe ao CPC divulgar muito, mas muito melhor as raças portuguesas. Se um fila por e exemplo, fosse tão famoso como um rottweiler, certamente já veria muitos filas na rua, mas enquanto que a exposição de filas foi de 5 minutos, a de rottweiler deve ter sido uma hora.
Ora, o CPC, que eu saiba não está a fazer nada de especial para divulgar as raças portuguesas. Eles têm sempre uma bancada nas expos com informação sobre as raças portuguesas... e fazem descontos nas inscrições para raças portuguesas nas expos...

Mas fora de uma expo ninguém alcança informação de um cão português. Se eu não sei que o fila existe, não o posso procurar.

Poderia haver imensas coisas a fazer para divulgar as raças portuguesas. Poderiam ser feitas exposições somente com cães portuguesas. Exposições estas do tipo da do Estoril, em espaço aberto para que todos vejam.

Mas também repare na antiguidade de certas raças estrangeiras ao lado das raças portuguesas.

Os filmes conhecidos mundialmente são feitos nos EUA. Lá cães portugueses não se devem ver muito. Seria preciso criar a moda! E como já aqui disseram, até é bom que as "nossas" raças não se desviem muito, pois correm o risco de ser transformadas.

Faça-se sócio do CPC, vá às assembleias, e lute pelo que acredita. Reclamar com portugueses por não serem patriotas, não adianta, pois mesmo os que são patriotas guerridos, não estão bem informados.
KROZ
Membro Veterano

domingo set 08, 2002 9:07 pm

"Ao pretender adquirir um exemplar do Cão de Fila de S. Miguel faça-o na consciência de que paralelamente à sua agressividade, é um cão de guarda por excelência."

Tirei isto do site do clube do fila de s. miguel. Um qualquer lê isto e fica com medo que o cão seja uma fera. Isto também não ajuda a escolha.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda set 09, 2002 10:29 am

Pedro

Fico bastante contente em ter despertado a curiosidade e o interesse relativamente às raças que apelido de "nossas".
Efectivamente, como também já alguém referira, o CPC não tem a melhor das "atitudes" no que toca há promoção das mesmas... se calhar porque os seus dirigentes também não as criam... quem sabe?!

Em relações a exposições só de raças portuguesas, elas existem, basta consultar o site do CPC.

“Mas fora de uma expo ninguém alcança informação de um cão português. Se eu não sei que o fila existe, não o posso procurar” – Mas pode procurar que raças existem, não?

Quando o Pedro escreve: " Mas também repare na antiguidade de certas raças estrangeiras ao lado das raças portuguesas " - Deixo-lhe aqui o exemplo de duas raças que provam precisamente o contrário: o Podengo e o meu muito amado Perdigueiro Português.

"Faça-se sócio do CPC, vá às assembleias, e lute pelo que acredita. Reclamar com portugueses por não serem patriotas, não adianta, pois mesmo os que são patriotas guerridos, não estão bem informados" - Efectivamente, não sou sócio do CPC, mas sou da APP ( Associação do Perdigueiro Português ) e torno a repetir-me não é admissivel que em pleno seculo XXI, um clube da raça nem de um endereço electrónico disponha. Por isso o "mal" já vem de dentro.

No entanto, este tipo de situação, com referiu a SeaLord, priveligia e em muito os animais das raças portuguesas, porque desta forma não são alvo de interesses comercias e como tal, mantêm em muitos dos casos o seu património inalterado.

Um abraço

Tiago
KROZ
Membro Veterano

terça set 10, 2002 12:39 am

FAbarm Escreveu: Em relações a exposições só de raças portuguesas, elas existem, basta consultar o site do CPC.
Por acaso reparei apenas uns minutos antes de vir para a arca. Mas as que há são poucas em relação às outras e não reparei em nenhuma em Lisboa ou Porto.
FAbarm Escreveu: Mas pode procurar que raças existem, não?
Posso, e ainda hoje em dia, muitos vezes vou ao pets.yahoo.com e dou uma vista de olhos por raças que não conheço, mas pessoalmente nunca me interessei por uma raça que não tiveste visto pessoalmente.
FAbarm Escreveu: Deixo-lhe aqui o exemplo de duas raças que provam precisamente o contrário: o Podengo e o meu muito amado Perdigueiro Português.
Não reparei em todas, sei que o fila e mais um ou dois são recentes na fci.
FAbarm Escreveu: Efectivamente, não sou sócio do CPC, mas sou da APP ( Associação do Perdigueiro Português ) e torno a repetir-me não é admissivel que em pleno seculo XXI, um clube da raça nem de um endereço electrónico disponha. Por isso o "mal" já vem de dentro.
Deixe lá que o pinscher clube portugal nem o telefone indica... Mas acredito que deva ter.

