Displasia da anca - Operação quais os resultados reais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quinta mai 13, 2004 7:36 pm

Guida_F
O Gary, é o Gary, não é nenhum representante do 'Sindicato' ou da 'Confraria dos Criadores'! Não entendo por isso o porquê da sua extrapolação!!!
Não sei se concordo com o que o Gary faz ou não, mas como não sou criador, não tenho de me preocupar com isso. Essa questão é entre o Gary e as pessoas que lhe decidem comprar os cães e aceitam as condições. A Liberdade Contratual existe.
Quem não acha moral ou eticamente correcto, tem bom remédio, não compra!
Mas generalizar 'ao criadores' o que uma ( ou que sejam mais) pessoa fa, é que não me parece correcto. Ao menos numa coisa não duvido que o Gary é correcto, que é o facto de ser directo e não enganar ninguém com falinhas mansas ou discuros que falam ao coração, e depois fazer outra coisa!

Cumprimentos
Paulo C.
Guida__F
Membro Veterano
Mensagens: 1301
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta mai 13, 2004 8:31 pm

Não sou criadora, nem sou compradora.

Sou simplesmente uma pessoa a quem a ideia de abater para não ter despesas faz arrepios.

Quanto a esse forista representar a classe dos criadores, eu espero sinceramente que o seu tipo de filosofia esteja em minoria.
angel
Membro Veterano
Mensagens: 405
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Rafa e Fred, épagneuls bretons

quinta mai 13, 2004 9:00 pm

Olá a todos. Alguns daqui conhecem-me. Tenho 2 bretons, o rafa e fred, o rafa é displásico, como alguns sabem, a displasia foi diagnosticada aos 18 meses, por volta dos 2 anos foi operado, 1º á perna mais complicada e passados uns meses á outra perna. O rafa (displásico) vai fazer 6 anos. Até agora não teve qualquer manifestação grave que me fizesse arrepender de que fosse operado. Tinha grau D. Não se manifestou com dôres, corre, salta, mediante as suas possibilidades, e, que não são poucas :lol: . Quem conhece a raça epagneul breton, sabe que é uma raça completamente eléctrica.
Com isto quero dizer, que cada caso é um caso.
Tenho alguns cuidados com ele, tais como alimentação, e, de 6 em 6 meses, dou-lhe o cosequin. Para prevenção de possiveis arteroses.
É verdade, que o pós operatório, é complicado, principalmente para eles, teem imensas dores, mas, tambem conta muito a força de vontade deles a nossa persistência, paciência e muito carinho. Falando pela experiência que tive com o meu breton, posso dizer que me conseguiu dar uma grande lição em como não desistir.......
Resumindo: não me arrependo de maneira alguma com as operações que fez, é dificil, mas, se confiarmos nos médicos, e, principalmente nos nossos canitos, meus amigos, vale sempre a pena ;)
Falando na devolução de canitos aos criadores, se bem percebi... eu jamais faria tal, porque por muito que não queiramos, já criámos um elo de ligação, e, sabendo que desde o momento que sejam "devolvidos como uma simples mercadoria", qual será o destino deles. Falando por mim jamais o devolveria. Quando foi diagnosticada a displasia no meu breton, houve alguem meu conhecido, que teve a infeliz ideia de me dizer, para o mandar abater...esqueçam. Ía esganando a pessoa :x .
Mas como tudo, e, como disse cada caso é um caso, e, há pessoas e pessoas... sem ofensa para ninguem. Mas, é a minha opinião.
Peçam sempre, mais que uma opinião. A situação em si é um risco, mas, limitar-se a uma unica opinião, será um risco maior. Informem-se, falem com os vets, procurem sempre estar em cima do acontecimento, será uma grande ajuda para o dono que ficará a conhecer melhor este problema, e, muito bom para os canitos, que os poderemos ajudar.
Fiquem bem :)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 13, 2004 9:06 pm

Guida__F Escreveu: Quanto aos donos, se forem capazes de devolver os seus amigos são uns MONSTROS

No entanto, penso que poucos o farão.

Pensa mal...

A ameaça de abate é um truque dos criadores para desencorajar as pessoas de reclamar.
Truque ? Olhe que não.

