Boa tarde.
Uma amiga viu-se recentemente obrigada a dar para adopção uma gatinha siamesa com 8 anos, pois o filho dela tem uma doença crónica renal, ainda sem cura conhecida, e necessita de iniciar exames para os quais é condição não estar em contacto com animais de estimação, porque deturparia os resultados.
Conseguiu que a gatinha fosse adoptada por uma senhora com vários gatos em casa (entre os quais alguns siameses), conhecedora da espécie, que afirmou que teria paciência q.b. para integrar a gatinha, habituada a ser o único animal de estimação, aos seus novos companheiros e à sua nova casa.
Acontece que esta adopção deu-se há duas semanas, e a gata (extremamente dócil) refugiou-se num canto da lareira, recusando-se a comer e mesmo a defecar no local certo, completamente apática. A actual dona ficou assustada com a eventualidade de a gata vir a morrer, e a minha amiga vê-se obrigada a tentar resolver este assunto, da melhor forma para ela, para a gata e para a nova dona.
Depois desta longa introdução, a questão que coloco é a seguinte: Haverá alguma solução possível para curar as saudades e a tristeza desta gatinha, que não implique o regresso definitivo à casa de origem? Como curar a ansiedade de separação em animais desta idade?
Nota: momentâneamente a minha amiga irá recolher a gata em casa, adiando os exames do filho, mas esta situação não poderá ser suportada por muito tempo...

Ansiedade de separação - tem cura?
Moderador: mcerqueira
- 
				DoLL
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
- Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india
olá danae..
Estamos realmente perante uma situaçao bastante complicada...
Os animais tal como as pessoas têm sentimentos e ligam se bastante as pessoas...Muitas vezes até demais provocando situaçoes deste tipo..infelizmente a situaçao dessa sua amiga nao deve ser nada fácil e a gatinha tambem nao deve estar nada bem...que tal tentarem a ligaçao da senhora com a gatinha em casa da sua amiga?aproximando a aos poucos criando laços para tentar novamente?De momento é a unica coisa que me passa pela cabeça...
 e a gatinha tambem nao deve estar nada bem...que tal tentarem a ligaçao da senhora com a gatinha em casa da sua amiga?aproximando a aos poucos criando laços para tentar novamente?De momento é a unica coisa que me passa pela cabeça...  desculpe ate pode ser disparatado mas ...soluçoes nao sei se serao muitas ...
 desculpe ate pode ser disparatado mas ...soluçoes nao sei se serao muitas ...
bjinhos e de noticias p.f

Estamos realmente perante uma situaçao bastante complicada...
Os animais tal como as pessoas têm sentimentos e ligam se bastante as pessoas...Muitas vezes até demais provocando situaçoes deste tipo..infelizmente a situaçao dessa sua amiga nao deve ser nada fácil
 e a gatinha tambem nao deve estar nada bem...que tal tentarem a ligaçao da senhora com a gatinha em casa da sua amiga?aproximando a aos poucos criando laços para tentar novamente?De momento é a unica coisa que me passa pela cabeça...
 e a gatinha tambem nao deve estar nada bem...que tal tentarem a ligaçao da senhora com a gatinha em casa da sua amiga?aproximando a aos poucos criando laços para tentar novamente?De momento é a unica coisa que me passa pela cabeça...  desculpe ate pode ser disparatado mas ...soluçoes nao sei se serao muitas ...
 desculpe ate pode ser disparatado mas ...soluçoes nao sei se serao muitas ...bjinhos e de noticias p.f
Obrigada, Doll, pela sua ajuda (todas as sugestões são bem-vindas).
Eu mesma sugeri à minha amiga que tentasse uma aproximação, mas estando a gata na casa da nova dona, e indo ela lá visitar assiduamente, e reduzindo progressivamente as visitas, numa tentativa de colocar algo de conhecido em ambiente estranho (mas tal como ela me disse, receia que a nova dona, apesar de paciente, não se queira sujeitar a este processo).
De qualquer forma, a sua sugestão talvez se revelasse menos intrusiva e possivelmente mais aliciante à nova dona, não sei... Vou-lhe transmitir.
Muito obrigada.

