tumor maligno mamario
Boa tarde,eu sou uma novata nestas andanças mas preciso da vossa ajuda,ou conselhos.Tenho uma cadelinha Yorkshire com 11 anos e foi detectado um tumor maligno na mama.O veterinario diz q devemos fazer a operação,mas tenho medo q devido à idade dela ela não aguente a operação. o q devo fazer?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm
As minhas cadelas (Bichon Maltês, mais ou menos do mesmo tamanho dos Yorkies) já foram operadas a quistos mamários, e deviam ter a mesma idade que a sua menina. Hoje elas estão quase com 17 anos, mas não esqueçamos que as raças pequeninas têm uma longevidade superior às outras (claro aque há excepções, mas a regra é essa). Por isso, 11 anos num Yorkshire não é a mesma que 11 anos num Pastor Alemão.
O que eu lhe posso dizer, baseada na experiência com as minhas cadelas, é o seguinte: se tem dúvidas quanto à resistência física da sua pikena, é fazer um electrocardiograma (a clínica do Dr. Sales Luis, em Lisboa, é onde os meus cães fazem os deles), e se não houver problemas de maior com os resultados, proceder conforme o seu Vet disse e fazer a cirurgia.
Repare, a acontecer o pior na mesa de operações, pelo menos ela não sofreria uma morte horível e prolongada, vítima do cancro. Não tem nada a perder, se pensar no bem da sua cadela.
Boa sorte para a menina!
O que eu lhe posso dizer, baseada na experiência com as minhas cadelas, é o seguinte: se tem dúvidas quanto à resistência física da sua pikena, é fazer um electrocardiograma (a clínica do Dr. Sales Luis, em Lisboa, é onde os meus cães fazem os deles), e se não houver problemas de maior com os resultados, proceder conforme o seu Vet disse e fazer a cirurgia.
Repare, a acontecer o pior na mesa de operações, pelo menos ela não sofreria uma morte horível e prolongada, vítima do cancro. Não tem nada a perder, se pensar no bem da sua cadela.
Boa sorte para a menina!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
[quote=ines_faria]
As minhas cadelas (Bichon Maltês, mais ou menos do mesmo tamanho dos Yorkies) já foram operadas a quistos mamários, e deviam ter a mesma idade que a sua menina. Hoje elas estão quase com 17 anos, mas não esqueçamos que as raças pequeninas têm uma longevidade superior às outras (claro aque há excepções, mas a regra é essa). Por isso, 11 anos num Yorkshire não é a mesma que 11 anos num Pastor Alemão.
Boa sorte para a menina!
[/quote]
Olá Claudia
Concordo com a Inês.
Mas como sabem que é maligno ? já foi analisado ? ou é obvio para o vet ?
Uma das minhas cadelas Kika (rafeira + - 9 kg) tem uma insuficiência cardíaca e foi esterilizada precisamente por ter desenvolvido quistos mamários, mas cada caso é um caso.
Boa sorte e dê notícias.
Ana
Boa sorte para a menina!
[/quote]
Olá Claudia
Concordo com a Inês.
Mas como sabem que é maligno ? já foi analisado ? ou é obvio para o vet ?
Uma das minhas cadelas Kika (rafeira + - 9 kg) tem uma insuficiência cardíaca e foi esterilizada precisamente por ter desenvolvido quistos mamários, mas cada caso é um caso.
Boa sorte e dê notícias.
Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
Concordo que no forum dos cães consiga encontrar mais respostas, mas posso adiantar que a foxterrier da minha cunhada foi operada á 2 meses a tumor identico e já tem 10 anos. Tudo correu bem... mas como sabe há uma grande tendência para que estes tumores se espalhem pelo sistema linfático e adiram a orgãos essenciais...
Fale com o vet ele é a pessoa mais indicada para lhe explicar tudo e aconselhar em relação ao estado de saúde da sua cadelinha...
Eu tenho a experiência da minha gata: foi operada 3 vezes em 5 meses... e infelizmente acabei por a eutanasiar...Mas eu tinha decidido fazer tudo até á ultima...e sei que fiz o melhor e ninguem me diga que aumentei o tempo de vida da gatinha por egoismo... é mesmo egoismo eu sei, mas agora dava tudo para ser egoista e tê-la aqui comigo nem que fosse mais um dia... ( desculpe o desabafo)
Mas parece-me que os cães têm maior resistência a estes tumores...
Houve uma questão de um forista que perguntava se tinha feito biópsia para saber se era maligno: infelizmente não é necessário: a palpação é suficiente: estes tumores são uma massa consistente ...
