Atropelamento
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm
Boa tarde.
Este fim de semana uma cadelinha que anda na minha rua (não tem dono, mas é acarinhada por alguns moradores) foi atropelada.
Alguem viu e consegui fazer com que a condutora saisse do carro e ajudasse a levar o animal ao veterinário. Ela disse que assumia a questão, mas não assumiu nada.
A minha questão é: ela é obrigada a assumir as despesas de tratamento do animal?
Obrigado
Este fim de semana uma cadelinha que anda na minha rua (não tem dono, mas é acarinhada por alguns moradores) foi atropelada.
Alguem viu e consegui fazer com que a condutora saisse do carro e ajudasse a levar o animal ao veterinário. Ela disse que assumia a questão, mas não assumiu nada.
A minha questão é: ela é obrigada a assumir as despesas de tratamento do animal?
Obrigado
-
- Membro
- Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm
O que aconteceu ao animal??? Acabou por ir parar ao veterenário ou não???
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
- Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)
Não é obrigada a assumir as despesas de tratamento. Isso depende da consciência de cada um. Mas há clinicas veterinárias que assumem os tratamentos e responsabilizam-se pela adopção de um animal encontrado atropelado.
A cadela é animal de rua, mas se tivesse dono, se encontrasse solta e se danifica-se o carro era o dono que tinha que assumir o pagamento dos estragos.
A cadela é animal de rua, mas se tivesse dono, se encontrasse solta e se danifica-se o carro era o dono que tinha que assumir o pagamento dos estragos.
-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 5:59 pm
A Nina (que foi o nome que as pessoas acabaram por lhe dar) após ganir de uma maneira angustiante foi levada ao veterinário. Colocaram-lhe uma tala numa das patas (desfez-lhe alguns ossos) e está carregada de medicamentos( O carro passou-lhe mesmo por cima). EStá bastante combalida, coitadinha já não lhe chegava não ter uma vista e agora ainda por cima isto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Também conheço umas clincias que dizem isso e abatem os~animais logo a seguir, ficando com ar de bonzinhos, por isso, temos de ter cuidado.loba_lua Escreveu: Não é obrigada a assumir as despesas de tratamento. Isso depende da consciência de cada um. Mas há clinicas veterinárias que assumem os tratamentos e responsabilizam-se pela adopção de um animal encontrado atropelado.
A pessoa responsável pela scontas é sempre que o leva ao veterinário, por isso quem a levou é que está responsável.
Nunca acreditem nesses que dizem, leve ao vet, que eu pago... quase nunca isso acontece...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
A resposta à sua questão já foi dada pela Loba_lua. Por mais injusto que isso lhe possa parecer, pense no seguinte:
Imagine que a cadela ao ser atropelada provocava o despiste do carro e consequentemente, ferimentos graves ou mesmo a morte da condutora. Acha que ainda seria de ir pedir aos familiares desta senhora que pagassem as despesas do veterinário? Desculpe lá eu usar uma situação extrema e fazer um pouco de 'advogado do diabo', mas este exemplo era só para demostrar que cães soltos na rua ( com ou sem dono) não são apenas um perigo para si mesmos mas são-nos também para os outros.
As pessoas que tratam a NINA não fizeram um bom trabalho. Cuidar de um cão não é apenas dar-lhe comer de vez em quando e umas festinhas de passagem. É cuidar dele, levá-lo para casa e responsabilizar-se por eles em TODAS as circunstâncias....inclusivamente quando este precisa de tratamento veterinário.
É uma boa altura para um dos beneméritos ( e não digo isto com ironia), pensar em fazer algo verdadeiramente digno de apreço e adoptar a NINA plenamente.
Vê como é fácil passar para outros uma reponsabilidade?
Eu fi-lo para os beneméritos...eles queriam fazê-lo para a condutora do carro
Estamos quites e agora somos todos muito bonzinhos e "amigos dos animais" 
Boa sorte para a cadelinha
Paulo C.