Gostaria de ter aqui a opinião de um advogado, pois penso que o abate nestes casos será ilegal.
O animal é uma coisa perante a lei, pelo que cabe ao dono decidir o seu fim.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
casadofarol
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Localização: Golden Retriever

sexta mai 14, 2004 8:45 am

Abater por displasia? Acho que não era capaz, mas não critico, cada um sabe de si. Até hoje só me aconteceu uma situação de reclamação, em que um cachorro tinha um problema, que, não sendo hereditário era de nascença, e que não foi detectado antes dos 6 meses. Os compradores foram fantásticos, falaram comigo para me pôr ao corrente, nem queriam nada, nem dinheiro do cão, nem da operação, nada. Combinou-se que quando eu tivesse outra ninhada eles teriam direito a outro cachorro, mantendo o deles em casa (está óptimo de saúde, e é lindo de morrer). Depois disso já tive 2 ninhadas, falei com eles das 2 vezes, e dizem-me sempre que não é a altura certa para outro cão, tiveram agora mais um bébé, para eu não me preocupar.... Como vêm, às vezes também há compradores assim ;) Eu é que ficava mais tranquila se resolvesse o assunto, porque este era mesmo minha responsabilidade.
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

sexta mai 14, 2004 9:21 am

Guida__F Escreveu: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :


Obrigado por me mostrar o amor que os criadores têm aos seus cães.

É tudo um negócio. :evil: :evil:
Olhe, lá ! Porquê que não vai generalizar prá ...

Sinceramente, os seus complexos de inferioridade já me começam a irritar. :p

Ela é traumas por ter um SRD, ela é traumas contra os criadores.

Olhe lá, porquê é que não vai a um Psicólogo, pode ser que a ajude.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sexta mai 14, 2004 10:37 pm

casadotrevo Escreveu: Sem falar daquelas que, assim como a displasia, têm o eterno problema de poderem ter uma contribuição do meio envolvente:
Outras displasias; Sindrome de Wobler ... ...
Olá

pois também é verdade. mas , por exemplo, no que respeita ao glaucoma ,tanto quanto eu sei, só em espanha se opera e essa intervenção fica em cerca de quinhentos contos, ora um cachorro custa cerca de 100, em termos de negócio... mais vale levar a ninhada toda
Por acaso existe um cão, numa instituição publica, que foi comprado na Alemanha num canil conceituado internacionalmente, está agora com 3 anos, e foi-lhe diagnosticado um glaucoma. O que acha que vai acontecer ao bobi? Nem essa instituição põe a hipótese de reclamar e tão pouco pensa dispender o dinheiro para o operar. E acho ser o correcto. Logo vai ser abatido.
Só assumo o que escrivo, casos particulares logo se vê. Também nunca os tive! ;)
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sexta mai 14, 2004 10:43 pm

amg Escreveu: ...
Depois o que tínhamos acordado, verbalmente, no momento da aquisição era a devolução do animal contra a entrega de outro animal ou a devolução do dinheiro.
Como eu entretanto me afeiçoei à cadela e não a queria dar para abate, consegui convence-lo a chegar a uma solução de compromisso: eu ficava com o animal e ele devolvia-me o dinheiro que eu tinha despendido, que seria usado para operar a cadela.
Olá

Então o acordado foi cumprido?! Logo, as partes ficaram satisfeitas, é isso que é importante!
Um abra&ccedil;o
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sexta mai 14, 2004 11:15 pm

Guida__F Escreveu:
gary Escreveu: Se alguém reclamar é simples; devolve o cão e leva outro quando disponivel. O cão devolvido é abatido.
:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:


:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :


Obrigado por me mostrar o amor que os criadores têm aos seus cães.

É tudo um negócio. :evil: :evil:

Fica mais barato abater (matar) do que tratar :evil: :evil: :evil: :evil:
Olá

Já lhe responderam ( e bem) a isto, mas não quero deixar passar sem dar a ajuda ;) .

1º os criadores , como outros grupos de pessoas não são de facto iguais! há os morenos os louros e etc.

