Que Raça é?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mai 06, 2004 2:08 pm

tigris Escreveu: Eu, pessoalmente, prefiro dizer "cão sem raça definida" a dizer "cão rafeiro". O termo "rafeiro" tem uma conotação pejorativa.
O termo "Rafeiro" de facto não é o mais correcto, não por ser perjorativo (essa é sua invenção), mas por "rafeiro" em bom português, querer dizer "cão de grande porte".
E esta, hem ... ... ? ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 06, 2004 2:14 pm

casadotrevo Escreveu: O termo "Rafeiro" de facto não é o mais correcto, não por ser perjorativo (essa é sua invenção), mas por "rafeiro" em bom português, querer dizer "cão de grande porte".
E esta, hem ... ... ? ;)
Já aprendi qq coisa hoje..de facto não sabia!
Então eu não tenho uma rafeira, tenho uma cadela sem raça definida, que nem é muito grande! ;)
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta mai 06, 2004 2:30 pm

casadotrevo Escreveu: O termo "Rafeiro" de facto não é o mais correcto, não por ser perjorativo (essa é sua invenção), mas por "rafeiro" em bom português, querer dizer "cão de grande porte".
E esta, hem ... ... ? ;)
Invenção minha, meu caro? Vê-se que não lida diariamente com a adopções de animais. Experimente colocar um anúncio dizendo que o cão é rafeiro e experimente colocar outro anúncio dizendo que o cão não tem raça definida. Garanto-lhe que ficará surpreendido com os resultados.

De resto, o significado original de rafeiro não é "cão de grande porte". O significado original de rafeiro é "cão de guarda".
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 06, 2004 2:45 pm

tigris Escreveu: Invenção minha, meu caro? Vê-se que não lida diariamente com a adopções de animais. Experimente colocar um anúncio dizendo que o cão é rafeiro e experimente colocar outro anúncio dizendo que o cão não tem raça definida. Garanto-lhe que ficará surpreendido com os resultados.

De resto, o significado original de rafeiro não é "cão de grande porte". O significado original de rafeiro é "cão de guarda".
De facto sou caro, barato é que não sou de certeza. ;)
Não se irrite, que não foi essa a minha intenção. Você é mais um daqueles que não pode ser contrariado ou quê ?
E "Rafeiro" quer dizer "Cão de grande porte". 8)
Se calhar não pega nos anúncios, porque o pessoal só quer cães pequenos. :lol:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta mai 06, 2004 2:53 pm

casadotrevo Escreveu:O termo "Rafeiro" de facto não é o mais correcto, não por ser perjorativo (essa é sua invenção), mas por "rafeiro" em bom português, querer dizer "cão de grande porte".
E esta, hem ... ... ?
Bom Português? :o Já agora,em que dicionário viu isso ???
Eu nos dicionários que tenho em casa não encontrei essa designação em nenhum deles, e vou citar o Dicionário Da Língua Portuguesa Contemporânea,da Academia de Ciências de Lisboa:

"Rafeiro - Cão de raça,própria para guardar gado(...)Que não tem raça definida,resultando do cruzamento de várias raças...que anda à procura de escândalos para os tornar públicos;que é maldizente(...)Que anda sempre atrás de alguém,mostrando-se inoportuno e bajulador(...)que é de má qualidade,que tem mau aspecto(vestia um casaco muito rafeiro que mostrava o seu gosto duvidoso)"
As quatro últimas hipóteses não tem a ver com cães,mas fazem parte das "soluções" apresentadas pelo dicionário.
Eu pessoalmente resta-me dizer que tenho um rafeiro e não tenho nada contra a palavra em si.Afinal rafeiro é o mesmo que "sem raça definida".
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 06, 2004 3:00 pm

Se a memória não me falha, rafeiro é um termo alentejano para designar cães grandes.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 06, 2004 3:04 pm

Rainbow Escreveu: Bom Português? :o Já agora,em que dicionário viu isso ???
Eu nos dicionários que tenho em casa não encontrei essa designação em nenhum deles, e vou citar o Dicionário Da Língua Portuguesa Contemporânea,da Academia de Ciências de Lisboa:

"Rafeiro - Cão de raça,própria para guardar gado(...)Que não tem raça definida,resultando do cruzamento de várias raças...que anda à procura de escândalos para os tornar públicos;que é maldizente(...)Que anda sempre atrás de alguém,mostrando-se inoportuno e bajulador(...)que é de má qualidade,que tem mau aspecto(vestia um casaco muito rafeiro que mostrava o seu gosto duvidoso)"
As quatro últimas hipóteses não tem a ver com cães,mas fazem parte das "soluções" apresentadas pelo dicionário.
Eu pessoalmente resta-me dizer que tenho um rafeiro e não tenho nada contra a palavra em si.Afinal rafeiro é o mesmo que "sem raça definida".
Abraços a todos:
Rainbow
Alguma coisa está mal no seu dicionário. Afinal é "cão de raça própria para guardar gado" (e a ser, tenho que admitir que a/o tigris tinha razão) ou é "Que não tem raça definida" ?
De qualquer modo, o meu conhecimento deve-se aquilo que o meu avô me transmitiu, e aquilo que vem no seu dicionário já transmite as mutações ao longo do tempo, incutidas por repetição de um erro. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 06, 2004 3:05 pm

