Cão pode ser Guia de Cão Cego?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm
Estava a pensar... O meu cão está a ficar cego e na possibilidade de ter um (n tenho a possibilidade, isto é só um exemplo) estava a pensar se podia ser guia do meu 'velhadas'. Será??? è que o Teco já bateu com o focinho na parede e deve ter doído pouco. lol
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Pois acho que simjcachorro Escreveu: O que a MNA está a pensar, é se um cão poderia ser guia de outro???????

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Marga, por muito que a ideia seja interessante, não me parece viável teinar outro cãozinho para evitar que o Teco vá contra as paredes. Quando muito, poderia ser um amigo.
-
- Membro
- Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
- Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes
Olá
Pois eu já vi na televisão um caso parecido
é lá nos States, sobre pessoas que ajudam animais abandonados, estropiados, e lhes arranjam um novo lar.
Encontraram um cão a quem tinham arrancado os olhos. Arrancado mesmo!!
Pois este menino andava smpre encostado a um outro, que servia de seu guia. e ninguém lhes ensinou isso, pois foram os dois resgatados da rua e já andavam assim...
Por isso quem acolhesse este ceguinho, teria que levar o amigo, pois eram inseparaveis, e separa-los seria arrancar novamente os olhos áquele pobre...
Pois eu já vi na televisão um caso parecido
é lá nos States, sobre pessoas que ajudam animais abandonados, estropiados, e lhes arranjam um novo lar.
Encontraram um cão a quem tinham arrancado os olhos. Arrancado mesmo!!
Pois este menino andava smpre encostado a um outro, que servia de seu guia. e ninguém lhes ensinou isso, pois foram os dois resgatados da rua e já andavam assim...
Por isso quem acolhesse este ceguinho, teria que levar o amigo, pois eram inseparaveis, e separa-los seria arrancar novamente os olhos áquele pobre...
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
<p>Ana PAula</p>
À primeira vista até pode parecer, mas a ideia da MNA não é assim tão descabida. Também sei de um caso em que um cãozinho, sem ser treinado para tal, se tornou literalmente no guia do seu companheiro cego.
MNA, para ajudar o seu cão a não ir contra os obstáculos, aqui vai uma ideia que parece resultar:
http://www.angelvest.homestead.com/
Boa sorte!
MNA, para ajudar o seu cão a não ir contra os obstáculos, aqui vai uma ideia que parece resultar:
http://www.angelvest.homestead.com/
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
Muito obrigada a todos! Já agora, alguém, aqui, tem um cão cego ou com cataratas??? Ou já teve??? E como é que foi?
O meu cão, para apanhar a bola para brincar, tem de ouvir a bola a bater em qualquer sítio para ir buscá-la
O meu cão, para apanhar a bola para brincar, tem de ouvir a bola a bater em qualquer sítio para ir buscá-la

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
As cataratas nos cães não se podem operar ?
Como nunca tive um cão nestas condições até agora, pergunto se para estes casos isso não seria possível.
A quem souber responder obg.
Ana
Como nunca tive um cão nestas condições até agora, pergunto se para estes casos isso não seria possível.
Ana
O meu primeiro cão, o Boby, quando já era muito velhinho começou a ficar cego, no entanto continuava brincalhão como sempre.
Em casa nunca teve problemas e na rua era simples, quando estavamos mais longe bastava falar e ele seguia sem problemas o som da nossa voz. Quando estavamos perto ele viamos, porque a sua perda de vista nunca foi total.
Esta foi a minha primeira e única experiência com um cão com dificuldades visuais e sempre pensei que os cães desenvolviam outros sentidos para compensar o perdido.
Em casa nunca teve problemas e na rua era simples, quando estavamos mais longe bastava falar e ele seguia sem problemas o som da nossa voz. Quando estavamos perto ele viamos, porque a sua perda de vista nunca foi total.
Esta foi a minha primeira e única experiência com um cão com dificuldades visuais e sempre pensei que os cães desenvolviam outros sentidos para compensar o perdido.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
A minha cadela cocker, no final da vida já via muito pouco. Para piorar, estava praticamente surda.
Mas não posso ajudar muito com a minha história porque ela orientava-se perfeitamente. Dava longos passeios pelo jardim, sabia exactamente o caminho de volta para casa e raramente ia de encontro a objectos. A única coisa que fizemos foi evitar mudar móveis de sítio.
E outra coisa: ela nunca se esqueceu onde estava o frigorífico.
Mas não posso ajudar muito com a minha história porque ela orientava-se perfeitamente. Dava longos passeios pelo jardim, sabia exactamente o caminho de volta para casa e raramente ia de encontro a objectos. A única coisa que fizemos foi evitar mudar móveis de sítio.
E outra coisa: ela nunca se esqueceu onde estava o frigorífico.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Sim as cataratas podem ser operadas. A taxa de sucesso é que não é tão boa como nos humanos. É uma operação delicada, cara e não tem garantias de sucesso, pois as complicações pós-operatórias são muito frequentes.mareana Escreveu: As cataratas nos cães não se podem operar ?
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
Eu tenho a Mandy com cataratas - além de quase não ver, tb está a ficar surda. Tadinha, já vai fazer 17 anos. A mana dela morreu antes de ontem
, mas quando eles chegam a idades destas já sabemos que irá acontecer mais dia menos dia. Ao menos temos o consolo de sabermos que ele teve todos os cuidados e mimos durante toda avida dela (ainda me lembro quando as trouxémos da África do sul, com um mês e meio...)
A Mandy não vê nada bem, e por vezes vai de encontra os móveis também. Ela própria passou a andar mais devagar, e agora já não dá tantas marradinhas.