A resposta à sua questão já foi dada pela Loba_lua. Por mais injusto que isso lhe possa parecer, pense no seguinte:
Imagine que a cadela ao ser atropelada provocava o despiste do carro e consequentemente, ferimentos graves ou mesmo a morte da condutora. Acha que ainda seria de ir pedir aos familiares desta senhora que pagassem as despesas do veterinário? Desculpe lá eu usar uma situação extrema e fazer um pouco de 'advogado do diabo', mas este exemplo era só para demostrar que cães soltos na rua ( com ou sem dono) não são apenas um perigo para si mesmos mas são-nos também para os outros.
As pessoas que tratam a NINA não fizeram um bom trabalho. Cuidar de um cão não é apenas dar-lhe comer de vez em quando e umas festinhas de passagem. É cuidar dele, levá-lo para casa e responsabilizar-se por eles em TODAS as circunstâncias....inclusivamente quando este precisa de tratamento veterinário.
É uma boa altura para um dos beneméritos ( e não digo isto com ironia), pensar em fazer algo verdadeiramente digno de apreço e adoptar a NINA plenamente.
Vê como é fácil passar para outros uma reponsabilidade?

Paulo C.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 16, 2004 4:14 pm
[As pessoas que tratam a NINA não fizeram um bom trabalho. Cuidar de um cão não é apenas dar-lhe comer de vez em quando e umas festinhas de passagem. É cuidar dele, levá-lo para casa e responsabilizar-se por eles em TODAS as circunstâncias....inclusivamente quando este precisa de tratamento veterinário.
[/quote]
Isso dito dessa maneira ate eh facil... mas eu acho k nem sempre se podem adoptar todos os caes abandonados e as pessoas entao fazem o k podem como sendo dar comida e um pouco de carinho. custou-me k vc tenha dito k NAO FIZERAM UM BOM TRABALHO!!! cada um faz o k pode e se se pensar assim kem nao puder fazer mais k isto acaba por nao fazer nada e kem sofre sao os bichos..
Ai k raiva k as coisas sejam ASSIM!!! E se a senhora disse k se responsabilizava tinha mais era de ao menos ajudar a pagar as despesas mesmo k nao as pagasse todas ou entao nao dizia k assumia ... detesto Gente malvada e mentirosa...ai k raivaaaaaaaa
[/quote]
Isso dito dessa maneira ate eh facil... mas eu acho k nem sempre se podem adoptar todos os caes abandonados e as pessoas entao fazem o k podem como sendo dar comida e um pouco de carinho. custou-me k vc tenha dito k NAO FIZERAM UM BOM TRABALHO!!! cada um faz o k pode e se se pensar assim kem nao puder fazer mais k isto acaba por nao fazer nada e kem sofre sao os bichos..
Ai k raiva k as coisas sejam ASSIM!!! E se a senhora disse k se responsabilizava tinha mais era de ao menos ajudar a pagar as despesas mesmo k nao as pagasse todas ou entao nao dizia k assumia ... detesto Gente malvada e mentirosa...ai k raivaaaaaaaa
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
É verdade, cada um faz o que pode, mas mesmo sendo melhor que nada, não quer dizer que seja um bom trabalho.chavalamarinha Escreveu: . custou-me k vc tenha dito k NAO FIZERAM UM BOM TRABALHO!!! cada um faz o k pode e se se pensar assim kem nao puder fazer mais k isto acaba por nao fazer nada e kem sofre sao os bichos..
