E se...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo mai 09, 2004 7:27 am

... os rafeiros estivessem na moda? Faziam uma telenovela com rafeiros e se fosse boa (a telenovela) os rafeiros estavam na moda e havia menos abandonados.

... os cães ditos "potencialmente perigosos" aparecessem na TV como cães "potencialmente kidos:D"? As pessoas já ão usavam tanto o termo "potencialmente perigosos".

Ponham mais ideias :idea: e digam o que acharam sobre as minhas :p 8)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 09, 2004 9:26 am

Por vezes nos debates ou nas análises das mais diversas áreas recorre-se a hipóteses que normalmente se designam de académicas ou então reduzem-se determinados pressupostos ao absurdo, porque isso por vezes torna as ideias mais claras.
É o caso do jogo proposto, que entendo apenas e simplesmente como um passatempo.

Comentar sobre estas duas hipóteses académicas? Teria que repetir o muito que já foi dito, inclusivamente o que foi debatido recentemente noutros tópicos.
De qualquer modo, ainda assim, tenho a dizer o seguinte.
Nestas duas proposições está colocada a tónica na MODA: "... os rafeiros estivessem na moda?" "... os cães ditos "potencialmente perigosos" aparecessem na TV..."

Não há dúvida de que o factor MODA tem muita força na sociedade em que vivemos e as pessoas cada vez mais são permeáveis à avalanche de produtos, de ideias, de comportamentos através da moda. A moda tem esse lado perverso, que é o de influenciar o íntimo das pessoas valendo-se de valores que na maioria das situações são fúteis e efémeras. Pois, é que a moda é efémera. Vale hoje, mas amanhã há mais... e a de ontem já é pirosa.

No que se refere ao cão rafeiro, em pequeníssimos núcleos há efectivamente o ostentar a posse de um cão rafeiro em vez do cão de raça. Por um motivo muito simples. Hoje qualquer bicho careta tem aceso a um cão de raça. O cão de raça já não constitui sinal de classe e já não marca a diferença. Muito pelo contrário, até. Por vezes é-se conotado com uma burguesia do tipo novo-rico.
Estes fenómenos são muito giros. Quando esta classe se apodera de instrumentos de ascenção social ou dos tais sinais de classe, a outra, a que presumivelmente se considera por cima, arranja outros sinais e outros instrumentos. Não se quer misturar.
Isto acontece sistematicamente na forma de vestir. Se a classe de baixo se apodera do fatinho e da gravata, os de cima toca de se vestirem todos de fralda de fora, que assim até ficam mais "intelectuais" ou mais "prá frente". Andam sempre uns atrás dos outros num corropio que é mesmo cómico. E o que é mais giro é que não se dão conta disso.
Mas quem manda, não tenhamos dúvidas disso, são os tais que presumivelmente estão por cima. E quem manda na moda são esses.

No entanto, no que respeita ao cão rafeiro, ele nunca será moda. Por um motivo muito simples. É que o factor moda, tendo a força que toda a gente reconhece, é apenas uma faceta de tudo o que envolve o cão de raça, seja qual for a raça.

Bem, isto já vai longo. Sobre a segunda proposição, acho que se trata de uma hipótese tão académica que é, antes, um sofisma.
O cão potencialmente perigoso existirá sempre enquanto for notícia. Convém aos jornalistas e às publicações sensacionalistas próprias de um país culturalmente sub-desenvolvido.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MNA
Membro Veterano

domingo mai 09, 2004 10:09 am

nel: eu sei o queres dizer, mas é a MODA que contagia. Mas temos de fazer alguma coisa, ou pelo menos tentar, que os SRDs não andem nas ruas, aos montes :o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 09, 2004 12:32 pm