Boa sorte para a sua cadelinha, faça o que o seu vet aconselhar e o que o seu coração mandar.
Fale com o vet ele é a pessoa mais indicada para lhe explicar tudo e aconselhar em relação ao estado de saúde da sua cadelinha...
Eu tenho a experiência da minha gata: foi operada 3 vezes em 5 meses... e infelizmente acabei por a eutanasiar...Mas eu tinha decidido fazer tudo até á ultima...e sei que fiz o melhor e ninguem me diga que aumentei o tempo de vida da gatinha por egoismo... é mesmo egoismo eu sei, mas agora dava tudo para ser egoista e tê-la aqui comigo nem que fosse mais um dia... ( desculpe o desabafo)
Mas parece-me que os cães têm maior resistência a estes tumores...
Houve uma questão de um forista que perguntava se tinha feito biópsia para saber se era maligno: infelizmente não é necessário: a palpação é suficiente: estes tumores são uma massa consistente ...
Boa sorte para a sua cadelinha, faça o que o seu vet aconselhar e o que o seu coração mandar.
-
- Membro
- Registado: quarta nov 05, 2003 12:25 am
olá claudiaataide
olha, na minha opinião era: levar a cadelinha ao veterinário.Pelo menos eles saberão o k fazer.
As melhoras a cadelinha
olha, na minha opinião era: levar a cadelinha ao veterinário.Pelo menos eles saberão o k fazer.
As melhoras a cadelinha
-
- Membro
olá claudiaataide
As melhoras a cadelinha
As melhoras a cadelinha
-
- Membro
olá claudiaataide
As melhoras a cadelinha
As melhoras a cadelinha
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm
Olá catlover
A minha cadela, a mesma, tem mais dois papinhos tipo ervilhas (isto foi como o vet as classificou para se lembrar do tamanho) perto das maminhas.
Como não têm aumentado de volume combinei com ele nas minhas férias, princípio de Julho ir tirar-lhos, já que não arrisco a deixá-la operada e sozinha.
O que disse significa que são ou podem ser malignos ?
O que estranho é que sempre pedi ao vet para me dizer o que seria melhor fazer e ele não achou que fosse necessário estraí-los a não ser que aumentassem de volume.
Não é que eu concorde, só estou a adiar um pouco para a Kika não ficar entregue a si própria enquanto estou a trabalhar.
Obg.
Ana
A minha cadela, a mesma, tem mais dois papinhos tipo ervilhas (isto foi como o vet as classificou para se lembrar do tamanho) perto das maminhas.
Como não têm aumentado de volume combinei com ele nas minhas férias, princípio de Julho ir tirar-lhos, já que não arrisco a deixá-la operada e sozinha.
O que estranho é que sempre pedi ao vet para me dizer o que seria melhor fazer e ele não achou que fosse necessário estraí-los a não ser que aumentassem de volume.
Não é que eu concorde, só estou a adiar um pouco para a Kika não ficar entregue a si própria enquanto estou a trabalhar.
Obg.
Ana
-
- Membro Veterano
- Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
- Contacto:
Olá Mareana,mareana Escreveu: Olá catlover
Obg.
Ana
Só o vet pode confirmar com certeza se são mailgnos ou benignos, mas pela experiência que tive com a minha gata e com a cadelinha da minha cunhada, basta a palpação para o vet determinar quase com certeza se são malignos ou não, e claro com confirmação usando exames de diagnóstico...
Benigno pode tratar-se simplesmente de um quisto, se é maligno a intervenção cirurgica é necessária para retirar o nódulo , limpando todo o tecido em volta de modo a tentar evitar a proliferação das celulas cancerosas pelo organismo.
Este é um método com mais ou menos eficácia dependendo de factores como a idade do animal, o seu estado físico e o estado da evolução do nódulo. Se atingiu ou está agarrado a algum orgão essencial o vet por vezes pode preferir nem intervir de modo a não pertubar a qualidade de vida do animal ...
Mas ninguem melhor para esclarecer este assunto que o seu vet...
Concordo que prefira ficar junto da sua amiga depois da intervenção.... elas ficam ainda mais dependentes de nós, mas de certeza que tudo vai correr bem... Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Tb a um inchaço que lhe apareceu numa mama e após a citologia a Drª. achou melhor operar para retirar, embora a citologia seja inconclusiva pq a colheita era mt pobre em células. Mas como ela não está esterilizada aproveitam e tratam logo disso tb. Ela já tem 9 anos e sempre foi mt saudável e agora isto.