É preciso não esquecermos, que ela disse isto por estar a ser pressionada pelas pessoas presentes.chavalamarinha Escreveu: Ai k raiva k as coisas sejam ASSIM!!! E se a senhora disse k se responsabilizava tinha mais era de ao menos ajudar a pagar as despesas mesmo k nao as pagasse todas ou entao nao dizia k assumia ... detesto Gente malvada e mentirosa...ai k raivaaaaaaaa
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Júnior
mas as pessoas nao podem ir no embalo de dizer o k acham k os outros kerem ouvir por estarem a ser pressionados. è um dever moral... se calhar a senhora ate ia com muita velocidade a gente sabe lá... se ela foi culpada e por uma kestao de humanidade para com animal tinha mais era de assumir e ajudar ... ja nao digo pagar tudo claro.. mas entre todos .. ela e os beneméritos k cuidam da nina a coisa ajeitava-se... sem ser preciso fugir com o "dito" á seringa... Pk é k se foi a senhora k atropelou so os k cuidam do bichinho tem de assumir?
E depois eu dou mt valor á PALAVRA de honra de cada um.. Assumiu (com ou sem pressao) tem de pagar!
E depois eu dou mt valor á PALAVRA de honra de cada um.. Assumiu (com ou sem pressao) tem de pagar!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
- Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd
O Paulo disse tudo o que era para dizer.PauloC Escreveu: Olá,
Vê como é fácil passar para outros uma reponsabilidade?Eu fi-lo para os beneméritos...eles queriam fazê-lo para a condutora do carro
Estamos quites e agora somos todos muito bonzinhos e "amigos dos animais"
Paulo C.
Infelizmente eu aprendi da pior maneira (o meu Lucky morreu atropelado porque andava sem trela

Essa sra. disse que pagava. Não pagou, paciência, a mais não é obrigada.
As melhoras da bichinha

<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a> <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a> <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a> <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a> <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá "Chavalamarinha",
Uma coisa é o que é "moralmente correcto" e que depende da consciência de cada um ( e não esqueça que às vezes mesmo o que é moralmente correcto varia de pessoa para pessoa), outra coisa é o que a Lei exige.
Ora, a Lei exige que os cães na via pública estejam SEMPRE ACOMPANHADOS e que sejam conduzidos à trela OU com açaimo ( no caso dos "Cães perigosos" e "potencialmente perigosos", devem andar de trela curta E açaimo). Se estamos perante um cão sem dono, compete às Câmaras municipais proceder à respectiva recolha, por forma a impedir que estes deambulem pelas vias públicas.
Uma pessoa que atropele um cão e se veja rodeada por um grupo de cidadãos "Bem intencionados" a dizer que "Tem de levar o cão ao veterinário", e a culpá-la pelo sucedido é possível que prometa coisas que depois não venha a cumprir. É lógico que isso não é bonito, mas quem está 'apertado' diz coisas que se estivesse em posição para decidir livremente, poderia não dizer.
Há por isso que, mesmo não sendo essa a nossa atitude, tentar compreender a posição em que a senhora se encontrava.
Nesta medida também, se ela ia com muita ou pouca velocidade, é irrelevante! Os cães não podem andar soltos na rua e sem um dono que zele pela sua segurança e a dos demais utentes da via pública. Esta é que é a realidade num ponto de vista legal.
Moralmente, a senhora até se poderia sentir na obrigação de cuidar da cadela, pagar o veterinário e se calhar até em ficar com ela em casa para sempre. Mas isso são sentimentos que dependem de cada um e que também me parece errado julgar os outros pela NOSSA 'bitola'
Quanto aos beneméritos, eles deveriam assumir o que querem afinal fazer! Em que medida é que eles ajudaram verdadeiramente a cadela? Agora foi atropelada! Amanhã ( se se curar) vai para a rua de novo e tem cachorros! Depois os cachorros são alimentados na rua por mais uns beneméritos e lá crescem...e depois? Quando para este ciclo? O que fazem verdadeiramente estas pessoas para parar este ciclo? Se adoptassem a cadela e a esterelizassem ( ou arranjassem alguém que o fizesse), até lhes batia palmas, mas para fazerem isto......muito sinceramente ( mas isto é uma opinião muito pessoal, e por isso discutível), mais valia não terem feito nada ( a cadela lá seguiria o seu caminho, e se calhar até encontrava alguém que a adoptásse noutro lugar)!
