tumor maligno mamario

Se é um recém chegado à Arca de Noé consulte primeiro este fórum. Contém uma mensagem de boas-vindas com informações importantes e é também o espaço indicado para se apresentar e colocar as suas dúvidas sobre o funcionamento do fórum ou da Comunidade em geral.
claudiaataide

quarta mai 05, 2004 5:34 pm

Boa tarde,eu sou uma novata nestas andanças mas preciso da vossa ajuda,ou conselhos.Tenho uma cadelinha Yorkshire com 11 anos e foi detectado um tumor maligno na mama.O veterinario diz q devemos fazer a operação,mas tenho medo q devido à idade dela ela não aguente a operação. o q devo fazer?
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

quarta mai 05, 2004 7:17 pm

Eu sinceramente não sei bem o que dizer :( no entanto penso que deve confiar no seu vet.
Imagem
<strong>Lu....</strong>
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta mai 05, 2004 7:40 pm

As minhas cadelas (Bichon Maltês, mais ou menos do mesmo tamanho dos Yorkies) já foram operadas a quistos mamários, e deviam ter a mesma idade que a sua menina. Hoje elas estão quase com 17 anos, mas não esqueçamos que as raças pequeninas têm uma longevidade superior às outras (claro aque há excepções, mas a regra é essa). Por isso, 11 anos num Yorkshire não é a mesma que 11 anos num Pastor Alemão.
O que eu lhe posso dizer, baseada na experiência com as minhas cadelas, é o seguinte: se tem dúvidas quanto à resistência física da sua pikena, é fazer um electrocardiograma (a clínica do Dr. Sales Luis, em Lisboa, é onde os meus cães fazem os deles), e se não houver problemas de maior com os resultados, proceder conforme o seu Vet disse e fazer a cirurgia.
Repare, a acontecer o pior na mesa de operações, pelo menos ela não sofreria uma morte horível e prolongada, vítima do cancro. Não tem nada a perder, se pensar no bem da sua cadela.

Boa sorte para a menina!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 05, 2004 10:55 pm

O melhor é colocar essa questão no fórum dos cães.

MHZ
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quarta mai 05, 2004 11:40 pm

[quote=ines_faria]
As minhas cadelas (Bichon Maltês, mais ou menos do mesmo tamanho dos Yorkies) já foram operadas a quistos mamários, e deviam ter a mesma idade que a sua menina. Hoje elas estão quase com 17 anos, mas não esqueçamos que as raças pequeninas têm uma longevidade superior às outras (claro aque há excepções, mas a regra é essa). Por isso, 11 anos num Yorkshire não é a mesma que 11 anos num Pastor Alemão.
O que eu lhe posso dizer, baseada na experiência com as minhas cadelas, é o seguinte: se tem dúvidas quanto à resistência física da sua pikena, é fazer um electrocardiograma (a clínica do Dr. Sales Luis, em Lisboa, é onde os meus cães fazem os deles), e se não houver problemas de maior com os resultados, proceder conforme o seu Vet disse e fazer a cirurgia.
Repare, a acontecer o pior na mesa de operações, pelo menos ela não sofreria uma morte horível e prolongada, vítima do cancro. Não tem nada a perder, se pensar no bem da sua cadela.

Boa sorte para a menina!
[/quote]

Olá Claudia

Concordo com a Inês.

Mas como sabem que é maligno ? já foi analisado ? ou é obvio para o vet ?

Uma das minhas cadelas Kika (rafeira + - 9 kg) tem uma insuficiência cardíaca e foi esterilizada precisamente por ter desenvolvido quistos mamários, mas cada caso é um caso.

Boa sorte e dê notícias.

Ana
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

quinta mai 06, 2004 3:26 pm

Concordo que no forum dos cães consiga encontrar mais respostas, mas posso adiantar que a foxterrier da minha cunhada foi operada á 2 meses a tumor identico e já tem 10 anos. Tudo correu bem... mas como sabe há uma grande tendência para que estes tumores se espalhem pelo sistema linfático e adiram a orgãos essenciais...
Fale com o vet ele é a pessoa mais indicada para lhe explicar tudo e aconselhar em relação ao estado de saúde da sua cadelinha...
Eu tenho a experiência da minha gata: foi operada 3 vezes em 5 meses... e infelizmente acabei por a eutanasiar...Mas eu tinha decidido fazer tudo até á ultima...e sei que fiz o melhor e ninguem me diga que aumentei o tempo de vida da gatinha por egoismo... é mesmo egoismo eu sei, mas agora dava tudo para ser egoista e tê-la aqui comigo nem que fosse mais um dia... ( desculpe o desabafo)
Mas parece-me que os cães têm maior resistência a estes tumores...