Na 2ª feira vamos fazer um RX para saber se tem o pulmão limpo (pq se for algo que já tenha alastrado ao pulmão a médica diz que o melhor é não operar e dar-lhe uma boa qualidade de vida até...) para então operar sabendo que é só mesmo ali na maminha o problema. aH! e me explicou que eles tem as maminhas em grupo por isso retiraram o grupo de maminhas pertencentes. OK Que baralhação!
Não tenhas medo, o Vet sabe o que faz e se vê que ela tem condições para aguentar... entrega pra ele e pra Deus! Se correr mal, é como a outra forista disse ela não sofre e parte tranquila!!
Boa sorte! UGA da,
Jordan
Na 2ª feira vamos fazer um RX para saber se tem o pulmão limpo (pq se for algo que já tenha alastrado ao pulmão a médica diz que o melhor é não operar e dar-lhe uma boa qualidade de vida até...) para então operar sabendo que é só mesmo ali na maminha o problema. aH! e me explicou que eles tem as maminhas em grupo por isso retiraram o grupo de maminhas pertencentes. OK Que baralhação!
Não tenhas medo, o Vet sabe o que faz e se vê que ela tem condições para aguentar... entrega pra ele e pra Deus! Se correr mal, é como a outra forista disse ela não sofre e parte tranquila!!
Boa sorte! UGA da,
Jordan
-
- Membro Veterano
- Contacto:
De nada... lembre-se que cada animal é uma caso... fale com o vet, tire todas as duvidas, decida o que é melhor para a sua amiga... este Forum pode ajudar com a experiência de cada um... mas só o vet pode diagnosticar e medicar...mareana Escreveu: Obrigada Catlover
Com algum atraso, mas vale + tarde...
Aguardamos noticias... gostaria de continuar acompanhar o caso.
Um abraço e marradinhas da Luna e da Fiona!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Errado. Muitos tumores (malignos ou benignos) só se tem 100% a certeza depois da cirugia de remoção e da respectiva análise histológica de TODO o tumor. Nenhum veterinário deve diagnosticar tumores APENAS com palpação pois isso pode ser fatal! Aliás em que é que ele se baseia? Na consistência ( isso varia imenso. depende do tipo de tumor, se está inflamado, se está necrosado, onde está localizado, se está calcificado e até pode nem ser um tumor, pode ser um abcesso caseificado, um granuloma, um quisto.....) Se está encapsulado? ( pode enganar muito, nem todos os benignos está encapsulados e nem todos os malignos estão espalhados, depende muito do estágio de evolução e do tipo de tumor) Pela cor, pela forma ?!?!?!catlover Escreveu: Olá Mareana,
Só o vet pode confirmar com certeza se são mailgnos ou benignos, mas pela experiência que tive com a minha gata e com a cadelinha da minha cunhada, basta a palpação para o vet determinar quase com certeza se são malignos ou não, e claro com confirmação usando exames de diagnóstico...
A regra numero um:
TODO e qualquer nódulo que apareça, deve ser puncionado para citologia e se houver dúvidas recorrer á biopsia ou á sua extirpação. Os tumores enganam e muito!!!
São inumeros os casos de falsos malignos e falsos benignos, mesmo com meios de diagnóstico complementares, quanto mais a "olhómetro"....
Cuidado com isso. O Veterinário pode desconfiar fazendo apenas a palpação... mas nunca pode fazer um diagnóstico definitivo ou até ficar na dúvida e confiar na sorte! Essa história de vamos lá ver se cresce... já pode ser tarde demais! Com tumores mamários todo o cuidado é pouco e mais vale jogar pelo seguro!
Eu por acaso, ainda hoje recebi a análise histológica do nódulo que retiraram á minha cadela, faz hoje 2 semanas. Felizmente era apenas um quisto. Eu assim que reparei no nódulo, corri para o vet, e decidi retirá-lo imediatamente. Nem sequer fiz citologia antes, pois a minha cadela já tem 7 anos e nesta idade, os cancros são frequentes. É muito mais seguro analizar o nódulo todo. Aliás muitos tumores benignos podem de um momento para o outro tornar-se malignos e eu não quis esperar para ver. Hoje finalmente vou dormir descansada...ufff
Em relação á questão inicial, eu aconselho a retirada desse tumor Já!! Se é maligno ela está condenada se não se fizer nada. A cadela deve fazer um exame geral antes de ir para cirurgia e conforme os resultados a anestesia será adaptada ás suas necessidades e estado de saude. Não deve temer a cirurgia.... a morte por cancro é bem pior.