A Mandy não vê nada bem, e por vezes vai de encontra os móveis também. Ela própria passou a andar mais devagar, e agora já não dá tantas marradinhas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am
Tenho uma amiga que adoptou um caniche que foi abandonado no meio de um areal
Completamente cego (os olhos são brancos), o lado direito do maxilar inferior foi destruido, não tendo qualquer dentição
Foi encontrado num sitio, que só mesmo levando-o para lá é que lá chegava.
O vet diz que o maxilar, da forma como está esmagado só pode ter sido por pancada
Quanto as cataratas aconselhou não operar, pois o resultado seria nulo... Quem olha para ele faz um pouquinho de impressão, pois os olhinhos são mesmo todos brancos.
Era concerteza um cão de casa pois é muito limpo e cordato.
Quanto à cegueira em si, nos 1ºs dias que chegou a casa da minha amiga, andava mto devagarinho e mto de vez em quando lá ía contra qq coisa...
Agora está perfeitamente ambientado, não vai contra nada. Há que ter o cuidado de não mudar o sitio às coisas...
Quanto à questão de cão guia, existe essa estória aqui relatada de um cãozinho a quem lhe arrancaram os olhos e o outro servia de guia. Foi na Inglaterra e não nos EUA.
O cão guia cravava os dentinhos no cachado do outro e levava-o... Foi uma estória que deixou toda a gente muito sensibilizada... Os olhos (aliás os buracos
), foram fechados pelos vet's e o pelinho cresceu por cima.
Foram adoptados. Como devem imaginar tendo em conta o mediatismo da estória havia imensas pessoas a querer os bichinhos. Havia uma condição na adopção: Tinham de ser adoptados juntos... Uma amizade assim não se destroi
Neste caso especifico, havia uma bounding mto profunda entre os animais, que ultrapassava o nosso próprio entender.
Já andavam juntos há muito tempo, sendo uma relação quase de simbiose. Não sei se em circunstâncias normais tal será possivel...
jinhos
beta
ps: desculpem o comprimento da mensagem.

Foi encontrado num sitio, que só mesmo levando-o para lá é que lá chegava.
O vet diz que o maxilar, da forma como está esmagado só pode ter sido por pancada

Era concerteza um cão de casa pois é muito limpo e cordato.
Quanto à cegueira em si, nos 1ºs dias que chegou a casa da minha amiga, andava mto devagarinho e mto de vez em quando lá ía contra qq coisa...
Agora está perfeitamente ambientado, não vai contra nada. Há que ter o cuidado de não mudar o sitio às coisas...
Quanto à questão de cão guia, existe essa estória aqui relatada de um cãozinho a quem lhe arrancaram os olhos e o outro servia de guia. Foi na Inglaterra e não nos EUA.
O cão guia cravava os dentinhos no cachado do outro e levava-o... Foi uma estória que deixou toda a gente muito sensibilizada... Os olhos (aliás os buracos

Foram adoptados. Como devem imaginar tendo em conta o mediatismo da estória havia imensas pessoas a querer os bichinhos. Havia uma condição na adopção: Tinham de ser adoptados juntos... Uma amizade assim não se destroi

Neste caso especifico, havia uma bounding mto profunda entre os animais, que ultrapassava o nosso próprio entender.
Já andavam juntos há muito tempo, sendo uma relação quase de simbiose. Não sei se em circunstâncias normais tal será possivel...
jinhos
beta
ps: desculpem o comprimento da mensagem.
-
- Membro Veterano
Eu tenho algum receio em operar porque:
- n tem 100% de certeza;
- custa muito dinheiro (por volta dos 2500 euros)
- n sei se é possível, mas tenho medo que ele morra (o cão)
- n tem 100% de certeza;
- custa muito dinheiro (por volta dos 2500 euros)
- n sei se é possível, mas tenho medo que ele morra (o cão)