Houve uma questão de um forista que perguntava se tinha feito biópsia para saber se era maligno: infelizmente não é necessário: a palpação é suficiente: estes tumores são uma massa consistente ...
Boa sorte para a sua cadelinha, faça o que o seu vet aconselhar e o que o seu coração mandar.
cachorinha2
Membro
Registado: quarta nov 05, 2003 12:25 am

quinta mai 06, 2004 10:35 pm

olá claudiaataide
olha, na minha opinião era: levar a cadelinha ao veterinário.Pelo menos eles saberão o k fazer.
As melhoras a cadelinha
cachorinha2
Membro

quinta mai 06, 2004 10:36 pm

olá claudiaataide
olha, na minha opinião era: levar a cadelinha ao veterinário.Pelo menos eles saberão o k fazer.
As melhoras a cadelinha
cachorinha2
Membro

quinta mai 06, 2004 10:37 pm

olá claudiaataide
As melhoras a cadelinha
mareana
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 10:57 pm

Olá catlover

A minha cadela, a mesma, tem mais dois papinhos tipo ervilhas (isto foi como o vet as classificou para se lembrar do tamanho) perto das maminhas.

Como não têm aumentado de volume combinei com ele nas minhas férias, princípio de Julho ir tirar-lhos, já que não arrisco a deixá-la operada e sozinha.

O que disse significa que são ou podem ser malignos ?

O que estranho é que sempre pedi ao vet para me dizer o que seria melhor fazer e ele não achou que fosse necessário estraí-los a não ser que aumentassem de volume.

Não é que eu concorde, só estou a adiar um pouco para a Kika não ficar entregue a si própria enquanto estou a trabalhar.

Obg.
Ana
catlover
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 07, 2004 10:09 am

mareana Escreveu: Olá catlover
A minha cadela, a mesma, tem mais dois papinhos tipo ervilhas (isto foi como o vet as classificou para se lembrar do tamanho) perto das maminhas.
Como não têm aumentado de volume combinei com ele nas minhas férias, princípio de Julho ir tirar-lhos, já que não arrisco a deixá-la operada e sozinha.
O que disse significa que são ou podem ser malignos ?
O que estranho é que sempre pedi ao vet para me dizer o que seria melhor fazer e ele não achou que fosse necessário estraí-los a não ser que aumentassem de volume.
Não é que eu concorde, só estou a adiar um pouco para a Kika não ficar entregue a si própria enquanto estou a trabalhar.
Obg.
Ana
Olá Mareana,
Só o vet pode confirmar com certeza se são mailgnos ou benignos, mas pela experiência que tive com a minha gata e com a cadelinha da minha cunhada, basta a palpação para o vet determinar quase com certeza se são malignos ou não, e claro com confirmação usando exames de diagnóstico...
Benigno pode tratar-se simplesmente de um quisto, se é maligno a intervenção cirurgica é necessária para retirar o nódulo , limpando todo o tecido em volta de modo a tentar evitar a proliferação das celulas cancerosas pelo organismo.
Este é um método com mais ou menos eficácia dependendo de factores como a idade do animal, o seu estado físico e o estado da evolução do nódulo. Se atingiu ou está agarrado a algum orgão essencial o vet por vezes pode preferir nem intervir de modo a não pertubar a qualidade de vida do animal ...
Mas ninguem melhor para esclarecer este assunto que o seu vet...
Concordo que prefira ficar junto da sua amiga depois da intervenção.... elas ficam ainda mais dependentes de nós, mas de certeza que tudo vai correr bem... Um abraço
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta mai 07, 2004 1:22 pm

Tb a um inchaço que lhe apareceu numa mama e após a citologia a Drª. achou melhor operar para retirar, embora a citologia seja inconclusiva pq a colheita era mt pobre em células. Mas como ela não está esterilizada aproveitam e tratam logo disso tb. Ela já tem 9 anos e sempre foi mt saudável e agora isto.
Na 2ª feira vamos fazer um RX para saber se tem o pulmão limpo (pq se for algo que já tenha alastrado ao pulmão a médica diz que o melhor é não operar e dar-lhe uma boa qualidade de vida até...) para então operar sabendo que é só mesmo ali na maminha o problema. aH! e me explicou que eles tem as maminhas em grupo por isso retiraram o grupo de maminhas pertencentes. OK Que baralhação!

