É sempre a velha história, a oposição entre cães de raça e SRD's. Aliás, a oposição não existe entre os cães, mas entre os donos, como é óbvio.
Da muita tinta que já correu (melhor dizendo, da muita tecla batida) sobre este assunto, eu chego sempre, inevitavelmente, à mesma conclusão. Quem levanta estas questões são normalmente (alguns)donos dos SRD's. Será eventualmente por complexo de inferioridade, por mania da perseguição, por motivos que realmente eu não consigo classificar, mas que persistem e volta e meia vêm à baila.
Eu por acaso, repito, por mero acaso não tenho nenhum SRD. Calhou ter cães de raça porque mos ofereceram e na altura de cães não percebia patavina. Mas tenho a certeza absoluta que se me tivessem oferecido um rafeiro, hoje dedicar-lhe-ia o mesmo afecto que a estes.
Será tão difícil de compreender isto? Reparem que muitos dos participantes deste fórum, para além de terem cães de raça (alguns até são criadores) também possuem rafeiros. Ora é impensável que discriminem estes em relação aos de raça.
Mas vamos ver as coisas por outro prisma. É certo que haverá muita gentinha que fará questão de ter um cão da raça X ou da raça Y por uma questão meramente social, por exibicionismo, por estupidez, enfim, pelos motivos mais fúteis. Mas esta posição tem mais a ver com a aberração social do que com a "oposição" raça/SRD.
Agora, para levar a análise um pouco mais longe, se eu vier a ter mais cães, o que é pouco provável porque já tenho uma matilha

, certamente que serão da raça whippet e nunca de outra raça ou rafeiros.
Isto por um motivo tão simples como isto: porque gosto muito de cães e, muito especialmente, da raça whippet.
Chamar aos SRD's cães do lixo (não conhecia esta designação), SRD's ou rafeiros, sinceramente julgo isso perfeitamente secundário. Faz-me lembrar quando as pessoas quando se referem a um preto e para suavizar dizem NEGRO em vez de PRETO. Aqui, também, acho que existe um certo complexo de inferioridade.
Eu não tenho rafeiros, mas se tivesse dizia sem complexos de qualquer ordem que tinha rafeiros, pois claro. Se andasse a escolher as palavras, o que andava era a passar um atestado de menoridade aos meus rafeiros.