Abraços
Paulo C.
P.S. - Você deve ser muito nova....vejo-lhe demasiada inocência e optimismo nas suas palavras. Deixe lá, que o mundo depois muda-a!
Uma coisa é o que é "moralmente correcto" e que depende da consciência de cada um ( e não esqueça que às vezes mesmo o que é moralmente correcto varia de pessoa para pessoa), outra coisa é o que a Lei exige.
Ora, a Lei exige que os cães na via pública estejam SEMPRE ACOMPANHADOS e que sejam conduzidos à trela OU com açaimo ( no caso dos "Cães perigosos" e "potencialmente perigosos", devem andar de trela curta E açaimo). Se estamos perante um cão sem dono, compete às Câmaras municipais proceder à respectiva recolha, por forma a impedir que estes deambulem pelas vias públicas.
Uma pessoa que atropele um cão e se veja rodeada por um grupo de cidadãos "Bem intencionados" a dizer que "Tem de levar o cão ao veterinário", e a culpá-la pelo sucedido é possível que prometa coisas que depois não venha a cumprir. É lógico que isso não é bonito, mas quem está 'apertado' diz coisas que se estivesse em posição para decidir livremente, poderia não dizer.
Há por isso que, mesmo não sendo essa a nossa atitude, tentar compreender a posição em que a senhora se encontrava.
Nesta medida também, se ela ia com muita ou pouca velocidade, é irrelevante! Os cães não podem andar soltos na rua e sem um dono que zele pela sua segurança e a dos demais utentes da via pública. Esta é que é a realidade num ponto de vista legal.
Moralmente, a senhora até se poderia sentir na obrigação de cuidar da cadela, pagar o veterinário e se calhar até em ficar com ela em casa para sempre. Mas isso são sentimentos que dependem de cada um e que também me parece errado julgar os outros pela NOSSA 'bitola'

Quanto aos beneméritos, eles deveriam assumir o que querem afinal fazer! Em que medida é que eles ajudaram verdadeiramente a cadela? Agora foi atropelada! Amanhã ( se se curar) vai para a rua de novo e tem cachorros! Depois os cachorros são alimentados na rua por mais uns beneméritos e lá crescem...e depois? Quando para este ciclo? O que fazem verdadeiramente estas pessoas para parar este ciclo? Se adoptassem a cadela e a esterelizassem ( ou arranjassem alguém que o fizesse), até lhes batia palmas, mas para fazerem isto......muito sinceramente ( mas isto é uma opinião muito pessoal, e por isso discutível), mais valia não terem feito nada ( a cadela lá seguiria o seu caminho, e se calhar até encontrava alguém que a adoptásse noutro lugar)!
Abraços
Paulo C.
P.S. - Você deve ser muito nova....vejo-lhe demasiada inocência e optimismo nas suas palavras. Deixe lá, que o mundo depois muda-a!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Espero que a Nina recupere depressa. Espero tambem que esteja recolhida em casa de algum dos moradores que gostavam dela, agora que está nesse estado...ou estará na rua?
A senhora que a atropelou só paga se quiser (pelo menos acho que a lei não a obriga a nada) infelizmente é assim. Se a tal senhora não tiver um pingo de consciência e não quiser pagar, quem a levou ao veterinário é que terá de assumir as despesas.
Mas se diz que a Nina era acarinhada por alguns moradores penso que entre todos será mais facil? Ou pelo menos que pague quem tratava dela, acaba por ser o responsável pela cadela não é?
As melhoras da Nina
sandra p
A senhora que a atropelou só paga se quiser (pelo menos acho que a lei não a obriga a nada) infelizmente é assim. Se a tal senhora não tiver um pingo de consciência e não quiser pagar, quem a levou ao veterinário é que terá de assumir as despesas.
