Retirei os ovos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Sgomes
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2003 9:04 am

sexta mai 07, 2004 9:44 am

Boas a todos,

Pois é.....ontem cheguei a casa e reparei que a minha Kika se encontrava fora do ninho. A malandra abandonou o ninho. Passaro não é estupido. Ela fez o ninho, colocou os ovos, chocou os ovos...não nasceram.....toca de abandonar.

Retirei o ninho e os ovos e estes nem galados estavam. Coisa que não estranhei pelo facto de os meus rosicolis serem hibridos ( podem ver na fotos do album).

[b]Não fiquei triste ( só um pouquinho).....mas estou mto feliz. Pois a alegria de dois passaros de manha, voltou a existir naquela casa. Hoje...era só barulho. :D :D [/b]
Ela anda um pouco doida á procura do T1 a mais que eu temporariamente lhe tinha dado. Dá um pouco de pena. Mas amanha já nem se deve lembrar, afinal o cerebro deve deve pequenino :oops: :o :D :D :D

Bjs

Sgomes
noite
Membro
Registado: quinta mar 27, 2003 4:17 pm

sexta mai 07, 2004 10:54 am

Olá Sgomes.

Tenho muita pena que tenha sido este o desfecho deste acontecimento, a que muitos chamam milagre da natureza.

Sei que já aqui foram postas duvidas se os pássaros híbridos são ou não capaz pôr ovos. Não me quis meter na conversa porque já tinha dado a minha opinião, e gostava de ver se alguém aqui sabia mais informações sobre esse assunto. Mas como vi que esse fórum acabou por morrer sem mais intervenções, vou lançar novamente este assunto. E deixo-vos aqui, novamente o que penso ser certo.

Quando os pássaros são inferíeis não significa que não possam por
ovos....... eles põem ovos mas só que são ovos brancos ( inferíeis)...ou
seja não nasce nada.

Há relatos que estes híbridos de rosicollis X ( personatas , fichers,..... ) que por vezes criam, mas a percentagem destes casos são baixíssimas. Não falo por experiência mas baseado em conversas com outros criadores.

Agora temos que pensar no seguinte: Porque será que não criam ???????? A resposta penso ser simples: É a mãe natureza a impedir que novas espécies apareçam e ponham em perigo o equilíbrio existente na natureza.
Cabe a nós criadores não alterar o curso normal das coisas e evitar a todo o custo cruzar animais de espécies diferentes. Como tal devemos informar os menos experientes do que não se deve fazer....isto passa por falar com os criadores para eles evitarem estes cruzamentos e dissuadi-los de comprar estes híbridos.

Sabem porque há muitos híbridos??????

1º Ignorância no bom sentido de quem se inicia na criação.
2º Falta de escrúpulos de quem vende porque muitas petshops compram estes pássaros porque o criador vende-os mais baratos para despachá-los aumentando a margem de lucro de algumas petshops.
3º Criadores sem qualquer noções de ética, que sabendo que estão errados nestes cruzamentos , continuam a fazer novos casais , pois o que lhes interessa é o nº de filhotes e como vendem tudo por atacado estão-se nas tintas para a qualidade.

Notem que não estou a criticar pessoas como a Sgomes que comprou gato por lebre......critico é aqueles que se intitulam bons e grandes criadores , só porque criam em quantidade e não evitam estes cruzamentos.

Devo confessar que por vezes tenho uma certa dificuldade em comentar estas msgs como a da Sgomes, porque tenho consciência que são criadores que se estão a iniciar nestas andanças, como é o caso da Sgomes, podem ficar desiludidos ao saber que os seus pássaros não corresponde á qualidade que ela pensava que eles tinham e este facto pode contribuir para desmoralizá-la.

Desculpem este grande discurso, mas não fui capaz de deixar passar em branco, já muito aqui falei sobre este assunto e pouco disse.
Agora ao ver a frustração da Sgomes, e ao saber que ela pode nunca a vir ter aquelas alegrias que são as criações dos nossos amigos, sinto-me na obrigação moral de contribuir para a preservação das espécie e tentar informar para que erros (involuntários ou não) não se repitam.