2º não sei onde leu que eu era criador! DENOMINAÇÃO que recuso em absoluto! sempre me considerei um pobre duplicador!
3º duplicador mas não parvo ou saloio, já por cá passaram alguns chicos espertos que queriam a devolução do dinheiro mas sem entregarem os cachorros! só caí nessa a 2 primeiras vezes! até ser alertado por um amigo, esse sim criador, de que estava muito possivelmente a ser vitima de vigaros! e todos eles muito amiguinhos dos animais.
4º sempre ( que me lembre apenas aconteceu 2 vezes) que há razões para reclamação, o cão tem que ser , OBRIGATÓRIAMENTE, visto pelo meu vet. ou se, e pode acontecer, o animal entretanto morrer, o vet que o viu tem que fazer relatório para que o dono possa accionar a garantia. senão, não assumo a responsabilidade!
5º se o dono reclamar, mesmo com razão, mas não devolver o cão, também não assumo quaisquer responsabilidades, era o que faltava ficava com o cão e com o dinheiro! Então???!!!! negócios assim só com os barbeiros!
E sim a venda de cães é um negócio! mas tanto quanto sei. e olhe que sei, é um negócio que para a esmagadora maioria dos criadores nem para pagar os Pias dá!
E em jeito de remate digo-lhe que conheço mais donos MONSTROS do que criadores!

Quando se vende/compra alguma coisa parte-se do principio que quem vende e quem compra está de acordo com as regras do negócio, em caso de "avaria" basta cumprir os que se acordou! e não o que se quer inventar à posteriori.
Um abra&ccedil;o
isabelnobre
Membro Veterano
Mensagens: 629
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Localização: 2 cadelas cdp, Angie e Lua , uma tartaruga

sábado mai 15, 2004 3:56 am

Guida__F Escreveu: Quanto aos donos, se forem capazes de devolver os seus amigos são uns MONSTROS

No entanto, penso que poucos o farão.

A ameaça de abate é um truque dos criadores para desencorajar as pessoas de reclamar.
Olhe que não são assim tão poucos como isso! Já vi donos a devolver cachorros com 3 meses por serem "altamente agressivos". ;) Quanto mais...

Guida os criadores são pessoas como outras quaisquer, que dedicam parte da sua vida, alguns uma grande parte, a uma determinada raça com a qual se identificam. Mas o que muita gente se esquece é que são pessoas iguaizinhas a todos nós. Pessoas que têm muitas vezes de tomar decisões, muitas delas incompreendidas por pessoas de fora.

Eu acho que os criadores são um pouco como os médicos sem fronteiras ou uma pessoa que pertence a uma instituição á qual dedica a sua vida, é uma crença, um estilo de vida, um percurso, algo em que acreditam. POr vezes é necessário fazer sacrifícios para atingir um determinado fim, para salvaguardar outros, como por exemplo o abate de um cão portador de uma doença para salvaguardar um canil inteiro por muito que esta decisão nos doa. É cruel, talvez sim ou talvez não.

Um cão doente que não nos vai servir para mais nada, além de nos dar despesa e ter um vida menos feliz e mais dolorosa, pensando friamente eu abatia sim. Mas acha que não me ia custar, claro que ia e muito.
Digo isto friamente, eu nunca abati nenhum, mas já vi alguns a serem abatidos por muitas razões.

Ser criador tem muitas alegrias e muitas tristezas também.

Agora diga-me acha mais monstro aquele que prolonga o sofrimento de um animal, por egoismo de querer que ele viva mesmo em sofrimento, ou aquele que abate para evitar que sofra? É complicado. "Só mesmo quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro."

Um cachorro que tem displasia em novo imagine só quando for velho :?
Feanor
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quarta mar 26, 2003 5:21 pm
Localização: Rottweilers(2),labrador(1), gatos(2,)rola(1), galinhas(5),galo(1)

