Anúncio de venda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda mai 10, 2004 5:31 pm

Eu, pelo que tenho observado quanto a insuficiências renais, sou contra a castração antes de os gatinhos terem pelo menos dez meses de idade. Pessoalmente, nunca castraria um persa antes de ter completado um ano. Nem esterilizaria uma gata antes do 1º cio. Mas isso são opções pessoais. Contudo, não sei se, quanto aos machos, esta minha opinião não mudará, quando os donos começarem a fazer o teste de diagnóstico ao PKD. É que tenho a nítida sensação que muitas das insuficiências renais se devem mesmo a PKD. Tenho contactado com algumas pessoas qua fazem criação cujos gatos estão a alimentar-se com a Hill's c/d e tenho conhecimento de filhotes desses gatos estarem com problemas também, o que me leva a suspeitar que existem muitos mais persas com a doença do que se imagina. Pena não haver um estudo em Portugal com este tema.
Maria João
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda mai 10, 2004 8:33 pm

Eu não sou muito apreciador de Persas... nem de raças em geral... sempre preferi os rafeiros ou rústicos, como lhe preferirem chamar... mas no meu imaginário cão é daqueles rafeirote de tamanho médio e gato é aquele tigrado ou então o branco e preto que se cruzam pelas nossas ruas, mas aceito e compreendo que as pessoas prefiram os animais de raça.

O que não aceito nem compreendo é o comércio e os "produtores" de animais que circulam impunemente por aí... basta ter uma cadela de raça e vão logo a correr fazer criação... depois o resultado está aí á vista...

cumprimentos,
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda mai 10, 2004 8:39 pm

Quando comprei o Sunny ele já tinha seis meses e já vinhas castrado, nunca fiquei chateada com isso, comprei-o para companhia e é isso que ele é :)
Qualquer gato que se venda mesmo só dando os papeis após esterialização comprovada pelo vet é sempre um risco, pois mesmo sem registo os gatos são vendidos a um bom preço..o que se torna um chamariz...por isso aparecem os chamados criadores de vão de escada.
Na América castram os gatinhos a partir das seis semanas de idade caso não tenham tido complicações no seu crescimento, penso que é requisito um peso mínimo...
Este tema traz muita polémica :|

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mai 10, 2004 8:45 pm

o pantufa é i.r. e foi castrado já com um ano feito. eu sempre suspeitei que a castração tinha acelerado a doença. não esta em si, mas a anestesia. ele é grande ea dita não fazia efeito. acho que levou uma dose reforçada.
mais tarde, uma vet veio ao encontro da minha opinião. se atendermos a que nasceu de cesariana, o que obrigou a anestesia, mais a outra.... claro que já devia ter essa predisposição.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 11, 2004 12:35 pm

Considero que os testes ao PKD nos machos e fêmeas reprodutores são essenciais. Tenho os meus testados e tenho pedido aos donos dos bebés que até hoje reproduzi para esterilizarem (caso sejam de companhia) ou para fazerem teste (caso sejam para reprodução).

Por favor notem que estou a falar de números muito reduzidos: até hoje tive 20 bebés e destes apenas uma se destina a reprodução. Como devem calcular, o controlo é relativamente fácil. A de reprodução fez o teste e a dona gentilmente deu-me uma cópia.

Não sabia que estavam a esterilizar bebés gatos às 6 semanas. Vou conversar uma vez mais com o meu vet ...
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

terça mai 11, 2004 12:49 pm

Sim Watermonitor

É pratica comum nos EUA castrarem com essa idade.

Eu castrei o Tomé com 5 meses (penso que 6, mas não me recordo agora).
Levei uma "tareia" da criadora, dizendo que o miudo ía ficar parado e amorfo, não se desenvolvendo como devia...

Antes da castração, pensei, pesquisei.. eu sei lá o que fiz...
O Miudo está com 8 meses, é saudável, não é um gato gigante, mas também não é enfezado, não tem problemas urinários, e é um acelera!!!
Completamente louco e extrovertido... Não engordou, mas deduzo que é por ser tão activo...

Eu confiei no Vet e até agora não notei nenhum problema no Tomé... Acho que é um gato feliz...

Nos EUA é comum a castração e esterilização cedo. pesquisei e encontrei vários artigos alusivos a conferências realizadas nos EUA, em várias Universidades relativamente à castração/esterilização precoce... e todos dizem que não há provas concretas que os problemas urinários estejam relacionados com a castração.
Outro dado importante é que o crescimento parecendo ser menor, não é de todo real, pois o que acontece é que se faz mais lentamente. Ou seja, aos 10 meses temos um persa completo, não é? Quando castrado precocemente ainda crescerá depois dessa idade...

enfim, nem sabem o que pesquisei até ter a certeza, e como já disse o meu Tomé é um miudo feliz e muito activo..

Jinhos
Beta
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 1:00 pm

Muito obrigada pela informação que está a dar. É-me muito útil, uma vez que sou apologista da esterilização.

