Eu sei que esta foi para rir, mas deixe-me só desmanchar algums dos mitos em que as pessoas acreditam.
AndLemos Escreveu:
E ganho eu porque: Deixo de pagar um balúrdio de impostos, pois passo a considerar o salário mínimo para efeitos fiscais e de segurança social.
Só poderia considerar o minimo para efeitos fiscais, se passasse facturas relativas ao minimo. Passando a factura total do seu vencimento (como sugeriu à Srª. Ministra), teria que pagar de acordo com esse total.
AndLemos Escreveu:
Deixo de ter subsídio de almoço, mas todas as refeições passam a ser consideradas despesa da firma.
Compro um BMW em leasing em nome da firma e lanço as facturas do combustível e de manutenção na contabilidade da firma.
As refeições e as despesas com carros de passageiros, são consideradas "despesas de representação", pelo que paga-se imposto sobre estas mesmas despesas, mesmo que apresente prejuízos no fim do exercicio.
AndLemos Escreveu:
Mas ainda ganho mais: Em vez de pagar contribuições para a CNP faço aplicações financeiras e obtenho benefícios fiscais se é que ainda tenho IRS para pagar.
Estas aplicações, não são exclusivas dos trabalhadores independentes, qualquer um as pode fazer, e retirar daí os devidos beneficios fiscais.
AndLemos Escreveu:
Se tiver filhos na universidade eles terão isenção de propinas e direito à bolsa máxima (equivalente ao salário mínimo) e se morar longe da universidade ainda podem beneficiar de um subsídio adicional para alojamento; com essas quantias compro-lhes um carro que tal como o outro será adquirido em nome da firma.
Isto partindo do principio, que não passava as tais facturas.
E aínda se esqueceu, que perdia direitos:
Baixas (São só para assalariados)
Subsidio de Desemprego (É só para assalariados)
Pelo que é melhor, não ficar doente nem levar o seu negócio à falência.