domingo mai 16, 2004 4:30 pm

Boas
Como muito bem referiu o Paulo C, este tópico já tem mais de um ano e eu ( a propósito, sou um rapaz de 15 anos;)) já não uso este user, mas sim o de Arcanus.
Fiquei muito espantado quando cheguei a casa e vi que tinha no user Feanor duas mensagens privadas... Há muito que não vinha à arca e não fazia ideia de que tinham puxado um tópico meu tão antigo.
Bem, quanto à minha cadela devo dizer que tenho falado com imensas pessoas que passaram pelo mesmo e com veterinários e até agora não tivemos necessidade de a operar, pois ela não tem dores e quase não se nota a displasia. Para que fique bem claro, eu sei bem que cães com displasia não devem procriar e apesar de a minha Ronnie ser um exemplar fantástico da raça a todos os níveis é óbvio que não vai procriar (o que é uma pena).
Como eu já disse o criador assumiu as responsabilidades e de acordo com o termo de garantia que o Gary referiu deu-nos outra rott, a Naíma. Não creio que ele pudesse fazer mais, e nem acho que ele deva arcar com as despesas da operação se nós nos resolvermos a fazê-la.
Só tenho a acrescentar que apesar do que alguns dizem, mesmo com displasia da anca, até hoje a Ronnie tem sido uma cadela muito feliz e nós fazemos os possíveis por isso.
Fiquem bem
amg
Membro
Mensagens: 187
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

segunda mai 17, 2004 11:56 am

Boas
gary Escreveu: 3º duplicador mas não parvo ou saloio, já por cá passaram alguns chicos espertos que queriam a devolução do dinheiro mas sem entregarem os cachorros! só caí nessa a 2 primeiras vezes! até ser alertado por um amigo, esse sim criador, de que estava muito possivelmente a ser vitima de vigaros! e todos eles muito amiguinhos dos animais.
4º sempre ( que me lembre apenas aconteceu 2 vezes) que há razões para reclamação, o cão tem que ser , OBRIGATÓRIAMENTE, visto pelo meu vet. ou se, e pode acontecer, o animal entretanto morrer, o vet que o viu tem que fazer relatório para que o dono possa accionar a garantia. senão, não assumo a responsabilidade!
5º se o dono reclamar, mesmo com razão, mas não devolver o cão, também não assumo quaisquer responsabilidades, era o que faltava ficava com o cão e com o dinheiro! Então???!!!! negócios assim só com os barbeiros!
Isto tem outra forma de ser visto: no meu ponto de vista há criadores, ou duplicadores, ou comerciantes de cães que usam esta técnica como forma de pressão, ou de chantagem psicóloga, para nunca terem que pagar mau serviço que prestam. Usam e abusam do facto de as pessoas já se terem afeiçoado aos animais para não terem que se “chegar à frente” com o dinheiro. Eu não estava disposto a ceder a esse tipo de “golpe baixo”, negócios assim nem com barbeiros, quanto mais com criadores.
gary Escreveu: Quando se vende/compra alguma coisa parte-se do principio que quem vende e quem compra está de acordo com as regras do negócio, em caso de "avaria" basta cumprir os que se acordou! e não o que se quer inventar à posteriori.
As circunstâncias mudam, os acordos também podem mudar. O que é que ganha com essa intransigência?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 17, 2004 7:42 pm

O Gary tem razão, existem demasiados aldrabões ou pessoas que não seguem as indicações dadas.

Não se trata de intransigência, mas de não ser comido por tolo, um acordo deve ser muito bem feito, para nãos er como a um amigo meu que lhe foram exigir o dinheiro aos 6 anos porque a boxer que lhes vendera tinha um problema na vista.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
amg
Membro
Mensagens: 187
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça mai 18, 2004 10:41 am

CasadeAnaval Escreveu: O Gary tem razão, existem demasiados aldrabões ou pessoas que não seguem as indicações dadas.

Não se trata de intransigência, mas de não ser comido por tolo, um acordo deve ser muito bem feito, para nãos er como a um amigo meu que lhe foram exigir o dinheiro aos 6 anos porque a boxer que lhes vendera tinha um problema na vista.
A questão é que existem aldrabões nos dois lados da barricada.
Ou os criadores são todos honestos???

O exemplo dado é realmente de bradar aos céus, por isso é que falei em bom senso.
Agora, a atitude de só se responsabilizarem se os donos devolverem o cachorro, não me parece muito bem. Fico com a ideia que há uma tentativa de exploração dos laços afectivos que são criados com os animais, para a não responsabilização do que pode ser realmente responsabilidade do criador. Não é o principio do acordo, é o "no matter what" que não cheira muito bem.
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

terça mai 18, 2004 11:48 am

Rep!!
Última edição por gary em terça mai 18, 2004 11:52 am, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”