Quebra Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sonic
Membro
Registado: quinta set 18, 2003 12:32 am

terça mai 04, 2004 11:19 pm

Desculpem a pergunta meio parva, mas, é possivel um cão quebrar ou "partir" uma orelha?
É que o meu está com uma diferente da outra..enfim, será que passa?
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mai 04, 2004 11:26 pm

Pode ser falta de cálcio... :roll: Digo isso porque o meu irmão tem um Pinscher que ficou com as orelhas assim e a Veterinária disse que era falta e cálcio...
Mas aconselho-o a consultar o Veterinário,nada melhor do que uma opinião especializada ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça mai 04, 2004 11:39 pm

É provável que o seu cão tenha a cartilagem da orelha danificada.

Deverá ter-se cuidado ao manusear as orelhas (especialmente durante a fase de crescimento, se não estou em erro), para evitar partir a frágil cartilagem que as sustenta. Poderá até ser que ele tenha dor de ouvidos e que, de tanto coçar, ele próprio tenha quebrado a cartilagem.

Tanto quanto sei, uma cartilagem quebrada não se reconstitui.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mai 05, 2004 1:25 am

Os pinschers podem ter orelhas erectas, cortadas ou dobradas.

Se estiverem dobradas, não será portanto falta de cálcio. Se elas não estiverem erectas naturalmente é apenas porque são grandes demais. Sendo uma orelha tão fina, um pouco de tamanho a mais é o suficiente para dobrar e não tem nada a ver com cálcio.

Neste caso em questão, pode estar danificada ou ser mesmo assim. O cão é rafeiro?
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta mai 05, 2004 3:19 am

Quando fomos buscar o Snoopy à protectora e o levamos à veterinária e lhe perguntamos acerca das orelhas, pois ele era muito pequenino e podiam ainda ficar erectas. Ela disse para não nos preocuparmos, pois a ideia de que as orelhas partem-se com facilidade é um mito.

Segundo ela, se fosse assim os cães tinham todos as orelhas partidas, pois quando são bebés, ainda junto da mãe, na brincadeira puxam as orelhas uns aos outros, de todas as maneiras imagináveis.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 05, 2004 8:11 am

Guida__F Escreveu: Quando fomos buscar o Snoopy à protectora e o levamos à veterinária e lhe perguntamos acerca das orelhas, pois ele era muito pequenino e podiam ainda ficar erectas. Ela disse para não nos preocuparmos, pois a ideia de que as orelhas partem-se com facilidade é um mito.

Segundo ela, se fosse assim os cães tinham todos as orelhas partidas, pois quando são bebés, ainda junto da mãe, na brincadeira puxam as orelhas uns aos outros, de todas as maneiras imagináveis.
Ora aqui está a resposta correcta.
Experimentem em vós próprios (puxem, dobrem), pois a constituição das nossas orelhas não difere ou até será mesmo igual à dos nossos canitos. Aliás, com tantos puxões de orelhas que de vez em quando há aqui no fórum, já andávamos com elas todas estilhaçadas. :lol:

Há um aspecto que vale a pena referir e que, provavelmente, tem a ver com a questão colocada.
Não sei se acontece com todas as raças. Os meus cães enquanto cachorros não tinham as orelhas perfeitamente simétricas. Às vezes ficavam com uma para cima outra para baixo, enfim, um desconsolo em relação ao que determina o estalão. Mas isso é perfeitamente normal enquanto o cão não é adulto.
Por outro lado, também não é correcto afirmar-se que a consistência da cartilagem da orelha tem a ver com o cálcio. Isto é, se o cão tomar cálcio em demasia as orelhas ficam erectas; se tiver falta de cálcio, as orelhas ficam murchas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta mai 05, 2004 8:19 am

Nel

Então e aqueles cães que tem uma orelha levantada e outra caída deve-se a quê?
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 05, 2004 8:57 am

sonic Escreveu: Desculpem a pergunta meio parva, mas, é possivel um cão quebrar ou "partir" uma orelha?
É que o meu está com uma diferente da outra..enfim, será que passa?
Olá

Estamos a falar de um cão co que idade???Se for adulto é para esquecer se for cachorro ainda há qq coisa que se possa fazer.
Eu tenho agora uma pastora que tb andava com uma orelhita caida , ela tem 4 meses e andou 2 semanitas de "tala" na orelha e resultou.

Mta atenção ao calcio não dê sem aconselhamento veterinario ( fazendo fé que tem um bom vet ;)) pois é uma faca de dois gumes.

Sandra Albuquerque

.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 05, 2004 10:55 am

AndLemos Escreveu: Nel
Então e aqueles cães que tem uma orelha levantada e outra caída deve-se a quê?
Como disse na minha mensagem, referi-me à experiência que tive com os meus cães, não sabendo se isso se aplica a outras raças. Os meus cães, repito, só se apresentavam com uma orelha em posição diferente da outra (embora nem sempre), apenas quando estavam em fase de crescimento.
A opinião que tenho sobre o cálcio e a sua não influência na consistência das orelhas derivou do debatido aqui no fórum, já há uns largos meses, em que se contrariou a ideia de que o cálcio torna as orelhas mais erectas ou hirtas, considerando isso um mito.

Mais não digo porque não sei. ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta mai 05, 2004 11:03 am

Kroz Escreveu:Os pinschers podem ter orelhas erectas, cortadas ou dobradas.

Se estiverem dobradas, não será portanto falta de cálcio.
No caso do cão que meu irmão tem,ele tem as orelhas erectas,e ficou com uma em pé e outra dobrada...A Vet receitou-lhe cálcio e pôs-lhe as talas nas orelhas e resultou ... Agora já tem as duas orelhitas em pé ;)
Mas claro que cada caso é um caso,e o que o Sonic tem a fazer é procurar um Vet e saber a opinião dele...
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”