Esterilização de bebés
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
No seguimento do diálogo que estava a manter com outros utilizadores, aqui deixo o link para um artigo muito interessante.
http://www.winnfelinehealth.org//report ... euter.html
Se quiserem ver mais assuntos relacionados com a saúde felina:
http://www.cfainc.org/
Basta clicarem em Site Map e dentro desse Menu escolherem Feline Health ou Feline Reseach.
Infelizmente não encontrei referência específicas a raças.
http://www.winnfelinehealth.org//report ... euter.html
Se quiserem ver mais assuntos relacionados com a saúde felina:
http://www.cfainc.org/
Basta clicarem em Site Map e dentro desse Menu escolherem Feline Health ou Feline Reseach.
Infelizmente não encontrei referência específicas a raças.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Eu não concordo com a castração feita antes dos 5 meses, nem com a esterelização antes dos 7, parece-me cruel sujeitar os animais a essas intervenções não atingindo eles a maturidade física e psíquica deles.
-
- Membro Veterano
- Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)
Há animais mais precoces, principalmente os gatos de rua...se começarem a marcar, marcham logo para o vet que me diz ou não se o gatinho já está desenvolvido o suficiente...As gatas não esterelizei antes dos 10 meses, a Iscas só vai ser agora com 21 meses e sempre foram felizes...nunca manifestaram cios fortes (se o tivessem feito iam à faca mais cedo
brincadeirinha)
Mas cada gato é único..agora castrar e esterelizar sendo eles bebés...acho cruel digam o que disserem.

Mas cada gato é único..agora castrar e esterelizar sendo eles bebés...acho cruel digam o que disserem.
-
- Membro Veterano
Pois, pode parecer cruel, mas a realidade nua e crua é que evitaria e muito a proliferação de gatinhos, já para não falar no facto que evitaria que usassem os de raça como máquinas de fazer dinheiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
..._Last_kiss_ Escreveu: Eu não concordo com a castração feita antes dos 5 meses, nem com a esterelização antes dos 7, parece-me cruel sujeitar os animais a essas intervenções não atingindo eles a maturidade física e psíquica deles.

Todas as minhas gatas foram esterilizadas depois do primeiro cio

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Eu ando a estudar o assunto e, como disse noutro post, a chagar o meu vet sobre o mesmo.
Nas gatas, ainda me custa um bocado pensar em esterilização antes do primeiro cio. O desenvolvimento hormonal, etc.
Mas em machos (alguém já assistiu a uma castração?) não me importava nada, desde que tivesse garantia absoluta em termos da anestesia.
Nas gatas, ainda me custa um bocado pensar em esterilização antes do primeiro cio. O desenvolvimento hormonal, etc.
Mas em machos (alguém já assistiu a uma castração?) não me importava nada, desde que tivesse garantia absoluta em termos da anestesia.
-
- Membro Veterano
Pense no aparelho reprodutor de uma gata bebé...agora pense que é mínima a quantidade de veterinários que gostam sequer de tirar sangue aos mais pequenos...pense nos danos que poderiam ocorrer, feitos pelos veterinários nas operações, pense na mudança de carácter do animal, pense na percentagem mínima de gatas que têm cio antes dos 5 meses, pense na quantidade de donos que iriam querer que os criadores arcassem com as depesas de esterelização, etc etc etc.WaterMonitor Escreveu: Pois, pode parecer cruel, mas a realidade nua e crua é que evitaria e muito a proliferação de gatinhos, já para não falar no facto que evitaria que usassem os de raça como máquinas de fazer dinheiro.
Depois diga-me alguma coisa

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Olá WaterMonitor.WaterMonitor Escreveu: Eu ando a estudar o assunto e, como disse noutro post, a chagar o meu vet sobre o mesmo.
No que trata a cirurgias, nada pode ser garantido...desde, mesmo, a anestesia... todos os animais são diferentes...todos os organismos, tanto animal como humano, pode ter reacções adversas a várias situações...é tudo um risco, mas ao que me parece com o progresso da medicina, já são riscos menores...e cada vez menores, felizmente...