Cumprimentos,

Nuno
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta mai 07, 2004 11:40 am

E quem fala assim ñ é gago concerteza ;)

Pessoalmente não tenho nada contra quem crie hibridos desde que seja feito com consciência e não com o intuito comercial. Estou-me a lembrar dos hibridos canário/pintassilgo que são muito bonitos.
Mas tomando como exemplo a Sgomes, acho que é uma enorme falta de ética venderem estas aves a quem não tem experiencia suficiente para os reconhecer. No entanto também existem comerciantes que nem sequer sabem distinguir as diferentes espécies de Agas, quanto mais hibridos :roll: :roll: :roll:
Pior de tudo é serem vendidos ao mesmo preço que os "puros"...

É bom que vejam o caso da Sgomes para não cairem no conto do vigário. Tentem estudar um pouco mais a ave que pretende comprar e se conseguirem contactar criadores que vos possam ajudar tanto melhor.

Sgomes, não desesperes miga ;) tens sempre mandarins ou então uns roseicollis assim "azulinhos" que vi algures um dia destes :p :p
Sgomes
Membro Veterano

sexta mai 07, 2004 12:14 pm

Boas,

Primeiramente o meu obrigada pelas vossas palavras ( Sac e Noite).

Depois como nós já sabemos era algo que eu já estava á espera. De facto, fui enganada pela loja...já lá fui e fizeram-se de surdos. Devia ter pedido informações antes. Mas eu estava mesmo apaixonada por aqueles passaros que tinha visto em casa de uma amiga e no badoka parque.

Sinto-me feliz por ver que a minha Kika bem. Pois o colocar ovos não é pera doce. Tb me sinto feliz, pois a alegria naquela casa voltou. Agora é barulho desde as sete da matina...e voçês sabem tão bem qt eu.....o que aquele barulho provoca ao entrar nos nossos ouvidos. :oops: :D :D :D

Fiquei triste, por num ver kikinhas e tequinhos pequenos. Ela esmerou-se mto em todo o processo e depois num foi recompensada. Enfim....a kika sofreu uma desilusão na vida.

Qt á possibilidade de adquirir mandarins ou os azuis...pois.....azuis e verdes era bem bonito...mas barulho a dobrar....acho que já num convenço o meu marido. Os mandarins...serão bem vindos, mas isso terá de ser ele a decidir desta vez ;)
Para já tenho as minhas duas coisas fofas de volta. Vou recomeçar a solta-los....num vejo a hora de começar a ver caca no chão da cozinha :oops: :o :D .

[b]Qt á questão do nuno. Estou 100% de acordo. Os hibridos colocam os ovos(experiencia propria).....nascer.....isso é que vai ser dificil.[/b]

Bom...a todos os foristas só devo dizer para falarem com quem perceba de facto de aves, para num serem enganados. Mas num deixem de ir ao meu album, e apreciarem as minhas belezuras.

Nuno - Já agora, por curiosidade, a kika colocou ovos e chocou-os. Se eu arranjasse um ovo galado e trocasse por um dos dela ( coisa impossivel)....achas que ela aceitaria e que iria tratar bem do pequeno???
Posso colocar sempre um anuncio do jornal " a sua passara não choca???....dê-me os ovos que a minha o fará com todo o gosto" :oops: :oops:

Bjs

Sgomes
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta mai 07, 2004 1:01 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Ai rapariga só tu para me fazeres rir :D :D :D :D

É pena os mandarins serem muito mais pequenos, senão a minha Baunilha oferecia-te muitos ovinhos de boa vontade :roll: :roll: :roll: :roll:
Sgomes
Membro Veterano

sábado mai 08, 2004 4:01 pm

Boas,

Miga...de facto é mesmo uma pena. Enfim....vou ter de me conformar para o resto da vida e a kika tb.

Hoje soltei-os ao fim de mto tempo. Era ver a alegria. São tão espertinhos os meus meninos. Como já sabem que mudo o comida, com o intuito de ele lá irem e fechar a gaiola., eles agora comem um de cada vez :D . Ao fim de três horas, lá entraram os dois.

Bjs

Sgomes
Responder

Voltar para “Aves”