Cumprimentos
Bruxa
Membro Júnior
Registado: sábado jul 13, 2002 9:56 am

quarta set 11, 2002 7:26 pm

Olá,

só por graça quero-vos contar o que me aconteceu...

Estava feliz e contente a ver televisão quando começou um filme sobre um cão....um filme americano claro está! E qual não é o meu espanto quando vejo que o heroi do filme era um SERRA DA ESTRALA.
Achei o máximo!

Beijinhos
Inês
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 11, 2002 8:40 pm

Olá,

Desculpe a curiosidade, mas sabe qual era o nome do filme ?

Duvido muito que seja um Serra, antes demais porque a populaçao nos EUA é algo limitada, e não me parece que nenhum dos donos que lá têm os cães participem em filmes.

Era um filme em que uma das persnagens era a Jennifer Lopez ? Se sim, tal como mais meia duzia de filmes, o cão é um leonberger e não um Serra da Estrela.

Pelo que sei, o unico documentario americano que um Serra entrou foi no Animal Planet, de Maio, na exposiçao de Cherry Blosson
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
SeaLords
Membro Veterano

quarta set 11, 2002 9:14 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:32 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta set 11, 2002 9:51 pm

Estranhamente, há filmes com podengos. Que eu tenha visto há o "Zeus and Roxanne" (salvo erro), onde o Podengo é o Zeus e a Roxanne é uma orca. E também (este deu para aí há 15 dias se tanto) "O cume de Dante" - o Roughy era um Podengo quase de certeza. Alguém viu?
A "roxanne" era um golfinho e não uma orca :) Volta e meia esse filme passa na TVI que até já irrita ( por falar em orcas, já viram o que deu tentar introduzir o Keiko de novo em liberdade ?)

Imagem

Esses podengos eram ou são do criador "de Veiros", e olhando o site deles, http://www.geocities.com/passadinhas/ mencionam mais 2 filmes em que cães deles participaram ("Three wishes" ; "Soccer dog" )
A piada dos podengos, na mnha opiniao, é que parecem uns comuns vira-latas ( com todo o respeito por estes) com o seu charme

Se por um lado estes filmes são bons para a promoção de uma raça, lembrem-se da saga do "101 dalmatas" ( agora ja passaram para 102 ...)
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta set 11, 2002 10:11 pm

Olá a todos

Em resposta ao Kroz, o Fila de São Miguel não é nenhuma fera, nem nunca o será, se os donos assim o não quiserem.

É apenas um cão c/ muito carácter e forte nas suas decisões.

Agressivo...!? Senão vejamos...

Diga-me, um Rott ou outro cão dentro do mesmo perfil, se não devidamente educado, não poderá ser agressivo? (note-se, não tenho razões de queixa dos Rotts que conheço, isto é um mero exemplo que dou, ou um pit ou talvez um cane corso, um leão da rodésia...).

O Fila de São Miguel não é excepção. Excepção para mim, é ele ser um cão boieiro, guardador de vacas e, portanto, conforme foi referido, guarda por excelência.

Mas, gostos são gostos. Para mim, pessoalmente, será o próximo cão a adquirir.
KROZ
Membro Veterano

quinta set 12, 2002 8:39 pm

Oi!

Não disse que o fila era agressivo! Referi o que estava escrito na página do clube português do fila de s. miguel
Bibocas Escreveu: Olá a todos

Em resposta ao Kroz, o Fila de São Miguel não é nenhuma fera, nem nunca o será, se os donos assim o não quiserem.

É apenas um cão c/ muito carácter e forte nas suas decisões.

Agressivo...!? Senão vejamos...

Diga-me, um Rott ou outro cão dentro do mesmo perfil, se não devidamente educado, não poderá ser agressivo? (note-se, não tenho razões de queixa dos Rotts que conheço, isto é um mero exemplo que dou, ou um pit ou talvez um cane corso, um leão da rodésia...).

O Fila de São Miguel não é excepção. Excepção para mim, é ele ser um cão boieiro, guardador de vacas e, portanto, conforme foi referido, guarda por excelência.

Mas, gostos são gostos. Para mim, pessoalmente, será o próximo cão a adquirir.
Responder

Voltar para “Cães”