O que me conta bate certo com a minha própria experiência pessoal: esterilizei um persa aos 8 meses (também me fartei de levar na cabeça porque ele não ia crescer e desenvolver o crâneo e mais blá, blá) e a verdade é que ele hoje com 2 anos está enorme e com uma boa cabeça.

Lendo o que escreve, penso que o crescimento dele foi bem mais lento. Note ainda que este animal que refiro nunca cruzou. Não sei se é mito, mas entre os criadores experientes a ideia vigente é que os machos depois de cruzarem crescem mais (ou mais rapidamente?).

Um aparte, se calhar infeliz: este é o tipo de coisa que me atrai aqui. Troca de informação, ajuda, diálogo sobre um tema que todos gostamos.

:D
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

terça mai 11, 2004 1:08 pm

Não sei se é mito ou não, mas o facto é que o Karim e o Rickie Boy depois de terem começado a cruzar desenvolveram muito, principalmente de cabeça, provavelmente não foi por cruzarem, mas por terem atingido a idade para isso. As fêmeas também desenvolvem mais depois de parirem, mas aí já se compreende, também às mulheres acontece o mesmo.

Falando de idades para esterlização, tive um gato, o Kiss, siamês, que foi castrado com 16 anos (embora tivesse cruzado 2 vezes nunca marcou território), por causa da Rita. Morreu com 19,5 anos sem nunca ter estado doente, de manhã estava um pouco murcho, à tarde levei-o ao vet, à noite morreu, sem se saber de quê, sem lhe faltar dentes, sem lhe faltar pêlo, e com os olhos em muito bom estado. Tive um enorme desgosto, foi o meu companheiro de todos aqueles anos (nunca aturei um homem tanto tempo).

Bjs

Mai-Mai
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 1:27 pm

Pelo menos teve-o durante anos! Que grande sorte.
beta1969
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 1:53 pm

Outra coisa que aprendi, é que a castração não está relacionada com tamanho da cabeça em si, mas sim das bochechas o

Para além do meu vet, falei com outros que me disseram isto... Agora a parte "técnica" da coisa, não vos consigo explicar...

Ou seja, a parte das bochechas de gatos não castrados é mais larga e cheinha... Não necessariamente a cabeça.

Jinhos
Beta
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 1:59 pm

Não sabia isso das bochechas. Vou também informar-me sobre isso.

Vou falar com o meu vet sobre esterilização por volta das 8 semanas aos machos. Devo levar na cabeça, mas não custa tentar.
beta1969
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 2:18 pm

Atenção que estamos a falar de persas...
A partir dos 6 meses, foi a data recomendada por vários vets que conheço, não antes disso.

As esterilizações "made in USA" que sou conhecedora são generalizadas, ou seja não especificam raças...

Da pesquisa feita pelo meu vet e por outros mto conhecidos, persas é a partir dos 5/6 meses... Estamos a falar de uma raça mto especial que são os persas.

Sinceramente não acredito que nenhum vet opere os seus gatinhos antes dos 5 meses... Give it a try, but ...
e depois diga-nos o resultado, fico curiosa...

Jinhos
Beta
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 2:23 pm

O meu vet de certeza que não vai concordar. Já andamos nisto há uns tempos. Eu ateimo que nos EUA esterilizam cedo, ele diz que são malucos e que não esteriliza.

Vou ver se há algo sobre o assunto no site do CFA. O meu vet é um chato (por isso é que o respeito), mas achou que o texto sobre o PIF que está nesse site é muito correcto.

O problema nos Persas deve ser idêntico ao dos Bulldogs: focinho curto = dificuldades respiratórias = chatices com a anestesia. Será?
beta1969
Membro Veterano

terça mai 11, 2004 2:31 pm

Sou sincera, sei que relativamente a persas, dos vários vet´s consultados dizem não operar antes dos 6 meses... Ou melhor, a partir dos 6 meses tudo bem... não há qq problema.

Deduzo que tenha mesmo a ver com a "estrutura" do persa... mas mais não sei. Não fui mais longe :)

Jinhos
Beta
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça mai 11, 2004 2:35 pm

Tb já andei a Lêr os estudos feitos nos EUA sobre a esterilização precoce de gatos (de ambos os sexos) e fiquei mais ou menos convencida que realmente não há contra-indicações. Eles fazem as esterilizações em massa (principalmente em ninhadas para dar) e têm estudos comparativos dos animais esterilizados às 6 semanas e dos esterilizados mais tarde (com tamanho adulto) e não encontraram diferenças quanto à ocorrência de doenças.
Consta é que os machos, por ausência das hormonas masculinas em teores apropriados não ficam com "cara de macho". Acho que tem a vêr com o desenvolvimento dos maxilares que nos machos são maiores que nas fêmeas.
Para fazer as esterilizações precoces é preciso cumprir alguns requisitos pois os gatinhos bébes são mais frágeis. Dos que me lembro era o de manter a temperatura (por exemplo com mesa de operações aquecida) e dose de anestesia tinha de ser muito bem controlada.
Garanto-vos que se houvesse possibilidades técnicas por cá, não dava nenhum gato ou gatinho por esterilizar... Assim são só os adultos que vão esterilizados.
Responder

Voltar para “Gatos”