Não tenhas medo, o Vet sabe o que faz e se vê que ela tem condições para aguentar... entrega pra ele e pra Deus! Se correr mal, é como a outra forista disse ela não sofre e parte tranquila!!

Boa sorte! UGA da,
Jordan
mareana
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 11:41 pm

Obrigada Catlover

Com algum atraso, mas vale + tarde...

Cláudia:

espero que tenho corrido tudo pelo melhor.

Beijinhos

Ana
catlover
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 14, 2004 10:36 am

mareana Escreveu: Obrigada Catlover
Com algum atraso, mas vale + tarde...
De nada... lembre-se que cada animal é uma caso... fale com o vet, tire todas as duvidas, decida o que é melhor para a sua amiga... este Forum pode ajudar com a experiência de cada um... mas só o vet pode diagnosticar e medicar...
Aguardamos noticias... gostaria de continuar acompanhar o caso.
Um abraço e marradinhas da Luna e da Fiona!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 14, 2004 5:29 pm

catlover Escreveu: Olá Mareana,
Só o vet pode confirmar com certeza se são mailgnos ou benignos, mas pela experiência que tive com a minha gata e com a cadelinha da minha cunhada, basta a palpação para o vet determinar quase com certeza se são malignos ou não, e claro com confirmação usando exames de diagnóstico...
Errado. Muitos tumores (malignos ou benignos) só se tem 100% a certeza depois da cirugia de remoção e da respectiva análise histológica de TODO o tumor. Nenhum veterinário deve diagnosticar tumores APENAS com palpação pois isso pode ser fatal! Aliás em que é que ele se baseia? Na consistência ( isso varia imenso. depende do tipo de tumor, se está inflamado, se está necrosado, onde está localizado, se está calcificado e até pode nem ser um tumor, pode ser um abcesso caseificado, um granuloma, um quisto.....) Se está encapsulado? ( pode enganar muito, nem todos os benignos está encapsulados e nem todos os malignos estão espalhados, depende muito do estágio de evolução e do tipo de tumor) Pela cor, pela forma ?!?!?!

A regra numero um:
TODO e qualquer nódulo que apareça, deve ser puncionado para citologia e se houver dúvidas recorrer á biopsia ou á sua extirpação. Os tumores enganam e muito!!!

São inumeros os casos de falsos malignos e falsos benignos, mesmo com meios de diagnóstico complementares, quanto mais a "olhómetro"....

Cuidado com isso. O Veterinário pode desconfiar fazendo apenas a palpação... mas nunca pode fazer um diagnóstico definitivo ou até ficar na dúvida e confiar na sorte! Essa história de vamos lá ver se cresce... já pode ser tarde demais! Com tumores mamários todo o cuidado é pouco e mais vale jogar pelo seguro!

Eu por acaso, ainda hoje recebi a análise histológica do nódulo que retiraram á minha cadela, faz hoje 2 semanas. Felizmente era apenas um quisto. Eu assim que reparei no nódulo, corri para o vet, e decidi retirá-lo imediatamente. Nem sequer fiz citologia antes, pois a minha cadela já tem 7 anos e nesta idade, os cancros são frequentes. É muito mais seguro analizar o nódulo todo. Aliás muitos tumores benignos podem de um momento para o outro tornar-se malignos e eu não quis esperar para ver. Hoje finalmente vou dormir descansada...ufff

Em relação á questão inicial, eu aconselho a retirada desse tumor Já!! Se é maligno ela está condenada se não se fizer nada. A cadela deve fazer um exame geral antes de ir para cirurgia e conforme os resultados a anestesia será adaptada ás suas necessidades e estado de saude. Não deve temer a cirurgia.... a morte por cancro é bem pior.
Responder

Voltar para “Fórum para os novos membros”