Já vi castrações a serem efectuadas com exito e eficácia, bem como uma rapidez admiravel...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Acho que disse no post imediatamente anterior. No caso das fêmeas, custa-me um bocado.
Quanto aos criadores arcarem com a despesa, essa era a minha ideia. Eu não me importava nada.
Seja como for, note que por mais estudos dos americanos que eu apresente, o meu vet (que é um chato) não concorda. Como mais ninguém toca nos meus anões, estamos assim a debater o tema.
Quanto aos criadores arcarem com a despesa, essa era a minha ideia. Eu não me importava nada.
Seja como for, note que por mais estudos dos americanos que eu apresente, o meu vet (que é um chato) não concorda. Como mais ninguém toca nos meus anões, estamos assim a debater o tema.

-
- Membro Veterano
Eu só li a sua mensagem depois de ter escrito a minha
.
Quanto a essa actuação nos machos, o máximo que poderia acontecer era ele não se desenvolver tanto, isto tendo em conta que seja rafeiro, se for um dos seus persas terá de esperar ainda mais, pois do pouco que sei, eles têm um crescimento mais lento e a própria maturidade biológica ocorre mais devagar.
Há quem castre muito cedo para perpetuar o espírito brincalhão do gato, no fundo ele irá ficar com muitos dos comportamentos de criança

Quanto a essa actuação nos machos, o máximo que poderia acontecer era ele não se desenvolver tanto, isto tendo em conta que seja rafeiro, se for um dos seus persas terá de esperar ainda mais, pois do pouco que sei, eles têm um crescimento mais lento e a própria maturidade biológica ocorre mais devagar.
Há quem castre muito cedo para perpetuar o espírito brincalhão do gato, no fundo ele irá ficar com muitos dos comportamentos de criança

-
- Membro Veterano
A minha ideia era proteger o exemplar em si, evitando casos como o do Samid.
Garanto que é assunto em que penso muito e qualquer destes dias vou mesmo tentar implementar no meu Gatil. Sou pessoa muito teimosa
e sei que a medicina veterinária está a evoluir constantemente.
O meu vet concorda comigo quanto à motivação, não concorda é quanto à segurança do procedimento. Aí tenho que o respeitar e "mai" nada.
Garanto que é assunto em que penso muito e qualquer destes dias vou mesmo tentar implementar no meu Gatil. Sou pessoa muito teimosa

