Roubo de BULL TERRIER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo set 01, 2002 4:33 pm

Realmente devo estar mesmo num comprimento de onda diferente. Se eu fosse a primeira vez a um veterinário não ia gostar mesmo nada que ele andasse a verificar se o meu cão é mesmo meu...sem falar nas implicações legais há a questão moral.

E mesmo que as pessoas fossem nessa havia mais uma coisa gira. O factor logistico. Milhares e milhares de identificações a serem feitas. É que o leitor lê o número do chip e MAIS NADA. Ao contrário do que muitos pensam não aparece no ecran do leitor mais que um número. Nada de historia clinica morada,etc. Depois de se anotar o número tem que se falar para o Sindicato dos Mèdicos Veterinários que é onde está a base de dados do SIRA para eles darem os dados. E eles não dão geralmente os dados na hora. Muitas vezes demora um dia

E se a ficha do animal na clinica fica em nome do dono do cão e a ficha do SIRA está em nome do pai deste ? Chama-se a policia por não coincidir?

Vamos ser lógicos

Bibocas Escreveu: Olá a todos!

Não hà um ditado antigo que diz

"...depois de casa assaltada trancas na porta..."

Quando houver suspeitas, porque não!?

Se o cão fosse realmente meu, não teria qualquer problema em que o Vet fizesse identificação (claro que me teria que informar do porquê).

Ele não era mesmo MEU!!!??
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

domingo set 01, 2002 5:18 pm

Olá.

Até à data de hoje, nunca me roubaram qualquer animal meu. Já fui assaltada, estava grávida de 7 meses, e, não tenho qualquer piedade p/ os que o fazem. Seja qual for o roubo.

Senão diga-me:
Hipoteticamente, alguém roubava um cão de determinada raça, nunca tinha ouvido falar de chips (pode aconteçer!!), ía ao vet c/ele, pela 1ª vez,(pode num ano ir aos vets que quizer). Como é que o Vet sabia se aquele cão era roubado ou não? Pelo BV? E se hipotético ladrão tivesse tido um cão daquela raça, e, ele tivesse morrido. E, ele com muita pena!! roubava um exactamente igual, aproximadamente c/ a mesma idade... e utilizava o mesmo BV, como é que o Vet sabia??

Desculpe esta minha insistência, mas não consigo perceber que, sem a identificação de um cão (que vá pela 1ª vez a um determinado Vet), se consiga recuperera alguns cães roubados.

Claro que, se não houver queixa do desaparecimento de determinado cão, não se vai fazer isso. Mas quando hà, por que não.

Eu vou sempre ao mesmo Vet, sempre c/ o mesmo cão. É o meu.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 01, 2002 5:47 pm

Boas

Partindo do principio que BV é boletim de vacinas, nunca ouvi falar em ladrão que roubasse o Boletim de vacinas. Não tem utilidade como identificação. Serve só para dizer que o cão X está ou não vacinado.

O pressuposto de que partem é errado.
O Microchip serve para identificar o animal . Utilidade: Permitir o cadastro nacional de animais. Evitar abandonos e identificar animais que se perdem.
Recuperar cães furtados não é actividade principal mas sim acessória na medida em que caso alguém alegue que o animal X microchipado está na posse de alguém que o furtou se possa através de leitura provar que esse animal é de facto o animal X e não um outro parecido...

É dessa forma que as coisas se processam. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, o SIRA não foi feito nem está preparado para pesquisar furtos.

Não é humanamente possivel esse serviço de detective de que fala pelos meios que implica de ter pessoal em cada clinica só para identificar animais, uma informatização em rede do SIRA com todas as clinicas ( que são privadas)
Não é moralmente viável pois implica desconfiança de um prestador de serviço sobre a honestidade de TODOS os seus clientes.

Muito raramente o ladrão de um cão o leva ao veterinario da zona onde roubou por mais burro que seja. Aliás, nem sequer o levam ao veterinario na maioria das vezes se forem vizinhos das vitimas.

Dou-lhe um exemplo prático.
Desaparece o seu cão, um pastor alemão registado no SIRA. Você fala ao seu vet e lança o alerta.Após 3 dias um alerta do seu cão juntamente com mais 4 ou 5 semelhantes de outras pessoas na mesma carta é enviado para todas as clinicas. Eu recebo-os, É colocado no quadro de avisos depois de todos os veterinário os lerem. Após um mês sem sucesso em que os veterinarios estão alertas ao seu caso e de mais umas dezenas de outros animais na mesma situação é arquivado com as outras centenas que são emitidos anualmente após ser colocado no sistema informático ( que poucas clinicas têm em rede)
Após um ano o seu cão aparece pois a pessoa decide levá-lo ao veterinário ( estou a ser optimista). Diz como muita gente que não sabe a idade do cão pois era do tio. Que anda com dores na pata esquerda. Você não era cliente da clinica e assim não conhecemos o cão.

