domingo set 08, 2002 9:03 pm
Agora que comecei uma tour pelas exposições caninas em Portugal, tive a oportunidade de conhecer bem todas as raças portuguesas.
Antigamente somente conhecia o serra da estrela e o cão d'água pessoalmente e o fila e o rafeiro nem de nome. Para não falar que pensava que o castro laboreiro (que não os vejo em expos) era estrangeiro.
Enquanto que alguns deles conseguimos ver na rua, uns mais que outros, já outros eu nunca vi. O fila, se bem que seja o membro mais recetemente aceite pelo fci, foi uma surpresa para mim. Confesso que após o ver em duas exposições, desperta-me um certo interesse.
Contudo, foi necessário eu ir a uma expo para os conhecer a todos. Provávelmente, muitos outros poderiam ter interesse num cão português... se os conhecessem...
Fabarm, não é culpa de nenhum dono de cão não ter um cão português. Teria um certo prazer em ter um cão português, mas para tal esse cão teria que ser do meu agrado. Não teria um só para dizer aos amigos que sou patriota a 100%. Com isto, cabe ao CPC divulgar muito, mas muito melhor as raças portuguesas. Se um fila por e exemplo, fosse tão famoso como um rottweiler, certamente já veria muitos filas na rua, mas enquanto que a exposição de filas foi de 5 minutos, a de rottweiler deve ter sido uma hora.
Ora, o CPC, que eu saiba não está a fazer nada de especial para divulgar as raças portuguesas. Eles têm sempre uma bancada nas expos com informação sobre as raças portuguesas... e fazem descontos nas inscrições para raças portuguesas nas expos...
Mas fora de uma expo ninguém alcança informação de um cão português. Se eu não sei que o fila existe, não o posso procurar.
Poderia haver imensas coisas a fazer para divulgar as raças portuguesas. Poderiam ser feitas exposições somente com cães portuguesas. Exposições estas do tipo da do Estoril, em espaço aberto para que todos vejam.
Mas também repare na antiguidade de certas raças estrangeiras ao lado das raças portuguesas.
Os filmes conhecidos mundialmente são feitos nos EUA. Lá cães portugueses não se devem ver muito. Seria preciso criar a moda! E como já aqui disseram, até é bom que as "nossas" raças não se desviem muito, pois correm o risco de ser transformadas.
Faça-se sócio do CPC, vá às assembleias, e lute pelo que acredita. Reclamar com portugueses por não serem patriotas, não adianta, pois mesmo os que são patriotas guerridos, não estão bem informados.