Urgente: Cusco ou não cusco?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

quinta mai 06, 2004 1:40 pm

Há muito que tenho aves, mas não passo de um ignorante que vai fazendo o que pode na matéria.
A única vez que consegui criar mandarins (que vergonha :oops: ) foi há dois anos, quando a 3 lá levaram ávante a ninhada. O que me tem acontecido é que realizam as posturas, mas não nasce nada (com casais diferentes).
Após um ano e tal em que a passarada me passou ao lado, parece que me voltaram as "ganas".
Numa gaiola (de aprox 2 m de altura, 1 m de comprimento e também 1 de largura) tinha 1 casal de mandarins. A fêmea era "deficiente": faltava-lhe um olho e 2 deditos. A pobre coitada bem se safava nestas condições e até começaram a fazer o ninho, mas nada de ovos. Acabou por morrer, cá para mim por não conseguir pôr. Introduzi uma fêmea e um macho. Esta fêmea é que se pode dizer que é um verdadeiro furacão. Não é o macho que se faz a ela, é ela que se faz a ele. Faz um zumbido esquesito como que a implorar para ser galada. Na gaiola há 3 ninhos e escolheram uma cabacinha (espécie de cabaça em forma da oito) que eu arranjei por forma a possibilitar-lhes a entrada. Realizou a postura, chocaram, mas já passaram mais de 12 e até mesmo que 14 dias. Não consigo ver nada de fora, mas também não queria incomodar. Um fuga à norma que tenho observado é que o macho tem "dormido" fora, quando antes do prazo limite chocavam durante a noite em conjunto (creio que é o habitual). Será um sinal de que já nasceram?
Mas para me baralhar mais, agora estão os dois lá dentro, de dia, e eu acho que não é normal (aliás, até creio ter lido que é mau sinal).

Obrigado por lerem tudo isto e agradecia muito mais se me pudessem responder. :)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quinta mai 06, 2004 2:27 pm

Boas,

O que lhe acontece a si é um pouco o que acontece comigo :? quem disse que os mandarins eram os "coelhos das aves" enganou-se na certa!!!
:D :D
O que acontece com os meus é que as crias chegam a nascer mas os tipos deixam-nos morrer á fome (ficam malucos e abandonam o ninho) :?

Portanto também queria saber o q fazer ;)
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quinta mai 06, 2004 2:49 pm

Olá,

Há alguns anos atraz, dediquei-me á criação de mandarins, tinha um viveiro grande mas com varias divisões que comprara a um senhor que criava canários, como eram aves relativamente baratas, lá comecei eu com 6 casalitos de mandarins.
O resultado foi que todos eles criaram com a maior facilidade, nessa altura todos os meus amigos, conhecidos, vizinhos, etc... ficaram com mandarins em casa. As lojas de animais tb ficavam com alguns. mas mesmo assim já não sabia o que fazer com tanto passarinho ao ponto de ter que reduzir os casais reprodutores a dois, que por fim também os dei.

... e foi assim a minha expriencia com os mandarins.

PJ
sac
Membro Veterano

quinta mai 06, 2004 2:52 pm

Será que é só por ter um casal? :? :?

Mas que condições querem eles mais? Já têm casa, comida e roupa lavada :D :D :D :D
Flight
Membro Júnior
Registado: quinta abr 29, 2004 2:06 pm

quinta mai 06, 2004 3:36 pm

Falta um pormenor na história... :roll: No dia em que a mandarim pirata morreu, havia três ovos no ninho dela que eu lhe pûs de outra mandarim (a furacão), que os espalhou pelos outros ninhos da gaiola. Bem, mal morreu, a furacão juntou-se ao macho e começou o choco. Ou seja, ela já cá estava antes de a falecida ter falecido (há poucos dias mas estava) :? .

Não aguentei mais... que mal fará ver uma só vez? Fui ver o ninho tinha 6 ovos e uma cria. Deve ter nascido nestes últimos dias e ser origem dos ovos que a furacão pôs após morte da pirata. Isto é cá uma confusão... :roll: Mas de qualquer forma fiquei contente de os ver a defender com unhas e dentes o ninho e de ver uma cria... ah bos pais!!! :D
Vamos lá ver como corre... e se obtenho a minha segunda ninhada de mandarins... se bem que antes não pescava nada de nada e os resultados justificam os conhecimentos... :lol:
nunobird
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 1:30 pm

quinta mai 06, 2004 4:15 pm

Também pode ser do ninho.

Eu quando fazia criação de mandarins utilizava ninho ovais de estopa, só com um pequeno orifício.

E nunca tive grandes azares.

Mas os meus quando lhes tirava o ninho, para não haver mais passaritos até nos comedouros as fêmeas chocavam os ovos.
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

sexta mai 07, 2004 12:04 am

Olá!

Apesar da minha especialidade ser periquitos, acho que posso dar umas ideias através de uma experiência que tive.

Há algum tempo, os meus casais de mandarins, 8 no total, que já se encontravam na casa à mais de um ano e meio, também se fartavam de pôr mas crias nada... Eu andava desesperado! No periodo de dois meses juntei mais de 100 ovos golos!!!

Foi então que procurei ajunda junto de um criador meu amigo. Foi então que ele me explicou que por vezes as aves podem estar a ganhar um principio de Salmonelas e os embriões morrem nos ovos. Para combater isso é necessário desparasitar as aves (ele aconselhou-me de 6 em 6 meses). Foi o que fiz... E não é que 2 semanas após a desparasitação as aves começaram a pôr e as crias a nascer!!!

Espero ter ajudado com esta minha história.
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

sexta mai 07, 2004 9:53 am

talvez tenhas ajudado.

mas como é que as desparasitaste?

isso resulta com todas as aves?
lamarosa
Membro Veterano
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

sábado mai 08, 2004 1:36 am

Sim, todas as aves devem ser desparasitadas.

Basta ir a uma loja da especialidade e pedir um desparasitante para Salmonelas. Normalmente o produto até combate mais bactérias além das salmonelas.

Com os meus periquitos fazia uma desparasitação por ano mas agora passei a fazer de 6 em 6 meses.
sac
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 8:31 am

Boas,

Como o Lamarosa diz, existem nas petshops desparasitantes para o efeito.
Eu utilizo um que se dilui na água. Mas atenção ao que diz nas instruções de administração, nunca dar mais do que aquilo que é recomendado.
Responder

Voltar para “Aves”