Dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
floquinho
Membro Veterano
Registado: quinta abr 03, 2003 11:48 pm

quarta mai 05, 2004 7:18 pm

Olá a todos!

Gostava que me pudessem ajudar neste assunto. Achei hà três meses atrás uma cadela,que acabei por a adoptar. Infelizmente, ela não devia ter uma boa alimentação uma vez que apareçeu muito magrinha.
A alimentação que lhe dou é ração seca e arroz com carne de lata. Felizmente a Kika está a preferir a ração seca e penso que até será melhor para o problema dela que é o tártaro.
Tenho lhe dado umas guloseimas em stick para o mau hálito(2 vezes por semana),mas infelizmente o produto é caro!
O que acham do tipo de alimentação que lhe tenho dado?É adequada?E quanto ás guloseimas acham que é uma boa forma de combater o problema?
A veterinária aconselhou fazer uma limpeza aos dentes, anestesiando a cadela.
:? :(

Abraço.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta mai 05, 2004 8:05 pm

Olá!
Pessoalmente, acho que a alimentação que lhe dá não tem nada de errado, já que ela rói bastante. Costuma dar-lhe coisas para ela roer, não é? Aqueles ossinhos especiais são óptimas escovas de dentes. ;)
Há cães que precisam de fazer destartarizaçao com mais frequência. Dos que já tive, apenas um precisava de fazer todos os anos - e não era anestesiado. Também era pacífico e não muito grande, por isso era fácil.
Se a sua Vet aconselha a destartarização, faça-a. Fale com ela acerca das suas dúvidas, nomeadamente quanto à anestesia.
Boa sorte!
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quarta mai 05, 2004 9:12 pm

olá

que idade acha a vet que a cadela terá ?

Eu tenho uma que fez uma destartarização aproveitando a anestesia da esterilização, mas o problema volta e só come ração (no caso Eukanuba).

O vet aconselha a escovagem.

Existem também em alguns petshops ossos mesmo, que às minhas não causaram problemas intestinais ou outros e que simplesmente lhes lascam a placa de tártaro.

Fale com a vet. A mim faz-me um bocado de confusão pensar em anestesiar um animal só por essa razão, mas concordo que possa em alguns casos ser a única solução.

Ana
floquinho
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 3:45 pm

[quote=ines_faria]
Olá!
Pessoalmente, acho que a alimentação que lhe dá não tem nada de errado, já que ela rói bastante. Costuma dar-lhe coisas para ela roer, não é? Aqueles ossinhos especiais são óptimas escovas de dentes. ;)
Há cães que precisam de fazer destartarizaçao com mais frequência. Dos que já tive, apenas um precisava de fazer todos os anos - e não era anestesiado. Também era pacífico e não muito grande, por isso era fácil.
Se a sua Vet aconselha a destartarização, faça-a. Fale com ela acerca das suas dúvidas, nomeadamente quanto à anestesia.
Boa sorte!
[/quote]

Olá Inês!

Tenho dado à cadela esses ossinhos para roer 2 vezes por semana(o recomendado). De facto nota-se algum efeito..
Achei talvez um pouco exagerado anstesiar a cadela para fazer uma limpeza de dentes,mas não há nada como ir lá de novo para tirar as dúvidas!
Obrigado pelo conselho!

;)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mai 06, 2004 3:51 pm

Floquinho,

Existe da pedigree, umas barrinhas para ajuda no combate ao tártaro, que, para cães como mais de 10 kilos, de deve dar uma por dia.

Esses pacotinhos custam cerca de € 2.50 e dão para uma semana ( 1 barrita por dia, e compra em qq supermercado), depois tem outros da Royal Canin, que são um pouquito mais caros, mas a qualidade tb é melhor ( eu uso estes no meu cão).
floquinho
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 4:01 pm

[quote=mareana]
olá

que idade acha a vet que a cadela terá ?

Eu tenho uma que fez uma destartarização aproveitando a anestesia da esterilização, mas o problema volta e só come ração (no caso Eukanuba).

O vet aconselha a escovagem.

Existem também em alguns petshops ossos mesmo, que às minhas não causaram problemas intestinais ou outros e que simplesmente lhes lascam a placa de tártaro.

Fale com a vet. A mim faz-me um bocado de confusão pensar em anestesiar um animal só por essa razão, mas concordo que possa em alguns casos ser a única solução.

Ana
[/quote]

Olá!

A vet pensa que a kika poderá ter entre os 4/5 anos de idade.
Como já tinha dito atrás, achei uma atitude drástica anestesiar a cadela,até porque ela é mt calma quando vai às consultas.
Outra coisa que não cheguei a falar e que já agora gostava de saber se alguma vez aconteçeu com os vossos cães. Noutro dia comprei uns ossinhos de pele de búfalo para a cadela roer(normalmente um cão demora pelo menos 2 dias a roer),quando reparei a kika tinha ruido em 2 horas. o problema é que quando chegou à parte final ela enguliu o pedaço e engasgou-se,acabando por regurgitar. Fiquei assustada, porque não era a primeira vez que isto tinha acontecido. Para substituir esses ossos n sei se o melhor será dar ossos de vaca,mas temo que não seja uma boa hipótese, uma vez que ela tem tártaro.
O que diz sobre isto?

Susana
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quinta mai 06, 2004 5:33 pm

Susana, ca nível de ossos a Kika tem comportamentos muito parecidos com o meu Bernardo. Ele tb costuma devorar em horas os que supostamente duram dias. Não há nada de especial nisso, é a vontade de roer/comer os ossitos...
De vez em quando dou aos meus cães ossos de vaca. Lembro-me de uma cabeça de fémur que durou quase um mês - apesar de estar já bastante seca, era o brinquedo preferido do Bernardo.
Não há realmente moivo para preocupações, há mesmo cães que precisam de destartarização regular, outros que não.
Também há vets que preferem anestesiar os animais, porque realmente é custoso limpar os dentes a um cão não-cooperante, para além de ser uma carga de nervos para todos (cão, sobretudo). Vou contar como o vet fazia com o Monty: atava-lhe uma cordinha de algodão à volta do focinho e prendia com um nó/laço atrás da cabeça. Isso impedia que o Monty mordesse (tadinho, como se el alguma vez mordesse, mas o seguro morreu de velho). Depois era só levantar os lados da boca e trabalhar. Uma assistente segurava no cão, e em 10 minutos ou menos estava tudo feito. Uma verdadeira limpeza.
Não sei como a Kikas é em termos de personalidade, nem o tamanho e peso. Se fôr sossegadinha, talvez não seja preciso anestesiar.
Boa sorte!
Inês
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sexta mai 07, 2004 12:26 am

Olá Susana

Concordo com o que diz a Inês tanto no que respeita ao tempo que levou a "devorar" o osso de pele de búfalo como no que diz respeito ao outro osso que lhe dá (cabeça do fémur).

Aliás quando mencionei os que existem nos petshops era mesmo a esse tipo que me referia. As minhas roiam-nos de tal forma que lascavam o tártaro e até faziam sangue nas gengivas. Mas ficavam com os dentes muito limpinhos e um hálito bem mais "fresco".

Porque não experimenta a ver se dá resultado. Tenha só atenção para ver se ela não vomita, por exemplo, ou se não lhe faz mal aos intestinos.

Neste momento não estou a fazer isso às minhas porque a minha Kika (também) andas com problemas de fígado e vomita bastante. Não posso dar a uma e não dar a outra.. havia de ser bonito....

Boa sorte

Ana
Responder

Voltar para “Cães”