E começam a cruzar-se rafeiros aos montes e assim teremos ainda mais animais abandonados na rua...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 09, 2004 12:56 pm

se partirmos do pressuposto da moda... logo que os srd passassem à história, lá iriam para a rua. e a saga continuava. a resolução não passa por modas mas pelo controle da natalidade em todas as raças.
shazz
Membro Júnior
Registado: quarta mai 05, 2004 3:33 pm

domingo mai 09, 2004 5:13 pm

concordo contigo anjaazul. ;)
[/quote]
MNA
Membro Veterano

domingo mai 09, 2004 6:10 pm

Pois... relamente não tinha pensado nisso, mas alguém tem uma ideia para tirar o monte de cães abandonados da rua?
Agradeço as respostas
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

domingo mai 09, 2004 6:22 pm

Cães abandonados sempre existiram e sempre irão existir,infelizmente... :(
Se cada um de nós tentar ajudar um pouco e dentro dos seus possíveis, pelo menos alguns casos resolver-se -ão.
Agora fica ao critério das pessoas a disponibilidade,as possibilidades e a vontade que cada um tem para ajudar ;)
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 09, 2004 6:37 pm

Vou chover no molhado: a única forma de reduzir o número de cães e gatos abandonados passa pela educação. Se as pessoas aprenderem a ver os animais de outra forma, as coisas melhoram.
MNA
Membro Veterano

domingo mai 09, 2004 6:44 pm

Já sei!! :idea:
Faz-se cartazes ou distribui-se folhetos aos vizinhos, amigos e familiares sobre este assunto: "que tudo isto é pela educação" (n sei se me expliquei bem :oops:)
Talvez aí...
O meu cão é muito agressivo para com outros machos, mas mesmo assim, pelo mau feitio (infelizmente) dele, nunca mas nunca o vou abandonar. No máximos dou-o a alguém que me desse o contacto e que me desse autorização para vê-lo frequentemente.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo mai 09, 2004 7:38 pm

MNA Escreveu: O meu cão é muito agressivo para com outros machos, mas mesmo assim, pelo mau feitio (infelizmente) dele, nunca mas nunca o vou abandonar. No máximos dou-o a alguém que me desse o contacto e que me desse autorização para vê-lo frequentemente.

Tanta conversa e se pudesse desfazia-se do seu cão. :?

Parabéns :evil:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 09, 2004 8:04 pm

No máximos dou-o a alguém que me desse o contacto e que me desse autorização para vê-lo frequentemente
e isso ia provar o quê? enfim :o
MNA
Membro Veterano

segunda mai 10, 2004 3:59 pm

[quote=Guida__F]
[quote=MNA]
O meu cão é muito agressivo para com outros machos, mas mesmo assim, pelo mau feitio (infelizmente) dele, nunca mas nunca o vou abandonar. No máximos dou-o a alguém que me desse o contacto e que me desse autorização para vê-lo frequentemente.
[/quote]

Tanta conversa e se pudesse desfazia-se do seu cão. :?

Parabéns :evil:
[/quote]

Desculpa, mas não percebi. Alguma vez eu disse que me desfazia do meu cão?? Só por problemas de saúde e mesmo assim...

[quote]Citando:
No máximos dou-o a alguém que me desse o contacto e que me desse autorização para vê-lo frequentemente

e isso ia provar o quê? enfim [/quote]

Ia provar se estava bem tratado ou não.

Bem, eu gostava que isto fosse tranquilo, mas se não for, bloqueio o tópico.

Até breve ;)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

segunda mai 10, 2004 4:20 pm

A série do Cão Vagabundo que dava na RTP1 quando eu era pequena, era um cão rafeiro ou de raça? :roll: .... já não me lembro :roll: :roll:

E agora uma série recente que passa na TVi, sobre um miudo que foi transformado em cão e que só voltará a ser miudo quando fizer 100 boas acções: Um cão chamado Eddie! Traduzido para português... costumo ver com a minha avó :oops: :oops:
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

segunda mai 10, 2004 4:23 pm

É normal que as pessoas tenham interpretado da maneira como escreveu... todas as afirmações que disse são contraditórias... :?
Ah e tal...
Responder

Voltar para “Cães”