Pavor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mai 13, 2004 1:11 pm

o max é um rapaz muito assustadiço. pois, em pequenino não saía de casa, não teve muito convívio com pessoas... blá-blá-blá. quem conhece a história dele, fica a perceber porquê.
desde que vim para lx, em outubro, o max sai constantemente de casa. mas revela um medo incrível das pessoas e de tudo um pouco.
há uns meses, foi a uma vet que lhe receitou um antidepressivo. era suposto ficar mais confiante. de início, assim aconteceu. até estava a achá-lo muito atrevido. cheirava toda a gente que passava.
o tratamento já dura há cerca de 3 meses e o cão está em fase de desmame. no entanto, voltou ao mesmo. continua super assustado e em ruas estreitas, movimentadas, com muitos carros e pessoas a passar, é uma aventura andar com ele. quer fugir, e tem tendência a ir para o meio da estrada.
ontem, apanhei uma forte irritação e discuti com uns patetas que diziam qure o cão estava assustada e que o meu comportamento ainda piorava as coisas. eu estava a puxá-lo para que não ficasse debaixo de nenhum carro.
não sei se este cão alguma vez mudará. se o tempo e o treino o podem ajudar.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta mai 13, 2004 3:43 pm

o Ruby também sofre disso, e não pode ver outro cão que fica louco!

Para ir ao Vet é um sacrifício, e levo o peitoral sem a trela (que vai na estranguladora) e agarro no "meio" do peitoral para o manter confiante. a outra mão leva a trela agarrada á estranguladora... Ás vezes levanto-o do chão quando ele se porta mais mal, mas é um maricas com os carros.. tem um medo!
anjaazul
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 7:06 pm

mas o max adora ir à rua. quando me vê "vestida" e a pegar na trela, são tantas cabriolas que tenho de me zangar. o problema é o burburinho. aqui no bairro, passam caRROS e ele não liga. com pessoas, já fica desconfiado e se sabe que alguém vai atrás dele, passa-se. nem quer andar. mas na praia, e no parque é um tolinho. se está solto, brinca com os cães que encontra. não é muito dado a festas
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

quinta mai 13, 2004 7:20 pm

isso é uma situação um pouco para o estranho.
o max nunca apanhou um susto com carros ou se já foi atropelado talvez venha dai o medo.
anjaazul
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 7:28 pm

isso é uma situação um pouco para o estranho.
o max nunca apanhou um susto com carros ou se já foi atropelado talvez venha dai o medo
o max apanhou um susto? se apanhou :cry: entre outros "mimos", foi atirado para a estrada. mas teria uns 2 meses. agora, já tem 2 anos. não passará mesmo?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 13, 2004 8:34 pm

Olá anja
Eu tenho seguido as tuas mensagens desde sempre e já conheço o Max como se fosse ao vivo. Mas não me lembro de teres dito antes que o Max tinha esse problema. Terá sido da mudança de ambiente, dos Açores para Lisbosa? Ou qualquer acontecimento que o tenha traumatizado?
Eu julgo que eles são mais susceptíveis de criar traumas enquanto cachorros, sendo menos vulneráveis em adultos.

Eu julgo que já contei aqui um episódio que aconteceu com os meus quando tinham poucos meses de idade.
Veio cá a casa uma miudinha de cerca de 3 anos, filha de uns vizinhos meus, que para além de não mostrar qualquer receio dos cães, passou a vida atrás deles com uma coisa na mão e eles a fugirem à frente dela.
Pensei que tudo aquilo não passava de uma brincadeira e nunca me passou pela cabeça que a criancinha estava a desenvolver um trauma nos bichos.
De facto, durante algum tempo, quando viam uma criança mais ou menos dessa idade, ficavam com medo e se ela se dirigia a eles, chegavam mesmo a rosnar.
O problema ficou sanado, mas à custa de muito trabalho.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta mai 13, 2004 8:35 pm

Não será por ainda não se ter habituado à confusão de Lisboa? A Gala só perdeu os medos que tinha de sítios pequenos (elevadores por exemplo, ela não entrava!) e portas meio abertas ao fim de 3 anos de insistência minha, e por vezes ainda hesita para passar, mas está muito melhor e levou tempo... :roll: entretanto nesta casa tem medo dos aviões...