Mas se diz que a Nina era acarinhada por alguns moradores penso que entre todos será mais facil? Ou pelo menos que pague quem tratava dela, acaba por ser o responsável pela cadela não é?
As melhoras da Nina
sandra p
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Quando a minha Riskas foi atropelada, a culpa tb foi minha.
Prendi mal a trela e ela rapidamente se escapuliu para o meio da estrada.
Felizmente os únicos danos foram no carro, danos esses que eu tive que pagar, claro...
O senhor que vinha a conduzir saiu do carro muito aflito com a cadela, e quando vimos que estava tudo bem, pedi desculpa ao senhor..ele ia entrar para dentro do carro para se ir embora e caiu o pára-choques.
Por isso chamo a Riskas carinhosamente de "tractor canino"...
Prendi mal a trela e ela rapidamente se escapuliu para o meio da estrada.
Felizmente os únicos danos foram no carro, danos esses que eu tive que pagar, claro...
O senhor que vinha a conduzir saiu do carro muito aflito com a cadela, e quando vimos que estava tudo bem, pedi desculpa ao senhor..ele ia entrar para dentro do carro para se ir embora e caiu o pára-choques.
Por isso chamo a Riskas carinhosamente de "tractor canino"...
-
- Membro Júnior
è verdade k a lei eh k manda,eh verdade k caes de rua são um problema e um perigo tudo isso eh mais k sabido... No entanto se as camaras nao fazem o k é de direito, se nao tem condiçoes pk so ha dinheiro para estadios de futebol e coisas assim, e para os animais nao ha dinheiro para se fazer canis DECENTES CONDIGNOS etc... aí eh o busilis da questao.. E na falta de resoluçao por parte de kem de direito compete às pessoas fazer o melhor k podem e sabem por uma kestao de humanidade.
Nalgumas coisas a lei é para cumprir noutras o nosso dever moral devia falar mais alto como neste caso. A senhora no meu ver prometeu tinha de cumprir. e è ate mais contra isso k me insurjo.. contra a falta de palavra dela. Se a lei nao a obriga e ela nao keria pagar nao podia TER PROMETIDO... Eu prezo muito a PALAVRA assumida e aprecio a HUMANIDADE para com os animais... e a senhora pelos vistos nao tem nem uma coisa nem outra... Nunca seria bem vinda meu rol de amizades.. so isso.!
P.S (para o sr paulo): Por acaso nao sou muito jovem não....e a vida ja me ensinou mt k nem o senhor keira saber... Talvez por isso eu agora de mais valor aos animais...k a certas pessoas k nao merecem nem o o k comem (e mais nao digo)
Nalgumas coisas a lei é para cumprir noutras o nosso dever moral devia falar mais alto como neste caso. A senhora no meu ver prometeu tinha de cumprir. e è ate mais contra isso k me insurjo.. contra a falta de palavra dela. Se a lei nao a obriga e ela nao keria pagar nao podia TER PROMETIDO... Eu prezo muito a PALAVRA assumida e aprecio a HUMANIDADE para com os animais... e a senhora pelos vistos nao tem nem uma coisa nem outra... Nunca seria bem vinda meu rol de amizades.. so isso.!
P.S (para o sr paulo): Por acaso nao sou muito jovem não....e a vida ja me ensinou mt k nem o senhor keira saber... Talvez por isso eu agora de mais valor aos animais...k a certas pessoas k nao merecem nem o o k comem (e mais nao digo)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Não leve a mal o que lhe vou dizer, mas já que não é muito jovem, por favor não use os Kapas, é que além de não ser Português custa-me muito a ler.chavalamarinha Escreveu: P.S (para o sr paulo) Por acaso nao sou muito jovem não....e a vida ja me ensinou mt k nem o senhor keira saber... Talvez por isso eu agora de mais valor aos animais...k a certas pessoas k nao merecem nem o o k comem (e mais nao digo)
Não leve a mal, mas é que me custa mesmo muito. Já não tenho idade para estas coisas, sabe ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>