O meu vet concorda comigo quanto à motivação, não concorda é quanto à segurança do procedimento. Aí tenho que o respeitar e "mai" nada.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
[quote=_Last_kiss_]
Pense no aparelho reprodutor de uma gata bebé...agora pense que é mínima a quantidade de veterinários que gostam sequer de tirar sangue aos mais pequenos...pense nos danos que poderiam ocorrer, feitos pelos veterinários nas operações, pense na mudança de carácter do animal, pense na percentagem mínima de gatas que têm cio antes dos 5 meses, pense na quantidade de donos que iriam querer que os criadores arcassem com as depesas de esterelização, etc etc etc.
Depois diga-me alguma coisa ;)
[/quote]
Nos EUA onde as esterilizações feitas a gatos bébes são rotina tomam-se as devidas precauções para que corram bem. Garanto-lhe que a taxa de insucesso é baixa. E a recuperação é muito mais rápida que nos adultos. Não sei é se existiriam cá clinicas vets devidamente equipadas para poderem usar as técnicas adequadas a estas esterilizações. Se houvesse as condições e o know how, eu faria (desde que fosse acessível em termos financeiros claro) aos gatinhos que de vez em quando tenho para dar. Não acredito que haja mudanças de carácter consideráveis. Quanto aos criadores arcarem com as despesas de esterilização, eles podiam inclui-las no preço dos animais não?
Já esterilizei gatas antes do 1º cio e continuarei a fazê-lo pois as vets que consultei são de opinião que é benéfico em vários sentidos (por exemplo prevenindo o tumor mamário). Quanto aos machos sinceramente tb não me faz muita impressão esterilizar cedo, uma vez que os estudos mais recentes apontam em que não existem consequências de maior...
Pense no aparelho reprodutor de uma gata bebé...agora pense que é mínima a quantidade de veterinários que gostam sequer de tirar sangue aos mais pequenos...pense nos danos que poderiam ocorrer, feitos pelos veterinários nas operações, pense na mudança de carácter do animal, pense na percentagem mínima de gatas que têm cio antes dos 5 meses, pense na quantidade de donos que iriam querer que os criadores arcassem com as depesas de esterelização, etc etc etc.
Depois diga-me alguma coisa ;)
[/quote]
Nos EUA onde as esterilizações feitas a gatos bébes são rotina tomam-se as devidas precauções para que corram bem. Garanto-lhe que a taxa de insucesso é baixa. E a recuperação é muito mais rápida que nos adultos. Não sei é se existiriam cá clinicas vets devidamente equipadas para poderem usar as técnicas adequadas a estas esterilizações. Se houvesse as condições e o know how, eu faria (desde que fosse acessível em termos financeiros claro) aos gatinhos que de vez em quando tenho para dar. Não acredito que haja mudanças de carácter consideráveis. Quanto aos criadores arcarem com as despesas de esterilização, eles podiam inclui-las no preço dos animais não?
Já esterilizei gatas antes do 1º cio e continuarei a fazê-lo pois as vets que consultei são de opinião que é benéfico em vários sentidos (por exemplo prevenindo o tumor mamário). Quanto aos machos sinceramente tb não me faz muita impressão esterilizar cedo, uma vez que os estudos mais recentes apontam em que não existem consequências de maior...
-
- Membro Veterano
hecep o problema é exactamente o contexto em que nos inserimos.
Como é que poderíamos garantir os custos extra de material quando ainda existem tantas clínicas sem um aparelho de Rx?
Não me sentiria segura a deixar fazerem essa operação a uma gata minha bebé. Eventualmente nos gatos de rua, que estão sujeitos a cios mais cedo e consequentemente a crias, até posso concordar, agora aos animais que tenho em casa prefiro esterelizar mais tarde, não é discriminação, é uma questão de poder avaliar o carácter do meu animal melhor, por conviver diariamente com ele e assim poder julgar quando devo fazer a operação.
Quanto aos gatos de raça, há que ver a honestidade das pessoas, fazê-las assinarem contratos sujeitos a pagamentos de multas avultadas se houver transgressão de fazerem criação com um animal que não é desse efeito, afim de fazer dinheiro.
Como é que poderíamos garantir os custos extra de material quando ainda existem tantas clínicas sem um aparelho de Rx?
Não me sentiria segura a deixar fazerem essa operação a uma gata minha bebé. Eventualmente nos gatos de rua, que estão sujeitos a cios mais cedo e consequentemente a crias, até posso concordar, agora aos animais que tenho em casa prefiro esterelizar mais tarde, não é discriminação, é uma questão de poder avaliar o carácter do meu animal melhor, por conviver diariamente com ele e assim poder julgar quando devo fazer a operação.
Quanto aos gatos de raça, há que ver a honestidade das pessoas, fazê-las assinarem contratos sujeitos a pagamentos de multas avultadas se houver transgressão de fazerem criação com um animal que não é desse efeito, afim de fazer dinheiro.
-
- Membro Veterano
Exactamente. Concordo ponto por ponto com o/a hecep.
Eu nem acrescentaria um tostão ao custo dos gatos, mas desde já digo que achava bem que outros criadores mais necessitados o fizessem.
É apenas a tentativa de evitar a proliferação de gatos e evitar que usem os criados por nós como fonte de rendimento.
Eu nem acrescentaria um tostão ao custo dos gatos, mas desde já digo que achava bem que outros criadores mais necessitados o fizessem.
É apenas a tentativa de evitar a proliferação de gatos e evitar que usem os criados por nós como fonte de rendimento.