e a Maggie tambem tem medo dos carros, não gosta de carros perto dela, em passeios mais estreitos tenho de a puxar, mas a sorte é que ela é pequenina e mais facil de controlar do que o Max. Ele deve achar tudo maluco a correr e carros a apitar etc, pode ser que ele se habitue com a continuação dos passeios...cuidado é com a coleira, a Gala chegou a tirar a coleira pela cabeça quando se assustava (estava mal apertada claro!)
anjaazul
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 8:45 pm

Eu tenho seguido as tuas mensagens desde sempre e já conheço o Max como se fosse ao vivo. Mas não me lembro de teres dito antes que o Max tinha esse problema
pois, o max não revelou este problema nos açores, porque pouco saía de casa. os passeios já são estreitos para pessoas quanto mais para cães. eu praticamente só os levava à praia e às furnas :D mas nunca me hei-de esquecer que em bebé, ele vomitou as primeiras vezes que foi passear à rua :o nem podia acreditar.
ele é um autêntico medricas. tem medo do homem das castanhas que está nas amoreiras :o :o hoje, até se assustou com uma pessoa a fechar o carro com o comando à distância.
não duvido que esteja pouco habituado, mas que diabo :o há limites.
a carlota tb. tinha medo de elevadores. ao princípio, era um castigo convence-la. mas foi rápido.
também concordo que é preciso paciência para aturar certa gente. agora saí com eles. vem uma senhora a dizer - dá um beijinho à titi :p dá um beijinho à vóvó :p isto para o max :lol: olhou desdenhosamente e lá ficou na dele :lol:
não há problema com a trela. ele usa estranguladora. mesmo assim, é uma canseira :cry:
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

sexta mai 14, 2004 12:15 am

provavelmente é dessa mudança de ares lisboa tem mais ruidos suspeitos que nos açores talvez ele se abitue aos barulhos.
quando eu mudei de casa o meu cão achava tudo suspeito mas com o tempo foi ao sitio. experimente começar deixar as janelas em casa abertas para ele poder ouvir os ruidos de lisboa.talvez ajude.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta mai 14, 2004 9:46 am

anjaazul Escreveu: pois, o max não revelou este problema nos açores, porque pouco saía de casa. os passeios já são estreitos para pessoas quanto mais para cães.
Não me leve a mal, mas a mim parece-me que o mal do seu cão foi pouca sociabilização na altura certa.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta mai 14, 2004 11:13 am

Diamantino,

às vezes não é bem assim. eu tneho uma rottweiler, que tem pavor de pessoas.... e não foi falta de sociabilização. Agora, com um ano e meio, já consigo que ela ignore as pessoas, desde que não se aproximem muito dela a fazer festas.... Se isso acontece, ela esconde-se tras de nós...

acho que há problemas inerentes a alguns cães...diria que são feitios....
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 14, 2004 11:17 am

Sandra,
eu sei, que existem uns mais complicados que outros, e existem sem dúvida uns com melhor temperamento que outros. Mas o que me levou a achar aquilo foi o facto do cão não sair de casa nos açores.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
anjaazul
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 12:09 pm

eu sei, que existem uns mais complicados que outros, e existem sem dúvida uns com melhor temperamento que outros. Mas o que me levou a achar aquilo foi o facto do cão não sair de casa nos açores.
como queria que eu levasse o cão à rua, se ele não se aguentava em pé por causa da debilidade em que vinha e com a carrada de sarna e de tinha? ainda me obrigavam a abater o cão. sem falar que nessa altura o serafim estave à morte e eu sobrecarregada de trabalho.
eu sei quais serão algumas das causas. o que me interessa é ultrapassar o problema.
o max com gente conhecida é um parvinho. costuma ir ao vet com os primos. já conhece as estagiárias. põe logo a cabeçorra debaixo das mãos delas para levar festas. com o treinador fazia o mesmo :?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 14, 2004 2:05 pm

anjaazul Escreveu: como queria que eu levasse o cão à rua, se ele não se aguentava em pé por causa da debilidade em que vinha e com a carrada de sarna e de tinha?
Isso é que eu desconhecia, mas agora também já estava, não era ?
O meu conselho é que continue a insistir na sociabilização, mais não me ocorre de momento.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”