KROZ Escreveu: Se a memória não me falha, rafeiro é um termo alentejano para designar cães grandes.
Alentejano e não só, que o meu Avô era Beirão e usáva-o para o mesmo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta mai 06, 2004 3:12 pm

casadotrevo Escreveu: Não se irrite, que não foi essa a minha intenção. Você é mais um daqueles que não pode ser contrariado ou quê ?
Interpretou mal. Limitei-me a contra-argumentar o que afirmou.
casadotrevo Escreveu: E "Rafeiro" quer dizer "Cão de grande porte". 8)
Lá por um cão de guarda ser normalmente um cão de grande porte, tal não invalida que, *em bom português*, o significado de rafeiro não seja "cão de grande porte", mas sim "cão de guarda".
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 06, 2004 3:19 pm

tigris Escreveu: Lá por um cão de guarda ser normalmente um cão de grande porte, tal não invalida que, *em bom português*, o significado de rafeiro não seja "cão de grande porte", mas sim "cão de guarda".
Ora, boa explicação. A defesa descansa ;) .
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 3:33 pm

casadotrevo Escreveu:Alguma coisa está mal no seu dicionário. Afinal é " cão de raça própria para guardar gado" (e a ser, tenho que admitir que a/o tigris tinha razão) ou é "Que não tem raça definida" ?
Se consultar o dicionário,verá que as duas designações estão lá na mesma palavra: rafeiro.
casadotrevo Escreveu:De qualquer modo, o meu conhecimento deve-se aquilo que o meu avô me transmitiu, e aquilo que vem no seu dicionário já transmite as mutações ao longo do tempo, incutidas por repetição de um erro
Quer dizer,o dicionário está errado e você é que está certo? :o :lol:
Cá para mim,você é que não gosta de ser contrariado ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 06, 2004 3:37 pm

Rainbow Escreveu: Quer dizer,o dicionário está errado e você é que está certo? :o :lol:
A sua resposta está aqui :
casadotrevo Escreveu: De qualquer modo, o meu conhecimento deve-se aquilo que o meu avô me transmitiu, e aquilo que vem no seu dicionário já transmite as mutações ao longo do tempo, incutidas por repetição de um erro.
É que eu não descobri os cães no dicionário sabe ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Rainbow
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 4:13 pm

casadotrevo Escreveu:É que eu não descobri os cães no dicionário sabe
De facto,nos dicionários não se descobre nada sobre cães (a não ser do ponto de vista linguístico,claro) ;) Eu só recorri ao dicionário,porque estranhei a expressão" cão de grande porte",fui confirmar e realmente não o é.
Agora se o cão é rafeiro, ,de guarda ,ou de raça indefinida isso é indiferente...:roll:
A questão deste tópico era se o cão teria alguma raça e já foi frisado várias vezes que é rafeiro...
Agora cada um chama-lhe o que quiser e acho que a Raquel21 não vai gostar menos dele por ser rafeiro.
Abraços a todos:
Rainbow
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mai 06, 2004 4:17 pm

KROZ Escreveu: Se a memória não me falha, rafeiro é um termo alentejano para designar cães grandes.

Não Sr.!!!

Rafeiro, no Alentejo ( pelo menos no Baixo Alentejo, de onde sou) é um cão sem raça definida.

Nao tem nada a ver com ser de grande ou pequeno porte.

Agora, o Rafeiro Alentejano, é sim um cão de grande porte....

Deve ter vindo daí a ideia que um rafeiro é um cão de grande porte.

:lol: :|
Última edição por Oskarina em quinta mai 06, 2004 4:28 pm, editado 1 vez no total.
betta_blue
Membro Júnior
Registado: terça ago 26, 2003 9:54 am

quinta mai 06, 2004 4:26 pm

Olá a todos!
Não costumo andar muito por este forum, mas como estou a considerar a adopção de um cachorro, tenho feito algumas visitas e aproveito para contar uma história:

Quando tinha 12 anos, a família adoptou um cachorro que apareceu abandonado na rua, eu não percebia nada de cães mas estava na minha mente que os cães se dividiam por raças, quando ele foi pela primeira vez ao veterinário (eu não fui), pedi à minha mão para questioná-lo sobre a raça a que pertencia, o Sr. escreveu-me um papel que ao fim de quase 20 anos ainda guardo!!! que dizia o seguinte:

P.V.L

Puro Vira Latas

Todos nós achámos imensa piada e para nós esta passou a ser uma raça como outra qualquer.... ;) :lol:
Responder

Voltar para “Cães”