Qual o motivo para pegar num leitor que não é pequenino e colocar em cima do bicho?

.
Bibocas Escreveu: Olá.

Até à data de hoje, nunca me roubaram qualquer animal meu. Já fui assaltada, estava grávida de 7 meses, e, não tenho qualquer piedade p/ os que o fazem. Seja qual for o roubo.

Senão diga-me
Hipoteticamente, alguém roubava um cão de determinada raça, nunca tinha ouvido falar de chips (pode aconteçer!!), ía ao vet c/ele, pela 1ª vez,(pode num ano ir aos vets que quizer). Como é que o Vet sabia se aquele cão era roubado ou não? Pelo BV? E se hipotético ladrão tivesse tido um cão daquela raça, e, ele tivesse morrido. E, ele com muita pena!! roubava um exactamente igual, aproximadamente c/ a mesma idade... e utilizava o mesmo BV, como é que o Vet sabia??

Desculpe esta minha insistência, mas não consigo perceber que, sem a identificação de um cão (que vá pela 1ª vez a um determinado Vet), se consiga recuperera alguns cães roubados.

Claro que, se não houver queixa do desaparecimento de determinado cão, não se vai fazer isso. Mas quando hà, por que não.

Eu vou sempre ao mesmo Vet, sempre c/ o mesmo cão. É o meu.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça set 03, 2002 11:26 am

puxar
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça set 03, 2002 1:34 pm

Vasco, concordo na maioria do que disseste, apenas discordo de um ponto. O de ser eticamente incorrecto verificar o ID do cão.

Acredito que o sistema não esteja preparado e que seja difícil andar a passar o sensor em todos os cães. Mas isso têm solução, bastaria que na abertura do registo na clinica o cão fosse "scannado", assim era apenas feito uma vez.

Sobre a visão moral e Ética, aqui um discordo completamente. Percebo que muita gente ficaria chateada e desatava a berrar se achavam que tinha cara de ladrões, etc, etc. Eu sei que muita gente é assim, mas eu sou o oposto.
Tens uma situação semelhante com os cartões de crédito, pouca gente pede o BI para validar um cartão de crédito. Já muitas vezes ouvi as pessoas à minha frente a queixar-se quando tal lhe foi pedido. Eu no meu cartão de crédito, na assinatura tenho escrito "ver BI", mesmo assim apenas 50% das vezes me pedem. E quando o pedem é normalmente com "medo" e com um pedido de desculpas! Eu tento combater isso, apresentando alegremente o BI e agradecendo, mas...

Outro exemplo são os esqueiros. Teoricamente sempre que um esqueiro Dupont é colocado a arranjar num representante oficial, este tem de enviar o numero de série, para ser verificado na base de dados anti-roubo.

Isto do BI é a mesma coisa, ninguém está a desconfiar de mim, é apenas suposto validarem a minha assinatura. Nos IDs dos cães é igual, ninguém estaria a duvidar de mim, estaria apenas a validar o ID do meu cão.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 05, 2002 8:05 am

Puxar
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 05, 2002 8:10 am

Puxar
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

quinta set 05, 2002 9:32 pm

Puxar
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta set 05, 2002 10:54 pm

Olá!

Voltando ao Vasco, sem me levar a mal, acrescento o seguinte:

Se formos a ver, se não se puder, por uma questão de ética, verificar um determinado animal, quando há suspeitas de roubos, (conforme já referi, salvo aqueles que sejam conhecidos os donos e as mascotes, no vet), para que serve o Microship?

Para os identificar quando eles são abandonados pelos donos e, quando mais tarde recolhidos por, Câmaras, Instituições ou Polícia, se chamar à responsabilidades os malfeitores!? Para quando eles desaparecem (note-se, aqui são eles que vão dar uma voltinha...), e são encontrados por instituições... e telefonam-nos p/ o irmos buscar...!

Bom, se servir p/ isto, já é muito bom! Mas porque não aproveitar mais.

"Quem não deve, não teme!", não reza assim um ditado.

e,
Há tanta coisa sem ética que se comete diariamente, porque não mais outra!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 06, 2002 12:48 am

Claro que não levo a mal.

Verificar TODOS os cães que surgem pela primeira vez numa clinica sem suspeita cria problemas deontológicos e práticos.
Entra em choque com a utilização de uma base de dados e com a relação médico -cliente

Pode não se importar mas acredite quando lhe digo que muita gente não gosta. Eu não gostava que o meu mecânico a primeira vez que fosse lá arranjar o carro me tirasse o número do motor para ver se era roubado...É uma situação análoga que sugere...

Quanto a haver tanta coisa que se faz sem ética só respondo que o facto de os outros agirem mal não me dá moral para também o fazer. Essa vai-me desculpar mas é a lógica do corrupto, já que todos fecham os olhos vou fazer o mesmo.