Eu mesma sugeri à minha amiga que tentasse uma aproximação, mas estando a gata na casa da nova dona, e indo ela lá visitar assiduamente, e reduzindo progressivamente as visitas, numa tentativa de colocar algo de conhecido em ambiente estranho (mas tal como ela me disse, receia que a nova dona, apesar de paciente, não se queira sujeitar a este processo).
De qualquer forma, a sua sugestão talvez se revelasse menos intrusiva e possivelmente mais aliciante à nova dona, não sei... Vou-lhe transmitir.
Muito obrigada.
					Última edição por Danae em quinta mai 06, 2004 6:03 pm, editado 1 vez no total.

Aqui está uma foto da gatinha...

Outra hipótese que colocámos seria se a adopção por uma pessoa sem mais gatos resolveria esta apatia, ou se o fenómeno em si é indiferente à companhia animal...
Se conhecerem algum caso idêntico, por favor ajudem-me...

Outra hipótese que colocámos seria se a adopção por uma pessoa sem mais gatos resolveria esta apatia, ou se o fenómeno em si é indiferente à companhia animal...
- 
				DoLL
- Membro Veterano
- Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india
e por exemplo a nova dona pudesse levar uma saqueta de comida e dar lhe ela mesmo ..até na mão para a gatinha se apegar a ela e a outra dona a ingnorar mais um bocadinho...nao sei..talvez seja soluçao.....embora seja demorada..

- 
				DoLL
- Membro Veterano
é linda:) eu tb tenho um siames(n puro -acastanhado) estes gatos teem por tendencia a ser mto fieis ao dono...o meu e muto fiel a minha filha...e o primeiro a tocar lhe kd chega a casa ..cheira a lambe lhe as maos...vai buscar os ratinhos...dorme a sesta com ela...sao mm mto amigos...a separaçao ia ser desastrosa...kd kontei ao vet k eles sao mto amigos ele disse me que se alguma vez o pensasse em dar(longe disso a minha ideia) ia ser mto dificil...!
boa sorte....pa bichaninha...e uma pena ve los sofrer..por gostarem tanto dos donos

boa sorte....pa bichaninha...e uma pena ve los sofrer..por gostarem tanto dos donos
- 
				CasadeAnaval
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Boas
Fale com a Dra Ilda Gomes Rosa, Faculdasde de Medicina Veterinária de Lisboa

Fale com a Dra Ilda Gomes Rosa, Faculdasde de Medicina Veterinária de Lisboa
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
						Danae Escreveu: Aqui está uma foto da gatinha...
Olá o gato é lindo.
Eu ia a sugerir exactamente isso. Será que este estado de apatia não poderá ser derivado á falta dos donos e também a alguma inibição em conviver com outros, pois sempre foi "filho único" ?
Se calhar se fõr adptado por uma pessoa que não tenha nunhum gato e com banstante tempo e disponibilidade , talvez ele se sentisse melhor.
Já tinha ouvido dizer que os siameses eram extremamente fiéis aos donos.
O que é certo é que o gatinho parece estar a sofrer.
Coitaido, nem dve perceber o que se passou.
Não sou nenhuma expert e no que toca a gatos tenho tido sorte, mas o que sei é que eles sentem e muito
Espero que tudo se recomponha rapidamente
Peço desculpa de não ter sido de mais ajuda
Bom dia.
Por uma coincidência estranha, ontem à noite a gatinha finalmente decidiu-se a sair do cantinho onde se tinha refugiado, e foi conviver com os outros gatos, e comer...
Ficamos na esperança que seja o início do processo de habituação (a minha amiga ia buscá-la amanhã, a nova dona diz que quer experimentar...) 

Seria bom para todos, a começar pela gatinha, porque realmente ela não poderia voltar por muito tempo...
Muito obrigada pelo apoio.

Por uma coincidência estranha, ontem à noite a gatinha finalmente decidiu-se a sair do cantinho onde se tinha refugiado, e foi conviver com os outros gatos, e comer...
Ficamos na esperança que seja o início do processo de habituação (a minha amiga ia buscá-la amanhã, a nova dona diz que quer experimentar...)

Seria bom para todos, a começar pela gatinha, porque realmente ela não poderia voltar por muito tempo...
Muito obrigada pelo apoio.