Mais uns truques (oferta da comp.ª de seguros...)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta mai 12, 2004 12:21 am

Mais uns truques para safarmos as nossas queridas mãozinhas.

Vou traduzir o que li na Internet sobre isto e que é transmitido por uma dona de furões:

Nos primeiros dias, não peguei nele ao colo, nem tentava tocá-lo, limitava-me a a sentar-me no chão e deixava que ele me explorasse e se acostumasse ao meu cheiro. Aos poucos começou a acercar-se e quando já não se assustava (porque reparei que no início mordia porque se assustava ), mordia menos. Logo comecei com o treino intensivo…quando me mordia gritava-lhe um NÃO bem forte. Não lhe bati nunca, porque reparei que isso o punha mais agressivo e a chave é ele perceber que tu não lhe vais a fazer mal.
Depois colocava coisas saborosas nas minhas mãos, como ferratone, pasta de gatos, etc. para que associasse as mãos como algo que tinha que lamber e não morder. E fiz disto um hábito, para que percebesse que das minhas mãos, vinham sempre coisas boas.
Para pegar nele ao colo, já que lhe não agradava muito os colos, comecei a pegar-lhe e o colocava no cimo dos móveis onde ele não conseguia chegar, para ele explorar coisas novas, o que o encantava.
Com o tempo aprendeu e quando queria subir, punha-se em pé para eu lhe pegar. Com o tempo, também se habituou a dormir nos meus braços.
Outro truque era, sempre que me mordia, pousava-o e não lhe ligava mais. Em dois meses desabituou-se de me dar mordiscos.
Eles não gostam de serem apanhados de repente, sentem-se inseguros e mordem. Primeiro temos que deixar que eles nos vejam bem antes de lhes pegarmos.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

quarta mai 12, 2004 7:16 am

Imprimi estes conselhos - realmente parecem-me bem sensatos. Vou pô-los em prática já a partir de hoje.
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 10:38 am

A esperança terá de ser a última a morrer ;)

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 12:21 pm

Sobretudo quando a Nina salta para a cara da minha filha, como aconteceu hoje de manhã... :( A Maria João nem quer ouvir falar em Nina, mas está muito entusiasmada com o Aramis e a Dotty, que vamos buscar hoje.
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quarta mai 12, 2004 12:42 pm

olá a todos,

oh ines, que chatice, isso da nina... o rosca deixava-me as maos em sangue, até que o meu namorado ameaçou torcer-lhe o pescoço se ele continuasse... eu amuei (com os dois), e na manha seguinte o rosca estava mudado. nunca mais me mordeu a serio, agora da umas trinquinhas de amor a brincar... e quando eu digo "nao" começa logo a dar beijinhos... que estranho a nina demorar tanto tempo a acostumar-se... ja deve ser mesmo de feitio dela...
ines_faria
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 5:58 pm

Pois é, Maria. É mesmo assim, a pestinha. Já faz quase 4 meses que veio para mim e continua tão má... A mim não me morde porque eu já lhe conheço as manhas, mas a minha miúda está com a cara que parece um cristo... :cry:
MHZ
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 8:03 pm

Não é nada normal num furão domesticado, esse tipo de comportamento.
Sera que a intenção dela seria só brincar?, como eles brincam uns com os outros a morder-se e a saltar...
Tem de adoptar uma táctica e insistir nela durante um tempo, tipo 10 dias, se não resultar, experimenta outra e assim por diante.
Depois de tentar todas e nenhuma resultar, olhe, ofereça-a a alguém de quem não goste :p
Mas fora de brincadeiras, depois de castrada deve acalmar e eu se fosse a si, mal pudesse, castrava-a.

MHZ
ines_faria
Membro Veterano

quarta mai 12, 2004 10:36 pm

Tem razão, MHZ. E agora que ela está fora de cio e com o Aramis quase desmamado, é capaz de ser a altura ideal - o próximo mês.
Tenho pena por causa do opale, e tb porque ela se revelou uma excelente mãe. Mas cruzá-la constantemente não é solução, pelo que lá terá de ser.
Se ajuda a acalmar, isso logo se verá, ela não é pêra doce. Foi um belo baptismo, uma sardanisca destas para uma dona sem experiência...
Quanto ao brincar, não. Ela atacou mesmo, eu vi tudinho e não há engano. A Nina nunca foi de brincar, e as marcas que deixou em 3 segundos não foram brincadeira :? .
Agora com uma nova inquilina e o filhote, pode ser que fique mais brincalhona - só espero é que o seja no sentido literal :p
Responder

Voltar para “Furão”