Raras vezes uma boa acção é justificada por uma desonestidade. Um exemplo é dos membros deste forum que sugeriam espancar uma pessoa ou ameaça-la por telefone por alegadamente estar a maltratar o seu cão. O Nokio falou com essa pessoa a bem e resolveu tudo. Se os meios justificassem os fins podia haver agora uma pessoa magoada...

Cumprimentos

Vasco

Bibocas Escreveu: Olá!

Voltando ao Vasco, sem me levar a mal, acrescento o seguinte:

Se formos a ver, se não se puder, por uma questão de ética, verificar um determinado animal, quando há suspeitas de roubos, (conforme já referi, salvo aqueles que sejam conhecidos os donos e as mascotes, no vet), para que serve o Microship?

Para os identificar quando eles são abandonados pelos donos e, quando mais tarde recolhidos por, Câmaras, Instituições ou Polícia, se chamar à responsabilidades os malfeitores!? Para quando eles desaparecem (note-se, aqui são eles que vão dar uma voltinha...), e são encontrados por instituições... e telefonam-nos p/ o irmos buscar...!

Bom, se servir p/ isto, já é muito bom! Mas porque não aproveitar mais.

"Quem não deve, não teme!", não reza assim um ditado.

e,
Há tanta coisa sem ética que se comete diariamente, porque não mais outra!
corresponde
Membro Veterano
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta set 06, 2002 11:04 am

Nao se ja o fez mas deixo aqui sugestoes:
- ir as clinicas veterinarias deixar folhetos
- ir ao canil municipal
- contactar as associaçoes zoofilas mais proximas
Inetec
Membro
Registado: domingo jul 28, 2002 5:45 pm

terça set 10, 2002 2:42 pm

Puxar
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Susana Martins</p>
hrc118
Registado: quarta ago 21, 2002 2:18 pm
Contacto:

terça set 10, 2002 4:12 pm

boas,
desculpem que vos diga mas eu acho que os veterinarios deviam verificar sempre que desconfiem de alguma situação estranha ou mesmo a primeira vez que o animal se apresenta nas suas instalações.
quanto a questão da etica quem levar isso a mal no minimo é burro, porque essa situação só serve para proteger todos os nossos amigos de 4 patas, se fosse pratica corrente tornava a vida muito mais dificil a quem os rouba.
se um policia pedir a vossa identificação mesmo sem motivo aparente vocês recusam? acho que não
se vos pedir os documentos do carro vocês recusam? acho que não
o chip serve para identificar o animal e deve ser utilizado para isso mesmo, e mais, se eu levar o meu kokas a um veterinario desconhecido e ele quizer ver o chip eu não levo a mal.
Até digo mais devia ser obrigatorio o uso de chip.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça set 10, 2002 6:27 pm

BOa noite

Penso que não leu o que eu escevi.
Os veterinários devem em caso de MANIFESTA SUSPEITA DE FURTO verificar.

Nunca devem verificar por rotina a honestidade das pessoas por várias razões:
1- Não é etico desconfiar de todos. Dá razão para que desconfiem de nós.
2- Não é possivel essa confirmação instantânea do Chip com o SIRA nem o SIRA e as clinicas estão preparadas para isso nem foram criados para isso...

Escolheu mal, desculpe que lhe diga, o exemplo.
A apresentação de identificação para um agente da autoridade é obrigatória. O mesmo se passa em relação a identificação num acto de pagamento.

Se eu lhe pedisse o seu bilhete de identidade a sra dava-mo ? Julgo que não.

A ida ao veterinário ( que é um profissional liberal e não agente de autoridade) é uma PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. Daí que o melhor exemplos será perguntar se a sra não se incomodava se o seu mecânico lhe verificar o numero do motor de seu carro para ver se não é furtado.

Eu mudava logo de mecânico. Quem não se sente...
hrc118 Escreveu: boas,
desculpem que vos diga mas eu acho que os veterinarios deviam verificar sempre que desconfiem de alguma situação estranha ou mesmo a primeira vez que o animal se apresenta nas suas instalações.
quanto a questão da etica quem levar isso a mal no minimo é burro, porque essa situação só serve para proteger todos os nossos amigos de 4 patas, se fosse pratica corrente tornava a vida muito mais dificil a quem os rouba.
se um policia pedir a vossa identificação mesmo sem motivo aparente vocês recusam? acho que não
se vos pedir os documentos do carro vocês recusam? acho que não
o chip serve para identificar o animal e deve ser utilizado para isso mesmo, e mais, se eu levar o meu kokas a um veterinario desconhecido e ele quizer ver o chip eu não levo a mal.
Até digo mais devia ser obrigatorio o uso de chip.
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

terça set 10, 2002 6:33 pm

??puxar??
Responder

Voltar para “Cães”