Alguns de vocês sabem que sou um bom garfo e aprecio um bom prato.
Mas fora isso, todos vocês têm o sentido gustativo apurado de modo a destinguirem o sabor da carne, peixe, cereais, legumes, etc.
Bom, este tópico deve-se á perplexidade de várias pessoas ( comerciantes de rações, pet-shops, distribuidores e representantes de rações, colegas meus e mesmo amigos membros deste fórum...) quando provo as amostras, a ração exposta ou utilizada pelos mesmos.
Muitos me chamam maluco. Para quê provar uma ração se no rótulo tem lá toda a informação escarrapachada.
Embora com os processamentos actuais de rações haja reduzidos riscos de saúde para a minha “maluqueira”, há sempre o risco de uma “cozedura” mal feita e levar com uma gastrite como os meus cachorros há 2 anos atrás.
Mas de facto tenho por hábito provar as rações, mesmo correndo o risco.
Claro que há rações que pelo aspecto nem vala o esforço provar. Mas essas apenas pelo preço podemos imaginar os ingredientes. Provavelmente são boas para alimentar hamsters ou cobaias.
1- Rações que sabem a “corn flakes”, a pão sem sal ou flocos de cereais para mim são de descartar, já que o sabor condiz com o rótulo: 1º ingrediente- cereais em grande
percentagem. Normalmente a proteína anda pelos 20 / 22% e a gordura pelos 09/12%.
2- Rações que sabem a subprodutos típicos de matadouros de aves (isto para quem esteja familiarizado com o cheiro das fábricas de subprodutos á base de penas de frango). Estas rações por vezes têm valores relativamente altos de proteína de origem animal (no entanto de que serve a proteína extraída das penas das aves? Para uma boa qualidade das unhas dos cães?).
Poderão ser rações de manutenção razoáveis, dependendo da quantidade de gordura incorporada.
3- Rações que sabem a um misto das 2 primeiras com % de proteínas acima dos 23%.
Como sabem mais a flocos de cereais que outra coisa, deduzo que a proteína venha sobretudo de origem vegetal, onde a soja é um bom componente.
A proteína será apenas para “inglês ver”, pois o resíduo fecal será idêntico aos pontos anteriores e a assimilação também idêntica.
4- Rações que sabem ligeiramente a “torresmo”, embora no rótulo mencionem” carne e subprodutos de origem animal”. Estas rações têm normalmente % de proteína acima dos 26%. Pelo menos sabem a carne. Embora tenham subprodutos, ou estes não são á base de penas, ou então as percentagens não são maioritárias.
Não me posso queixar deste tipo de rações, embora a quantidade diária por cabeça seja um pouco elevada. Tudo depende do teor de gordura.
5- Rações que sabem mesmo a “torresmo” e que na sua maioria mencionam “carne de aves”, por vezes “borrego”. Normalmente têm % de proteína de 25% a 33% e gordura de 15 a 22%. É neste rol que aparecem as rações “premium” (nem todas, pois algumas o sabor enquadra-se no ponto anterior). No entanto o sabor a “torresmo” (carne), convence-me que a proteína vem de origem animal ( carne mesmo e não penas).
No que respeita á gordura(isto tem mais a ver com a textura que propriamente com o sabor) :
1- Há aquelas que são completamente “secas” e que se formos ver têm abaixo dos 10% de gordura. Bom para coelhos...
2- Aquelas que são ligeiramente engorduradas mas que não conseguimos sentir gordura na mão. Por vezes têm 30% de gordura no rótulo, mas duvido que seja verídico.
3- Aquelas que são muito “oleosas” mas quando partimos o crocante, este é seco por dentro. Parece que a gordura é incorporada no final do processamento e serve também como conservante. Normalmente são “premium” com % entre os 15 e 20%.
4- Aquelas que são “gordurentas” mas se partirmos o crocante, a gordura está repartida pelo seu interior. Normalmente são “premium” com % entre 15 e 22%.
5- Aquelas que extravasam em gordura, deixando as mãos completamente ensopadas. Normalmente dão-lhe o nome de “semi-húmidas”. Por vezes ultrapassam os 22% de teor. Pessoalmente acho um exagero.
Por mim prefiro aquelas que correspondem ao ponto 5 no que respeita ao paladar, e ao ponto 4 no que respeita á gordura.
Já estou habituado a me chamarem “ET”. Mas mesmo assim pergunto: Algum de vocês já tem feito este tipo de “experiência”?
Para não ser o único “maluco”, conheço 3 veterinários que também têm o hábito de “provar” ração.
Agradecia a todos vós, especialmente á Sealords que comentassem este tópico, uma vez que se bem que tenha alguns fundamentos técnicos, na sua maioria são empíricos, resultantes da experiência : cães vs rações e respectivos resultados (e provas de ração, claro está).
PS: Porque será que uma ração que tem como ingrediente “carne de frango” sabe a “torresmos” ( carne de porco)??? Bem, pelo menos sabe a carne... se bem que não aprecie torresmos...